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Conhecendo o Brasil e a minha cidade

 

26/05/2011

Autor e Coautor(es)
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Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as regiões brasileiras e os estados;
  • Perceber a diversidade de culturas presentes nas regiões brasileiras;
  • Conhecer alguns aspectos da nossa cidade (seu surgimento, origem do nome, sua localização no estado, pontos turísticos, população e prefeito).
Duração das atividades
5 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos em conceitos de localização (pontos cardeais e colaterais);

Conhecimentos sobre o nosso estado e nossa cidade.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1: Laboratório de Informática Educativa

ATIVIDADE 1

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Lousa;

Obs.: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.

  • O computador com a simulação “Monte o mapa”;

  • Caderno, lápis ou caneta.

Para o desenvolvimento desta aula é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;

  • A atividade será realizada em duplas, e a formação das duplas ficará a critério do professor;

  • Participação ativa das duplas na aula.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DA SIMULAÇÃO:

Esta simulação apresenta a estrutura do mapa do Brasil, na qual o aluno irá organizar os estados em seus devidos lugares. Ao colocar o mouse em cima de um estado receberá informações na lousa (ao lado direito do menino) sobre o nome do estado, sua capital, população e número de deputados. Na simulação pode-se escolher o mapa com ou sem contorno, mas recomendamos primeiramente que os alunos estejam interagindo com o mapa sem contorno.

Imagem da simulação da aula 4

 

 

PARA INSTALAÇÃO DA SIMULAÇÃO:

1. Fazer o download da simulação “Monte o mapa” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9515

Obs: O plugin Adobe Shockwave Player é necessário para a utilização da simulação proposta. Caso os computadores não o tenham, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.

3. A simulação também pode ser acessada online através do site: http://www.plenarinho.gov.br/diversao/jogos

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor inicie a aula perguntando aos alunos se eles conhecem algum estado, sua capital e a sigla. Na medida em que os alunos responderem, o docente deverá registrar as respostas na lousa ou na cartolina. No momento seguinte, explicar aos alunos que estes irão conhecer sobre a localização dos estados brasileiros, e que a simulação “Monte o mapa” irá ajudá-los. Caso o LIE tenha um data-show, este poderá ser utilizado para projetar a simulação “Monte o mapa”, mostrando assim a imagem do mapa do Brasil e as instruções do recurso educacional. Recomenda-se que os alunos anotem no caderno as informações apresentadas na lousa sobre a simulação.

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos realizarão as tarefas solicitadas. Para isso, propõe-se que o professor acompanhe a realização da atividade e procure diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos possam ter, como em saber a localização dos estados, já que a simulação está sem o contorno e pode causar dificuldade no momento do preenchimento, caso os alunos não recordem da localização. O professor pode perguntar sobre a localização do nosso estado, para assim, facilitar a localização dos outros estados. Por exemplo: “O estado do Ceará fica em que posição no mapa do Brasil?”, “O estado do Piauí se localiza a leste a oeste do Ceará?”. Outra sugestão é que o professor desenhe a rosa-dos-ventos na lousa ou na cartolina para ajudar os alunos na localização dos Estados, tendo sempre como referência um estado.

DISCUSSÃO:

Durante a discussão, as duplas apresentarão suas observações, dificuldades e soluções referentes ao uso da simulação. Propõe-se que terminada a atividade com a simulação, o professor promova um debate entre os alunos, no qual poderá perguntar aos alunos, por exemplo: “Por que o mapa da simulação apresenta cores diversas?”, “Por que uns estados são menos populosos mesmo sendo muito extensos?”, “O que define a quantidade de deputados de um estado?”.

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá formalizar os aspectos estudados. Sugere-se que o professor utilize as informações dadas pelos alunos inicialmente e os dados obtidos através da simulação e do debate. Recomenda-se explicar que no Brasil existem vários estados, os quais apresentam diferenças em relação aos seus costumes e sotaques. Propõe-se explicar que o Brasil foi dividido em regiões para possibilitar a administração de um país tão extenso, e o IBGE fez essa divisão levando em consideração os aspectos naturais como: clima, relevo, vegetação e hidrografia. Explicar que a distribuição da população no Brasil é bastante irregular, onde o Sudeste é a região mais populosa e povoada, enquanto a região Norte é menos povoada, e a região Centro-Oeste é menos populosa. Sugere-se que o professor esclareça que a quantidade de deputados estaduais ou distritais na Assembleia Legislativa é proporcional à população de cada unidade federativa (estado) e está relacionado ao número de vagas da unidade federativa na Câmara Federal. O número de deputados federais está relacionado à população, e cada estado pode ter no mínimo 8 e no máximo 70 deputados.

 

ATIVIDADE 2

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Caderno, lápis ou caneta;

  • Canetinhas;

  • Cartolinas para os alunos produzirem os cartazes;

  • Computadores com acesso a Internet para os alunos pesquisarem.

Para o desenvolvimento desta aula é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;

  • A atividade será realizada primeiramente em duplas, e a formação das duplas ficará a critério dos alunos, e posteriormente em grupos;

  • Utilização do computador apenas para fazer a pesquisa solicitada;

  • Participação ativa dos alunos na aula.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, sugere-se que o professor explique aos alunos que eles realizarão uma pesquisa sobre “As regiões brasileiras”, na qual devem buscar informações acerca dos seguintes critérios:

  1. Brincadeiras;

  2. Danças;

  3. Lendas;

Cada dupla deve ficar responsável por pesquisar sobre um critério de uma região. Terminada a pesquisa, as duplas que pesquisaram sobre a mesma região devem se agrupar para produzir um cartaz sobre as informações colhidas para apresentar à turma.

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos buscarão cumprir as tarefas solicitadas, para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter em realizar a pesquisa. Os alunos podem sentir dificuldades nos nomes das brincadeiras e danças, já que eles podem variar de região para região. Por esse motivo, sugere-se uma busca na Internet, para mais informações sobre o que esta sendo pesquisado, e a utilização do dicionário.

DISCUSSÃO:

Nesse momento os grupos apresentarão seus cartazes, observações e dificuldades. Sugere-se que o professor faça algumas perguntas para iniciar o debate, como: “As danças possuem os mesmos nomes em todos os estados?”. Recomenda-se explicar que, por exemplo, a dança Pau de fitas também pode receber o nome de Rede de pescador ou Tramao, ou Trança. Os alunos devem perceber que uma dança pode estar presente em estados de regiões diferentes devido aos povos que trouxeram essa dança, por exemplo, a congada, que é uma dança típica do estado do Paraná, Minas Gerais e Paraíba. Sugere-se também perguntar sobre a importância das lendas para o povo da região. Propõe-se que o professor estimule os alunos a apresentar as brincadeiras conhecidas por eles e dizer quais tiveram o nome mudado em relação à outra região.

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento, o professor deverá formalizar os assuntos abordados. Propõe-se ao professor mostrar sobre a diversidade cultural e histórica de cada região utilizando-se dos cartazes produzidos pelos alunos. Recomenda-se falar que estados da mesma região apresentam características diferentes em relação à cultura devido aos povos que colonizaram. Sugere-se que o professor explique que as lendas são narrativas criadas pelos povos e que são passadas oralmente, nas quais se apresentam elementos da região, como por exemplo, na região Norte, onde as lendas possuem

geralmente animais, indíos e fatos ocorridos na floresta. As brincadeiras também são passadas de geração em geração e apresentam as características dos povos: portugueses, indígenas, africanos, entre outros.

 

AMBIENTE 3: Laboratório de Informática Educativa (LIE)

ATIVIDADE 2

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Computadores com acesso a Internet para os alunos pesquisarem;

  • Caderno, lápis ou caneta.

Para o desenvolvimento desta aula é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;

  • Utilização do computador apenas para fazer a pesquisa solicitada;

  • A atividade será realizada em duplas, e a formação das duplas ficará a critério dos alunos;

  • Participação ativa das duplas na aula.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, sugere-se que o professor explique aos alunos que eles farão uma pesquisa sobre sua cidade, onde deverão pesquisar sobre os seguintes critérios:

  1. Localização da cidade no Estado;

  2. A nossa sociedade no passado: como surgiu e a origem do seu nome;

  3. A nossa cidade hoje: prefeito, pontos turísticos, população.

Recomenda-se que os alunos elaborem um texto com os dados coletados e apresentem para a turma.

Sugere-se os seguintes sites para os alunos realizarem a pesquisa:

  • http://www.cidadebrasileira.brasilescola.com/ (O aluno deve selecionar o estado para ter as informações necessárias)

  • http://www.visiteobrasil.com.br/historiasdascidades/index.php (O aluno terá que, primeiramente, selecionar a região, depois o estado e, posteriormente, a cidade)

  • http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 (No site do IBGE Cidades@, onde após selecionar o estado e a cidade, basta clicar sobre “histórico” para ter as informações)

  • http://www.embratur.gov.br/site/br/home/index.php (No site da Embratur o aluno terá acesso à história, clima, eventos, dados da cidade, hospedagem/restaurantes, como chegar, links relacionados, atrações e fotos)

  • http://www.emsampa.com.br/links_prefeituras_sp.htm (Esse site dá acesso às prefeituras de várias cidades brasileiras)

  • http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=sl26 (Explica como a divisão do território brasileiro evoluiu ao longo dos tempos)

    MOMENTO DO ALUNO:

    Nesse momento os alunos realizarão as tarefas solicitadas, para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter. Por exemplo, a diferença entre município e cidade. Recomenda-se apresentar que o município é uma área administrada por um prefeito e que reúne tanto os espaços urbanos como os rurais. Já as cidades são as sedes dos municípios, onde não é levado em conta o tamanho ou sua importância.

    DISCUSSÃO:

    Durante a discussão, as duplas apresentarão seus textos, suas observações e dificuldades. Recomenda-se alguns questionamentos para estimular o debate, como: “Os pontos turísticos da nossa cidade são conhecidos por todos?”, “A historia da nossa cidade é preservada?”.

    SISTEMATIZAÇÃO:

    Nesse momento, o professor deverá formalizar os assuntos abordados. Sugere-se que o professor apresente que o município faz parte do Estado, e que os municípios divergem em relação à história, economia e cultura, mostrando assim que mesmo dentro de um Estado existem diferenças. Explicar que toda cidade tem uma história que deve ser preservada pelos habitantes. Apresentar que todo município é autonômo para administrar os assuntos de seu interesse, onde possui suas leis próprias, limitadas pela Constituição Federal.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Avaliação

Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos conseguiram compreender sobre a localização dos estados brasileiros e suas capitais, os limites de cada estado e as regiões brasileiras. Na atividade 2, sugere-se que o professor verifique se os alunos entenderam sobre a diversidade cultural e histórica das regiões brasileiras. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique a compreensão dos alunos sobre a importância de se conhecer a história da cidade e também sobre a evolução histórica da cidade a partir da produção do texto.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Ana Lúcia Teixeira de Amorim, EC 20 DE CEILANDIA , Distrito Federal - disse:
    anateixeiraec20@gmail.com

    13/06/2011

    Quatro estrelas

    Muito criativa a aula! Vou tentar aproveitar a sugestão com minha turma mas pretendo dividir as equipes de acordo com aspectos que queremos estudar, como a vegetação, divisão política, hidrografia...


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