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As paisagens do município - UCA

 

30/05/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Incentivar o interesse pela leitura e análise das paisagens do município;

Desenvolver a capacidade de observação das paisagens do município, apontando as principais características;

Analisar a forma e a função do município a partir da análise das paisagens;  

Compreender que as paisagens revelam a organização econômica, política e social dos lugares.  

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para abordar o assunto que será tratado nessa sugestão de aula espera-se que os alunos tenham como conhecimento prévio os conceitos de Paisagem Urbana e Paisagem Rural, categorias de análise da Geografia. Para iniciar as discussões sobre as Paisagens do Município é importante resgatar os saberes dos discentes, levando em consideração as suas experiências. 

Estratégias e recursos da aula

UCA 

 

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.

  

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

  

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

  

ATIVIDADE

Para iniciar os estudos sobre a Paisagem do Município é importante levar em consideração o lugar de vivência e as experiências dos alunos.

Aos alunos, solicite que desenhem a paisagem do lugar em que vivem, ou seja, a Paisagem Rural ou a Paisagem Urbana. Depois, organizem um painel para expor os trabalhos. Sugere-se como título "A paisagem do lugar em que vivo".

1. Explore as representações produzidas, as quais possibilitam a leitura e análise das paisagens, e faça alguns questionamentos:  

a. Como é a paisagem do lugar em que você mora?

b. Já visitou outros lugares próximos de onde você vive?

c. A paisagem é parecida com a paisagem do lugar em que você vive?

d. O lugar que você vive possui somente a paisagem representada?

e. Você vive na paisagem urbana ou na paisagem rural? Justifique.

 

ATIVIDADE  

 Para esta atividade, oriente os alunos a realizarem o download do programa Google Earth,  no endereço web http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades.

 

Google Eart 

Imagem: Link inicial do Google Earth

Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em:  13 de março de 2011 

 

Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra. 

IMAGEM 2

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a barra de ferramentas 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 13 de março de 2011

 

Oriente os alunos a pesquisarem no Google Earth o município/distrito em que moram; basta digitar na barra de ferramentas o nome do município/distrito e solicitar a pesquisa. Como exemplo, o município de Uberlândia - Minas Gerais. 

IMAGEM 5

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o município de Uberlândia - Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

  Acesso em: 13 de março de 2011

Convide os alunos a utilizarem o mouse para passear pela imagem do município/distrito. Caso os alunos morem em algum distrito peça que digitem, na barra de busca, o nome do município do qual o distrito em que vivem faz parte, e que identifiquem a cidade sede do município. Depois, solicite que passeiem pela cidade e pelas redondezas, aproximem a imagem e que identifiquem os elementos que compõem a paisagem. Observem as construções (residências, prédios, praças, monumentos, pontes, avenidas, rodovias); cursos de água (rios, lagos, lagoas, oceano, caso more no litoral);  matas, solo exposto, terra cultivada etc. Converse sobre a utilização das cores para a representação das imagens do Google Earth. 

municipio

Imagem: Parte do município de Uberlândia - Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 08 de maio de 2011

1. Observe com detalhes a imagem e identifique a cidade e o campo nas paisagens do município em que você mora.

2. Com relação às paisagens do município, complete o quadro a seguir:

 

ELEMENTOS DA PAISAGEM DA CIDADE ELEMENTOS DA PAISAGEM DO CAMPO

 

 

 

 

 

3. As paisagens do município em que você vive apresentam diferenças? Justifique sua resposta. 

4. Quais as principais diferenças nas paisagens observadas?

5. E as semelhanças entre as paisagens do município em que você mora? 

 

Professor(a), a análise da imagem possibilita perceber a organização espacial e os limites do município: a paisagem urbana e a paisagem rural. O objetivo do trabalho inicial com as imagens é o de estimular o interesse pela leitura e análise das paisagens para elaborar o conceito de município.

 Evidencie que o município é formado pela Paisagem Urbana (cidade) que se caracteriza por apresentar aglomeração de pessoas, edificações, diferentes estabelecimentos comerciais e industriais, local onde se localiza a cidade-sede que dá nome ao município e a Paisagem Rural, em geral, é o lugar em que se localizam os distritos, povoados, em que se cultiva a terra, criam animais e fornecem alimentos e/ou matéria prima para a população e as indústrias que podem se instalar na cidade ou no campo.  O município 

 

ATIVIDADE 

1. Volte à imagem de satélite do município em que você vive e escolha uma parte da imagem da paisagem que evidencie o encontro do campo e da cidade. Depois, realize as atividades a seguir:

a. Usando sua criatividade, em uma folha de papel, faça a representação da imagem observada;

b. Destaque o espaço ocupado pela cidade e pelo campo;

c. Elabore a legenda.

d. Organize, com a ajuda do(a) professor(a), um painel.

 

2. Após organizarem o painel, conversem sobre as seguintes questões:

a. Como é a paisagem da cidade? E a do campo?

b.  Você percebe a relação entre a cidade e o campo? Como?

c. Para você, qual a importância da relação entre o campo e a cidade?

d. Na paisagem em que você mora, como é o modo de vida das pessoas do lugar? 

 

ATIVIDADE

 Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a acessarem o endereço web http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1   site do IBGE - Cidades@. 

 IBGE CIDADES 2

Imagem: Página inicial do IBGE - Cidades@

Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Acesso em:  08 de maio de 2011

 

Na barra de ferramentas, acesse a sigla do estado em que os alunos moram para que tenham acesso ao mapa e informações do estado.

 LINK IBGE CIDADES

Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para o estado de Minas Gerais

Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Acesso em:  08 de maio de 2011

 

Na barra de ferramentas, à direita da tela, encontra-se o número de municípios e o nome da capital do estado e, logo abaixo,  em ordem alfabética, uma lista com o nome de todos os municípios do estado.

 IBGE CIDADES BH

Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para dados da capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Acesso em:  08 de maio de 2011

 

 Selecione o município  onde os alunos moram. Chame a atenção dos alunos para o mapa mostrando que, quando o nome do município é selecionado, a sua localização no estado é destacada.  O mapa é a representação feita de um determinado espaço que pode ser o município, o estado, o país, o continente ou todo o planeta, feito em uma superfície plana, em uma visão vertical e de maneira reduzida.

 

  IBGE CIDADES UDI

Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para o município de Uberlândia no estado de Minas Gerais

Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Acesso em:  08 de maio de 2011

 

O site também apresenta outras informações sobre o município como a previsão do tempo (que poderá ser consultada sempre que necessário), dados da população, extensão territorial, a densidade demográfica (número de habitantes por quilômetro quadrado), gentílico, histórico do município (que poderá ser trabalhado de maneira interdisciplinar com História), ou seja, diferentes informações e dados sobre o estado e o município podem ser acessados. Após a análise das informações, solicite aos alunos que realizem as atividades descritas abaixo. 

1. No site do IBGE-Cidades@ selecionar e registrar no caderno os seguintes dados:

a. A população da capital do estado em que você mora. 

b. A população do município em que você mora. Caso more na capital, sugere-se que escolha um outro município conhecido para realizar a atividade.

 população BH

Imagem: IBGE-Cidades@ com destaque para dados da capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Acesso em:  08 de maio de 2011

 

 ppopulação Udi

Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para dados do município de Uberlândia no estado de Minas Gerais

Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Acesso em:  08 de maio de 2011

2. Analise os dados e responda as questões a seguir:

a. Qual é o município com maior população?

b. Qual a diferença populacional entre os municípios?

3. Tendo como referência o total de habitantes do seu município, pesquise em sites de busca, o número de habitantes que vivem na área rural e urbana. Depois, elabore um gráfico de setores apresentando, a população urbana e rural do seu município. 

gráfico setores

Imagem: Gráficos de setores da evolução da população urbana e rural no Brasil (1950-2000) 

Fonte: http://biblioteca.uol.com.br/atlas/graficos/pop_ruraleurb.htm 

Acesso em:  08 de maio de 2011

 

Analisando, responda as questões a seguir:

a. Qual paisagem tem a maior população? A urbana ou a rural?

b. Para você, a que se deve este fato?

c. Qual a diferença entre a população urbana e rural?

d. Você mora em qual paisagem?

 

ATIVIDADE

Professor(a) acesse o endereço web http://www.mapasparacolorir.via12.com/ . O site disponibiliza uma série de mapas que poderão ser impressos ou salvos e enviados para realizar as atividades propostas.

 site para colorir

Imagem: Link inicial do site Mapas para Colorir

Fonte: http://www.mapasparacolorir.via12.com/ 

Acesso em:  08 de maio de 2011

 

Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a acessarem, novamente, o endereço web http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 - site do IBGE - Cidades@ e selecionarem o município em que moram. Assim, poderão realizar as atividades no mapa do município que será entregue impresso ou enviado para o email dos alunos, sendo que, neste caso, o mapa deverá ser salvo na pasta de trabalho. 

 

1. Atividades propostas aos alunos:

Evidencie com os alunos que a área do município de Uberlândia abrange a paisagem urbana e rural. Destaque os limites do município e seus vizinhos.  

  mapa municipio udi e vizinhos

Imagem: Mapa do município de Uberlândia e municípios vizinhos 

Fonte: http://www.mapasparacolorir.via12.com/mapa-estado-minas-gerais.php 

Acesso em:  08 de maio de 2011

a. De acordo com o mapa, quais são os municípios vizinhos do município onde você mora e que se localizam: 

Ao norte:

Ao sul:

A leste:

A oeste:

b. Em qual dos municípios vizinhos ao seu a população é maior?

c. E qual possui a menor população?

  

 2. Solicite aos alunos que, usando o programa KolourPaint, coloram, no mapa, o município em que vivem.

 

Professor(a), para o seu conhecimento, quando possível, sugerimos o acesso aos infográficos no endereço web http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 os quais apresentam dados diversos, como por exemplo, as principais atividades econômicas do município. Acesse também o Web Cart, que possibilita gerar mapas com diferentes informações.

Recursos Complementares

Sugere-se para a leitura do professor:

1. Artigo "O rural e urbano no Brasil", de Douglas Sathler dos Reis.

Disponível em: http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2006/docspdf/ABEP2006_777.pdf Acesso em: 08 de maio de 2011

2. Site interativo que possibilita a produção de gráfico de setores.

Disponível em: http://mdmat.psico.ufrgs.br/sead07/setores.htm Acesso em: 08 de maio de 2011

3. Texto informativo sobre a produção de gráficos.

Disponível em:  http://www.nanuquevirtual.com/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=1281:gds&catid=638:mat1&Itemid=1098 Acesso em: 08 de maio de 2011

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A possibilidade de reconhecer e identificar as diferenças entre paisagem urbana e paisagem rural;
  5. A capacidade de elaborar e entender o conceito de município; 
  6. A possibilidade de reconhecer o urbano e o rural na constituição do município e a sua diversidade;
  7. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para a construção da aprendizagem. 

 

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Adenise Carvalho, EEJAR , Mato Grosso do Sul - disse:
    adenise_carvalho@yahoo.com.br

    02/07/2011

    Cinco estrelas

    Amei o site, além de ser muito organizado realmente auxilia quem procura!!! Obrigada pela iniciativa de auxilio ao próximo!! Me ajudou muito!!


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