30/05/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Incentivar o interesse pela leitura e análise das paisagens do município;
Desenvolver a capacidade de observação das paisagens do município, apontando as principais características;
Analisar a forma e a função do município a partir da análise das paisagens;
Compreender que as paisagens revelam a organização econômica, política e social dos lugares.
Para abordar o assunto que será tratado nessa sugestão de aula espera-se que os alunos tenham como conhecimento prévio os conceitos de Paisagem Urbana e Paisagem Rural, categorias de análise da Geografia. Para iniciar as discussões sobre as Paisagens do Município é importante resgatar os saberes dos discentes, levando em consideração as suas experiências.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Para iniciar os estudos sobre a Paisagem do Município é importante levar em consideração o lugar de vivência e as experiências dos alunos.
Aos alunos, solicite que desenhem a paisagem do lugar em que vivem, ou seja, a Paisagem Rural ou a Paisagem Urbana. Depois, organizem um painel para expor os trabalhos. Sugere-se como título "A paisagem do lugar em que vivo".
1. Explore as representações produzidas, as quais possibilitam a leitura e análise das paisagens, e faça alguns questionamentos:
a. Como é a paisagem do lugar em que você mora?
b. Já visitou outros lugares próximos de onde você vive?
c. A paisagem é parecida com a paisagem do lugar em que você vive?
d. O lugar que você vive possui somente a paisagem representada?
e. Você vive na paisagem urbana ou na paisagem rural? Justifique.
http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades.
Para esta atividade, oriente os alunos a realizarem o download do programa Google Earth, no endereço web
Imagem: Link inicial do Google Earth
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 13 de março de 2011
Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a barra de ferramentas
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 13 de março de 2011
Oriente os alunos a pesquisarem no Google Earth o município/distrito em que moram; basta digitar na barra de ferramentas o nome do município/distrito e solicitar a pesquisa. Como exemplo, o município de Uberlândia - Minas Gerais.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o município de Uberlândia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 13 de março de 2011
Convide os alunos a utilizarem o mouse para passear pela imagem do município/distrito. Caso os alunos morem em algum distrito peça que digitem, na barra de busca, o nome do município do qual o distrito em que vivem faz parte, e que identifiquem a cidade sede do município. Depois, solicite que passeiem pela cidade e pelas redondezas, aproximem a imagem e que identifiquem os elementos que compõem a paisagem. Observem as construções (residências, prédios, praças, monumentos, pontes, avenidas, rodovias); cursos de água (rios, lagos, lagoas, oceano, caso more no litoral); matas, solo exposto, terra cultivada etc. Converse sobre a utilização das cores para a representação das imagens do Google Earth.
Imagem: Parte do município de Uberlândia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 08 de maio de 2011
1. Observe com detalhes a imagem e identifique a cidade e o campo nas paisagens do município em que você mora.
2. Com relação às paisagens do município, complete o quadro a seguir:
ELEMENTOS DA PAISAGEM DA CIDADE | ELEMENTOS DA PAISAGEM DO CAMPO |
|
3. As paisagens do município em que você vive apresentam diferenças? Justifique sua resposta.
4. Quais as principais diferenças nas paisagens observadas?
5. E as semelhanças entre as paisagens do município em que você mora?
Professor(a), a análise da imagem possibilita perceber a organização espacial e os limites do município: a paisagem urbana e a paisagem rural. O objetivo do trabalho inicial com as imagens é o de estimular o interesse pela leitura e análise das paisagens para elaborar o conceito de município.
Evidencie que o município é formado pela Paisagem Urbana (cidade) que se caracteriza por apresentar aglomeração de pessoas, edificações, diferentes estabelecimentos comerciais e industriais, local onde se localiza a cidade-sede que dá nome ao município e a Paisagem Rural, em geral, é o lugar em que se localizam os distritos, povoados, em que se cultiva a terra, criam animais e fornecem alimentos e/ou matéria prima para a população e as indústrias que podem se instalar na cidade ou no campo.
1. Volte à imagem de satélite do município em que você vive e escolha uma parte da imagem da paisagem que evidencie o encontro do campo e da cidade. Depois, realize as atividades a seguir:
a. Usando sua criatividade, em uma folha de papel, faça a representação da imagem observada;
b. Destaque o espaço ocupado pela cidade e pelo campo;
c. Elabore a legenda.
d. Organize, com a ajuda do(a) professor(a), um painel.
2. Após organizarem o painel, conversem sobre as seguintes questões:
a. Como é a paisagem da cidade? E a do campo?
b. Você percebe a relação entre a cidade e o campo? Como?
c. Para você, qual a importância da relação entre o campo e a cidade?
d. Na paisagem em que você mora, como é o modo de vida das pessoas do lugar?
Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a acessarem o endereço web http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 site do IBGE - Cidades@.
Imagem: Página inicial do IBGE - Cidades@
Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Acesso em: 08 de maio de 2011
Na barra de ferramentas, acesse a sigla do estado em que os alunos moram para que tenham acesso ao mapa e informações do estado.
Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para o estado de Minas Gerais
Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Acesso em: 08 de maio de 2011
Na barra de ferramentas, à direita da tela, encontra-se o número de municípios e o nome da capital do estado e, logo abaixo, em ordem alfabética, uma lista com o nome de todos os municípios do estado.
Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para dados da capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Acesso em: 08 de maio de 2011
Selecione o município onde os alunos moram. Chame a atenção dos alunos para o mapa mostrando que, quando o nome do município é selecionado, a sua localização no estado é destacada. O mapa é a representação feita de um determinado espaço que pode ser o município, o estado, o país, o continente ou todo o planeta, feito em uma superfície plana, em uma visão vertical e de maneira reduzida.
Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para o município de Uberlândia no estado de Minas Gerais
Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Acesso em: 08 de maio de 2011
O site também apresenta outras informações sobre o município como a previsão do tempo (que poderá ser consultada sempre que necessário), dados da população, extensão territorial, a densidade demográfica (número de habitantes por quilômetro quadrado), gentílico, histórico do município (que poderá ser trabalhado de maneira interdisciplinar com História), ou seja, diferentes informações e dados sobre o estado e o município podem ser acessados. Após a análise das informações, solicite aos alunos que realizem as atividades descritas abaixo.
1. No site do IBGE-Cidades@ selecionar e registrar no caderno os seguintes dados:
a. A população da capital do estado em que você mora.
b. A população do município em que você mora. Caso more na capital, sugere-se que escolha um outro município conhecido para realizar a atividade.
Imagem: IBGE-Cidades@ com destaque para dados da capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Acesso em: 08 de maio de 2011
Imagem: IBGE - Cidades@ com destaque para dados do município de Uberlândia no estado de Minas Gerais
Fonte do programa: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Acesso em: 08 de maio de 2011
2. Analise os dados e responda as questões a seguir:
a. Qual é o município com maior população?
b. Qual a diferença populacional entre os municípios?
3. Tendo como referência o total de habitantes do seu município, pesquise em sites de busca, o número de habitantes que vivem na área rural e urbana. Depois, elabore um gráfico de setores apresentando, a população urbana e rural do seu município.
Imagem: Gráficos de setores da evolução da população urbana e rural no Brasil (1950-2000)
Fonte: http://biblioteca.uol.com.br/atlas/graficos/pop_ruraleurb.htm
Acesso em: 08 de maio de 2011
Analisando, responda as questões a seguir:
a. Qual paisagem tem a maior população? A urbana ou a rural?
b. Para você, a que se deve este fato?
c. Qual a diferença entre a população urbana e rural?
d. Você mora em qual paisagem?
Professor(a) acesse o endereço web http://www.mapasparacolorir.via12.com/ . O site disponibiliza uma série de mapas que poderão ser impressos ou salvos e enviados para realizar as atividades propostas.
Imagem: Link inicial do site Mapas para Colorir
Fonte: http://www.mapasparacolorir.via12.com/
Acesso em: 08 de maio de 2011
Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a acessarem, novamente, o endereço web http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 - site do IBGE - Cidades@ e selecionarem o município em que moram. Assim, poderão realizar as atividades no mapa do município que será entregue impresso ou enviado para o email dos alunos, sendo que, neste caso, o mapa deverá ser salvo na pasta de trabalho.
1. Atividades propostas aos alunos:
Evidencie com os alunos que a área do município de Uberlândia abrange a paisagem urbana e rural. Destaque os limites do município e seus vizinhos.
Imagem: Mapa do município de Uberlândia e municípios vizinhos
Fonte: http://www.mapasparacolorir.via12.com/mapa-estado-minas-gerais.php
Acesso em: 08 de maio de 2011
a. De acordo com o mapa, quais são os municípios vizinhos do município onde você mora e que se localizam:
Ao norte:
Ao sul:
A leste:
A oeste:
b. Em qual dos municípios vizinhos ao seu a população é maior?
c. E qual possui a menor população?
2. Solicite aos alunos que, usando o programa KolourPaint, coloram, no mapa, o município em que vivem.
Professor(a), para o seu conhecimento, quando possível, sugerimos o acesso aos infográficos no endereço web http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 os quais apresentam dados diversos, como por exemplo, as principais atividades econômicas do município. Acesse também o Web Cart, que possibilita gerar mapas com diferentes informações.
Sugere-se para a leitura do professor:
1. Artigo "O rural e urbano no Brasil", de Douglas Sathler dos Reis.
Disponível em: http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2006/docspdf/ABEP2006_777.pdf Acesso em: 08 de maio de 2011
2. Site interativo que possibilita a produção de gráfico de setores.
Disponível em: http://mdmat.psico.ufrgs.br/sead07/setores.htm Acesso em: 08 de maio de 2011
3. Texto informativo sobre a produção de gráficos.
Disponível em: http://www.nanuquevirtual.com/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=1281:gds&catid=638:mat1&Itemid=1098 Acesso em: 08 de maio de 2011
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
Cinco estrelas 1 classificações
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02/07/2011
Cinco estrelasAmei o site, além de ser muito organizado realmente auxilia quem procura!!! Obrigada pela iniciativa de auxilio ao próximo!! Me ajudou muito!!