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A questão ambiental no Brasil – UCA

 

16/06/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Situar e conhecer os principais biomas brasileiros.
  • Conhecer os principais efeitos da ação antrópica sobre o meio ambiente.
  • Compreender a importância do uso sustentável do meio ambiente.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para melhor estudar a questão ambiental no Brasil é necessário compreender que, em razão de sua grande extensão territorial, o nosso país apresenta diversos aspectos físicos e/ou naturais, expressos em diferentes tipos de solo, de clima, de relevo e de vegetação, e a inter-relação entre esses elementos favorece a formação de domínios morfoclimáticos.

Estratégias e recursos da aula

 

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

Prezada(o) Professor(a);

Sabemos que o processo de formação territorial do Brasil imprimiu grandes transformações em nossas paisagens naturais, causando diversos problemas socioambientais. Assim, consideramos relevante conhecer os domínios morfoclimáticos predominantes no território brasileiro e entender os efeitos negativos da ação antrópica sobre os mesmos, a fim de que possamos pensar em práticas propositivas para o uso sustentável do meio ambiente.

  • Vamos situar e conhecer os principais domínios morfoclimáticos brasileiros?

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Atividade 01

Quais são e onde se situam os principais domínios morfoclimáticos brasileiros?

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

  

- Inicialmente, oriente os alunos para se organizarem em dupla e observarem, com atenção, o mapa a seguir:

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 Domínios morfoclimáticos. Fonte: Aziz N. Ab’Saber, 1975. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileiros-mapeamento-541508.shtml>. Acesso em 03/05/2011.

- Pergunte aos alunos:

  • Quais são os domínios morfoclimáticos que ocupam as maiores áreas do território brasileiro?
  • Onde eles se localizam?
  • Quais são as principais características naturais de cada região onde esses domínios se situam?
  • Qual é o nome dado às áreas que separam um domínio de outro?

- Permita que os discentes discutam suas observações entre os seus pares e expressem verbalmente suas opiniões ao grupo. Posteriormente, elucide o conceito de domínio morfoclimático. Explique que, em conformidade com a classificação realizada pelo  geógrafo Aziz Nacib Ab'Saber, o Brasil possui seis domínios diferentes, sendo eles: Domínio Amazônico, Domínio da Caatinga, Domínio do Cerrado, Domínio dos Mares de Morros, Domínio das Araucárias, Domínio das Pradarias, além das faixas de transição existentes entre eles.

Agora questione os alunos:

  • No estado onde você mora, quais desses domínios morfoclimáticos estão presentes?
  • Quais são as principais características de cada um desses domínios morfoclimáticos?

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- Peça aos alunos para, em grupo, pesquisarem em sites de busca na internet e em livros didáticos de Geografia, tentando responder as perguntas acima. Posteriormente, solicite que exponham os conhecimentos adquiridos por meio de uma apresentação no Kpresenter do netbook/UCA.

- Agora questione, a partir da apresentação das imagens a seguir:

  • Quais são as principais características de cada domínio morfoclimático?

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Caatinga. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm>. Acesso em 03/05/2011.

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Cerrado. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm>. Acesso em 03/05/2011.

hhh  

Amazônia. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm>. Acesso em 03/05/2011. 

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 Araucárias. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm>. Acesso em 03/05/2011. 

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Mares de Morro. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/dominios-naturais-brasil.htm>. Acesso em 03/05/2011.

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Pradarias. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/dominios-naturais-brasil.htm>. Acesso em 03/05/2011.

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Faixa de transição no Pantanal. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/dominios-naturais-brasil.htm>. Acesso em 03/05/2011.

- Permita que cada grupo expresse suas observações sobre cada domínio morfoclimático brasileiro e, posteriormente, esclareça possíveis dúvidas relacionadas aos mesmos.

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- Agora oriente os alunos para, em grupo, realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet e em livros didáticos de Geografia e produzirem uma apresentação no Kpresenter do netbook/UCA, destacando as principais características de cada domínio morfoclimático brasileiro.

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Fonte: Clip-Art.

Auxilie os alunos a estabelecerem relações entre as coberturas vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos hídricos em biomas, ecossistemas e domínios morfoclimáticos situados no território brasileiro.

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Atividade 02

 Quais são os principais efeitos da ação antrópica sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros?

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

 Prezada(o) Professor(a);

- Agora, auxilie os alunos a compreenderem como a ação antrópica interfere nas diferentes paisagens, transformando-as e alterando a sua dinâmica natural. Oriente-os a acessarem o endereço <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_retracao_veg_nativa.pdf> e observarem os mapas, a seguir:

 

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Brasil: retração da vegetação nativa. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_retracao_veg_nativa.pdf>. Acesso em 03/05/2011.

 - Questione:

  • O que esses mapas representam?
  • A partir da comparação entre o mapa de retração da vegetação no período de 1950 a 1960 e entre 1980 a 2000, que leituras podem ser feitas?
  • Quais domínios morfoclimáticos sofreram maior devastação da vegetação nativa?
  • Qual é o domínio morfoclimático menos devastado?

 

- Agora oriente os alunos a acessarem o endereço: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_vegetacao.pdf> e observarem o mapa da vegetação brasileira (cobertura atual):

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Vegetação - Cobertura atual. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_vegetacao.pdf>. Acesso em 03/05/2011.

  - Pergunte aos alunos:

  • A partir da comparação entre os mapas anteriores de retração da vegetação e esse mapa que representa a cobertura atual da vegetação brasileira, o que pode ser observado?
  •  Quais foram (são) os principais motivos responsáveis pela devastação da floresta nativa em cada um dos domínios morfoclimáticos?

 

- Solicite aos alunos para localizarem o estado onde eles moram e identificarem o tipo de vegetação que havia originalmente e se a mesma ainda existe hoje. Em caso positivo, em qual proporção?

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- Agora, solicite aos alunos para realizarem uma pesquisa, em grupo, buscando explicar quais foram (são) os principais motivos responsáveis pela devastação da floresta nativa no estado onde eles moram.

Questione:

  • Quais foram (são) os impactos ambientais mais graves que ocorreram (ocorrem) no domínio morfoclimático onde você mora?
  • Quais foram (são) os principais agentes causadores desses impactos ambientais?

- Solicite aos alunos para, em grupo, realizarem uma pesquisa em sites da internet e em livros didáticos de Geografia, buscando levantar quais foram os principais impactos ambientais (arenização-desertificação; desflorestamento; queimadas; práticas agrícolas; erosão; voçorocamento; escorregamento (deslizamento) de terras, etc.), bem como seus agentes causadores, e solicite que produzam uma apresentação no Kpresenter do netbook/UCA, a fim de socializarem, com os colegas de sala de aula, os conhecimentos adquiridos.

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Atividade 03

O uso sustentável do meio ambiente

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

 Prezada(o) Professor(a); 

 

 - Agora, auxilie os alunos a compreenderem a importância do uso sustentável do meio ambiente. Para introduzir a discussão, oriente-os a acessarem o site <http://www.infoescola.com/geografia/desenvolvimento-sustentavel/> e lerem, com atenção, o texto "Desenvolvimento Sustentável".

 - A partir da leitura do texto, questione:

  • Como surgiu o conceito "Desenvolvimento Sustentável"?
  • O que significa esse termo?
  • Como atingir o desenvolvimento sustentável?
  • O que significa a expressão "consumo sustentável"?

 

- Aguarde até que os alunos discutam, em grupo, e apresentem verbalmente suas compreensões. Posteriormente, esclareça as possíveis dúvidas dos mesmos em relação aos questionamentos anteriores.

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- Agora, oriente-os a acessarem o endereço <http://www.youtube.com/watch?v=qMKvDbnqZBw> e assistirem ao vídeo intitulado "Desenvolvimento Sustentável".

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Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=qMKvDbnqZBw>. Acesso em 03/05/2011. 

- Questione:

  • Qual cena do vídeo mais lhe chamou a atenção? Por quê? 
  • O que você pode fazer para ajudar a minimizar alguns dos impactos ambientais presentes no lugar onde você vive?

 

 - Discuta com os alunos os riscos e ameaças aos domínios morfoclimáticos brasileiros, os limites do processo de ocupação e a necessidade de medidas e políticas públicas de proteção ambiental.

- Converse com o grupo sobre os principais desafios para conciliar preservação ambiental com o desenvolvimento econômico-social.

- Solicite aos alunos que observem algumas consequências da ação antrópica no espaço onde eles moram.

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- Oriente os alunos, em grupo, para realizarem uma pesquisa, com vistas a levantar os principais problemas ambientais presentes no meio rural e no espaço urbano do município onde residem.  Posteriormente, solicite que elaborem um folder com o objetivo de informar a comunidade escolar sobre esses problemas, e para cada problema deve ser sugerida uma proposta para sua minimização/solução.

- Oriente os discentes para que utilizem mapas, fotografias e ilustrações, vídeos, etc., e acompanhe os grupos esclarecendo possíveis dúvidas e auxiliando-os a relacionarem os elementos naturais e antrópicos ao domínio morfoclimático.

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Fonte: Clip-Art.

Esta temática deve ser abordada de forma interdisciplinar. Para conseguir efetivamente compreender que esses fenômenos estão inter-relacionados, é necessário criar relações e condições para a interação entre professores das diferentes disciplinas, como História, Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Artes, Biologia, Química, Física, etc., com vistas a integrar os conhecimentos das diferentes áreas do saber e possibilitar aos alunos diversas compreensões sobre o meio ambiente.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura para os professores:

AB'SABER, Aziz. A escultura da Terra: Domínios morfoclimáticos. São Paulo: Edart/Funbec, 1975.
FURLAN, Sueli; NUCCI, João C. A conservação de florestas tropicais. São Paulo: Atual, 1999.
 

Sugestão de vídeos para o professor e para os alunos:

<http://www.youtube.com/watch?v=XlANiQdyse8>

<http://www.youtube.com/watch?v=kJUTw3eSIus&feature=related>

Avaliação

Partindo do princípio de que a ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica, oferecendo aos alunos constantemente elementos que possibilitem auxiliar o desenvolvimento cognitivo, nesta aula o aluno poderá ser avaliado com base nas atividades desenvolvidas:

1. Interpretação de mapas: ler e interpretar informações em diferentes representações cartográficas.

2. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, relatórios e sínteses, se os alunos conseguem estabelecer relações entre as coberturas vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos hídricos em ecossistemas e domínios morfoclimáticos situados no território brasileiro.

3. Exposição: avaliar se conseguem reelaborar esses conhecimentos de maneira que possam intervir de forma propositiva na sociedade em que vivem.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes em desenvolverem novos ambientes de aprendizagem colaborativa, que viabilizem interpretações e leituras críticas sobre as informações socioespaciais.

5. Observe também o domínio de conceitos apresentados em sala. Reserve tempo para que a turma avalie suas experiências.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Ana Lucia Dias Pereira, E.M.E.I.E.F. "Felinto Martins" , Espírito Santo - disse:
    analuciadiaspereira@hotmail.com

    26/06/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa! É de grande importância para nos docentes termos acesso a sites que nos ajudam e sugerem aulas diferentes, mais atrativas. Dentro do possível, pode nos ajudar bastante. É só saber adequá-las à realidad da escola e dos alunos. Obrigada.


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