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O mundo dos cnidários – UCA

 

16/05/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia ReginaM.G Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar as características básicas dos cnidários
  • Caracterizar as células especializadas dos cnidários
  • Identificar as funções dos cnidários nos ecossistemas aquáticos
Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre animais marinhos.

Estratégias e recursos da aula

Cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1º momento: visualizando sobre os cnidários

UCA 3

Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks dois vídeos sobre cnidários. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1: Alimentando anêmonas

cnidários 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Nnc0lXS8txQ&feature=fvsracesso feito dia 04/05/2011

Vídeo 2: Água Viva Gigante – Japão - Fukui

cnidários 2

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=-OPcPHCweuM acesso feito dia 04/05/2011

Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:

1 – O que mais chamou a sua atenção nos vídeos que você assistiu?

2 – Você já conhecia algum cnidário?

3 – A anêmona é uma flor ou um animal? Explique.

4 – Você conhece alguma história sobre as queimaduras que a água-viva faz em quem toca nela? Explique.

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

2º momento: descobrindo a leitura

UCA 1

Cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas de alunos/as e orientá-los a, usando o software  Kword, abrir o texto “Cnidários: corais, anêmonas e águas-vivas têm sistema defensivo especial”. O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

O/a professor/a deverá solicitar que os/as alunos/as façam a leitura do texto e destaquem as palavras desconhecidas por eles/as. A seguir, eles/as serão orientados pelo/a professor/a a procurar o significado dessas palavras em um dicionário on line. Para tanto, deverão acessar a internet por meio do software  Mozilla Firefox e consultar um dos dicionários on line que se encontram disponíveis nos links abaixo:

http://michaelis.uol.com.br/ acesso feito dia 02/05/2011

http://www.bussolaescolar.com.br/dicionarios.htm acesso feito dia 02/05/2011

Os/as alunos/as devem registrar, em um novo documento do software Kword, o significado das palavras consultadas. Cada grupo irá, então, apresentar aos demais o significado de uma ou mais palavras, promovendo, dessa forma, uma socialização das informações. 

TEXTO: Cnidários: corais, anêmonas e águas-vivas têm sistema defensivo especial

Por: Cristina Faganelli Braun Seixas

 

O filo dos cnidários recebe este nome devido ao fato de possuírem uma estrutura denominada cnidoblasto. Trata-se de uma célula especializada, que possui características urticantes, isto é, provoca irritações semelhantes às da urtiga na pele humana. Os cnicoblastos também são dotados de nematocistos, pequenos órgãos semelhantes a arpões carregados de toxinas.

Mas os cnidários também são chamados de celenterados. Esta nomenclatura deve-se ao fato de este ser o primeiro grupo animal a apresentar uma cavidade digestiva - cele = oco e enteros = intestino.

O filo pode apresentar exemplares sésseis (fixos a um substrato), como por exemplo, as anêmonas e corais, com a cavidade bucal voltada para cima, ou exemplares livre nadantes, com a cavidade oral voltada para baixo, como por exemplo, as águas-vivas e as caravelas (um organismo colonial, constituído por pólipos e medusas, presos a uma bolsa de ar e com divisão de trabalho).

Em sua organização corporal, os cnidários apresentam dois folhetos embrionários (diblásticos) e se trata do único filo Reino animal com esta característica. Sua simetria é radial e os espécimes possuem um compartimento digestivo interno chamado cavidade gastrovascular (gastro = estômago e vascular = relativo a vaso). Esta apresenta uma abertura (boca) que serve tanto para ingerir os alimentos quanto para eliminar os resíduos da digestão. Devido a isso, fala-se em sistema digestório incompleto.

Cnidoblastos

A característica marcante dos cnidários, no entanto, é a presença de cnidoblastos, como foi dito anteriormente. Em geral, ao redor da boca encontramos os tentáculos e nestes estão os cnidoblastos, com os nematocistos, onde ficam armazenadas a toxina que causa reação alérgica nos seres humanos (inflamação na pele) e em outros animais. Os peixes, por exemplo, podem ser totalmente paralisados ou mesmo morrerem.

Os nematocistos são responsáveis por enrolar ou desenrolar um filamento, que é expelido quando o cnidário é tocado. Assim o agressor é inoculado com a substância tóxica (constituída de proteínas).

Esta estrutura é muito importante, pois serve não somente como sistema de defesa, mas também para capturar alimentos, visto que os cnidários são carnívoros e precisam ter um mecanismo eficaz para garantir seu alimento.

Efeitos no homem

A ação da toxina pode causar reação alérgica nas pessoas e até mesmo choque anafilático se o indivíduo for alérgico àquela toxina. Os animais com maior poder de causar acidentes ao ser humano são encontrados na costa australiana. Trata-se de uma espécie de caravela e de uma micro água-viva, com grande poder de intoxicação.

Mas, com todo esse mecanismo que impede os cnidários de serem tocados, como eles conseguem se reproduzir? Sua reprodução pode ser assexuada e sexuada, ocorrendo ainda em alguns tipos de indivíduos uma alternância de gerações conhecida por metagênese e caracterizada por apresentar uma fase assexuada e outra sexuada durante o ciclo reprodutor.

Na reprodução assexuada é comum a formação de brotos. A reprodução sexuada apresenta espécies monóicas (hermafroditas) e também espécies dióicas (sexos separados, existe o macho e a fêmea), ocorrendo assim à reprodução sexuada com fecundação externa.

Fonte:http://educacao.uol.com.br/biologia/cnidarios-corais-anemonas-e-aguas-vivas-tem-sistema-defensivo-especial.jhtmacesso feito dia 04/05/2011

Concluindo esse segundo momento da aula, cada uma das duplas deverá responder os exercícios abaixo, os quais deverão ter sido previamente enviados (obviamente sem as respostas) pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

A seguir, as respostas apresentadas pelas duplas aos exercícios deverão ser veiculadas a partir de uma exposição dialogada, a qual o/a professor/a deve mediar.

1 – Marque certo (C) ou errado (E)

  1. ( E ) Os cnidários podem ser considerados animais bastante recentes.
  2. ( C ) As medusas têm mais de 90% de água em sua constituição
  3. ( C ) Os corais são típicos dos mares tropicais
  4. ( C ) Um recife se forma pela superposição de várias gerações de corais
  5. ( E ) A hidra é um cnidário que vive fixo sobre os rochedos
  6. ( C ) Existem corais que se formaram há mais de 150 milhões de anos.

 

2 – Relacione as colunas

 (1) Células não-especializadas  

(2) Célula produtora de muco

(3) Cnidoblasto

(4) Célula digestiva

(5) Célula de contração

(6) Célula sensitiva

(7) Tentáculos

(8) Flor-do-mar

 

(4) Alimentação

(6) Percepção de estímulos

(8) Nome popular da anêmona

(1) Transforma-se em outros tipos de células

(7) Expansões longas em torno da boca

(3) Líquido paralisante

(2) Lubrificação e limpeza do corpo

(5) Alongamento e encurtamento do corpo

3 – Preencha os quadrinhos das linhas horizontais de acordo com as indicações numeradas e descubra a palavra chave da coluna principal.

  1. Expansões longas que os cnidários têm em torno da boca
  2. Nome do filo que inclui as anêmonas, águas-vivas e corais
  3. Formação calcária resultado do crescimento dos blocos de corais
  4. Nome cientifico da água-viva
  5. Tipo de cnidário colonial formador de recifes
  6. Nome do gênero de uma água-viva comum em nossas praias
  7. Material de que é formado o esqueleto externo de muitos cnidários
  8. Célula típica dos cnidários que produz um líquido paralisante

 

1

 

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3º momento: trabalhando em grupo

UCA 1

Nesse terceiro momento da aula, cabe o/a professor/a dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software  Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre  o impacto das alterações climáticas nos recifes de corais.

O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre o assunto.

Fonte:http://www.culturamix.com/meio-ambiente/poluicao/alteracao-climatica-pode-acabar-com-corais  acesso feito dia 04/05/2011

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coral  acesso feito dia 04/05/2011

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Recife_de_coral acesso feito dia 04/05/2011

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corais/recifes-de-corais-4.php   acesso feito dia 04/05/2011

Concluindo esse terceiro momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo. A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada.

O/a professor/a deve ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

Relatório (Modelo)

Nome da Escola:________________________________________________________

Nome dos Alunos:_______________________________________________________

_____________________________________________________________________

Série:___________Classe:_____________Data:____________

 1 – O que são recifes de coral?

______________________________________________________________________

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2 – Qual é a distribuição geográfica dos recifes de coral no mundo?

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3 - Qual a função do recife de coral na natureza? Explique.

______________________________________________________________________

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4 – As alterações climáticas vêm destruindo os recifes de coral. Explique por que isso está acontecendo.

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5 – Qual o papel do homem nessas destruições? Explique

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4º momento: trabalhando coletivamente

UCA 1

Nesse quarto momento da aula, será realizada a montagem de um aquário marinho no Laboratório de Biologia. Antes disso, o/a professor/a deverá propor aos/as alunos/as que os/as mesmos/as assistam, ainda em sala de aula, ao vídeo disponível no site abaixo, o qual se refere justamente ao experimento em questão.

Os/as alunos/as deverão utilizar novamente o software Mozilla Firefox para acessar o site.

Vídeo: Dicas e montagem de aquário

cnidários 3

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=9Ueaa6m4QfI acesso feito dia 04/05/2011

Finalizada a exibição do vídeo, o/a professor/a irá iniciar a montagem do aquário para a observação dos/as alunos/as. A princípio, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Depois disso, o/a professor/a deve iniciar a montagem do aquário, explicando a importância do local de instalação e da lavagem dos materiais e os procedimentos de instalação do sistema de filtragem, de colocação dos acessórios e de decoração. Quando pronto, o aquário poderá ser utilizado para a observação de cnidários, o que poderá contribuir para a consolidação do conteúdo abordado em aula.

Materiais

- Cuba de vidro: o mais correto é que o aquário tenha a maior quantidade possível de litros de água, pois, quanto maior o espaço e a quantidade de água, menores serão os problemas. Para um aquário marinho, o mínimo recomendado são 100 litros.

- Filtro biológico: são placas com pequenos orifícios que são colocadas no fundo do aquário, onde irão reter as partículas em suspensão na água. Após isto, as bactérias que ali vivem, transformam a sujeira (resto de plantas, comida, peixes mortos, etc) em algo que possa ser assimilado pelas algas e plantas.

- Bomba submersa: são os motores responsáveis pela circulação da água através do filtro biológico ou mecânico. Muitas pessoas usam pequenos compressores de ar, que além de fazerem muito barulho, possuem um rendimento muito baixo, fazendo com que a água do aquário circule muito pouco através dos filtros. É recomendável que a bomba submersa bombeie 3 vezes o volume de água do aquário por hora. Para saber a quantidade de litros, basta que você multiplique o comprimento x largura x altura e divida o resultado por 1.000.

- Aquecedor: é utilizado para que a temperatura da água não caia muito durante o inverno, pois a maioria dos peixes que iremos colocar no aquário são tropicais e precisam viver numa água cuja temperatura deve estar entre 20º e 30º graus. A maioria dos peixes vive melhor com a temperatura entre 23º e 26º. O aquecedor deve possuir 1 W por litro de água. Ex: Se o seu aquário tem 100 litros então coloque um aquecedor de 100 W.

- Termômetro e termostato: a diferença entre eles é que o termômetro só mostra a temperatura da água e o termostato controla o aquecedor, para que a mesma fique dentro do padrão escolhido, por exemplo, entre 23º e 26º graus.

- Iluminação: além de ser indispensável para o ornamento do aquário, ela é também muito útil e necessária para que as plantas aquáticas possam crescer e assimilar o nitrato (substância que é matéria final do metabolismo das bactérias). A iluminação também irá determinar o dia e a noite para os peixes. O tipo de lâmpada mais recomendável são as fluorescentes próprias para estes fins como a Aquarilux e Grolux.


- Cascalho: é utilizado para ornamentar o aquário, fixar as plantas e filtrar a água, além de recobrir as placas do filtro biológico. A altura do cascalho sobre as placas do filtro biológico não poderá ser menor que 5 cm ou ultrapassar os 15 cm. Alturas superiores ou inferiores poderem diminuir a capacidade de filtragem.

- Filtro mecânico: é um filtro colocado fora ou dentro do aquário, o qual, por meio de materiais filtrantes como lã acrílica, carvão ativado e cascalho, retiram partículas em suspensão na água.

- Condicionadores: são produtos que têm como finalidade condicionar a água para que a mesma fique semelhante àquela que é encontrada na natureza. Os principais condicionadores são alcalinizante, acidificante, sanitizantes, incentivador de algas, bactericidas e fungicidas.

- Decímetro: é usado para mediar à quantidade de sais na água. A densidade recomendável para um aquário marinho é de 1.021 e 1.022. Manter a quantidade de sais na proporção correta é essencial para a saúde dos peixes ornamentais.

Montagem

Local de Instalação

A primeira coisa a ser feita é definir um local para a colocação do aquário. Este local não deve ser muito calmo, pois, poderá fazer com que os peixes fiquem desacostumados com os seres humanos, assim se assustem com o movimento de pessoas facilmente.

Lavagem dos Materiais

Definido o local, a cuba de vidro e todos os outros materiais devem ser bem lavados, utilizando-se somente água corrente. Nenhum tipo de produto químico pode ser usado, pois algum resíduo do produto poderá permanecer nos materiais, causando, consequentemente, a contaminação e a morte dos peixes.

Montagem do Sistema de Filtragem

Lavados a cuba e todos os materiais, é hora de instalar o filtro biológico de fundo, encaixando bem todas as plaquetas. Em seguida, coloque o cascalho, que deverá estar bem lavado. Caso contrário, ele irá turvar a água. Lembre-se também que a altura do cascalho não poderá ser inferior que 5 cm e superior a 15 cm. Com a quantidade de cascalho inadequada, o filtro biológico perde o seu propósito, pois, se muito fino, a luz atravessa o cascalho e causa a morte das bactérias.

Colocação dos Acessórios

Feito isto, instale toda à parte elétrica e mecânica: a bomba submersa, o aquecedor, o termostato ou o termômetro, a iluminação e o filtro externo. Lembre-se de seguir as instruções do fabricante à risca.

Decoração do Tanque

Na decoração do aquário, de preferência use corais naturais, algas marinhas ou outros objetos do mar.

Finalizando

Por fim, encha o aquário com água da torneira ou então coloque água do mar previamente tratada com cloro, filtrada ou decantada. Se for utilizado sal sintético (no caso da opção pela água da torneira), siga as recomendações de utilização do fabricante.

Ligue então os motores, o aquecedor e a lâmpada. Feito isso, o ideal é esperar cerca de 30 dias para que os níveis de nitrito e amônia diminuam. É possível colocar peixes e cnidários no mesmo dia da montagem, mas para isto é preciso o uso de nitro bactérias, que aceleram a capacidade do filtro biológico fazendo com que o nível de nitrito diminua em poucas horas. Mas lembre-se que um aquário novo não possui equilíbrio nenhum e poderá causar a morte dos peixes e cnidários mais fracos.

Fonte: http://www.gforum.tv/board/1065/263954/como-montar-um-aquario-marinho.html acesso feito dia 04/05/2011

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
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Opiniões

  • Maria Lúcia v., Escola Estadual humbertoSanches , Minas Gerais - disse:
    marialucia-venancio@hotmail.com

    01/09/2013

    Cinco estrelas

    Boa noite! Sou professora contratada; estou substituindo uma colega, e estou trabalhando sobre esse tema . Amei a matéria, amo ciências e biologia assim que eu conseguir um cargo por mais de ano, quero me especializar nessa área. Parabéns a todos desde site.


  • bundão, sei la , São Paulo - disse:
    egthgfyjdydyn@yahoo.com.br

    07/09/2011

    Quatro estrelas

    D+


  • Saskia Medeiros Nickel, UFRGS , Rio Grande do Sul - disse:
    saskia.nickel@hotmail.com

    09/06/2011

    Quatro estrelas

    Muito bom! Material bem diversificado e bem explicado.


Sem classificação.
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