Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A criança e o movimento: trabalhando lateralidade e noções espaciais - UCA

 

06/06/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·Orientar seu próprio corpo em relação a objetos e pessoas;

·Explorar movimentos com o corpo;
 
·Valorizar a expressão corporal;
 
·Desenvolver noções de lateralidade;
 
·Desenvolver habilidades espaciais;
 
·Utilizar jogos da web que trabalham noções espaciais (como quebra-cabeças);
 
·Perceber a organização do nosso espaço escolar.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox e utilizar a Wxcam, o Tux Paint e o Kword.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- Deslocando meu corpo: daqui pra lá... de lá pra cá!

 

Professor, inicie sua aula conversando com as crianças na rodinha, investigando se as mesmas possuem conhecimentos sobre noção espacial (lateralidade). Para tanto, questione-as sobre:

  • Qual é o nome do(a) colega que está sentado(a) a sua direita?
  • Que cor é o cabelo de quem está sentado a sua esquerda?
  • Qual é a última letra do nome de quem está de frente pra você?
  • Há alguém sentado atrás de você?
  • Dentre outras.

 

Após esse momento, solicite que os alunos utilizem seus laptops, para assistirem ao vídeo musical da Xuxa, “Vem que eu vou te ensinar”, no sítio  http://www.youtube.com/watch?v=r64qYQ3UJVQ, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .

Depois, leve-os para o pátio da escola ou uma sala ampla que permita a movimentação, cante com eles a música explorando os movimentos e as partes do corpo trabalhadas na mesma.

Fotografe a brincadeira realizada pelos alunos, utilizando a Webcam, que está na área de trabalho de seu laptop. Você também poderá solicitar que os alunos se revezem na brincadeira tirando fotos, de modo que todos possam participar de ambas as atividades (brincar e fotografar).

Imprima as fotos feitas pelos alunos e monte um mural na sala como forma de registro da atividade.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- Observando minha escola: como é organizado o espaço de minha escola?

 

Professor, inicie esta atividade convidando os alunos a realizarem um passeio por sua escola.

Peça para que eles observem a localização de cada setor da escola (salas de aula, secretaria, portaria, quadras, dentre outros) e o percurso realizado para se chegar até esses lugares.

Professor, solicite que os alunos levem seus laptops, eles poderão filmar o percurso que fizeram para chegar até setor da escola, utilizando a Wxcam.

 menina fimando  

- Criando um mapa da escola

 

Depois de explorar o espaço e filmar, retorne para a sala com os alunos, e oriente-os a criarem uma planta de sua escola a partir do que observaram e filmaram, desenhando os espaços da mesma de acordo com suas posições. Para tanto, eles devem utilizar as ferramentas do Tux Paint (Metasys/Edusyst/Arte e Música/ Pintura Digital) e criar cada um a planta de sua escola.

Reúna as plantas feitas pelos alunos em um pen-drive. Imprima-as e solicite que eles colem no caderno de Geografia.

 

 3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- Vamos brincar de Guia turístico?

 

- Professor, para a realização dessa atividade providencie:

  • Um pedaço de papel (10 cm x 50 cm) para cada aluno;
  • Um saquinho para sortear os lugares preferidos dos alunos;
  • As coordenadas para se chegar até ele;
  • Uma tira de tecido para vendar os olhos do aluno que será guiado.

Relembre com os alunos na roda de conversa, o passeio realizado na atividade anterior. Posteriormente, peça para que cada um, diga qual é o lugar da escola que eles mais gostam.  

  1. Após relatarem qual é o seu espaço preferido, entregue para cada um deles, uma tira de papel, no tamanho (10 cm x 50 cm), e solicite que escrevam nela, o nome do lugar e coordenadas para se chegar até ele, abordando em sua escrita conceitos como: direita, esquerda, atrás, em frente, em cima e embaixo. Deixe que os alunos realizem suas hipóteses de escrita, depois faça a correção individualmente com cada um.
  2. Após a correção, dobre as tiras de papel, na qual os alunos escreveram as coordenadas para se chegar até o lugar preferido deles, e coloque-as dentro de um pote ou saquinho, para que sejam sorteadas posteriormente.
  3. Divida a sala em grupos de cinco alunos (de acordo com a quantidade de alunos de sua turma), explique-lhes que agora, irão brincar de guias e turista. Nesse sentido, eles deverão resolver a ordem dos participantes a serem guiados pelo restante do grupo, por meio de sorteio ou por acordo entre os pares.
  4. Depois de decidido, vende os olhos do aluno (turista) que será guiado pelo restante do grupo (guias) e peça para que ele pegue uma das coordenadas dentro do saquinho e entregue-a para o restante do grupo que o guiará.
  5. Oriente o grupo a não relatar qual foi o lugar sorteado para o aluno que será guiado. O restante do grupo deve guiar o turista até o lugar indicado falando em voz alta para ele as coordenadas escritas. Para guiar o turista, os guias deverão abordar em sua fala palavras como: direita, esquerda, atrás, em frente, em cima e embaixo. Não vale tocar  no turista. Fique atento para que o lugar sorteado não envolva descer ou subir escadas, evite situações de risco.
  6. Depois que o grupo levar o aluno até o lugar sorteado, escolhe-se outro aluno para ser o turista e repete-se o processo do sorteio e brincadeira, mencionado anteriormente.
  7. Para finalizar, depois que todos os grupos de alunos tiverem realizado a brincadeira, como guias e como turistas, peça para que eles desenhem no caderno de Geografia o lugar onde foram, como ele é, como este é organizado e o caminho que fizeram para chegar lá, indicando o mesmo com setas.

 

 4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 menina lapis  

- Problematoteca:

 

- Professor, depois de explorar com os alunos o espaço do ambiente escolar, proponha a realização de uma problematoteca. Para tanto, eles poderão digitar as perguntas e respostas utilizando seus laptops, seguindo os passos: KWord (Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório>Processador de textos).

Dessa forma, na hora de responder as questões da problematoteca, os alunos terão mobilidade para ir, com seus laptops, até os lugares indicados nas perguntas e descobrir de forma concreta as respostas.

Depois, eles poderão salvar o arquivo em seus laptops ou então imprimir e colá-lo no caderno de Matemática.

 Sugerimos como questionamentos possíveis:

- Quantas salas de aula há em nossa escola?

- Quantas portas eu tenho que abrir para chegar até a biblioteca?

- Quantas janelas há em nossa sala?

- Se somarmos a quantidade de mesas e cadeiras de nossa sala, quantas teremos?

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- Explorando jogos na web

 

Professor, para finalizar o trabalho sobre noções espaciais e a lateralidade explore com os alunos, na web, jogos de quebra-cabeça e outros, para que eles possam reforçar o conteúdo aprendido de forma lúdica. Seguem algumas sugestões:

 

Jogo 1 - Fonte: http://www.voujogar.com.br/jogosonline/quebra-cabecas-com-imagens.html

 

 jogo 1

 

Nesse sítio você poderá explorar o jogo de quebra-cabeça. Veja as orientações:

  1. Após entrar no jogo, o aluno deve apertar a tecla play, com o botão esquerdo do mouse para iniciá-lo.
  2. Poderá clicar com o botão esquerdo do mouse em cima da figura que ele quiser montar.
  3. Ele deve clicar com o mesmo botão do mouse em start e iniciar o jogo.
  4. Para escolher a peça o aluno deve clicar com o botão esquerdo do mouse em cima da peça.
  5. Quando a criança acerta aparece na tela a pontuação, quando erra a peça não encaixa e volta para seu lugar.

  

Jogo 2 - Fonte: http://jogos360.uol.com.br/quebra-cabeca/ 

 

jogo 2 subst

 

Neste sítio, você poderá trabalhar com vários jogos de quebra-cabeça com os alunos permitindo a eles a possibilidade de escolha. Selecionando qual quebra-cabeça quer montar, o aluno deverá:

  1. Clicar com o botão esquerdo do mouse em cima da peça e posicioná-la em seu lugar.
Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos construíram conhecimentos relativos ao conteúdo trabalhado, ou seja, se foram capazes de orientar seu próprio corpo em relação a objetos e pessoas; se demonstraram por meio dos movimentos com o corpo e nas atividades propostas as noções de lateralidade e habilidades espaciais. Organize registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Gomes, nenhum , Amazonas - disse:
    playanavip10@hotmail.com

    18/02/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom, mas deveria ter um texto, sobre oque é a noção de espaço, para que as crianças compreendam melhor.


  • Rita, xxxxxx , Paraná - disse:
    atiratitu@yahoo.com.br

    26/04/2012

    Cinco estrelas

    Adorei as atividades!


  • MARIA IZABEL DE CASTRO RESENDE, EMEIF SECRETÁRIO PAULO PETROLA , Ceará - disse:
    izabelcastror@hotmail.com

    27/10/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns à professora Laís pelo excelente trabalho. Com aulas interativas e inovadoras, onde os alunos foram construtores de seu próprio aprendizado através da interdisciplinaridade e com a utilização de uma ferramenta de grande importância na educação atualmente, a presença da web. Recursos esses que, infelizmente, não estão presentes em todas nossas escolas públicas, mas que em um futuro breve serão utilizados por todos, acredito eu. Muito obrigada, professora Izabel - Fortaleza- Ce.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.