06/06/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
·Orientar seu próprio corpo em relação a objetos e pessoas;
Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox e utilizar a Wxcam, o Tux Paint e o Kword.
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- Deslocando meu corpo: daqui pra lá... de lá pra cá!
Professor, inicie sua aula conversando com as crianças na rodinha, investigando se as mesmas possuem conhecimentos sobre noção espacial (lateralidade). Para tanto, questione-as sobre:
Após esse momento, solicite que os alunos utilizem seus laptops, para assistirem ao vídeo musical da Xuxa, “Vem que eu vou te ensinar”, no sítio http://www.youtube.com/watch?v=r64qYQ3UJVQ, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .
Depois, leve-os para o pátio da escola ou uma sala ampla que permita a movimentação, cante com eles a música explorando os movimentos e as partes do corpo trabalhadas na mesma.
Fotografe a brincadeira realizada pelos alunos, utilizando a Webcam, que está na área de trabalho de seu laptop. Você também poderá solicitar que os alunos se revezem na brincadeira tirando fotos, de modo que todos possam participar de ambas as atividades (brincar e fotografar).
Imprima as fotos feitas pelos alunos e monte um mural na sala como forma de registro da atividade.
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- Observando minha escola: como é organizado o espaço de minha escola?
Professor, inicie esta atividade convidando os alunos a realizarem um passeio por sua escola.
Peça para que eles observem a localização de cada setor da escola (salas de aula, secretaria, portaria, quadras, dentre outros) e o percurso realizado para se chegar até esses lugares.
Professor, solicite que os alunos levem seus laptops, eles poderão filmar o percurso que fizeram para chegar até setor da escola, utilizando a Wxcam.
- Criando um mapa da escola
Depois de explorar o espaço e filmar, retorne para a sala com os alunos, e oriente-os a criarem uma planta de sua escola a partir do que observaram e filmaram, desenhando os espaços da mesma de acordo com suas posições. Para tanto, eles devem utilizar as ferramentas do Tux Paint (Metasys/Edusyst/Arte e Música/ Pintura Digital) e criar cada um a planta de sua escola.
Reúna as plantas feitas pelos alunos em um pen-drive. Imprima-as e solicite que eles colem no caderno de Geografia.
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- Vamos brincar de Guia turístico?
- Professor, para a realização dessa atividade providencie:
Relembre com os alunos na roda de conversa, o passeio realizado na atividade anterior. Posteriormente, peça para que cada um, diga qual é o lugar da escola que eles mais gostam.
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- Problematoteca:
- Professor, depois de explorar com os alunos o espaço do ambiente escolar, proponha a realização de uma problematoteca. Para tanto, eles poderão digitar as perguntas e respostas utilizando seus laptops, seguindo os passos: KWord (Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório>Processador de textos).
Dessa forma, na hora de responder as questões da problematoteca, os alunos terão mobilidade para ir, com seus laptops, até os lugares indicados nas perguntas e descobrir de forma concreta as respostas.
Depois, eles poderão salvar o arquivo em seus laptops ou então imprimir e colá-lo no caderno de Matemática.
Sugerimos como questionamentos possíveis:
- Quantas salas de aula há em nossa escola?
- Quantas portas eu tenho que abrir para chegar até a biblioteca?
- Quantas janelas há em nossa sala?
- Se somarmos a quantidade de mesas e cadeiras de nossa sala, quantas teremos?
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- Explorando jogos na web
Professor, para finalizar o trabalho sobre noções espaciais e a lateralidade explore com os alunos, na web, jogos de quebra-cabeça e outros, para que eles possam reforçar o conteúdo aprendido de forma lúdica. Seguem algumas sugestões:
Jogo 1 - Fonte: http://www.voujogar.com.br/jogosonline/quebra-cabecas-com-imagens.html
Nesse sítio você poderá explorar o jogo de quebra-cabeça. Veja as orientações:
Jogo 2 - Fonte: http://jogos360.uol.com.br/quebra-cabeca/
Neste sítio, você poderá trabalhar com vários jogos de quebra-cabeça com os alunos permitindo a eles a possibilidade de escolha. Selecionando qual quebra-cabeça quer montar, o aluno deverá:
http://www.sitedegames.com/criancas/quebra_cabeca_do_pooh.htm
http://www.acervodejogos.com/jogos-online-crianca/quebra-cabeca-courage.jsp
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos construíram conhecimentos relativos ao conteúdo trabalhado, ou seja, se foram capazes de orientar seu próprio corpo em relação a objetos e pessoas; se demonstraram por meio dos movimentos com o corpo e nas atividades propostas as noções de lateralidade e habilidades espaciais. Organize registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/02/2015
Cinco estrelasMuito bom, mas deveria ter um texto, sobre oque é a noção de espaço, para que as crianças compreendam melhor.
26/04/2012
Cinco estrelasAdorei as atividades!
27/10/2011
Cinco estrelasParabéns à professora Laís pelo excelente trabalho. Com aulas interativas e inovadoras, onde os alunos foram construtores de seu próprio aprendizado através da interdisciplinaridade e com a utilização de uma ferramenta de grande importância na educação atualmente, a presença da web. Recursos esses que, infelizmente, não estão presentes em todas nossas escolas públicas, mas que em um futuro breve serão utilizados por todos, acredito eu. Muito obrigada, professora Izabel - Fortaleza- Ce.