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Palavras faladas, palavras escritas: sílaba e divisão silábica - UCA

 

26/05/2011

Autor e Coautor(es)

Palavras faladas, palavras escritas: sílaba e divisão silábica.

ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva.

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Classificar palavras quanto ao número de sílabas, nomeando-as.

  • Compreender a função da divisão silábica.

  • Construir os conceitos de letra e de sílaba.

  • Identificar diferentes formações silábicas.

  • Ampliar o conhecimento linguístico.

  • Sistematizar a separação de palavras em sílabas.

  • Interagir com os pares.

  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. É preciso ainda, que seja capaz de: expor oralmente suas ideias; relacionar com os colegas e utilizar os programas KolourPaint,  Mozilla Firefox  e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA. 

Estratégias e recursos da aula

As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop do Projeto UCA, conectado à internet. Utilizaremos os seguintes programas: KWord  pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord]  Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e KolourPaint (Metasys> Aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de Pintura).

 

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, inicie a atividade perguntando aos alunos se eles conhecem a música: “Pirulito que bate que bate”.

Se a resposta for afirmativa peça que digam a sua letra e/ou cantem. Em seguida, solicite que expliquem que tipo de brincadeira utiliza essa música e qual a maneira de realizá-la.  

Após o diálogo convide os alunos para ouvirem a música: “Pirulito que bate que bate”. Solicite que utilizem seus laptops.  Veja o caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Para que possam ter acesso à letra da música e também cantá-la, você poderá pedir que digitem o endereço http://letras.terra.com.br/temas-diversos/183977/ ou se preferir, que apenas cantem, para isso poderá utilizar os sítios: http://www.youtube.com/watch?v=SjkGXosKOws    http://www.youtube.com/watch?v=2VfMeBVAXL0    http://www.kboing.com.br/cantiga/2-600509/#, neles você encontrará algumas alterações na letra.

Depois que cantarem a música, pergunte o que acharam deste momento. Ouça senão todos, pelo menos alguns alunos, é importante que justifiquem suas respostas.

Em seguida peça aos alunos que utilizem seus laptops, para escreverem a letra da música dentro do programa KWord pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou [Metasys>Aplicativos>KWord].

Escreva a letra da música na lousa e peça que os alunos copiem.

       

   Pirulito Que Bate Bate

Pirulito que bate bate

Pirulito que já bateu

Quem gosta de mim é ela

Quem gosta dela sou eu

Pirulito que bate bate

Pirulito que já bateu

A menina que eu gostava

Não gostava como eu

 

Incentive os alunos a fazerem a leitura silenciosa do texto. Posteriormente, solicite que juntos façam a leitura oral.

Para finalizar todos deverão ilustrar a música. Oriente-os para usarem o programa KolourPaint (Metasys> Aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de Pintura). Imprima o texto que os alunos digitaram e também seus desenhos para serem utilizados posteriormente.

 

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, convide seus alunos para realizarem algumas atividades lúdicas que contemplem o tema: separação silábica. Para isso leve-os até o pátio da escola ou afaste as carteiras de sua sala de aula para que tenha espaço suficiente para os alunos se movimentarem.

 Num primeiro momento brinquem de “Pirulito que bate, bate”. Peça que se agrupem em duplas e oriente-os como brincar. Veja as instruções que se seguem.  

 

Orientação aos alunos quanto à brincadeira.

Em duplas, um de frente para o outro, devem trocar batidas de mãos enquanto cantam.

Quanto às batidas de mãos, cada aluno junta as próprias mãos e, na sequência, bate as duas palmas nas palmas do parceiro, posicionado à sua frente.

 

PI

 

 

RU

 

LI 

 

TO 

Alunas da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia _ ESEBA _ 1º ano “D” _ 2010 _Eliana Aparecida Carleto _ Acervo da autora.

 

Professor, chame atenção dos alunos quanto ao fato de que ao cantarem estão dividindo as palavras em partes, isto é, em sílabas. Por exemplo: pi-ru- li- to  que  ba-te  ba-te. Repita a brincadeira quantas vezes julgar conveniente para que todos os alunos percebam a divisão sílabica.

Num segundo momento brinquem com os nomes dos alunos da turma.

Explique que deverão fazer uma rodinha, todos assentados no chão. Uma criança diz o seu nome e os colegas deverão repetir esse nome separando-o em partes, ou seja em sílabas.

A atividade deverá prosseguir até que todos tenham falado seu nome e os colegas tenham repetido. Se preferir você poderá pedir que batam as mãos enquanto falam as sílabas de cada nome.

Professor, você também deverá dizer seu nome para todos repetirem.

Ao final da atividade faça com os alunos uma avaliação oral. Pergunte o que  acharam da atividade realizada. Não se esqueça de pedir que justifiquem a resposta.  

 

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

                Sílabas                    (Acervo da autora)

Preparando a atividade

Professor, para esta atividade é necessário que você providencie envelopes para guardar as fichas que os alunos irão confeccionar. Você poderá fazer os envelopes seguindo as orientações disponibilizadas nos sítios abaixo.

http://mestresdoorigami.blogspot.com/2009/04/origami-envelope-de-papel-sem-tesoura.html     Palavrasfaladas

 

http://www.youtube.com/watch?v=g3N-XQ3FkUQ&feature=related  Palavrasfaladas

 

Peça que os alunos utilizem seus laptops para fazerem uma tabela de 2 colunas e 4 linhas, utilizando o KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto).

Os alunos deverão digitar oito palavras, dependendo do desenvolvimento da turma você poderá pedir que digitem mais ou menos palavras. Você poderá aproveitar algum conteúdo que estiver trabalhando. Se em Ciências você estiver estudando animais, poderá pedir que digitem nomes de animais.

Ao finalizar a digitalização, faça a correção das palavras, observe as hipóteses dos alunos e a escrita convencional. Quando for necessário intervenha pedindo que o aluno leia a palavra e veja como ele escreveu. Você poderá solicitar que ele consulte o dicionário, a fim de verificar a escrita correta da palavra ou ajudá-lo por meio de questionamentos que possam chegar à escrita convencional. Em seguida cada aluno fará a leitura de suas palavras. Na medida em que for lendo, todos deverão fazer a separação silábica. Caso seja necessário você poderá alertar os alunos quanto à divisão com relação ao som das palavras. Leia-as mais lentamente para que os alunos percebam que dividimos as sílabas à medida que emitimos um som.

Para finalizar, providencie a impressão das palavras, você poderá imprimir em papel mais resistente, por exemplo: cartolina, pois na próxima atividade irá orientar os alunos para montarem  um dominó de sílabas.

Cada aluno deverá recortar as palavras, conforme sua divisão silábica e em seguida guardá-las em um envelope que você ou os alunos poderão confeccionar seguindo as instruções dos sítios anteriores.

 

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Brincando com Dominó Silábico

 

Solicite que os alunos se organizem em duplas ou trios para utilizarem as fichas que foram confeccionadas com as sílabas, para comporem o Dominó Silábico.

Misture as sílabas e em seguida, peça aos alunos que descubram palavras que poderão ser formadas com essas partes ou sílabas. Depois que eles formarem as palavras, pergunte se sabem como se chama cada parte que foi entregue a eles e se essas palavras poderiam ser separadas de outra forma.

Espera-se que com os questionamentos a turma chegue à conclusão de que as partes são as sílabas. Se necessário você poderá dar-lhes essa informação, ou seja, sílaba é um fonema (som) ou grupo de fonemas emitidos num só impulso da voz.

Aproveite a oportunidade e informe aos alunos que as palavras recebem nomes conforme o número de sílabas. Escreva na lousa esses nomes destacando as silabas como no exemplo:  

 MONOSSÍLABA, DISSÍLABA, TRISSÍLABA e POLISSÍLABA.

Pergunte à turma:

Qual a semelhança entre as partes destacadas das palavras e o número de sílabas? Faça novos questionamentos à medida que os alunos forem levantando suas hipóteses.  

Professor, com sua ajuda, espera-se que os alunos estabeleçam a relação que há entre mono e um, di e dois, tri e três e poli e vários.

Sugerimos que seja feito um texto coletivo com a turma. Os alunos vão falando e você vai registrando as ideias na lousa. Ao final todos fazem a revisão do texto e em seguida a cópia.

Veja um exemplo de texto construído com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de nove anos, professora Eliana Aparecida Carleto (Escola de Educação Básica da UFU _ ESEBA).

 

                 Sílabas

                                                 REGISTRANDO NOSSAS DESCOBERTAS SOBRE DIVISÃO SILÁBICA       

Hoje nossa professora trouxe algumas partes de palavras recortadas.

Ela deu várias partes para cada um de nós. Deveríamos escrever palavras utilizando essas partes.

Depois que escrevemos, ela nos perguntou o que descobrimos com a atividade que nos foi proposta.

Chegamos à conclusão que cada pedacinho se chamava sílaba, ou seja, cada uma das partes de uma palavra pronunciada em uma única emissão de voz.

As palavras que escrevemos e como as separamos em sílabas:

Anel- a- nel

Passarinho- pas –sa- ri- nho

Sol- sol

Macaco- ma- ca- co

Liquidificador- li – qui – di- fi- ca- dor   

Ainda descobrimos que quando as palavras são separadas em sílabas elas recebem nomes. Assim, as palavras acima são assim classificadas:

 

Uma sílaba

Duas sílabas

Três sílabas

Quatro ou mais sílabas

sol

a- nel  

ma- ca- co

pas –sa- ri- nho

li – qui – di- fi- ca- dor

monossílaba

dissílaba

trisssílaba

polissílaba

 

5ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

SÍLABAS 

 

Professor, utilizando os laptops, peça aos alunos para acessarem os sítios abaixo, para assistirem aos vídeos sobre sílaba e também realizarem alguns jogos com a referida temática. Veja o caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Para assistirem aos vídeos sobre a temática sugerimos os sítios:

http://www.youtube.com/watch?v=SuJRcFFZUTA&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=QL9TeFczhvo&feature=related

Nos sítios abaixo você encontrará jogos para trabalhar separação de sílabas e classificação:

http://guida.querido.net/jogos/portug/divsil-2.htm

http://guida.querido.net/jogos/portug/divsil-1.htm

http://guida.querido.net/jogos/portug/divsil-3.htm

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=576   (Acesso 02/05/2011)

 

Ao terminarem de assistir ao vídeo e realizar os jogos indague os alunos sobre o que foi possível aprender com cada um deles.

Recursos Complementares

Nos sítios abaixo é possível ter outras informações sobre sílaba, divisão silábica e classificação quanto ao número de sílabas. http://www.graudez.com.br/portugues/ch01s05.html

http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=divisao&page=present  

http://www.sol.eti.br/silabas/aprenda_separar_em_silabas2.html

http://www.escolakids.com/como-as-silabas-se-separam.htm

http://www.escolakids.com/o-numero-de-silabas-das-palavras.htm

Para os alunos que conhecem e utilizam as terminologias dígrafos, tritongos, ditongos, hiatos, prefixo, indicamos http://www.youtube.com/watch?v=QL9TeFczhvo&feature=related  (Acesso 02/05/2011)

Avaliação

Professor, avalie a turma durante as diferentes atividades propostas. Observe se os alunos foram capazes de: compreender a função da divisão silábica; construir os conceitos de letra e de sílaba; separar as sílabas corretamente e classificar as palavras quanto ao número de sílabas. É importante que seja verificada a interação entre os pares durante a realização das atividades lúdicas que foram desenvolvidas e também se os alunos aprimoraram a atenção ao utilizarem seus laptops.

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