26/05/2011
Co-autor(es) Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
·Identificar meios de transportes terrestres;
Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham noções sobre os meios de transporte terrestres. Os alunos também precisam ter desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Wxcam e o Kpresenter.
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- Introduzindo o tema: meios de transporte terrestres
Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Dialogue com eles sobre os meios de transporte, investigando seus conhecimentos prévios. Questione-os sobre:
Registre as falas dos alunos em seu diário de bordo ou caderno de plano. Após ouvir todos, converse com eles sobre a importância dos meios de transporte terrestres para levar as pessoas de um lugar para o outro, e percorrer longas distâncias. Dialogue sobre os benefícios e os malefícios dos mesmos para as pessoas e o meio ambiente, e também sobre a existência de outros tipos de meios de transporte (aquático e aéreo). Ressalte a importância dos meios de transporte coletivos como uma forma de diminuir a poluição no planeta.
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- Pesquisando em sala: meios de transporte terrestres
Solicite que os alunos utilizem seus laptops, para pesquisar na web imagens e informações sobre os meios de transporte terrestres. Ajude-os a selecionar informações e realizar leituras sobre o tema. Para tanto, eles devem seguir os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .
Sugerimos como alguns itens a serem pesquisados:
Reúna o resultado da pesquisa feita pelos alunos em um pen-drive ou solicite que lhe enviem via e-mail. Depois, imprima e monte com seus alunos, um “Mural da Pesquisa”, com as descobertas realizadas sobre o tema "meios de transporte" e exponha no corredor ou em um lugar que possa ser apreciado. Lembre-se de identificar no mural: título do trabalho, objetivo, autores (alunos, turma, professora) e a data de sua realização.
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- Diferenciando os meios de transporte terrestre dos outros
- Professor, solicite que os alunos utilizem seus laptops e explore nessa aula alguns vídeos e jogos da web sobre os meios de transporte para que eles possam conhecer melhor e identificar os diferentes tipos. Não se esqueça de focar nos meios de transporte terrestres. Para tanto, solicite que eles acessem os sítios seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .
Sugestões de sítios nos quais você poderá explorar vídeos, jogos e atividades sobre os meios de transporte na web:
Sítio 1 – Texto informativo: http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-transporte.html
Sítio 2 - Atividades para serem impressas e realizadas pelos alunos: http://www.smartkids.com.br/passatempos/meios-de-transporte.html
Sítio 3 - Jogos: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/meios-de-transporte.html
Sítio 4 - Vídeo: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/meios-de-transporte.html
- Realize também nessa aula, um passeio pelo quarteirão da escola, e solicite que os alunos utilizem a Wxcam que está na área de trabalho de seus laptops para fotografarem meios de transporte terrestres que eles identificarem no caminho. Depois, imprima as fotos feitas pelos alunos e solicite que eles colem em seus cadernos.
- Pesquisando com a família
Solicite que os alunos levem os laptops para casa e pesquisem utilizando a internet, livros ou revistas, as consequências dos meios de transporte terrestre para o meio ambiente e os meios de transporte alternativos como tentativa de melhoria dessa situação. Oriente-os a pedirem ajuda aos pais ou outro responsável.
O aluno deverá trazer para a próxima aula uma descoberta realizada com a pesquisa. Ele deverá digitar e ilustrar, não vale apenas copiar ou recortar as informações. A mesma deve ser salva em seu laptop, para ser socializada na próxima aula. Lembre-se de orientá-los sobre as autorias, ou seja, todo material apresentado pelo aluno, deve ter a fonte, ou seja, o autor, o local (o sítio, o nome do livro ou revista), do qual foram extraídas as informações. Se for sítio da internet deve ter também a data em que foi consultado.
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- Socializando as descobertas
Professor, nesta atividade os alunos deverão socializar o resultado da pesquisa realizada em casa com os familiares. Para tanto, eles poderão levar os laptops para a rodinha, ler o resultado de sua pesquisa e mostrar as imagens encontradas pelos mesmos. Mas, os alunos que pesquisaram em livros e revistas poderão apresentar seus trabalhos montados em papel. É importante que todos participem.
Depois que todos falarem, dialogue com eles sobre como os meios de transporte podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, na medida em que emitem gases poluentes que fazem mal a saúde e poluem o ar aumentando a temperatura do planeta. Dialogue também sobre os meios de transporte alternativos, e como eles podem auxiliar na redução desses gases. Digite as falas dos alunos em seu laptop, pois poderá utilizá-las na construção da apresentação seguinte.
Em seguida, reúna as produções dos alunos (pesquisas, imagens, e suas falas) em um pen-drive, e convide-os a montar com sua ajuda, uma apresentação no Kpresenter. Este trabalho tem por objetivo divulgar no sítio de sua escola, o resultado da pesquisa com o intuito de conscientizar os familiares e outras pessoas que visitam o sítio como os gases emitidos por alguns meios de transporte terrestres podem ser prejudiciais ao meio ambiente, destacando alternativas para atenuar esse problema em nossa cidade e no planeta.
Para montar essa apresentação utilize o Kpresenter (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de produtividade> gerador de apresentação).
Depois de vincular a apresentação ao sítio da escola, os alunos podem convidar outras crianças, seus familiares e amigos para acessarem suas descobertas no sítio da mesma.
Posteriormente, poderão também organizar iniciativas e manifestos contra a poluição do ar, como por exemplo, organizar “Um dia sem carro”, combinando de utilizarem meios de transporte alternativos ou ainda irem andando para a escola.
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- Construindo meios de transporte a partir de sucatas
- Professor, para esta atividade, solicite que os alunos levem para a escola vários objetos e materiais como: sucatas (rolos de papel higiênico, caixas de sapato, tampinhas de garrafa, garrafas de plástico descartáveis, botões, canudinhos, palitos de picolé, caixa de fósforos, latinhas), tintas, colas coloridas, cola branca, barbantes, tesouras, dentre outros materiais que quiser utilizar para construir meios de transporte terrestres.
Inicie, conversando com os alunos retomando o que aprenderam até o momento sobre os meios de transporte terrestres. Depois, organize os alunos em duplas e solicite que cada uma escolha um meio de transporte terrestre para confeccionar, utilizando os diversos materiais que eles trouxeram. Estabeleça regras para organizar o trabalho; os materiais ficarão expostos em uma mesa grande na sala de aula, para que os alunos possam ter acesso e escolher de acordo com seus critérios. Nenhum aluno poderá ir até a mesa do colega e pegar material sem o consentimento dos colegas. Se for necessário, poderão fazer trocas de materiais.
- Exposição
Depois de prontos os meios de transporte terrestres confeccionados pelos alunos, organize com eles uma exposição na escola para que outras turmas possam ter acesso as suas produções. Para tanto, você poderá confeccionar convites com os alunos e solicitar que eles os enviem via e-mail para outras turmas, convidando-as para a exposição.
Nestes sítios você encontra imagens e vídeos de meios de transportes confeccionados com sucatas:
http://artebugiganga.blogspot.com/2010/10/meios-de-transporte-com-sucata.html
http://www.youtube.com/watch?v=UX2CIgj8mOM
http://www.youtube.com/watch?v=p5ulE66goz4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=miYPP3vhgGM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=q2UeIJVZDW4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=eJ31daz-1Zo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=uWCj2R29kAQ
6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- Encenação do trânsito
Professor, para finalizar o trabalho com os meios de transporte terrestres, explore com os alunos na sala de aula o tema trânsito. Para tanto, peça para que eles acessem os sítios abaixo utilizando seus laptops seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet).
Nesses sítios você poderá explorar as seguintes atividades:
Sítio 1 - http://www.smartkids.com.br/especiais/transito.html
Você encontra textos sobre o trânsito, contemplando os seguintes itens: cuidados no trânsito, sinalização, trânsito e cidadania e trânsito e meio ambiente.
Sítio 2: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-transito.html
Você poderá explorar com as crianças um jogo da memória abordando algumas placas de sinalização do trânsito.
Sítio 3: http://www.smartkids.com.br/passatempos/transito.html
Você encontra atividades para imprimir e realizar com os alunos, abordando sinais de trânsito e o uso do sinto de segurança.
Depois de explorar as atividades anteriores com os alunos, leve-os para a quadra de sua escola, e brinque com eles de encenar o trânsito. Para tanto, risque no chão com giz as ruas e os sinais de trânsito. Confeccione placas de sinalização com cartolina, e semáforos utilizando caixas de sapato e recortes de cartolina em círculo nas cores verde, amarelo e vermelho.
Para brincar, divida os alunos para que eles representem: pedestres, motoristas de carro, motoristas de ônibus, ciclistas, e se quiserem até mesmo um guarda de trânsito. Durante a brincadeira interfira apresentando situações-problema que envolvam o respeito às leis e sinais de trânsito, possibilitando que os alunos as vivenciem. Como por exemplo:
Depois de brincar, converse com os alunos para verificar se eles compreenderam as leis do trânsito e a importância de se respeitá-las.
http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/brincar/programas/tema3.htm
http://www.coolkids.guarda.pt/content/meios-de-transporte-terrestre
http://sites.google.com/site/andandonofuturo/a
http://www.miral.ccems.pt/eb1/diversos/exercicios/transportes_terrestres.htm
http://www.transitocomvida.ufrj.br/HistoriaDoTransitoNoMundo.asp
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos construíram conhecimentos relativos aos conteúdos trabalhados, ou seja, se identificaram os meios de transporte terrestres, se perceberam os meios de transporte alternativos como importantes na redução da poluição do ambiente e se construíram conhecimentos sobre o trânsito. Para que você possa utilizar estes dados em seu planejamento, organize registros individuais em que estejam explícitas as facilidades e dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/09/2012
Cinco estrelasLaís Estou olhando suas aulas com muito carinho,e vejo que todas estão maravilhosas. Quanto aos projetos você não tem a noção como estão sendo maravilhosos para nossos alunos. Que Deus ilumine cada vez mais esta mente maravilhosa,sábia numa pessoa tão jovem com tanta bagagem.