Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Monalisa Digital - Releitura

 

31/08/2009

Autor e Coautor(es)
Meire de Falco Lima
imagem do usuário

DOURADOS - MS EM LOIDE BONFIM ANDRADE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer ferramentas digitais de programas ou softwares de desenhos, como o “Tux Paint”, Corel Draw, Paint, Photoshop, entre outros, a história da “Monalisa” e a biografia de Leonardo da Vinci.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• É importante que os alunos já tenham conhecimento de trabalhar com o computador e com a internet, que saibam a importância da história da Arte e da obra “Monalisa” de Da Vinci e suas transformações ao longo da história. Também tenham conhecimento sobre o que é uma releitura.

Estratégias e recursos da aula
• Aula 1 – O professor pode iniciar a aula com um texto sobre a história de Monalisa e a biografia de Leonardo da Vinci,com uma leitura dinâmica em sala de aula, destacando os principais fatos no texto e relatando a grande importância do trabalhos de Da Vinci para o Renascimentono, no cadernno. Depois propor para os alunos uma pesquisa na STE sobre o conteúdo.
Dica de site: http://www.historiadaarte.com.br/renascimento.html
http://www.brasilescola.com/artes/mona-lisa.htm

• Aula 2 - Ver o filme ou parte dele: “Leonardo da Vinci” e registrar no caderno o sobre a vida de Leonardo, como ele começou a pintar e  como ele via a pintura? O que era a arte para ele?
 Relacionar sua capacidade de criar e seu amor pela natureza, mesmo sendo uma criança, com a capacidade que as crianças da atualidade também possui. Ressaltar as várias formas de preconceito que ele sofreu para então alcançar o sucesso, etc;

• Aula 3 – Ver os vídeos de leitura e releitura da monalisa feito no Paint e no Photoshop no
You tube e escolher um software de desenho e trabalhar suas ferramentas para conhecê-lo. Neste site podemos trabalhar com “Tux Paint”, encontrado na pagina: http://www.tuxpaint.org/
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=uk2sPl_Z7ZU
http://www.youtube.com/watch?v=pZSW-QNs0Is&feature=fvst
• Aula 4 – Criar uma releitura individual do desenho da Monalisa com outra fisionomia, trabalhando outras etnias,culturas,com visual moderno, atualizado, sem perder a posição e a perspectiva.

• Aula 5 – Terminar a criação e apresentar os trabalhos no data show para ser visualizado por todos.
Anexos:

Recursos Complementares

Cadernos, apostilas, Cd ou Pen drive, Computador, impressora e papel sulfite;

Avaliação

Ao apresentar a proposta de trabalho para turma, é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor pode propor uma avaliação em conjunto com a turma, isto é, os alunos também podem avaliar o trabalho dos colegas, dessa forma irão desenvolver senso crítico. Verifique a sugestão de atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Claudivalda Nascimento, SEMED , Pará - disse:
    claud1030@hotmail.com

    12/09/2010

    Cinco estrelas

    Sua aula é maravilhosa, mistura arte com tecnologia e é claro que no ambiente escolar a interação e participação dos alunos com certeza será garantida.


  • claudia r moreira, EMEF M.de Lourdes Batista , São Paulo - disse:
    claudiare67@hotmail.com

    11/07/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante e inovadora a sua sugestão de aula.


  • rosania almeida, Centro Educacional João XXIII , Paraná - disse:
    rosania.art@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho! Inovação, inclusão das tecnologias digitais no processo pedagógico e principalmente, alunos e professores falando a mesma língua. Pois os alunos estão prontos para os saberes tecnologicos fazendo parte do conteúdos curriculares. São novos olhares sobre as formas de ensinar. Parabéns!


  • Helba Cirino, EE heronides araujo , Mato Grosso - disse:
    helbacsb@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    bom


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.