Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AULA PASSEIO – Uma estratégia que ajuda na materialização do objeto da aprendizagem

 

28/07/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Orientar-se por um planejamento prévio para participar de uma aula de campo;
  • observar a horta segundo a orientação construída coletivamente em sala de aula;
  • destacar as características de  uma horta organizada por canteiros e ruas;
  • observar os tipos de hortaliças e de adubo utilizado;
  • verificar tipo de irrigação e tirar dúvidas. 
Duração das atividades
A atividade deverá ser divida em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vida, vegetais, microorganismos, solo, calor, luz, temperatura, adubo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade – Visita a uma horta construída por profissionais

1º momento -  O (a) professor(a) deve:

  • planejar a aula passeio, envolvendo os pais ou outros profissionais que tenham relação com a escola;
  • participar de situações de ensino-aprendizagem, ajudando as crianças na compreensão do tema estudado.  Para realização da aula passeio, o(a) professor(a) constroi junto com as crianças o roteiro de observação da horta e repassa para o profissional responsável pela orientação no local destinado.

2ª momento – O profissional mostra e explica como se constrói uma horta  e orienta como as crianças devem se movimentar nesse espaço, seguindo a orientação das ruas do canteiro. O(a) professor(a) acompanha o grupo para cuidar e ajudar na elaboração individual e coletiva e muitas vezes para deixar claro o que é necessário, como se observa na galeria de fotos apresentadas.

undefined

undefined

Observação: orientar as crianças para não pegar nas hortaliças, somente com a autorização do responsável.

3 º momento – No final do passeio pode se organizar um lanche bem gostoso com as crianças para confraternizar o momento de alegria e prazer. E no final retoma-se os combinados para o retorno à escola

Avaliação

Nessa atividade será feita uma auto-avaliação pelas crianças, elas dever expressar verbalmente:

  •  o que aprenderam no passeio;
  • o que observaram, descrevendo como é uma horta e como é feito o cultivo de hortaliças e quais as hortaliças que havia na horta;
  • o que tomaram como referência para elaborar os combinados para sair da escola;
  •  o que elas conseguiram cumprir do planejamento prévio (nesse aspecto o(a) professor(a) retoma e vai registrando a fala dos alunos, por escrito e os orientam para desenhar a horta.  
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Auxiliadora Rodrigues Cortes, Escola General Dionisio Cerqueir- Estado. , Bahia - disse:
    cortesauxiliadora@oi.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Fazendo um curo de midias precisei pesquisar sobre projetos de aulas. Sou professora de Educcao Artistica em Salvador Bahia. Estava com uma aula de Campo Marcada com alunos do ensino Fundamental da 8 serie, fui esquisando , e o projerto de voces me agradou de primeira. minha aula e de desenho geometrico e cores, dentro do desenho da cidade, adaptei o meu ao de voces ficou legal. Peco licenca e agradeco. Abracos.


  • Izabel Moura, escola Ruy Azevedo , Acre - disse:
    rainan.izabel@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabens professora por este trabalho maravilhoso.


  • sonia, EM Maud Wilfer Dias , São Paulo - disse:
    soniamivaz@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei sua aula muito interessante, pois as crianças tiveram oportunidade de trabalhar de forma concreta os conteúdos.


  • Joaciara C.S.Castela, UMEP Acacio de Paula Leite Sampaio , São Paulo - disse:
    jocicastela@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nos cursistas do 4º módulo do magistério gostamos muito das sugestões dadas para desenvolvermos na sala de aula com os nossos futuros alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.