Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A paisagem rural do município - UCA

 

25/05/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Geografia Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar, por meio das paisagens, as características do espaço rural do município.

 Observar as paisagens rurais e verificar os contrastes existentes.

Reconhecer a interferência da tecnologia na configuração das diferentes paisagens rurais do município.

Conhecer e analisar algumas paisagens rurais do município em que os alunos vivem.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de município, o que contribui para que percebam com mais detalhes que o mesmo é formado pelas paisagens urbana e rural. Para iniciar as discussões sobre a paisagem rural, categoria de analise da Geografia, é importante instigar os alunos para que retormem suas experiências e façam relação com o seu espaço de vivência.

Estratégias e recursos da aula

UCA

   

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

VIDEOS

 

Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, assistam a animação da Música Meu mundo, que reflete sobre um dos modos de vida no campo. 

 

 

 

 

 

 

 “A animação mostra o valor do mundo rural, remete à vida tranquila, aos hábitos relacionados às plantações e colheitas, às estações do ano e culinária típica do campo”.

Autor da animação: Leidimar Sabino Cardoso de Melo. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11895

 

Esta animação também pode ser vista no Youtube, no endereço: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=MIOh3NIuEzY

 

Meu Mundo

Projeto Emcantar - Composição : Thyaga

 Amarelou de manhã
Lá na rocinha
Quando o Sol chegou
Lá no meu quintal

 

Galo cantou sua canção
De manhãzinha
Tirando da cama todo o pessoal

 

Café quente na cozinha
Fogão de lenha a esquentar
Broa de milho e pão-de-queijo
Depois sair pra trabalhar

 

Joga a enxada
E a semente na rocinha
Terra boa quando chove
Tudo faz brotar
Nesse sossego eu vou levando
Essa vidinha
E o resto do mundo
Está pra estourar

 

O meu mundo é pequeno
Mas é grande o meu amor
Tenho tudo o que quero
Sou feliz e cantador

 

O meu mundo é pequeno
Mas é grande o meu amor
Tenho tudo o que quero
Sou feliz e cantador

 A letra da música pode ser acessada no endereço web http://www.topmusicas.net/projeto-emcantar/meu-mundo.htm  Acesso em 19 de maio de 2011.

 

ATIVIDADE

1. Após a apresentação, estabeleça um diálogo com os alunos. Questione-os sobre a canção apresentada. Brinque com a música, questionando os alunos sobre:   

a. De que lugar trata a letra da canção?

b. Que despertador tirou o pessoal da cama?

c. Como você acorda pela manhã?

d. Como é o fogão apresentado na letra da canção?

e. O fogão da canção (da animação)  é parecido com o da sua casa?Caso negativo, você conhece fogão de lenha?

f. Qual é o tipo de trabalho apresentado na letra da canção?

g. Você considera importante? Justifique sua resposta.

h. Para você, toda a paisagem rural é igual? Justifique. 

i. Leia a última estrofe da canção. Para você, o que é preciso para ser feliz?  

 

Questione os alunos se na letra da canção tem alguma palavra que eles não conheçam. Depois, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras; como sugestão, ver definição no endereço web http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx . Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.

 

Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, além da interpretação da música, trabalhe com graus do substantivo.   

 

ATIVIDADE

Para conhecer o que os alunos sabem sobre a paisagem rural do município, realize a atividade abaixo seguindo as etapas: 

a. Diagnostique em que paisagem os alunos moram, rural ou urbana. 

b. Caso morem na paisagem rural, deixe que relatem como é o lugar. Agora, se moram na paisagem urbana, questione se conhecem a paisagem rural do seu município. Deixe que relatem o que sabem.

c. Solicite que representem a paisagem rural do seu município numa folha de papel.

d. Organizem um mural com as representações. Sugerimos como título "A Paisagem Rural do meu Município".

e. Depois, deixe que apresentem os desenhos sobre a paisagem rural do município.

 

ATIVIDADE

 Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, peça aos alunos que acessem o endereço web http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab055.htm.

Orientações para a atividade:

1. Leia a estória em quadrinhos. Depois, responda as questões a seguir:

magali

Imagem:  Turma da Mônica

Disponível em:  http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab055.htm

 Acesso em: 13 de maio de 2011

 

a. O que a Magali está fazendo?

b. Em que paisagem ela está?

c. Que instrumentos de trabalho a Magali está usando para cultivar a terra?

d. Para você, de onde vêm os alimentos como o feijão, o milho, o arroz, os legumes e as carnes que você consome?

e. Quem trabalha e produz os alimentos? 

f. Para você, a produção rural é importante na sua vida? Justifique sua resposta. 

g. Existem outras formas de cultivar a terra? Quais seriam? 

 Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, sugere-se que trabalhe com gêneros literários, e em Ciências é possível abordar o processo de germinação das plantas e  a importância da alimentação saudável para o organismo.

 

 ATIVIDADE

 Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a trabalharem em grupo.

A proposta é organizar um painel com imagens da Agricultura Tradicional e da Agricultura Moderna, cerca de oito imagens, quatro de cada tema. Sugerimos que acessem o site de procura Google Imagens no endereço web http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi e digitem na barra de pesquisa Agricultura Tradicional e, posteriormente, Agricultura Moderna e selecionem as imagens. 

 

  google imagens

Imagem:  Página inicial Google Imagens

Disponível em:  http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

 Acesso em: 13 de maio de 2011

 

 agricultura tradicional

 Imagem:  Agricultura Tradicional

  Disponível em:  http://www.bahianoticias.com.br/fotos/editor/Image/agricultura.jpg

  Acesso em: 15 de maio de 2011

 

 

agricultura moderna  

Imagem:  Agricultura Moderna

Disponível em:  http://1.bp.blogspot.com/_UC8maAWNKRI/TCInIsC-ALI/AAAAAAAAA4o/Ngtnz8clNJA/s320/fazenda_mat

 Acesso em: 15 de maio de 2011

 

Abaixo de cada imagem, informe em que lugar a mesma se localiza. Depois, escreva uma frase sobre o que observa na imagem. Solicite ao grupo que encaminhe o trabalho concluído para o email do professor. No dia combinado os grupos apresentarão o painel.

1. Após a apresentação dos painéis converse com os alunos sobre:

a. Quais são as semelhanças e as diferenças entre a Agricultura Tradicional e a Agricultura Moderna.

b. Qual tipo de agricultura provoca mais impactos no Meio Ambiente? Por qual motivo?

 

Professor(a), após receber os painéis produzidos pelos grupos e realizar suas avaliações, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos painéis produzidos pelos alunos, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux,  o programa é o KPresenter e no caso do sistema Windows, o programa é o Power Point.

 

A Agricultura Tradicional é praticada, geralmente, nas pequenas propriedades rurais onde se cultivam variados produtos e criam-se animais para o próprio consumo ou para o mercado interno, utilizam-se ou não tecnologia, na maioria das vezes, trabalham os grupos familiares e, se necessário, alguns funcionários. A Agricultura Moderna é praticada nas grandes propriedades rurais em que, geralmente, cultiva-se um único produto ou cria-se gado, a produção, geralmente,  é voltada para a exportação ou para as indústrias de transformação. Devido ao uso da alta tecnologia, exige-se funcionários mais qualificados e o intenso uso de máquinas que substituem o trabalho dos homens tem, cada vez mais, diminuído o número de funcionários nessas propriedades. 

 

PESQUISA  

Em sala, organize uma lista de produtos alimentícios consumidos pelo grupo no dia a dia. Organize uma Atividade de Campo até o supermercado ou mercearia para descobrir a procedência dos alimentos. Depois, coletivamente, organize um relatório sobre a procedência dos alimentos, destaque na conclusão a procedência da maior parte dos alimentos pesquisados. 

 

CASA  

Utilizando o netbook ou no laboratório de informática com as máquinas conectadas à internet, ouçam um programa da Rádio Escola da Zona Rural, que apresenta uma entrevista com um morador do campo que reflete sobre o lugar onde vive e os cuidados necessários para preservar o Meio Ambiente. Continue com as atividades a seguir. 

  

 

 

 

 “ Objetivo - Transmitir as características da vida no campo através das exposições e dos diálogos promovidos pelos moradores e visitantes do sítio, refletindo sobre os processos de modernização do campo e os impactos ao meio ambiente. Almeja a promoção de um debate partindo dos diferentes pontos de vista que os personagens têm, principalmente no tocante a expressão do morador mais jovem, sobre os paradigmas da vida no campo e na cidade".

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14080                             Acesso em: 13 de maio de 2011

 

 

Incentive os alunos a organizarem um programa de rádio. Para tanto, deverão realizar as seguintes etapas:

a. Organizar grupos de até quatro componentes;

b. Contactar uma pessoa que mora ou que já morou no campo. Deverão convidá-la para ser entrevistada, para isso será necessário combinar o dia e a hora da entrevista;

c. Elaborar as perguntas que serão realizadas, os questionamentos devem ter por objetivo conhecer as experiências e as mudanças que foram sendo percebidas pelo entrevistado na paisagem rural.

d. Use o recurso gravar do net book para registrar a entrevista.

e. No dia combinado os grupos apresentarão o resultado do seu trabalho. 

Professor, organize um ambiente que possibilite instigar a imaginação e a curiosidade dos alunos. Convide-os a imaginar como é a pessoa que está sendo entrevistada, o lugar que ela apresenta por meio das palavras. Depois, solicitem que elabore um texto refletindo sobre o que aprenderam do espaço rural, que poderá ser objeto de avaliação.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Prof meio ambiente p05 radio escola a zona rural Áudio
Meu mundo Animação/simulação
Recursos Complementares

Professor(a), sugerimos para a sua leitura:  

Texto que reflete sobre a Agricultura Tradicional e a Agricultura Moderna

Disponível em: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/geografia/geografia_trabalhos/agricmodtrad.htm  Acesso em: 13 de maio de 2011

Aula do Portal para o Ensino Médio

 Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9032  Acesso em: 13 de maio de 2011 

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de perceber as mudanças, identificar e analisar as características do espaço rural do município;   
  3. O interesse em desenvolver atividades de maneira colaborativa;  
  4. A compreensão da ação no processo de produção das paisagens rurais e os contrastes existentes;  
  5. A possibilidade de reconhecer os impactos provocados pela tecnologia e pelos seres humanos na alteração e exploração da paisagem rural;
  6. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para a construção da aprendizagem. 
       
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Andrea A. Oliveira, CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO UAB Lapa - PR , Paraná - disse:
    andrea-jvm@hotmail.com

    20/06/2013

    Cinco estrelas

    Cara colega, achei um espetáculo a sua aula, muito bem elaborado que fala do campo de como cuidar da sua propriedade, assim o aluno passa a entender o que o agricultor faz.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.