25/05/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Identificar, por meio das paisagens, as características do espaço rural do município.
Observar as paisagens rurais e verificar os contrastes existentes.
Reconhecer a interferência da tecnologia na configuração das diferentes paisagens rurais do município.
Conhecer e analisar algumas paisagens rurais do município em que os alunos vivem.
Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de município, o que contribui para que percebam com mais detalhes que o mesmo é formado pelas paisagens urbana e rural. Para iniciar as discussões sobre a paisagem rural, categoria de analise da Geografia, é importante instigar os alunos para que retormem suas experiências e façam relação com o seu espaço de vivência.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, assistam a animação da Música Meu mundo, que reflete sobre um dos modos de vida no campo.
“A animação mostra o valor do mundo rural, remete à vida tranquila, aos hábitos relacionados às plantações e colheitas, às estações do ano e culinária típica do campo”.
Autor da animação: Leidimar Sabino Cardoso de Melo. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11895
Esta animação também pode ser vista no Youtube, no endereço: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=MIOh3NIuEzY
Meu Mundo
Projeto Emcantar - Composição : Thyaga
Amarelou de manhã
Lá na rocinha
Quando o Sol chegou
Lá no meu quintal
Galo cantou sua canção
De manhãzinha
Tirando da cama todo o pessoal
Café quente na cozinha
Fogão de lenha a esquentar
Broa de milho e pão-de-queijo
Depois sair pra trabalhar
Joga a enxada
E a semente na rocinha
Terra boa quando chove
Tudo faz brotar
Nesse sossego eu vou levando
Essa vidinha
E o resto do mundo
Está pra estourar
O meu mundo é pequeno
Mas é grande o meu amor
Tenho tudo o que quero
Sou feliz e cantador
O meu mundo é pequeno
Mas é grande o meu amor
Tenho tudo o que quero
Sou feliz e cantador
A letra da música pode ser acessada no endereço web http://www.topmusicas.net/projeto-emcantar/meu-mundo.htm Acesso em 19 de maio de 2011.
1. Após a apresentação, estabeleça um diálogo com os alunos. Questione-os sobre a canção apresentada. Brinque com a música, questionando os alunos sobre:
a. De que lugar trata a letra da canção?
b. Que despertador tirou o pessoal da cama?
c. Como você acorda pela manhã?
d. Como é o fogão apresentado na letra da canção?
e. O fogão da canção (da animação) é parecido com o da sua casa?Caso negativo, você conhece fogão de lenha?
f. Qual é o tipo de trabalho apresentado na letra da canção?
g. Você considera importante? Justifique sua resposta.
h. Para você, toda a paisagem rural é igual? Justifique.
i. Leia a última estrofe da canção. Para você, o que é preciso para ser feliz?
Questione os alunos se na letra da canção tem alguma palavra que eles não conheçam. Depois, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras; como sugestão, ver definição no endereço web http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx . Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.
Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, além da interpretação da música, trabalhe com graus do substantivo.
Para conhecer o que os alunos sabem sobre a paisagem rural do município, realize a atividade abaixo seguindo as etapas:
a. Diagnostique em que paisagem os alunos moram, rural ou urbana.
b. Caso morem na paisagem rural, deixe que relatem como é o lugar. Agora, se moram na paisagem urbana, questione se conhecem a paisagem rural do seu município. Deixe que relatem o que sabem.
c. Solicite que representem a paisagem rural do seu município numa folha de papel.
d. Organizem um mural com as representações. Sugerimos como título "A Paisagem Rural do meu Município".
e. Depois, deixe que apresentem os desenhos sobre a paisagem rural do município.
Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, peça aos alunos que acessem o endereço web http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab055.htm.
Orientações para a atividade:
1. Leia a estória em quadrinhos. Depois, responda as questões a seguir:
Imagem: Turma da Mônica
Disponível em: http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab055.htm
Acesso em: 13 de maio de 2011
a. O que a Magali está fazendo?
b. Em que paisagem ela está?
c. Que instrumentos de trabalho a Magali está usando para cultivar a terra?
d. Para você, de onde vêm os alimentos como o feijão, o milho, o arroz, os legumes e as carnes que você consome?
e. Quem trabalha e produz os alimentos?
f. Para você, a produção rural é importante na sua vida? Justifique sua resposta.
g. Existem outras formas de cultivar a terra? Quais seriam?
Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, sugere-se que trabalhe com gêneros literários, e em Ciências é possível abordar o processo de germinação das plantas e a importância da alimentação saudável para o organismo.
Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a trabalharem em grupo.
A proposta é organizar um painel com imagens da Agricultura Tradicional e da Agricultura Moderna, cerca de oito imagens, quatro de cada tema. Sugerimos que acessem o site de procura Google Imagens no endereço web http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi e digitem na barra de pesquisa Agricultura Tradicional e, posteriormente, Agricultura Moderna e selecionem as imagens.
Imagem: Página inicial Google Imagens
Disponível em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi
Acesso em: 13 de maio de 2011
Imagem: Agricultura Tradicional
http://www.bahianoticias.com.br/fotos/editor/Image/agricultura.jpg
Disponível em:Acesso em: 15 de maio de 2011
Imagem: Agricultura Moderna
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_UC8maAWNKRI/TCInIsC-ALI/AAAAAAAAA4o/Ngtnz8clNJA/s320/fazenda_mat
Acesso em: 15 de maio de 2011
Abaixo de cada imagem, informe em que lugar a mesma se localiza. Depois, escreva uma frase sobre o que observa na imagem. Solicite ao grupo que encaminhe o trabalho concluído para o email do professor. No dia combinado os grupos apresentarão o painel.
1. Após a apresentação dos painéis converse com os alunos sobre:
a. Quais são as semelhanças e as diferenças entre a Agricultura Tradicional e a Agricultura Moderna.
b. Qual tipo de agricultura provoca mais impactos no Meio Ambiente? Por qual motivo?
Professor(a), após receber os painéis produzidos pelos grupos e realizar suas avaliações, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos painéis produzidos pelos alunos, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o KPresenter e no caso do sistema Windows, o programa é o Power Point.
A Agricultura Tradicional é praticada, geralmente, nas pequenas propriedades rurais onde se cultivam variados produtos e criam-se animais para o próprio consumo ou para o mercado interno, utilizam-se ou não tecnologia, na maioria das vezes, trabalham os grupos familiares e, se necessário, alguns funcionários. A Agricultura Moderna é praticada nas grandes propriedades rurais em que, geralmente, cultiva-se um único produto ou cria-se gado, a produção, geralmente, é voltada para a exportação ou para as indústrias de transformação. Devido ao uso da alta tecnologia, exige-se funcionários mais qualificados e o intenso uso de máquinas que substituem o trabalho dos homens tem, cada vez mais, diminuído o número de funcionários nessas propriedades.
Em sala, organize uma lista de produtos alimentícios consumidos pelo grupo no dia a dia. Organize uma Atividade de Campo até o supermercado ou mercearia para descobrir a procedência dos alimentos. Depois, coletivamente, organize um relatório sobre a procedência dos alimentos, destaque na conclusão a procedência da maior parte dos alimentos pesquisados.
Utilizando o netbook ou no laboratório de informática com as máquinas conectadas à internet, ouçam um programa da Rádio Escola da Zona Rural, que apresenta uma entrevista com um morador do campo que reflete sobre o lugar onde vive e os cuidados necessários para preservar o Meio Ambiente. Continue com as atividades a seguir.
“ Objetivo - Transmitir as características da vida no campo através das exposições e dos diálogos promovidos pelos moradores e visitantes do sítio, refletindo sobre os processos de modernização do campo e os impactos ao meio ambiente. Almeja a promoção de um debate partindo dos diferentes pontos de vista que os personagens têm, principalmente no tocante a expressão do morador mais jovem, sobre os paradigmas da vida no campo e na cidade".
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14080 Acesso em: 13 de maio de 2011
Incentive os alunos a organizarem um programa de rádio. Para tanto, deverão realizar as seguintes etapas:
a. Organizar grupos de até quatro componentes;
b. Contactar uma pessoa que mora ou que já morou no campo. Deverão convidá-la para ser entrevistada, para isso será necessário combinar o dia e a hora da entrevista;
c. Elaborar as perguntas que serão realizadas, os questionamentos devem ter por objetivo conhecer as experiências e as mudanças que foram sendo percebidas pelo entrevistado na paisagem rural.
d. Use o recurso gravar do net book para registrar a entrevista.
e. No dia combinado os grupos apresentarão o resultado do seu trabalho.
Professor, organize um ambiente que possibilite instigar a imaginação e a curiosidade dos alunos. Convide-os a imaginar como é a pessoa que está sendo entrevistada, o lugar que ela apresenta por meio das palavras. Depois, solicitem que elabore um texto refletindo sobre o que aprenderam do espaço rural, que poderá ser objeto de avaliação.
Nome | Tipo |
---|---|
Prof meio ambiente p05 radio escola a zona rural | Áudio |
Meu mundo | Animação/simulação |
Professor(a), sugerimos para a sua leitura:
Texto que reflete sobre a Agricultura Tradicional e a Agricultura Moderna
Disponível em: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/geografia/geografia_trabalhos/agricmodtrad.htm Acesso em: 13 de maio de 2011
Aula do Portal para o Ensino Médio
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9032 Acesso em: 13 de maio de 2011
Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/06/2013
Cinco estrelasCara colega, achei um espetáculo a sua aula, muito bem elaborado que fala do campo de como cuidar da sua propriedade, assim o aluno passa a entender o que o agricultor faz.