Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A música na alfabetização - UCA

 

16/05/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar ritmos, danças e instrumentos populares;
  • Conceber, planejar e elaborar um instrumento musical;
  • Utilizar a música como um gênero textual;
  • Realizar a releitura de uma música. 
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 (cinco) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno  conheça alguns instrumentos musicais, a idéia de música e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord,   Krecord,  Wxcam, KolourPaint, e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min  

 

APRECIANDO VÁRIOS ESTILOS MUSICAIS

Professor, para a realização desta atividade produza com seus alunos  uma pasta de arquivo em seus laptops com um Mix musical contendo vários estilos musicais (uma música para cada estilo). Para isto, poderão  baixar músicas na internet escolhidas pelo grupo por meio do Mozilla Firefox. Lembre-se que, somente as músicas autorizadas para Dowloand, poderão ser copiadas. Oriente-os para não escolherem músicas que não condizem com a faixa etária, ou seja, que contenham expressões inadequadas.

 

Após esta tarefa, organize a turma para ouvir um pequeno trecho (um minuto) de cada música gravada em seus laptops. Podem usar fones de ouvidos ou deixar o som aberto.

Para ouvir a música com os alunos, prepare o ambiente. Para isto, conduza os alunos, orientando-os:

  • Fechem os olhos, quando a música for calma;
  • Balancem o corpo quando a música for agitada;
  • Tentem identificar o ritmo;
  • Tentem identificar os instrumentos musicais utilizados na composição;
  • Entre outras questões.

 

2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

NOSSO ESTILO MUSICAL

-Professor, antes de iniciar a atividade, acesse o seguinte sítio eletrônico http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf . Você poderá acessá-lo seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) .   Nele você terá informações a respeito da educação musical proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Todas as atividades propostas podem ser realizadas em parceria com o professor de educação musical da sua escola. Caso a escola não tenha este profissional, convide um da comunidade escolar.

 

-Organize a turma em roda de conversa e peça para que individualmente relatem seus estilos musicais preferidos. Solicite que verbalizem as hipóteses sobre os instrumentos musicais utilizados em cada estilo ouvido. Em seguida proponha uma atividade de registro em uma tabela, utilizando nos laptops, a ferramenta KWord  (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos).

Peça para que insiram duas colunas e a quantidade de linhas suficientes para todos os alunos. Eles deverão colocar  o nome dos colegas em ordem alfabética e a hipótese de escrita referente a cada estilo citado na roda de conversa. Veja um exemplo:

NOME: _____________________________________

Data: __/__/____

“OS ESTILOS MUSICAIS QUE MAIS GOSTAMOS”

 

NOME

ESTILO

ANA LAURA

ROCK

BRUNO

SERTANEJO

CARLOS

REGGAE

DANIEL

PAGODE

JONATHAN

RAP

KÁTIA

TECNO

NATHÁLIA

ÓPERA

 

Após a confecção da tabela proposta, faça a reescrita coletiva do que for necessário. Considerando que vários nomes de estilos musicais são de origem estrangeira, talvez seja necessário um trabalho interdisciplinar com professores da área de Língua Estrangeira.

 

3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

CONSTRUINDO UM INSTRUMENTO MUSICAL

Professor, após conhecerem os vários estilos musicais e o gosto musical de cada aluno, proponha a construção de um instrumento musical popular como a Maraca. Vários sítios eletrônicos trazem a confecção destes objetos.

Solicite que os alunos utilizem os laptops seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet)  e acessem o sítio http://clientes.netvisao.pt/fmm65b/textos/construcao.htm , aproveite o momento e trabalhe também o texto instrucional que orienta a construção  da maraca. Peça que os alunos leiam as instruções. Questione-os:

-Quais materiais são utilizados para construir uma maraca?

-Como ele é construído?

-Para que este texto foi escrito? (objetivo)

 

 Veja uma sugestão  de texto instrucional a seguir:

 

AS MARACAS

 

Material para a construção:

 

1 garrafa de iogurte com tampa

Massa, arroz, areia seca, feijão, grão (qualquer um destes materiais)

 

Modo de construção:

1. Lava e seca a garrafa de iogurte;

2. Coloca lá dentro a massa ou qualquer um dos outros materiais;

3. Coloca-lhe a tampa.

 

Material para a decoração:

- Copo de iogurte de plástico;

- Cartolinas de várias cores;

- Marcadores de várias cores;

- Cola e fita isoladora;

- 1 tesoura

 Maraca

 

Fonte: http://clientes.netvisao.pt/fmm65b/textos/construcao.htm

 

PROPOSTA DE DECORAÇÃO 

 

1. Lava e seca o copo de iogurte;

2. Corta um retângulo de cartolina com o comprimento um pouco maior do que o perímetro do copo e a largura igual à altura;

3. Põe cola num dos lados do retângulo;

4. Cole-o à volta do copo de iogurte, unindo as extremidades;

5. Passa a fita-isoladora em volta das extremidades da cartolina para a fixares aos lados do copo;

6. Desenhe na cartolina um círculo com a base do copo;

7. Corta-o e cola-o na base do copo;

8. Corta outro retângulo de cartolina com o comprimento um pouco maior do que o perímetro da garrafa e a largura igual à altura;

9. Põe cola num dos lados do retângulo;

10. Cola-o à volta da garrafa de iogurte, unindo as extremidades;

11. Passa a fita-isoladora na base à volta das extremidades da cartolina para a fixares aos lados da garrafa;

12. Desenha, com os marcadores, nesta última parte que colaste, uma cara. 

 

Maraca pronta

Fonte: http://clientes.netvisao.pt/fmm65b/textos/construcao.htm

 

-Professor, ao escolherem quais os objetos irão construir é importante providenciar  todo o material necessário previamente. Você poderá solicitar que os alunos tragam de casa.

-Registre por meio de fotos e/ou filmagem o processo de produção. Para isto use a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).

Façam quantos objetos conseguirem. O objetivo também é socializar para toda a escola, como será proposto na 5ª atividade.

4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

CANTANDO E REGISTRANDO COM A TURMA

-Após a confecção da Maraca e/ou outro instrumento, proponha aos alunos que percebam o som emitido pelo objeto e ensaiem uma  música de domínio popular como “A barata diz que tem”. Se os alunos não conhecem a letra, nem o ritmo, peça que utilizem o navegador de internet seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) e acessem o vídeo  http://www.youtube.com/watch?v=3neOVv1WRPc  nele tem o clip da música contida no DVD Galinha Pintadinha.

 

-Professor, peça aos alunos  para gravarem o ensaio da música acessando a ferramenta Krecord em seus netbooks (Metasys>Aplicativos>Multimídia>Editores>de Áudio>Krecord). Vamos utilizar o áudio na atividade de socialização dos trabalhos.

-A música pode ser trabalhada em sala também  como um gênero textual. Dessa forma, use a letra da música para auxiliar na alfabetização, utilizando o recurso chamado “Técnica close”, ou seja, quando tiramos algumas palavras para que os alunos escrevam ou reescrevam de outra forma. Por exemplo, ao invés de barata, pode se colocar o nome de outro animal, mas que tenha sentido no texto.

 

-A turma poderá usar novamente a ferramenta KWord (caminho já citado) para a digitação do texto e depois o material deverá ser impresso para posterior correção por você, professor. Faça a reescrita com os alunos das palavras que apresentam problemas na  escrita, tais como: trocas de letras, omissão ou acréscimo. Veja um modelo de atividade:

 

 

A  BARATA DIZ QUE TEM

 

A __________ diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Há, há, há, ho, ho, ho, _________________ !

 


A Barata diz que tem um ________ de formatura
É mentira da barata, ela tem é _________ dura
Há, há, há, ho, ho, ho, ela tem é casca dura!
 

A Barata diz que tem um ___________ de fivela
É mentira da barata, o sapato é da _____ dela
Há, há, há, ho, ho, ho, o sapato é da mãe dela

 

A Barata diz que dorme numa ________ de cetim
É mentira da barata, ela dorme é no capim
Há, há, há, ho, ho, ho, ela dorme é no _________!

A Barata diz que tem um sapato de ____________
É mentira da barata, o pé dela é ___________
Há, há, há, ho, ho, ho, o pé dela é peludo !


 


 

5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

SOCIALIZANDO OS TRABALHOS

 

Professor, após a realização das atividades anteriores, você tem material suficiente para socializar o trabalho da turma, como: “OS ESTILOS MUSICAIS QUE MAIS GOSTAMOS”, os instrumentos construídos, a gravação da música cantada pelos alunos “A BARATA DIZ QUE TEM”, as fotos e/ou filmagem e a atividade de registro do texto da música citada. Convide por meio de  cartazes, as outras turmas da escola e as famílias para conhecerem o que vocês aprenderam.

-Selecione alguns convites (aniversário, casamento e outros) e leve para os alunos  observarem qual é sua estrutura textual e quais são os elementos que o compõem: quem estamos convidando, o motivo (objetivo), o local do evento, o dia, o horário, quem está convidando. Se não tiver nenhum convite impresso, solicite que os alunos utilizem seus netbooks e acessem o sítio 

http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/  seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet)

Para o convite, os alunos poderão usar o KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura), recursos que possibilitam o uso de desenhos e manuscritos. 

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, as atividades sugeridas tentam responder os objetivos, mas cabe  a você diagnosticar durante a realização das tarefas se os alunos conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É  importante nas atividades de registro fazer a correção coletiva e posteriormente a individual, para observarmos a aprendizagem   e  a atenção de cada aluno. É importante verificar  se eles compreenderam os diferentes estilos musicais, mas é importante respeitar o gosto individual. Além disso, podemos também aprender a gostar de outros estilos, inclusive valorizar os estilos da música popular de nossa região.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.