16/05/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno conheça alguns instrumentos musicais, a idéia de música e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord, Krecord, Wxcam, KolourPaint, e Mozilla Firefox.
1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
APRECIANDO VÁRIOS ESTILOS MUSICAIS
Professor, para a realização desta atividade produza com seus alunos uma pasta de arquivo em seus laptops com um Mix musical contendo vários estilos musicais (uma música para cada estilo). Para isto, poderão baixar músicas na internet escolhidas pelo grupo por meio do Mozilla Firefox. Lembre-se que, somente as músicas autorizadas para Dowloand, poderão ser copiadas. Oriente-os para não escolherem músicas que não condizem com a faixa etária, ou seja, que contenham expressões inadequadas.
Após esta tarefa, organize a turma para ouvir um pequeno trecho (um minuto) de cada música gravada em seus laptops. Podem usar fones de ouvidos ou deixar o som aberto.
Para ouvir a música com os alunos, prepare o ambiente. Para isto, conduza os alunos, orientando-os:
2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
NOSSO ESTILO MUSICAL
-Professor, antes de iniciar a atividade, acesse o seguinte sítio eletrônico http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf . Você poderá acessá-lo seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) . Nele você terá informações a respeito da educação musical proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Todas as atividades propostas podem ser realizadas em parceria com o professor de educação musical da sua escola. Caso a escola não tenha este profissional, convide um da comunidade escolar.
-Organize a turma em roda de conversa e peça para que individualmente relatem seus estilos musicais preferidos. Solicite que verbalizem as hipóteses sobre os instrumentos musicais utilizados em cada estilo ouvido. Em seguida proponha uma atividade de registro em uma tabela, utilizando nos laptops, a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos).
Peça para que insiram duas colunas e a quantidade de linhas suficientes para todos os alunos. Eles deverão colocar o nome dos colegas em ordem alfabética e a hipótese de escrita referente a cada estilo citado na roda de conversa. Veja um exemplo:
NOME: _____________________________________
Data: __/__/____
“OS ESTILOS MUSICAIS QUE MAIS GOSTAMOS”
NOME |
ESTILO |
ANA LAURA |
ROCK |
BRUNO |
SERTANEJO |
CARLOS |
REGGAE |
DANIEL |
PAGODE |
JONATHAN |
RAP |
KÁTIA |
TECNO |
NATHÁLIA |
ÓPERA |
Após a confecção da tabela proposta, faça a reescrita coletiva do que for necessário. Considerando que vários nomes de estilos musicais são de origem estrangeira, talvez seja necessário um trabalho interdisciplinar com professores da área de Língua Estrangeira.
3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
CONSTRUINDO UM INSTRUMENTO MUSICAL
Professor, após conhecerem os vários estilos musicais e o gosto musical de cada aluno, proponha a construção de um instrumento musical popular como a Maraca. Vários sítios eletrônicos trazem a confecção destes objetos.
Solicite que os alunos utilizem os laptops seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) e acessem o sítio http://clientes.netvisao.pt/fmm65b/textos/construcao.htm , aproveite o momento e trabalhe também o texto instrucional que orienta a construção da maraca. Peça que os alunos leiam as instruções. Questione-os:
-Quais materiais são utilizados para construir uma maraca?
-Como ele é construído?
-Para que este texto foi escrito? (objetivo)
Veja uma sugestão de texto instrucional a seguir:
AS MARACAS
Material para a construção:
1 garrafa de iogurte com tampa
Massa, arroz, areia seca, feijão, grão (qualquer um destes materiais)
Modo de construção:
1. Lava e seca a garrafa de iogurte;
2. Coloca lá dentro a massa ou qualquer um dos outros materiais;
3. Coloca-lhe a tampa.
Material para a decoração:
- Copo de iogurte de plástico;
- Cartolinas de várias cores;
- Marcadores de várias cores;
- Cola e fita isoladora;
- 1 tesoura
Fonte: http://clientes.netvisao.pt/fmm65b/textos/construcao.htm
PROPOSTA DE DECORAÇÃO
1. Lava e seca o copo de iogurte; |
2. Corta um retângulo de cartolina com o comprimento um pouco maior do que o perímetro do copo e a largura igual à altura; |
3. Põe cola num dos lados do retângulo; |
4. Cole-o à volta do copo de iogurte, unindo as extremidades; |
5. Passa a fita-isoladora em volta das extremidades da cartolina para a fixares aos lados do copo; |
6. Desenhe na cartolina um círculo com a base do copo; |
7. Corta-o e cola-o na base do copo; |
8. Corta outro retângulo de cartolina com o comprimento um pouco maior do que o perímetro da garrafa e a largura igual à altura; |
9. Põe cola num dos lados do retângulo; |
10. Cola-o à volta da garrafa de iogurte, unindo as extremidades; |
11. Passa a fita-isoladora na base à volta das extremidades da cartolina para a fixares aos lados da garrafa; |
12. Desenha, com os marcadores, nesta última parte que colaste, uma cara. |
Fonte: http://clientes.netvisao.pt/fmm65b/textos/construcao.htm
-Professor, ao escolherem quais os objetos irão construir é importante providenciar todo o material necessário previamente. Você poderá solicitar que os alunos tragam de casa.
-Registre por meio de fotos e/ou filmagem o processo de produção. Para isto use a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).
Façam quantos objetos conseguirem. O objetivo também é socializar para toda a escola, como será proposto na 5ª atividade.
4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
CANTANDO E REGISTRANDO COM A TURMA
-Após a confecção da Maraca e/ou outro instrumento, proponha aos alunos que percebam o som emitido pelo objeto e ensaiem uma música de domínio popular como “A barata diz que tem”. Se os alunos não conhecem a letra, nem o ritmo, peça que utilizem o navegador de internet seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) e acessem o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=3neOVv1WRPc nele tem o clip da música contida no DVD Galinha Pintadinha.
-Professor, peça aos alunos para gravarem o ensaio da música acessando a ferramenta Krecord em seus netbooks (Metasys>Aplicativos>Multimídia>Editores>de Áudio>Krecord). Vamos utilizar o áudio na atividade de socialização dos trabalhos.
-A música pode ser trabalhada em sala também como um gênero textual. Dessa forma, use a letra da música para auxiliar na alfabetização, utilizando o recurso chamado “Técnica close”, ou seja, quando tiramos algumas palavras para que os alunos escrevam ou reescrevam de outra forma. Por exemplo, ao invés de barata, pode se colocar o nome de outro animal, mas que tenha sentido no texto.
-A turma poderá usar novamente a ferramenta KWord (caminho já citado) para a digitação do texto e depois o material deverá ser impresso para posterior correção por você, professor. Faça a reescrita com os alunos das palavras que apresentam problemas na escrita, tais como: trocas de letras, omissão ou acréscimo. Veja um modelo de atividade:
A BARATA DIZ QUE TEM
A __________ diz que tem sete saias de filó
A Barata diz que tem um ___________ de fivela
A Barata diz que dorme numa ________ de cetim |
5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
SOCIALIZANDO OS TRABALHOS
Professor, após a realização das atividades anteriores, você tem material suficiente para socializar o trabalho da turma, como: “OS ESTILOS MUSICAIS QUE MAIS GOSTAMOS”, os instrumentos construídos, a gravação da música cantada pelos alunos “A BARATA DIZ QUE TEM”, as fotos e/ou filmagem e a atividade de registro do texto da música citada. Convide por meio de cartazes, as outras turmas da escola e as famílias para conhecerem o que vocês aprenderam.
-Selecione alguns convites (aniversário, casamento e outros) e leve para os alunos observarem qual é sua estrutura textual e quais são os elementos que o compõem: quem estamos convidando, o motivo (objetivo), o local do evento, o dia, o horário, quem está convidando. Se não tiver nenhum convite impresso, solicite que os alunos utilizem seus netbooks e acessem o sítio
http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/ seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet)
Para o convite, os alunos poderão usar o KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura), recursos que possibilitam o uso de desenhos e manuscritos.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf
http://clientes.netvisao.pt/fmm65b/textos/construcao.htm
Professor, as atividades sugeridas tentam responder os objetivos, mas cabe a você diagnosticar durante a realização das tarefas se os alunos conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É importante nas atividades de registro fazer a correção coletiva e posteriormente a individual, para observarmos a aprendizagem e a atenção de cada aluno. É importante verificar se eles compreenderam os diferentes estilos musicais, mas é importante respeitar o gosto individual. Além disso, podemos também aprender a gostar de outros estilos, inclusive valorizar os estilos da música popular de nossa região.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/11/2013
Cinco estrelasMuito criativo
25/05/2011
Cinco estrelasMuito boa a ideia
24/05/2011
Cinco estrelasótima
22/05/2011
Três estrelasGostei da proposta de trabalhos