Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Situações Problema no Cotidiano Escolar - UCA

 

30/05/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Situações-Problema no cotidiano escolar

LUCIANA SOARES MUNIZ, ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES, PATRICIA CARVALHO PACHECO, DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO, ELIANA APARECIDA CARLETO

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar situações problema que possibilitem desenvolver o senso crítico, o espírito de investigação e a autonomia.
  • Ampliar a capacidade de: observar, discutir, enfrentar e deduzir soluções para desafios matemáticos propostos.
  • Desenvolver habilidades linguísticas e lógicas.  
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – seis (6) atividades.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Como requisito importante para a realização das atividades aqui propostas, sugerimos que você professor, problematize constantemente, situações vivenciadas no dia a dia pelos alunos e possibilite a interação e o diálogo nas mais diversificadas experiências da turma, que envolvam tomadas de decisões. Os alunos ainda deverão ter noção de adição e de subtração.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta de trabalho pode ser desenvolvida em diferentes anos do Ensino Fundamental, a partir do momento em que for pensada e contextualizada de acordo com a realidade de cada turma. Para esta aula organize os alunos em duplas ou mesmo em grupos de quatro a cinco elementos para explorarem as seguintes estratégias pedagógicas:

. Contagem em sala de aula: contar os alunos (quantas meninas e quantos meninos);

. Formulação de situações problema com os alunos;

. Construção de um painel com hipóteses matemáticas;

. Construção de um varal para expor as situações problema de cada aluno;

. Criação de acróstico com a palavra problema.

 

Atividade 1: Painel de Hipóteses

Professor, inicie a aula com uma roda de conversa e formule questões problematizadoras para pensar sobre algumas situações problema com os alunos. Para isso, faça perguntas como: Quantos somos hoje? Quantos meninos e quantas meninas? Pergunte aos alunos da turma se já tiveram algum problema para ser resolvido no seu dia a dia e se sabem o que significa a palavra problema. Converse com os alunos sobre os possíveis problemas enfrentados por eles no dia a dia, tais como: pneu de bicicleta furado; brinquedo quebrado; conflitos entre colegas; dentre vários outros que possam surgir durante a conversa. Após esta sondagem, descubra as hipóteses dos alunos sobre o que significa a palavra problema. Aproveite este momento para fazer um painel com as hipóteses dos alunos sobre o significado da palavra problema. Utilize uma cartolina e na medida em que cada aluno expressar oralmente a sua opinião, registre-a com o objetivo de construir um painel. Neste momento, os alunos terão contato com a construção de texto bem como com as ideias iniciais sobre o tema trabalhado. Depois, exponha o cartaz no mural da sala de aula. 

 

Atividade 2: Situações problema: acróstico  

Utilizando as hipóteses sobre o significado da palavra problema, levantadas anteriormente, organize um acróstico com a turma. Para isso, pergunte aos alunos se sabem o que é e como se faz um acróstico. Faça uma explicação e demonstre com exemplos o que é um acróstico. Instigue a turma a dizer uma palavra para cada letra da palavra “PROBLEMA” que esteja relacionada com a temática. Construa um cartaz com o acróstico criado pela turma e afixe-o no mural da sala de aula. 

 

Atividade 3: Situações Problema do cotidiano da turma

Nesta atividade observe a turma, nos diferentes espaços da escola, e descubra uma situação problema que ocorra no cotidiano da escola com seus alunos. Elabore um problema que faz parte da realidade observada e leve para a turma resolver. É importante que a turma tenha oportunidade de realizar atividades com diferentes tipos de problema: de lógica, de enredo, com mais de uma solução, dentre outros. Ao elaborar o problema coloque nome dos alunos da turma. Um exemplo de situação problema que pode ocorrer no cotidiano de uma turma é:

Aline chegou à escola usando cinco pulseiras coloridas. Sua amiga Caroline lhe presenteou com mais seis pulseiras. Vamos ajudar a Aline a descobrir quantas pulseiras ela tem no total?

Decida se o problema será resolvido individualmente, em dupla ou em grupo, promova momentos diferenciados ao longo do ano para que os alunos possam: vivenciar trabalhos individualmente e interagir com os colegas. Explique para a turma como você elaborou a situação problema e que cada aluno poderá resolver da forma como achar mais interessante, por meio de desenhos, operações matemáticas, escrita, dentre outros. Se optar por desenhos o aluno poderá usar seu laptop e acessar o programa Pintura Digital: Tux Paint acessando[ Metasys > Aplicativos > Edusys > Arte e Música > Pintura Digital > Salvar]. Concluído o desenho, você professor deverá ajudar os alunos que o fizeram a imprimi-lo para colocar no mural da sala de aula e ou para distribuir aos colegas.Entregue para cada aluno uma folha com o problema e incentive a turma a resolvê-lo. Após todos terminarem, peça que cada um, ou cada dupla ou grupo, caso a atividade tenha sido desenvolvida desta maneira, apresente para a turma como pensou para resolver a situação problema proposta e depois monte um varal, utilizando cordão e pregadores de roupa, com as atividades de cada aluno. O objetivo do varal na sala de aula é para que os alunos possam visualizar os diferentes registros. Possibilite que a turma perceba e analise as diferentes formas de resolver um único problema.

 

Atividade 4: Elaborando Problemas

Com a turma organizada em grupos de quatro ou cinco alunos, explique que cada grupo deverá tentar elaborar um problema, para que o outro grupo resolva. Retome, oralmente, como resolver um problema, explorando quais etapas seguir, por exemplo, ler o enunciado com atenção, tentar imaginar a situação, dentre outras. Esta construção é importante para que os alunos percebam a relevância dos dados de um problema. Para esta atividade, distribua uma folha de papel em branco para cada grupo e dê um tempo para a criação do problema. Depois de terminarem a elaboração do problema, os grupos deverão trocar as folhas de atividade e tentar responder a questão proposta pelo outro grupo. Após todos os grupos encontrarem uma possível resposta, os problemas retornam aos grupos que os criaram para correção. Em seguida, cada grupo que elaborou o problema, deverá apresentar para a turma o processo de resolução do mesmo e os resultados obtidos. 

 

Atividade 5: Situações Problema a partir do laptop

Professor, para esta atividade sugerimos a utilização de um software (proprietário), o qual necessita ser adquirido pela escola e instalado no laptop Classmate do Projeto UCA. A partir da instalação do software (proprietário) “Coelho Sabido na Cidade dos Balões”, solicite que cada aluno acesse em seu laptop o jogo e explique que terão como desafio, ajudar o coelho e seus amigos em uma aventura divertida. Mostre aos alunos que deverão solucionar vários problemas criados ao longo das fases para ajudar o coelho e seus amigos. A partir do jogo, os alunos poderão aprender a contar e a somar com a Porquinha Porcolita, responsável pela Aerolinea Porcolina, companhia aérea que leva o jogador para a Ilha da Aprendizagem, Borbulhópolis ou para o Palácio das Torres. Ou, então, solucionar problemas, relacionar valores e enviar encomendas para ajudar a Carolina Caracol. Também terão oportunidade de reforçar vocabulário e leitura com uma simpática tartaruga chamada Tarta-Rap, bem como, procurar instrumentos musicais, equipar os soldados do rei e tentar acordar um touro com o som da banda. Sugerimos que você professor, conheça bem o software utilizado e apresente à turma os nomes dos personagens bem como os desafios de cada etapa.

 

undefined

Com esta atividade a turma resolverá problemas de forma interativa e prazerosa.

Atividade 6: Diálogos sobre o jogo “Coelho Sabido na Cidade dos Balões” 

Em sala de aula, faça uma roda de conversa com os alunos sobre o que descobriram com o jogo do “Coelho Sabido na Cidade dos Balões” e busque relacionar com o tema em estudo: "Situações problema". Aproveite o momento para dialogar com a turma sobre o que acharam mais fácil e o que perceberam como sendo mais difícil nas várias etapas do jogo. Após o diálogo, sugerimos que elabore um texto contando as aventuras que o Coelho Sabido e seus amigos viveram ao longo do jogo. Depois, peça para que cada aluno faça uma ilustração do texto escrito. O texto poderá ser digitado utilizando o laptop a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou [ Metasys > Aplicativos > KWord ] , ou outro editor de texto. A ilustração do texto também poderá ser feita no laptop a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho:[ Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint].

Professor, se não for possível adquirir o jogo do "Coelho Sabido na Cidade dos Balões", sugerimos o trabalho com o jogo online "Adivinha o número". Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop o Mozilla Firefox a partir do caminho: [ Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ], e o sítio sugerido abaixo para trabalhar com o jogo “Adivinha o Número”. Com este jogo os alunos estarão vivenciando situações que desenvolvem conceitos como intervalos numéricos, antecessor, sucessor, maior, menor e ordem numérica.

 

undefined

 Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10271

Após o jogo, possibilite um momento de troca de ideias sobre o que cada aluno aprendeu a partir da atividade proposta.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre o trabalho com situações problema na sala de aula acesse o sítio: http://www.somatematica.com.br/

Avaliação

Professor, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação cotidiana das atividades realizadas pelos alunos. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho proposto torna-se relevante perceber as possíveis dificuldades e os aspectos que a turma conseguiu avançar tendo em vista o trabalho com situações problema.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.