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Golpe em 1961: luta pela legalidade.

 

28/06/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Sujeito histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A polarização política da sociedade brasileira em 1961.

- A participação política dos militares brasileiros

- O imaginário criada sobre políticas trabalhistas no Brasil.

- A participação popular  na política brasileira nos anos 1960

- O movimento pela legalidade.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Comunismo

- Comunismo no Brasil.

- Era Vargas.

-Trabalhismo

- O período da experiência democrática brasileira (1945-1964) 

Estratégias e recursos da aula

Em sala de aula ou no laboratório de informática.

- O professor deve pedir aos alunos que leiam individualmente o texto do link http://www.ptbrs.org.br/institucional_historia_ptb_trabalhismo.php até o fim do subtítulo “Jango, o democrata”.

- Em seguida, os alunos deverão ler um trecho da entrevista com Jorge Luiz Ferreira, entre as páginas 54 e a primeira pergunta da página 57, disponível em: https://docs.google.com/viewer?url=http%3A%2F%2Fwww.ihu.unisinos.br%2Fuploads%2Fpublicacoes%2Fedicoes%2F1158328342.23pdf.pdf .

- Os alunos devem buscar nos textos uma definição para os conceitos de trabalhismo e populismo.

- A leitura dos textos deverá ser feita de forma individual em, no máximo, 20 minutos.

 

Atividade 1

O professor deverá estimular um debate entre os alunos sobre a política brasileira no período Vargas até o Golpe de 1964, discutindo os pontos abaixo e acrescentando outros, se for de seu interesse:

- Populismo ou Trabalhismo?

- Trabalhismo = Comunismo?

- Havia uma pressão popular ou a massa era controlada pelo governo?

- Que medidas podem ser classificadas como populistas ou trabalhistas?

- Havia conflito entre os desejos do povo e o governo?

O professor deverá apresentar algumas imagens para estimular o debate, como as sugeridas abaixo:

queremismo

Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/vargas_queremismo.jpg

varguismo

 

Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/20080501getuliovargas.jpg

ptb

Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/Vargas_Manifesta_o_c_vica_no_Dia_do_Trabalho_em_homenagem_a_Vargas_no_est_dio_do_Vasco_da_Gama_1941_Rio_de_Janeiro.jpg

comício da central

 

Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/ultimahora.jpg

 

 

O professor deverá exibir o documentário “Legalidade”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1s6lqT4cN-w&feature=related (Parte 1) e  http://www.youtube.com/watch?v=a8bCZl7i3PQ&feature=related (Parte 2).

 

Atividade 2

 

Após assistir ao vídeo, separados em grupos de, no máximo, cinco participantes, os alunos deverão, podendo utilizar a Internet como fonte de pesquisa, produzir uma redação na qual respondam aos seguintes pontos:

- Quais os motivos alegados para impedir João Goulart de assumir a presidência?

- Estes motivos possuíam embasamento?

- Quais os motivos que levavam Brizola e outros a defenderem a posse de João Goulart?

- Por que João Goulart aceitou a proposta parlamentarista?

- O que o grupo pensa sobre esta decisão do presidente? Foi a mais acertada? Ele poderia agir de forma diferente? Quais seriam as consequências?

Links para a pesquisa:

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/VicePresidenteJanio/O_segundo_mandato_e_a_crise_sucessoria

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/governo-joao-goulart-1961-1964-polarizacao-conduz-ao-golpe.jhtm

http://www.sokarinhos.com.br/HISTORIA/histbr_52.htm

http://www.brasilescola.com/historiab/joao-goulart.htm

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=630 (trechos de discuros de Brizola emitidos pela Rede da Legalidade)

- Cada um dos participantes do grupo deve ler ao menos um texto, pontuando os trechos que respondam as perguntas sugeridas para a elaboração da redação.

- Após a leitura dos textos e levantamento dos trechos, o grupo deve fazer uma seleção dos mais relevantes para interpretar e  fornecer de base para a redação. (Não poderão apenas copiar os trechos!)

- Coletivamente, redigirão então o texto final.

 

Atividade 3 

- Os grupos formados para a atividade 2 deverão fazer um exercício de imaginação, transportando a situação de 1961 para os dias atuais. Se algo acontecesse ao atual presidente e houvesse um movimento contrário à posse de seu vice, como a sociedade reagiria? Como se daria o embate entre os defensores da legalidade do vice e seus detratores?

- Os grupos terão 10 minutos para a discussão.

- Os grupos deverão discutir sobre os tipos de mídia atuais. Qual seria o mais indicado para a realização de uma estratégia semelhante a utilizada por Brizola para atrair o apoio da população?

- Após a discussão sobre as mídias (jornais, sites, blogs, podcasts, programas de rádio, podcasts, redes sociais, etc), os integrantes do grupo deverão selecionar uma das apontadas para ser trabalhada.

- Os grupos deverão adaptar a defesa da legalidade a esta mídia.

- Para a apresentação devem elaborar um roteiro pontual, justificando a escolha da mídia e explicando o seu funcionamento.

- Também deve ser incluída na apresentação uma expectativa de resultados e sua justificativa. 

- Os grupos deverão apresentar de forma oral.

- Cada grupo terá até 5 minutos, dependendo da quantidade de alunos na classe, para apresentar o material produzido.

- Após todos os grupos apresentarem os trabalhos, deverá ser feita uma discussão entre todos os participantes sobre os mesmos. Quais seriam os impactos de cada um? Algum seria mais efetivo?

- Hoje em dia as pessoas se envolvem mais ou menos do que durante o período de Jango?

- Continuando o exercício de imaginação, a maior facilidade na circulação de informação conseguiria mais adeptos à causa da legalidade? Podemos afirmar isso?

Recursos Complementares
Avaliação

 

Atividade 1: 

Deverá ser avaliada a participação dos alunos, assim como a capacidade deles de construir argumentos e conectar conceitos para responder às respostas, além da adequação ao objetivo proposto.

 

Atividade 2:

Na redação produzida, deverá ser avaliada a capacidade de organização dos elementos retirados dos textos lidos pelos alunos e a interpretação deles retirada, o posicionamento do grupo em relação aos fatos estudados e a adequação  do resultado final  à proposta.

 

Atividade 3:

Os grupos devem avaliar uns aos outros,  analisando os seguintes aspectos:

- Criatividade das propostas

- Justificativa da escolha

- Capacidade da proposta em atender o objetivo

O professor, além de usar os mesmos critérios dos alunos, também deve analisar a adequação do conteúdo visto nas aulas à argumentação dos trabalhos e do debate. Também será avaliada pelo professor a capacidade dos grupos em julgar os demais trabalhos. 

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • LENAIR, EEB PROFª LOURDES TONIN , Santa Catarina - disse:
    le_nair@hotmail.com

    29/06/2011

    Cinco estrelas

    Aula parte do conhecimento inicial do educando sobre: Política brasileira no período Vargas até o Golpe de 1964. Durante o desenvolvimento das atividades sugere inumeras possibidades, desafiando e explorando ao máximo a capacidade de compreenção do educando sobre o tema para que possa internalizar novos conceitos transformando-o em conhecimento. Avaliação que permite valorizar o processo individual e coletivo, buscando analisar o aproveitamento de cada um e dos grupos.


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