28/06/2011
Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
- A polarização política da sociedade brasileira em 1961.
- A participação política dos militares brasileiros
- O imaginário criada sobre políticas trabalhistas no Brasil.
- A participação popular na política brasileira nos anos 1960
- O movimento pela legalidade.
- Comunismo
- Comunismo no Brasil.
- Era Vargas.
-Trabalhismo
- O período da experiência democrática brasileira (1945-1964)
Em sala de aula ou no laboratório de informática.
- O professor deve pedir aos alunos que leiam individualmente o texto do link http://www.ptbrs.org.br/institucional_historia_ptb_trabalhismo.php até o fim do subtítulo “Jango, o democrata”.
- Em seguida, os alunos deverão ler um trecho da entrevista com Jorge Luiz Ferreira, entre as páginas 54 e a primeira pergunta da página 57, disponível em: https://docs.google.com/viewer?url=http%3A%2F%2Fwww.ihu.unisinos.br%2Fuploads%2Fpublicacoes%2Fedicoes%2F1158328342.23pdf.pdf .
- Os alunos devem buscar nos textos uma definição para os conceitos de trabalhismo e populismo.
- A leitura dos textos deverá ser feita de forma individual em, no máximo, 20 minutos.
Atividade 1
O professor deverá estimular um debate entre os alunos sobre a política brasileira no período Vargas até o Golpe de 1964, discutindo os pontos abaixo e acrescentando outros, se for de seu interesse:
- Populismo ou Trabalhismo?
- Trabalhismo = Comunismo?
- Havia uma pressão popular ou a massa era controlada pelo governo?
- Que medidas podem ser classificadas como populistas ou trabalhistas?
- Havia conflito entre os desejos do povo e o governo?
O professor deverá apresentar algumas imagens para estimular o debate, como as sugeridas abaixo:
Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/vargas_queremismo.jpg
Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/20080501getuliovargas.jpg
Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/ultimahora.jpg
O professor deverá exibir o documentário “Legalidade”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1s6lqT4cN-w&feature=related (Parte 1) e http://www.youtube.com/watch?v=a8bCZl7i3PQ&feature=related (Parte 2).
Atividade 2
Após assistir ao vídeo, separados em grupos de, no máximo, cinco participantes, os alunos deverão, podendo utilizar a Internet como fonte de pesquisa, produzir uma redação na qual respondam aos seguintes pontos:
- Quais os motivos alegados para impedir João Goulart de assumir a presidência?
- Estes motivos possuíam embasamento?
- Quais os motivos que levavam Brizola e outros a defenderem a posse de João Goulart?
- Por que João Goulart aceitou a proposta parlamentarista?
- O que o grupo pensa sobre esta decisão do presidente? Foi a mais acertada? Ele poderia agir de forma diferente? Quais seriam as consequências?
Links para a pesquisa:
http://www.sokarinhos.com.br/HISTORIA/histbr_52.htm
http://www.brasilescola.com/historiab/joao-goulart.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=630 (trechos de discuros de Brizola emitidos pela Rede da Legalidade)
- Cada um dos participantes do grupo deve ler ao menos um texto, pontuando os trechos que respondam as perguntas sugeridas para a elaboração da redação.
- Após a leitura dos textos e levantamento dos trechos, o grupo deve fazer uma seleção dos mais relevantes para interpretar e fornecer de base para a redação. (Não poderão apenas copiar os trechos!)
- Coletivamente, redigirão então o texto final.
Atividade 3
- Os grupos formados para a atividade 2 deverão fazer um exercício de imaginação, transportando a situação de 1961 para os dias atuais. Se algo acontecesse ao atual presidente e houvesse um movimento contrário à posse de seu vice, como a sociedade reagiria? Como se daria o embate entre os defensores da legalidade do vice e seus detratores?
- Os grupos terão 10 minutos para a discussão.
- Os grupos deverão discutir sobre os tipos de mídia atuais. Qual seria o mais indicado para a realização de uma estratégia semelhante a utilizada por Brizola para atrair o apoio da população?
- Após a discussão sobre as mídias (jornais, sites, blogs, podcasts, programas de rádio, podcasts, redes sociais, etc), os integrantes do grupo deverão selecionar uma das apontadas para ser trabalhada.
- Os grupos deverão adaptar a defesa da legalidade a esta mídia.
- Para a apresentação devem elaborar um roteiro pontual, justificando a escolha da mídia e explicando o seu funcionamento.
- Também deve ser incluída na apresentação uma expectativa de resultados e sua justificativa.
- Os grupos deverão apresentar de forma oral.
- Cada grupo terá até 5 minutos, dependendo da quantidade de alunos na classe, para apresentar o material produzido.
- Após todos os grupos apresentarem os trabalhos, deverá ser feita uma discussão entre todos os participantes sobre os mesmos. Quais seriam os impactos de cada um? Algum seria mais efetivo?
- Hoje em dia as pessoas se envolvem mais ou menos do que durante o período de Jango?
- Continuando o exercício de imaginação, a maior facilidade na circulação de informação conseguiria mais adeptos à causa da legalidade? Podemos afirmar isso?
Textos de auxílio para o professor:
- Trabalhismo:
http://www.pdt.org.br/index.php/nossas-bandeiras/trabalhismo
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-trabalhismo-na-era-vargas.htm
- RADDATZ, Vera Lucia Spacil; ZAMIN, Ângela Maria. A Rede da Legalidade no interior gaúcho. Disponível em: www.redealcar.jornalismo.ufsc.br/cd3/sonora/angelamariazamin_veraluciaspacilraddatz.doc
Atividade 1:
Deverá ser avaliada a participação dos alunos, assim como a capacidade deles de construir argumentos e conectar conceitos para responder às respostas, além da adequação ao objetivo proposto.
Atividade 2:
Na redação produzida, deverá ser avaliada a capacidade de organização dos elementos retirados dos textos lidos pelos alunos e a interpretação deles retirada, o posicionamento do grupo em relação aos fatos estudados e a adequação do resultado final à proposta.
Atividade 3:
Os grupos devem avaliar uns aos outros, analisando os seguintes aspectos:
- Criatividade das propostas
- Justificativa da escolha
- Capacidade da proposta em atender o objetivo
O professor, além de usar os mesmos critérios dos alunos, também deve analisar a adequação do conteúdo visto nas aulas à argumentação dos trabalhos e do debate. Também será avaliada pelo professor a capacidade dos grupos em julgar os demais trabalhos.
Cinco estrelas 1 classificações
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29/06/2011
Cinco estrelasAula parte do conhecimento inicial do educando sobre: Política brasileira no período Vargas até o Golpe de 1964. Durante o desenvolvimento das atividades sugere inumeras possibidades, desafiando e explorando ao máximo a capacidade de compreenção do educando sobre o tema para que possa internalizar novos conceitos transformando-o em conhecimento. Avaliação que permite valorizar o processo individual e coletivo, buscando analisar o aproveitamento de cada um e dos grupos.