Estabelecer relações e conexões entre os conceitos - dia e noite; descrever e caracterizar os indícios que dão especificidades a cada um desses fenômenos naturais.
Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nomear os dois movimentos realizados pela terra: rotação e translação.
Estratégias e recursos da aula
Atividade: Fazer uma síntese do tema de estudo.
1º Momento- O (a) professor (a) iniciará a aula questionando o que as crianças aprenderam durante o estudo. Dessa forma, possibilitará que expressem seus conhecimentos e suas curiosidades para a elaboração de um texto coletivo. Nesse momento, o(a) professor deverá:
anotar as palavras-chave para a elaboração do texto;
produzir o texto a partir dessas palavras;
buscar, junto as crianças, elementos de conexões textuais, para dar sentido a escrita coletiva.
fazer a leitura de cada parte construída e analisar o sentido;
fazer a leitura completa do texto;
analisar se o texto permite a comunicação;
criar o título do texto;
ilustrar a produção textual.
2º Momento- Será realizado um desenho individual para ver como as crianças elaboram os conhecimentos relacionados com o tema dia e noite no plano da representação, como no exemplo abaixo:
Recursos Complementares
Avaliação
Analisar se as crianças representaram, por meio de desenhos, elementos que expressaram ampliação dos conhecimentos iniciais; se ampliaram o nível de argumentação.