Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO: DIAS, NOITES: um processo de familiarização

 

02/08/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Estabelecer relações e conexões entre os conceitos - dia e  noite; descrever e caracterizar os indícios que dão especificidades a cada um desses fenômenos naturais.

Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Nomear os dois movimentos realizados pela terra: rotação e translação.

Estratégias e recursos da aula

Atividade: Fazer uma síntese do tema de estudo.

1º Momento- O (a) professor (a) iniciará a aula questionando o que as crianças aprenderam durante o estudo. Dessa forma, possibilitará que expressem seus conhecimentos e suas curiosidades para a elaboração de um texto coletivo. Nesse momento,  o(a) professor deverá:

  • anotar as palavras-chave para a elaboração do texto;
  • produzir o texto a partir dessas palavras;
  •  buscar, junto as crianças, elementos de conexões textuais, para dar sentido a escrita coletiva.
  • fazer a leitura de cada parte construída e analisar o sentido;
  • fazer a leitura completa do texto;
  • analisar se o texto permite a comunicação;
  • criar o título do texto;
  • ilustrar a produção textual.

2º Momento- Será realizado um desenho individual para ver como as crianças elaboram os conhecimentos relacionados com o tema dia e  noite no plano da representação, como no exemplo abaixo:

Recursos Complementares

Avaliação

Analisar se as crianças representaram, por meio de desenhos, elementos que expressaram ampliação dos  conhecimentos iniciais; se ampliaram o nível de argumentação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.