Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Visões do Brasil: Orson Welles e a Política de Boa Vizinhança nos 40

 

25/08/2011

Autor y Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Cultura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão conhecer as nuances da política norte-americana da Boa Vizinhança praticada nos anos 1940. A ideia é apresentar alguns pontos de vista sobre o estreitamento das relações entre o Brasil e os Estados Unidos tendo como eixo central o campo artístico. A proposta das aulas é tentar interpretar algumas destas iniciativas no campo da cultura para tentar perceber o alcance e os limites dessa política.

Duração das atividades
Oito aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Política intervencionista praticada pelos EUA desde o final do século XIX em relação à América Latina;

- Estratégias para superação econômica da crise de 1929 e a necessidade de fazer frente à influência do bloco político da Alemanha pré-guerra que crescia na Europa.

- Compreender a expansão cultural norte americana como estratégia política e economica a partir dos anos 30.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

A partir de de algumas imagens o professor deverá fazer uma breve introdução ao tema do pós-guerra no mundo e da crise de 1929, nos EUA. 

crise 1929

"100 dólares irão comprar este carro, mas precisa ser em dinheiro, perdi tudo na mercado financeiro"

http://www.temmais.com/Upload/Blog/sandrovidotto/Editor/stock_crash_07.jpg

 

crise 29

Família desempregada, vivendo em condições miseráveis, em Elm Grove, Califórnia, Estados Unidos.

http://www.miniweb.com.br/historia/artigos/i_contemporanea/decada_20/pobreza.jpg

 

Deverá apresentar, portanto, quais foram as estratégias do país para driblar a crise, dando destaque à Política de Boa Vizinhança em relação à América latina. Deverá apresentar o avanço ideológico do bloco alemão e a necessidade ideológica dos EUA de fazer frente ao bloco.

 

DESENVOLVIMENTO

Basicamente, as aulas usarão como recursos didáticos filmes de época ou que retratem a época (ficções ou documentários), textos da época (sobre cinema e cultura brasileira), além de críticas cinematográficas que analisem os filmes.

Serão utilizados os seguintes filmes:

 

- Tudo é Brasil, de Rogério Sganzerla (1997). Disponível em:

http://www.programadorabrasil.org.br/programa/20/;

- Linguagem de Orson Welles, de Rogério Sganzerla (1991). Disponível em:

http://www.programadorabrasil.org.br/programa/20/;

- Signo do Caos, de Rogerio Sganzerla (2003);

http://www.youtube.com/watch?v=9IICe7fRMdc (trecho)

- Você já foi à Bahia?, de Norman Ferguson e Clyde Geronimi (1945);

 

http://youtu.be/JSBxYcxnhf8 (trecho)

 

- Alô Amigos, de Norman Ferguson e Clyde Geronimi (1942);

http://youtu.be/lUMuOXpij6s (trecho)

- Olhar estrangeiro, de Lúcia Murat (2006).

http://youtu.be/kIV9r1nf4iM (parte 1)

http://youtu.be/dNsRMkuXCdQ (parte 2)

http://youtu.be/DceFOOLROYI (parte 3)

http://youtu.be/5w0V6B3P4vY (parte 4)

http://youtu.be/uh7Ss0G9G0k (parte 5)

http://youtu.be/H02fhvS9F_I (parte 6) 

http://youtu.be/-0VXQAq0VDc (parte 7)

 

Será, portanto, necessário o uso do Laboratório de Informática ou algum ponto com a acesso à Internet e onde esse conteúdo possa ser copiado da internet. Uma ajuda muito importante é o cadastro no programa da Secretaria do Audiovisual (www.programadorabrasil.org.br), que tem como objetivo a divulgação gratuita do cinema nacional e, ainda, a formação de núcleos debatedores de cinema. Alguns filmes tratados aqui poderão ser adquiridos pela escola por meio do programa, desde que a escola se comprometa com a sua exibição. Uma sugestão é realizar um Ciclo Temático de Cinema, extraclasse, que exiba os filmes acima, semanalmente, ao longo do decorrer das atividades.

 

Atividade 1: A política da Boa Vizinhança

Introdução

Aula 1

O professor deverá orientar a turma em uma pesquisa em grupo, via Internet, livros ou revistas especializadas, sobre o papel atual da cultura norte-americana hoje no mundo, especialmente no Brasil. Através de pesquisa simples, com buscas no google, os alunos deverão levantar exemplares de filmes, músicas, séries de tevê, revistas, livros ou propagandas que, de alguma maneira, denotem uma forma de divulgação da cultura americana por meio de sua inserção na cultura mundia. A pesquisa deverá passar pelo levantamento destes dados na vida cotidiana das pessoas? Quais filmes, músicas, séries de tevê os alunos assistem ou já assistiram? Os alunos podem consultar o google para checar a origem de filmes, músicas ou artistas que reconheçam. Como auxílio o professor deverá consultar o campo dos recursos complementares para ter auxílio e informações extras, como dados estatísticos da presença do cinema norte americano no Brasil. O sentido da atividade é fazer as seguintes perguntas:

- Qual é o significado político e econômico dessa expansão cultural norte-americana para o mundo?

- Como ela foi feita? Quando foi que começou?

 

Mais particularmente o professor deverá trabalhar o papel do cinema americano como um elemento dessa política de expansão da cultura norte-americana:

- Qual é e qual foi o papel do cinema americano na formação dos hábitos brasileiros?

- Quais as palavras, gestos, atitudes e valores que o cinema transmite? E como o Brasil (ou outros países na América Latina) é visto nos filmes estrangeiros?

 

Assinatura

Assinatura do Acordo Comercial Brasil - Estados Unidos. Roosevelt, sentado, é cumprimentado pelo Ministro da Fazenda Souza Costa; ao centro, Osvaldo Aranha, então Embaixador do Brasil nos EUA. Disponível em:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/segunda-guerra-mundial/brasil-na-guerra.php

 

Rosvelt VArgas

O presidente norte-americano Franklin Roosevelt e Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, em 1936. Disponível em:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/segunda-guerra-mundial/brasil-na-guerra.php

 

O professor deverá pedir aos alunos que, em grupo, escolham um filme norte-americano que represente em algum momento o Brasil, para tentarem assim analisar as imagens e registrar de forma escrita as respostas levantadas pelo grupo, para uma futura discussão com a sala, em forma de um seminário.

Caso haja dificuldades em encontrar filmes que façam esse referência temos alguns exemplos bem populares que talvez possam ser encontrado em video locadoras:

- Anaconda (1997) de Luis Llosa.

- Turistas (2006) de John Stockwell

- Mercenários (2011) de Silvester Stallone

 

Caso a dificuldade continue o professor pode explorar o caso Mercenários (2011) de Silvester Stallone, que fez declarações preconceituosas sobre o Brasil após a filmagens de seu longa no Estado do Rio de Janeiro. Acompanhe a reportagem aqui: http://youtu.be/9n4GQ3xWTrw .

 

Como recurso complementar o professor poderá procurar passar o filme de Lúcia Murat, Olhar Estrangeiro. O filme trata das várias representações sobre o Brasil presentes em filmes estrangeiros.

 

- Olhar estrangeiro, de Lúcia Murat (Parte 1): http://youtu.be/kIV9r1nf4iM (o link para o resto do filme encontra-se no início da aula)

Crítica: http://www.fazendomedia.com/olhar-estrangeiro/

 

Também poderá lançar mão dos seguintes meios:

- Economia Global e a “americanização” da cultura latino americana, de João Migliori Neto (disponível em: http://www.cesa.art.br/revistas/vol_14s2-2005/04.pdf);

 

- A Política de Boa Vizinhança e a influência cultural estadunidense na América Latina, de Guilherme Augusto do Nascimento e Silva (disponível em:http://www.revistacontemporaneos.com.br/n2/pdf/politicadeboavizinhanca.pdf);

 

- Ordem Executiva 8840 – Presidente Franklin Delano Roosevelt (pode sertraduzido pelo Google tradutor e está disponível em:http://www.presidency.ucsb.edu/ws/index.php?pid=16152#axzz1LnWOaB2Y).

 

 

Aula 2

A partir das perguntas realizadas na aula anterior, o professor deverá orientar os alunos no sentido de identificarem o período conhecido como “Política de Boa Vizinhança”, nos anos 1930, como um marco da expansão da cultura americana na América Latina, sendo esse um dos caminhos escolhidos pelos EUA para driblar a crise de 1929.

O professor poderá identificar, em dois filmes, dois exemplos para esclarecer a política estadunidense:

 

- Você já foi à Bahia?(1944), de Norman Ferguson. Disponível em:

http://youtu.be/JSBxYcxnhf8

vc ja foi a bahia

Aurora Miranda em Cena de Você já foi a Bahia, de 1944, recebendo flores do Pato Donald. Disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_OmnJuwB8hy0/S7ouPrDwIDI/AAAAAAAAA6Q/REfiS6qijpM/s1600/carmen1382.jpg

 

- Alô Amigos(1943). Disponível em: http://youtu.be/lUMuOXpij6s

 

Carmen Miranda

 

Um dos principais estereótipos da mulher brasileira em Entre a Loura e a Morena (The Gang’s All Here, Busby Berkeley, 1943). Disponível em:

http://auteursnotebook.s3.amazonaws.com/multiple%20images/Gangs%20All%20Here/good%20banana.jpg

 

- Entre a Loura e a Morena (The Gang’s All Here, Busby Berkeley, 1943). Disponível em: http://youtu.be/flfB4PGBHhE.

 

Como indicado anteriormente, é recomendado que o professor exiba os filmes na íntegra em um horário alternativo às aulas. No caso caberá ao professor escolher entre um dos dois filmes, ou exibir ambos, contextualizando-os devidamente. Os filmes são bem populares e poderão ser encontrados em video locadoras. Caso contrário deverá exibir somente os trechos indicados e disponíveis na internet. De qualquer forma, o professor deverá orientar os alunos na pesquisa sobre a história por trás dos personagens de Carmen Miranda e Zé Carioca.  Para isso, poderá orientar-se com os textos:

 

- Sobre Carmen Miranda e Política de Boa Vizinhança (disponível em):

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2426-6.pdf);

 

- Sobre Zé carioca e a Política de Boa Vizinhança (disponível em:

http://www.tempo.tempopresente.org/index.php?option=com_content&task=view&id=2014&Itemid=83&lang=pt).

 

Disnry no Brasil

A visita de Disney e sua equipe ao Brasil. Disponível em:

http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/10/86_331-Disney.jpg

 

A pesquisa deverá ser feita na internet. Através de sites de busca (o google é o mais recomendado). Por escrito, os alunos deverão fazer um texto identificando quais os principais traços nos filmes em questão. Quem queria estas produções? Quais os motivos políticos para a ralização destes filmes? O que eles parecem destacar do Brasil? Como funcionariam estes filmes para a Política de Boa Vizinhança? Lembrando que estamos na década de 1940, o que será que da realidade brasileira ficou de fora da história destes filmes?

Flying Down to Rio

Etta Moten Barnett (1901-2004) como a "cantora carioca", no filme Voando para o Rio. (Flying Down to Rio, RKO, 1933). Disponível em: http://carmen.miranda.nom.br/flying.jpg

 

End of the river

The End of the river, 1947. Disponível em:

http://www.acertaincinema.com/workspace/media/end-river-poster_opt.jpg

 

 

 

Atividade 2: Deslizes da Boa Vizinhança

 

Aula 3

O professor poderá apresentar duas canções que parecem problematizar a Política de Boa Vizinhança:

- “Não tem tradução (1933). Música de Noel Rosa, por Aracy de Almeida, em 1950 (disponível em: http://youtu.be/fmwMGzfKdoM); Letra: http://www.vagalume.com.br/noel-rosa/nao-tem-traducao.html).

Noel

Noel Rosa em 1933, ano da composição de "Não tem tradução". A foto retrata uma realidade bem diferente da do cinema norte americano. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-nWRCbnUh3qk/TbpRumMOM_I/AAAAAAAAEQE/hG8BNRv0qSI/s1600/Noel%252BRosa+%25281%2529.jpg

 

- “Disseram que eu voltei americanizada” (1940), de Carmen Miranda (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dRbbq_Czfgo); letra: http://www.vagalume.com.br/carmen-miranda/disseram-que-eu-voltei-americanizada.html

Carmen Americanizada

Carmem Miranda e o Bando da Lua, em 1940, ano da gravação de "Disseram que eu voltei americanizada". Disponível em:

http://www.chorodas3.com.br/uploaded_images/Carmem_Miranda_e_o_Bando_da_Lua_-_1940-784460.jpg

 

Em um seminário, o professor deverá levantar as questões abaixo para a turma, lembrando-se de que estas músicas são datadas, ambas do período que estamos tratando (o da Política de Boa Vizinhança):

- Como poderíamos entender que são visões divergentes da americanização da cultura brasileira?

- Será que este processo era tão simples como se pode imaginar?

 

NI seminário os alunos deverão apresentar os pontos de vista desenvolvidos ao longo das atividades desenvolvidas até aqui: como e quando começou a acontecer a americanização da cultura brasileira? por que ocorreu? quais a consequências até hoje delas? 

 

Ao final da aula, o professor deverá passar o trecho seguinte, que apresenta um dos mais polêmicos e malfadados projetos proporcionados pela Política de Boa Vizinhança, o filme do diretor Orson Welles, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cGAATtSFfvE

 

Como atividade extraclasse, o professor deverá orientar os alunos a fazer uma pesquisa sobre quem foi Orson Welles e sobre o projeto que lhe foi encomendado, a ser realizado no Brasil.

Welles no Brasil

Orson Welles filmando no Brasil. Disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/-EtrPODy-lzg/TX7cy7EbolI/AAAAAAAABao/6jSz4zTMP-0/s400/img_historico_orson_welles.jpg

 

 

Aula 4

Em sala de aula, o professor deverá apresentar algumas cenas dos seguintes trechos de filme:

http://youtu.be/fpdxGygXPzM

http://youtu.be/xCLms_NqYEY

 

Trechos retirados de: Orson Welles Filmou Um Clássico No Brasil - Será Verdade? Disponível em: http://canhotagem.blogspot.com/2009/12/que-verdade-e-esta.html

 

Welles e Vargas

Orson Welles sentado à mesa com Getúlio Vargas. Disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_tz_lsXX3c8M/TFCbhXS_zbI/AAAAAAAAAF4/ki4TElCBNtY/s1600/Livro27GetulioVargaseWelles.jpg

 

Apesar de ser um filme em inglês, o professor deverá explicar que se trata das imagens recuperadas de um projeto abortado do conhecido cinema norte-americano sobre o Brasil.  O professor poderá consultar o artigo de Flávia de Sá Pedreira para a Revista de História para conehcer melhor o caso de Orson Welles: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/o-filme-perdido   

Logo em seguida deverá lançar algumas perguntas à turma, que, após a pesquisa em grupos, deverão responder por escrito:

 

- Por que este filme foi abandonado?

- O que aconteceu com o diretor aqui no Brasil?

- Que  eventos Welles planejava retratar? E Como?

- O que havia em seu filme de tão perigoso para o governo da época?

- De quais aspectos do Brasil o filme trata?

- Por que o diretor o chamou de: “É tudo verdade”?

- Como podemos entender a Política de Boa Vizinhança depois de saber da censura desse filme? Quais deveriam ser suas reais intenções?

 

Ao final da aula, o professor poderá exibir um trecho do filme de Rogério Sganzerla, Signo do Caos (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9IICe7fRMdc).

 

Signo do caos

Cena de o Signo do caos, de Rogério Sganzerla. Disponível em:

http://www.thebridge.blogger.com.br/signo-do-caos04.jpg

 

Se possível, o professor poderá exibir a primeira parte do filme de Sganzerla completa. O filme é uma sátira experimental sobre a interdição do filme de Welles no Brasil. Os últimos filmes do diretor brasileiro se dedicaram amplamente ao tema da visita de Welles no Brasil. Em Signo do caos, o último filme de Rogério Sganzerla, projeta-se sobre o filme de Welles o título de “mais real que a realidade”. Por isso mesmo, teve de ser censurado pelo governo de Vargas (por meio de seu órgão de censura, o DIP) e pelo governo norte-americano: “Se teu pé te faz tropeçar: corta-o”, era como era resumido.

 

- Sobre o Signo do Caos

 (disponível em:http://www.contracampo.com.br/75/signodocaos.htm )

 

Como atividade extraclasse, o professor deverá pedir aos alunos que pesquisem sobre Rogério Sganzerla e sua relação com Orson Welles. Teria sido Sganzerla censurado também? Quando foram feitos os seus filmes? Como são? Teria sido ele passado por censura também? Por que ele foi censurado? Existe alguma relação entre os dois?

 

Sganzerla

Rogério Sganzerla filmando seu primeiro longa-metragem, O bandido da luz vermelha (1968). Disponível em: http://www.overmundo.com.br/uploads/agenda/img/1197881303_foto__o_bandido_da_luz_vermelha__rogerio_sganzerla_filmando_no_centro_de_sp_800x600.jpg

 

 

Atividade 3: Analisando o filme de Welles: suas relações com a política da época

 

Aula 5

Para analisarmos o filme de Welles o professor deverá partir do filme Tudo é Brasil. É recomendada a sua exibição na íntegra (para tanto já foi proposto o agendamento de um horários alternativo às aulas). Além de contextualizar o filme de Welles na história do Brasil, a película apresenta as relações entre o cinema de Welles, a sua importância e o seu encontro com o Brasil.

 

- Tudo é Brasil, de Rogério Sganzerla (1997): http://www.programadorabrasil.org.br/programa/20/

Sobre o filme: http://www.contracampo.com.br/13-14/tudoebrasil.htm

 

Welles no Brasil

Welles no Brasil. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/13-14/tudoebrasil.jpg

 

No filme, o diretor, numa mistura de material de arquivo e simulações com atores, representa com um ator a passagem de Welles pelo Brasil. Inspirados pelo filme, os alunos deverão, individualmente e em casa, produzir uma espécie de reportagem de jornal sobre a vinda de Welles no Brasil. Deverão pesquisar os lugares, as histórias e as polêmicas e tentar fazer uma reportagem sobre a sua vinda ao Brasil.

 

Sugerimos a consulta aos filmes A linguagem de Orson Welles e Nem tudo é verdade, ambos de Sganzerla, pois poderão ser um auxílio para esta atividade. Caso o professor tenha acesso a estes filmes, será de extrema importância.

 

Aula 8

Atividade final

A partir do texto A síndrome do Zé Carioca, publicado na Revista Bravo

(disponível em: http://bravonline.abril.com.br/conteudo/cinema/sindrome-ze-carioca-626201.shtml), o professor deverá discutir com os alunos as produções mais recentes sobre o Brasil. O filme Rio, do diretor brasileiro, Carlos Saldanha, poderá ser um bom exemplo:

- Rio (2011), de Carlos Saldanha. Disponível em: http://youtu.be/LQkwNUiFqLs(trailler).

 

 

Rio

Rio

Cenas do filme de Carlos Saldanha, 2011. Disponível em:

http://franciellecastilhos.com/wp-content/uploads/2011/04/Rio-3D-film-photo-02.jpg

 

Individualmente, os alunos deverão escrever uma comparação entre o filme de Zé carioca, dos anos 1940, e o Rio, de 2011. Quem é o produtor de cada um dos filmes? Em que eles se parecem (os alunos devem prestar atenção nas cores, nas falas, nas canções, etc)? Qual a diferença entre as duas situações e sobre os dois filmes? Será que há alguma comparação?

Sugestão: Caso haja oportunidade, sugere-se, aos moldes do filme de Sganzerla, produzir um filme curto que misture imagens contextuais das duas épocas com os próprios filmes, fazendo uma espécie de comparação em vídeo das duas épocas (os vídeos poderão ser baixados do youtube). Qual a diferença dos anos 1940 para hoje?

 

 

CONCLUSÃO

Ao final das atividades, os alunos deverão ter sido introduzidos em uma parte da história do cinema brasileiro, assim como nas diferentes formas de o cinema encarar um fenômeno histórico. Deverão ser capazes de extrair informações históricas dos filmes (sejam elas factuais, políticas, de ideias, etc.). Deverão aprender a diferenciar e, quando necessário, aproximar a ficção do documentário. Deverão compreender como funciona a dinâmica de uma tradição visual em termos históricos. 

Recursos Complementares

 

Atividade 1)  A política da boa vizinhaça

Dados estatítsticos sobre produção e distribuição de cinema no Brasil

http://www.ie.ufrj.br/datacenterie/pdfs/seminarios/pesquisa/texto04112.pdf

 

A INFLUÊNCIA CULTURAL NORTE-AMERICANA NO BRASIL: O CINEMA E A INDÚSTRIA CULTURAL NO FIM DA DÉCADA DE 1980 de FÁBIO CRISTIAN DAVI

http://unibhri.files.wordpress.com/2010/12/fc3a1bio-cristian-davi-a-influc3aancia-cultural-norte-americana-no-brasil_-o-cinema-e-a-indc3bastria-cultural-no-fim-de-dc3a9cada-de-1980.pdf

 

O Brasil dos Gringos, livro de Tunico Amâncio.

Consultar: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/segunda-guerra-mundial/brasil-na-guerra.php;

 

Atividade 2) Deslizes da Boa Vizinhaça

 

 

- “Foi tudo verdade”, de Flávia de Sá Pedreira (disponível em:

http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=2723);

 

- “Disney: racismo e estereótipos em desenho animado”, de Felipe Machado (disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=489&sid=55&tpl=printerview);

 

- “O herói brasileiro de Orson Welles, de Amir Labaki  (disponível em:

http://www.itsalltrue.com.br/periodico/coluna/coluna.asp?lng=&id=179);

Orson Welles no Ceará, livro de Firmino Holanda (Edições Demócrito Rocha, 205 p., R$ 28), pode ser comprado pelo telefone (0--85) 255-6270 ou por fax (0--85) 255-6276 (disponível em: http://jangadanantes.free.fr/4homjang_br.htm).

Avaliação

As avaliações se darão ao término de cada atividade, levando-se em conta: a consistência e a pertinência dos registros escritos produzidos pelos alunos; a sua participação nas atividades de pesquisa e de discussão em grupo e em seminários; a qualidade da produção de um jornal e, se possível, de um vídeo, a sua participação nos debates em sala de aula, da pertinência da crítica cinematográfica. Sugere-se, ainda, a criação de um blog para que seja publicado todo o conteúdo produzido pelos alunos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.