31/07/2009
Alciléia Marques Lima; Ivone Bonetti; Marlene Cardoso de Souza; Andréia dos Santos Coelho Oliveira Coelho Vanzin; Maria Juldete Munin; Marled Quadra Riquelme; Maria Elena Martins.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
A escrita do nome próprio é uma das mais importantes conquistas do educando que entra no mundo das letras. Para ele, o conjunto de letras que compõe seu nome o representa, proporciona a percepção de si como um ser social, com um nome próprio que o representa, diz algo sobre sua identidade, sua filiação, sua história. A escrita do nome próprio tem papel fundamental no processo de alfabetização do educando, pois representa um passo importante de sua entrada no mundo da escrita.
O conhecimento do nome próprio tem duas consequências importantes para os educandos que estão em processo de alfabetização: uma escrita livre do contexto; uma escrita que informa sobre a ordem não-aleatória dentro do conjunto de letras.
A escrita do próprio nome representa uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita, pelas seguintes razões: tanto do ponto de vista linguístico, como do gráfico, o nome próprio é um modelo estável; é um nome que se refere a um único objeto, com o que se elimina para o educando, a ambiguidade na interpretação; tem valor de verdade porque se reporta a uma existência, a um saber compartilhado por ambos, emissor e receptor; do ponto de vista da função, fica claro que identificar objetos ou indivíduos, com nomes, faz parte dos intercâmbios sociais de nossa cultura; a forma e o valor sonoro convencional das letras; a quantidade de letras necessárias para escrever os nomes; a variedade, a posição e a ordem das letras em uma escrita convencional; a realidade convencional da escrita o que serve de referência para checar as próprias hipóteses.
O trabalho oportunizará aos alunos além da conquista da escrita do próprio nome, a compreensão da escrita do próprio nome; momentos de reflexão sobre a escrita a partir de uma referência estável, o próprio nome; e compreensão da importância do nome próprio, suas letras, sua quantidade, variedade, posição e ordem.
Roda de conversa para saber o que os alunos acham de seus nomes, se conhecem seu significado, sua história e de que outros nomes gostam;
Solicitar que pesquisem com seus familiares a história de seu nome.
Link da aula: http://docs.google.com/View?id=dckwdr46_31dn364qgv
O progresso dos alunos será avaliado através de uma folha de assinaturas: toda semana, enquanto a turma está aprendendo a escrever o nome próprio completo, o professor passará uma folha pautada datada, para cada aluno assinar. Essa folha será exposta no varal e trocada por outra nova a cada semana. As folhas serão digitalizadas e organizadas em uma apresentação de slides, para cada um avaliar o tanto seu próprio progresso individual, quanto coletivo na escrita do nome de todos os colegas da turma, em uma apresentação semestral, para os alunos com participação dos responsáveis.
Referência Bibliográfica:
RUSSO. Maria de Fátima, VIAN. Maria Inês Aguiar, Alfabetização um processo em construção. Editora Saraiva.
SOLÉ. Isabel de, Estratégias de leitura. Editora Artes Médicas.
TEBEROSKY. Ana, Psicopedagogia da linguagem escrita. Editora Trajetória Cultural/Unicamp.
Quatro estrelas 38 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/02/2015
Cinco estrelasMaterial de grande eficacia para a prática pedagogica.
19/02/2015
Cinco estrelasMaterial de grande eficacia para a prática pedagogica.
06/02/2014
Cinco estrelasação-reflexão -ação essa experiencia nos enriquece e fortalece o processo educacional de nosso país... VALEU!!
15/03/2013
Cinco estrelasotimo
01/05/2012
Cinco estrelasPensei em iniciar um processo de escrita do nome próprio porque tenho alunos que ainda não escrevem seus nomes completos e o primeiro escrevem com erros. Estão no 4º ano e sei que esse processo os ajudaria no letramento que se encontra defasado. Tinha pensado na lista diária de assinatura. Vim então pesquisar sobre o assunto e encontrei essas dicas. Gostei do que li e vou adaptar as ideias para esta turminha. Lista diária seria produtivo? Muito obrigada por estas dicas!
12/03/2012
Quatro estrelasAs sugestões das aulas são , criativas e prazerosas, qualquer educador, pode realiza-las, em sua sala de aula.Tornando o momento da aprendizagem, divertido e dinâmico.
15/09/2011
Cinco estrelasExcelente aula.Utilizei alguns exemplos para minhas alunas de Educação Infantil do Curso Normal. Parabéns!!!
20/08/2011
Quatro estrelasO conteúdo ministrado é muito proveitoso, dessa maneira que o aluno realmente consegue assimilar, e escrever o seu nome. Os recursos utilizados , realmente são viáveis .
25/11/2010
Cinco estrelasParabéns professora, trabalhei 16 anos com alfabetização, amo alfabetizar, para mim não há algo tão gratificante quanto este, acompanhar este processo é maravilhoso. Seu projeto é excelente. Feliz o professor que possui este dom. Bom estarmos entre eles.
30/07/2010
Quatro estrelasA professora teve não somente a preocupação do educando aprender sobre o significado do seu nome, mas a importância da própria escrita do seu nome. Ela propos atividades diversas para que o aluno sinta familiarizado com o seu próprio nome, descobrindo caminhos diferentes de leitura e escrita, fazendo com que a criança progride a cada passo diferente neste processo de aprendizagem. Na sua avaliação ela propõs aos educandos também a escrita diária dos seus nomes.
27/05/2010
Cinco estrelasParabens pelo maravilhoso que tem feito com nossos aluninhos. Sua aula vai ser exemplo pra muita gente. Excelente!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns a Equipe Pedagógica da Escola Clori... A Coordenadora Pedagógica Alciléia Marques Lima; A Diretora Adjunta Ivone Bonetti; Profª Marlene Cardoso de Souza; Profª Andréia dos Santos Coelho Oliveira Coelho Vanzin; Profª Maria Juldete Munin; Profª Marled Quadra Riquelme; Profª Maria Elena Martins.
24/03/2010
Quatro estrelasUm ótimo trabalho realizado, ele será com certeza de grande apoio para muitos professores alfabetizadores do brasil.Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasOlá!!!! Trabalhei por vários anos em Alfabetização, já realizei trabalhos semelhantes. Acho ótimo colocar na mídia para que outros professores também possam ter acesso as várias formas de pensar o ensinar. PARABÉNS
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns Ivanilda é um ótimo trabalho e voce pode integralizar todas as areas de conhecimento levantando a história do seu nome, porque os pais lhe deram este nome, árvore genealógica, quantidade de letras no nome, a que começa e termina,quantas vogais e quantas consoantes, etc.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá! achei bem interessante sua aula, porém sugiro uma atividade a mais. Em roda, misturar cartões com nome dos alunos, e pediria que cada um pegasse um e entregasse para o dono. bom dia.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da sugestão de aula, muito criativa dentro da realidade da turma issto é algo de grande aproveito para acontecer a aprendizagem.
24/03/2010
Cinco estrelasEstou muito feliz porque á vários professores, neste curso do proinfo,mas do MS, pouco á pouco estão aparecendo. E com grandes trabalhos iguais ao seu parabéns, porque o mesmo esta me ajudando a melhorar como profissional.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pelo seu excelente trabalho realizado em sua escola, certamente será de auxílio a outras experiências. Portanto continue este trabalho de aulas diferenciadas garantindo o sucesso.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula pode contribuir ,de forma extraordinária , para o bom desempenho do educando.
24/03/2010
Cinco estrelasCom certeza é um projeto de muita importância para nossos alunos, pois trabalha a valorização da pessoa. Parabéns aos professores organizadores.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns colega pelo excelente trabalho. Já tive essas experiências com os baixinhos e é muito gratificante trabalhar com eles. Precisamos buscar metodologias diferentes para que realmente a aprendizagem tenha significado. Abraços e sucesso.
24/03/2010
Cinco estrelasÓTIMA AULA COLEGA, CONHECER NOSSA IDENTIDADE É MUITO IMPORTANTE, INICIAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PARTINDO DA REALIDADE DAS CRIANÇAS TAMBÉM É PRODUTIVO E ENRIQUECEDOR.
24/03/2010
Cinco estrelasgostei tem bastante atividades sugestivas
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Professoras! Parabéns pelo excelente Projeto desenvolvido na Unidade Escolar. Projetos como esse com certeza ajuda na construção social do educando dentro da sociedade. Abraços!!!
24/03/2010
Três estrelasParabéns pela criatividade professora. Aulas diferentes fazem sempre muito bem aos alunos. Só devemos tomar cuidados para não deixarmos de lado outras dificuldades que por ventura possa não aparecer nos nomes dos alunos no caso das sílabas complexas.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito das sujestões. Eu fazia alguma coisa trabalhando com o nome dos educandos, mas agora abriu um leque de idéias que enriqueceram as atividades sugeridas para os educandos iniciando a alfabetização. Grata.
24/03/2010
Quatro estrelasOi Colega, td bem? Muito legal seu trabalho. Realmente, o nome é um recurso muito importante na alfabetização dos nossos alunos. Também uso-o com frequencia. Gosto de escrever o nome deles por várias vezes, usando fontes diferentes. É muito legal vê-los descobrindo as várias formas com que podem representar seus nomes.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pelo excelnte trabalho, sua aula foi muito criativa e muito bem fundamentada; possibilitando a compreensão de que é possível realizar atividades que realmente promovam a aprendizagem e a tomada de consciência do aluno de sua própria identidade diante do mundo e frente aos próprios colegas dentro da sala de aula... Parabéns pelo carinho e dedicação...Adorei seu trabalho.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da sua aula, eu trabalho em \Educ.Infantil (0 a 6 anos), e fazemos esse trabalho de identificacao de nomes com crachas com o primeito nome, e tambem fazemos os nomes com foto e colocamos na parede proximo ao gancho onde eles penduram as mochilas, esse trabalho inicimos a partir dos 2 anos. e e incrivel como a maioria indentifica o o nome e ate juda o amigo.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns amigas pelo trabalho realizado com qualidade. Nossos alunos merecem. Beijos
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito legal o trabalho. Importante trabalhar a identidade dos alunos, sua história e a sua proópria identificação no grupo. Parabéns, colega.
24/03/2010
Quatro estrelasjá trabalhei com o nome dos alunos acho bastante interessante,mas adorei suas sugestões.Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasMuito criativa a sua aula e ainda está muito bem fundamentada, possibilitando a compreensão de que é possível realizar atividades que realmente promovam a aprendizagem e a tomada de cosnciência de identidade de si próprio diante do mundo. É um ótimo excercício.
24/03/2010
Quatro estrelasQue interessente sua sugestao de aula, valorizar a identitade do aluno é algo muito interessante que surge bons resustados. Parabens.
24/03/2010
Quatro estrelasJa trabalhei com o nome dos alunos na alfabetização, mas gostei muito das estrategias utilizada. voce esta de parabéns seu trabalho está ótimo.
24/03/2010
Quatro estrelasAcho importante os alunos saber sobre sua identidade, e essa é uma aula muito boa.
24/03/2010
Quatro estrelasAcredito ser um tema, aparentemente simples, porém bem abrangente e de suma importância, por ser uma referencia de toda hora, e de forma contínua, o nome próprio como foi citado na aula, produz a interação e intercambio social, levando sua referencia pessoal e aprendendo com outros nomes próprios outros significados e valorizações interpessoais.