10/06/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Compreender o conceito de espaço geográfico e as categorias de análise da Geografia: território, paisagem e lugar.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop ou em um laboratório de informática. No caso de projetos como o UCA (um computador por aluno), os alunos terão contato com os seguintes aplicativos:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
- Inicie a discussão orientandos os alunos para, em dupla ou grupos, acessarem os sites da web a seguir, e lerem, com atenção, os dois textos sobre o processo de urbanização brasileira:
- Posteriormente, questione-os:
- Permita que as duplas ou grupos exponham suas compreensões e esclareça as possíveis dúvidas sobre as questões propostas, mediando a construção de novos conhecimentos por parte dos alunos.
Fonte: Clip-Art.
- Lembre-se: Reforçe aos alunos a ideia de que o processo de urbanização sempre esteve associado aos ciclos econômicos predominantes em cada período histórico de nosso país.
PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
- Oriente os alunos para acessarem o site da web <http://www.ibge.gov.br/home/> e observarem o seguinte gráfico:
BRASIL: População Urbana x Rural. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em 07 maio 2011.
- Agora, questione os alunos:
- Após responderem à questão anterior, pedir aos alunos para acessarem o link do mapa de urbanização brasileira, a seguir:
Mapa de urbanização brasileira. Fonte: HERVÉ; MELO, 2008, p. 171. Disponível em: <http://marcosbau.com/geobrasil-2/1434-2/ >. Acesso em 07 maio 2011.
- Oriente-os a observarem a legenda e interpretarem as informações representadas no mapa. Questione:
- Permita que exponham suas compreensões e esclareça as possíveis dúvidas sobre as questões propostas, mediando a construção de novos conhecimentos por parte dos alunos.
Fonte: Clip-Art.
- Lembre-se: Dentro da hierarquia urbana, as cidades são classificadas desde uma escala local até uma escala global. Destaca-se, entre as diversas classificações existentes, as Cidades globais ou Metrópoles mundiais; as Metrópoles nacionais, as Metrópoles regionais, as Capitais regionais, os Centros regionais e os Centros locais.
- Solicite aos alunos que façam uma pesquisa em sites de busca na internet e/ou livros didáticos de Geografia e expliquem o que caracteriza cada uma dessas denominações.
- Para ilustrar a discussão, apresente o mapa, a seguir:
Mapa de hierarquia urbana no Brasil. Fonte: COELHO; TERRA, 2005, p. 422. Disponível em: <http://marcosbau.com/geobrasil-2/1434-2/>. Acesso em 07 maio 2011.
- Agora, questione:
- Oriente os alunos para caracterizarem a hierarquia urbana do estado onde eles moram e registrá-la no editor de textos KWord.
PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
- Apresente aos alunos um trecho extraído do livro A urbanização brasileira, publicado em 2005 pela editora Edusp, de autoria de Milton Santos.
"Com diferença de grau e de intensidade, todas as cidades brasileiras exibem problemáticas parecidas [...] Em todas elas problemas como os do emprego, da habitação, dos transportes, do lazer, da água, dos esgotos, da educação e da saúde são genéricos e revelam enormes carências. Quanto maior a cidade, mais visíveis se tornam essas mazelas."
- Solicite aos alunos para expressarem suas compreensões sobre a leitura do texto. Posteriormente, oriente-os para se dividirem em pequenos grupos.
- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa abrindo um navegador de internet, como o [Mozilla Firefox], com vistas a levantar os principais fatores responsáveis pelos seguintes problemas urbanos, dentre outros, em nosso país:
- Após o levantamento das informações necessárias, os grupos devem organizar uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, para expressarem o que aprenderam sobre o assunto.
Fonte: Clip-Art.
- Lembre-se: O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática em questão.
- Pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos reflitam sobre esses questionamentos e registrem suas respostas no editor de textos KWord.
Sugerimos que este tema seja abordado em conjunto com conteúdos de Ciências, Língua Portuguesa, História e Matemática. Em Ciências, trabalhando com Educação Ambiental, a partir de observações das mudanças que se processam na apropriação dos recursos naturais presentes no espaço urbanos brasileiro. Em Língua Portuguesa, trabalhando a produção de textos ou incentivando a leitura de obras literárias. Em História, trabalhando a formação política do espaço urbano a partir das atividades humanas que se estabelecem no território, bem como as mudanças e as permanências nas condições de trabalho, em diferentes tempos da história do Brasil. Em Matemática, desenvolvendo relações euclidianas (medidas métricas, distância, etc.).
Sugestão de leitura para o professor:
CARLOS, A. F. A. Espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2004.
Neste livro, a geógrafa Ana Fani Alessandri Carlos retoma suas reflexões sobre a cidade e o urbano, propondo novas e instigantes análises a respeito do tempo e do espaço na metrópole. Longe de fornecer soluções prontas e acabadas, o livro é um convite ao debate, o que o torna imprescindível a todos aqueles - geógrafos, arquitetos, sociólogos, planejadores urbanos etc - que se debruçam a pensar os caminhos e descaminhos da cidade nos dias de hoje.
Partindo do princípio de que a ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica, oferecendo aos alunos constantemente elementos que possibilitem auxiliar o desenvolvimento cognitivo, nesta aula o aluno poderá ser avaliado com base nas atividades desenvolvidas:
1. Interpretação de mapas: Ler e interpretar informações em diferentes representações cartográficas.
2. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, relatórios e sínteses, se os alunos conseguem estabelecer relações e comparações entre os temas abordados e a sua vida cotidiana.
3. Exposição de ideias: avaliar se conseguem reelaborar os conhecimentos adquiridos de maneira que possam intervir de forma propositiva na sociedade em que vivem.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes em desenvolverem novos ambientes de aprendizagem colaborativa, que viabilizem interpretações e leituras críticas sobre as informações sócio-espaciais.
5. Observe também o domínio de conceitos apresentados em sala. Reserve tempo para que a turma avalie suas experiências.
Cinco estrelas 2 calificaciones
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16/10/2012
Cinco estrelasAdorei a explicação foi de grande ajuda para com os meus alunos.
02/04/2012
Cinco estrelasAmei, ajudou a melhorar as minhasaulas. Parabens! Gostariade trocar mais ideias e principalmente avaliações. Conto com vc Mariana oliveira