Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Queda da Monarquia no Brasil

 

03/07/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Ligia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno compreenderá os fatores que levaram à queda da Monarquia no Brasil. Identificar a diversidade do movimento social e político que levou ao fim do Império no Brasil.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter conhecimentos gerais sobre a trajetória do Império: suas principais características e seus principais problemas. Deve ser trabalhado também a influência da Terceira República francesa a partir de 1871, no Movimento Republicano brasileiro

Estratégias e recursos da aula

PRIMEIR ATIVIDADE

 

O professor deverá fazer uma introdução geral sobre a Queda da Monarquia. Deverá realçar a questão do Movimento Abolicionista e do Movimento Republicano na década de 1880.

 

Links que poderão ajudar o professor:

- Sobre o Movimento Republicano (acesso em: 9 maio 2011):

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-77042009000100002&script=sci_arttext&tlng=es

- Sobre a relação dos republicanos com a Abolição (acesso em: 9 maio 2011):

http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n27/13.pdf

- Livro A Formação das Almas: O imaginário da República no Brasil (acesso em: 9 maio 2011):

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=-71Lg6YYUScC&oi=fnd&pg=PA7&dq=queda+da+monarquia+no+brasil&ots=9FpecA7Kuh&sig=zHHXhSfAK6sM5b_eOEic6EyLncg#v=onepage&q&f=false

- Livro A Proclamação da República (acesso em: 9 maio 2011):

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=4v2eSKKWMGMC&oi=fnd&pg=PA7&dq=proclama%C3%A7%C3%A3o+da+rep%C3%BAblica&ots=k8KFwJQFmm&sig=vrvTdkSM6rr2I2CsfzA_FMl_-Xg#v=onepage&q&f=false

- Livro Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi (acesso em: 9 maio 2011):

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=f7j-vD-nHEMC&oi=fnd&pg=PA6&dq=proclama%C3%A7%C3%A3o+da+rep%C3%BAblica&ots=xW749qoUa6&sig=WvYy87_B1yhZ6knp2ds7Yy_fp1s#v=onepage&q=proclama%C3%A7%C3%A3o%20da%20rep%C3%BAblica&f=false

- Artigo “Do Império à República” (acesso em: 9 maio 2011):

http://virtualbib.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2284/1423

- Artigo que discute as diferenças simbólicas entre a República e o Império (acesso em: 9 maio 2011):

http://virtualbib.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2283/1422

- O papel de Quintino Bocaiúva no republicanismo (acesso em: 9 maio 2011):

http://sbpjor.kamotini.kinghost.net/sbpjor/admjor/arquivos/ana_regina_r%EAgo.pdf

- Resenha sobre o livro Ideias em Movimento (acesso em: 9 maio 2011):

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20702004000100016&script=sci_arttext&tlng=en

- Sobre a abolição da escravidão (acesso em: 9 maio 2011):

http://www.miniweb.com.br/historia/artigos/i_contemporanea/pdf/camelias_leblon.pdf

- Livro a República Consentida: cultura democrática e científica do final do Império (acesso em: 9 maio 2011):

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=XJ3Sz1zx560C&oi=fnd&pg=PA9&dq=movimento+abolicionista+no+imp%C3%A9rio&ots=X-alvc682H&sig=iBQ15Lze7_NjH44F6TdKnlaU_Yo#v=onepage&q=movimento%20abolicionista%20no%20imp%C3%A9rio&f=false

- A Abolição na imprensa ilustrada (acesso em: 9 maio 2011):

http://www.universosdahistoria.net/volume1/Rafael%20Santos%20da%20Silva.pdf

- Sobre Joaquim Nabuco e a luta abolicionista (acesso em: 9 maio 2011):

http://revistahistoria.universia.cl/pdfs_revistas/articulo_114_1285888040786.pdf

- Intelectuais e a Contestação ao Império (acesso em: 9 maio 2011):

http://encontro2008.rj.anpuh.org/resources/content/anais/1212976674_ARQUIVO_MARIANA-ANPUH-2008.pdf

 

Depois da breve introdução, que não deverá ultrapassar meia aula, o professor irá pedir aos alunos que escrevam um pequeno texto de, no máximo, 10 linhas resumindo o que entenderam da Queda da Monarquia no Brasil. Guardar esses textos para uma futura atividade.

 

SEGUNDA ATIVIDADE

 

O professor deverá mostrar as imagens abaixo e pedir aos alunos que respondam às perguntas correspondentes respectivas a cada imagem. As respostas às perguntas deverão ser registradas em um texto dissertativo para ser utilizado na atividade seguinte.

 

D. Pedro II lendo jornais

Fonte: SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

 

- Na imagem, vemos o imperador D. Pedro II a dormir lendo jornais. Para você, qual a mensagem que a imagem passa?

- Você acha que esta mensagem corresponde aos fatos da época do fim da Monarquia?

- A partir da quantidade de jornais presentes na imagem, podemos dizer que eles tiveram um papel importante na crise do Império? Qual foi esse papel?

 

D. Pedro II viajando

Fonte: SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

 

- A caricatura de D. Pedro II mostra-o em trajes civis e com certo olhar distante. O que isso significa?

- O que significa a coroa e o cetro meio que abandonados numa cadeira e o manto saindo da mala?

- Na mensagem desta imagem está presente uma das críticas mais comuns feitas ao Imperador. Qual é ela?

 

D. Pedro II viajando por Minas

Fonte: BEDIAGA, B. (Org.). Diário do Imperador D. Pedro II. Petrópolis: Museu Imperial, 1999.

 

- O que significa o chapéu na cabeça do cavalo? Que tipo de chapéu é este e o que ele representa?

- Esta imagem é de 1881 e está fazendo ironias, a partir das quedas de cavalo sofridas pelo Imperador em sua viagem a Minas Gerais. Tendo em vista isso, o contexto e a frase da imagem, qual é a mensagem da imagem?

 

Depois de os alunos refletirem e responderem às perguntas acima, o professor fará uma roda e pedirá que os alunos apresentem suas respostas. A partir dessas respostas, o professor irá conduzindo a aprendizagem do conhecimento. As respostas dos alunos deverão dar o norte da intervenção do professor. Dessa forma, ele partirá do conhecimento construído pelo aluno e não de um conhecimento dado. Guardar as respostas para uma futura atividade.

 

TERCEIRA ATIVIDADE

 

O professor deverá dividir a sala em, no máximo, quatro grupos e pedir aos alunos que pesquisem na internet a partir dos links abaixo ou noutros imagens sobre o Império e a sua queda. Feita a pesquisa, os alunos deverão selecionar do material guardado das atividades anteriores aqueles que eles considerarem que melhor explica a queda da Monarquia. Deverão juntar a pesquisa de imagens a esse material e apresentar o resultado em forma de Jornal Mural para a sala e para o resto da escola.

 

Links para a pesquisa:

- Portais de banco de dados de documentos (acesso em 9/5/2011):

http://www.wdl.org/pt/

http://www.brasiliana.usp.br/bbd

- Site do Museu Imperial (acesso em 9/5/2011):

http://www.museuimperial.gov.br/portal/

- Sites de pesquisa de imagens (acesso em 9/5/2011):

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=imghp&biw=1020&bih=619&q=Queda+da+Monarquia+no+Brasil&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1020&bih=619&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=Proclama%C3%A7%C3%A3o+da+Rep%C3%BAblica&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=&gs_rfai

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1020&bih=619&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=Segundo+Reinado&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=&gs_rfai

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1020&bih=619&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=Imp%C3%A9rio+Brasileiro&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai

 

CONCLUSÃO

 

Ao final, os alunos deverão compreender que a crise que levou à queda da Monarquia no Brasil é complexa, com vários atores e projetos políticos distintos. Além disso, compreender a campanha de destruição da imagem pública do Imperador que contribuiu para a sua queda.

Recursos Complementares

Links complementares para contribuir tanto para os alunos na pesquisa do terceiro passo quanto para o professor se preparar para aula:

http://www.culturabrasil.pro.br/decliniodoimperio.htm (acesso em 9/5/2011);

http://www.marcillio.com/rio/hiimiirc.html (acesso em 9/5/2011);

http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/stories/pdfs_historia/vol14n1/art03_picollo.pdf (acesso em 9/5/2011).

Avaliação

Além da avaliação específica em cada passo (no texto do primeiro; nas respostas do segundo, registradas em texto de formato dissertativo; e na pesquisa e mural do terceiro), o professor deverá pedir aos alunos que, individualmente, escrevam um texto dissertativo resumindo o que aprenderam e fazendo uma autoavaliação da sua aprendizagem.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.