03/07/2011
Ligia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Poder |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
O aluno compreenderá os fatores que levaram à queda da Monarquia no Brasil. Identificar a diversidade do movimento social e político que levou ao fim do Império no Brasil.
O aluno deve ter conhecimentos gerais sobre a trajetória do Império: suas principais características e seus principais problemas. Deve ser trabalhado também a influência da Terceira República francesa a partir de 1871, no Movimento Republicano brasileiro
PRIMEIR ATIVIDADE
O professor deverá fazer uma introdução geral sobre a Queda da Monarquia. Deverá realçar a questão do Movimento Abolicionista e do Movimento Republicano na década de 1880.
Links que poderão ajudar o professor:
- Sobre o Movimento Republicano (acesso em: 9 maio 2011):
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-77042009000100002&script=sci_arttext&tlng=es
- Sobre a relação dos republicanos com a Abolição (acesso em: 9 maio 2011):
http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n27/13.pdf
- Livro A Formação das Almas: O imaginário da República no Brasil (acesso em: 9 maio 2011):
- Livro A Proclamação da República (acesso em: 9 maio 2011):
- Livro Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi (acesso em: 9 maio 2011):
- Artigo “Do Império à República” (acesso em: 9 maio 2011):
http://virtualbib.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2284/1423
- Artigo que discute as diferenças simbólicas entre a República e o Império (acesso em: 9 maio 2011):
http://virtualbib.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2283/1422
- O papel de Quintino Bocaiúva no republicanismo (acesso em: 9 maio 2011):
http://sbpjor.kamotini.kinghost.net/sbpjor/admjor/arquivos/ana_regina_r%EAgo.pdf
- Resenha sobre o livro Ideias em Movimento (acesso em: 9 maio 2011):
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20702004000100016&script=sci_arttext&tlng=en
- Sobre a abolição da escravidão (acesso em: 9 maio 2011):
http://www.miniweb.com.br/historia/artigos/i_contemporanea/pdf/camelias_leblon.pdf
- Livro a República Consentida: cultura democrática e científica do final do Império (acesso em: 9 maio 2011):
- A Abolição na imprensa ilustrada (acesso em: 9 maio 2011):
http://www.universosdahistoria.net/volume1/Rafael%20Santos%20da%20Silva.pdf
- Sobre Joaquim Nabuco e a luta abolicionista (acesso em: 9 maio 2011):
http://revistahistoria.universia.cl/pdfs_revistas/articulo_114_1285888040786.pdf
- Intelectuais e a Contestação ao Império (acesso em: 9 maio 2011):
http://encontro2008.rj.anpuh.org/resources/content/anais/1212976674_ARQUIVO_MARIANA-ANPUH-2008.pdf
Depois da breve introdução, que não deverá ultrapassar meia aula, o professor irá pedir aos alunos que escrevam um pequeno texto de, no máximo, 10 linhas resumindo o que entenderam da Queda da Monarquia no Brasil. Guardar esses textos para uma futura atividade.
SEGUNDA ATIVIDADE
O professor deverá mostrar as imagens abaixo e pedir aos alunos que respondam às perguntas correspondentes respectivas a cada imagem. As respostas às perguntas deverão ser registradas em um texto dissertativo para ser utilizado na atividade seguinte.
Fonte: SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
- Na imagem, vemos o imperador D. Pedro II a dormir lendo jornais. Para você, qual a mensagem que a imagem passa?
- Você acha que esta mensagem corresponde aos fatos da época do fim da Monarquia?
- A partir da quantidade de jornais presentes na imagem, podemos dizer que eles tiveram um papel importante na crise do Império? Qual foi esse papel?
Fonte: SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
- A caricatura de D. Pedro II mostra-o em trajes civis e com certo olhar distante. O que isso significa?
- O que significa a coroa e o cetro meio que abandonados numa cadeira e o manto saindo da mala?
- Na mensagem desta imagem está presente uma das críticas mais comuns feitas ao Imperador. Qual é ela?
Fonte: BEDIAGA, B. (Org.). Diário do Imperador D. Pedro II. Petrópolis: Museu Imperial, 1999.
- O que significa o chapéu na cabeça do cavalo? Que tipo de chapéu é este e o que ele representa?
- Esta imagem é de 1881 e está fazendo ironias, a partir das quedas de cavalo sofridas pelo Imperador em sua viagem a Minas Gerais. Tendo em vista isso, o contexto e a frase da imagem, qual é a mensagem da imagem?
Depois de os alunos refletirem e responderem às perguntas acima, o professor fará uma roda e pedirá que os alunos apresentem suas respostas. A partir dessas respostas, o professor irá conduzindo a aprendizagem do conhecimento. As respostas dos alunos deverão dar o norte da intervenção do professor. Dessa forma, ele partirá do conhecimento construído pelo aluno e não de um conhecimento dado. Guardar as respostas para uma futura atividade.
TERCEIRA ATIVIDADE
O professor deverá dividir a sala em, no máximo, quatro grupos e pedir aos alunos que pesquisem na internet a partir dos links abaixo ou noutros imagens sobre o Império e a sua queda. Feita a pesquisa, os alunos deverão selecionar do material guardado das atividades anteriores aqueles que eles considerarem que melhor explica a queda da Monarquia. Deverão juntar a pesquisa de imagens a esse material e apresentar o resultado em forma de Jornal Mural para a sala e para o resto da escola.
Links para a pesquisa:
- Portais de banco de dados de documentos (acesso em 9/5/2011):
http://www.brasiliana.usp.br/bbd
- Site do Museu Imperial (acesso em 9/5/2011):
http://www.museuimperial.gov.br/portal/
- Sites de pesquisa de imagens (acesso em 9/5/2011):
CONCLUSÃO
Ao final, os alunos deverão compreender que a crise que levou à queda da Monarquia no Brasil é complexa, com vários atores e projetos políticos distintos. Além disso, compreender a campanha de destruição da imagem pública do Imperador que contribuiu para a sua queda.
Links complementares para contribuir tanto para os alunos na pesquisa do terceiro passo quanto para o professor se preparar para aula:
http://www.culturabrasil.pro.br/decliniodoimperio.htm (acesso em 9/5/2011);
http://www.marcillio.com/rio/hiimiirc.html (acesso em 9/5/2011);
http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/stories/pdfs_historia/vol14n1/art03_picollo.pdf (acesso em 9/5/2011).
Além da avaliação específica em cada passo (no texto do primeiro; nas respostas do segundo, registradas em texto de formato dissertativo; e na pesquisa e mural do terceiro), o professor deverá pedir aos alunos que, individualmente, escrevam um texto dissertativo resumindo o que aprenderam e fazendo uma autoavaliação da sua aprendizagem.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!