Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O sertão e a literatura

 

14/07/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Pauliane de Carvalho Braga; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender como o sertão foi representado na literatura brasileira, conhecendo os principais autores que trataram desta temática, e suas principais obras.

Duração das atividades
Sete aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá apresentar o contexto político e econômico dos períodos correspondentes à publicação das obras trabalhadas nas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A literatura brasileira, por vezes, ocupou-se de temáticas sociais e políticas; a esta tendência literária se convencionou chamar literatura social ou literatura engajada. Dos muitos temas de que ela tratou, nós nos deteremos aqui ao do sertão, do sertanejo, seus hábitos, costumes e sua vida. Neste ciclo de aulas, conheceremos alguns momentos dessa literatura social, alguns de seus autores e de suas principais obras.

 

Os Sertões  Os Sertões, obra de Euclides da Cunha, de 1902.

http://lemoseuclides.blogspot.com/

 

Cacau    Cacau, obra de Jorge Amado, de 1933.

http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12586

 

Sagarana Sagarana, obra de Guimarães Rosa, de 1946.

http://sublinha.blogspot.com/2010/07/sagarana-de-joao-guimaraes-rosa.html

Desenvolvimento

Primeira aula

Esta primeira aula deverá ser uma grande roda de discussão, onde o professor iniciará uma reflexão sobre a função social da literatura e sua função de fonte histórica. É preciso que os alunos compreendam que as obras literárias, mais que entretenimento, diziam sobre sua época; no caso da temática sertaneja, essas obras se transformaram em verdadeiros veículos de denúncia social.

Cabe também, nessa discussão, uma rememoração dos movimentos literários regionalistas que tiveram o sertão como temática preferencial, como os sertanistas do século XIX, a literatura do Nordeste, da década de 1930, e a literatura do oeste, ou sertanismo goiano-mineiro, da década de 1950.

Para auxiliar o trabalho da roda de discussão, sugerimos a leitura coletiva dos seguintes textos:

- “Literatura engajada: realidade ou ilusão”, de Gizele Cristina Carneiro (link http://web03.unicentro.br/pet/?s=publicacoes/ , acesso em: 28 abr. 2011);

- “Regionalismo: literatura das peculiaridades do Brasil”, de Antonio Carlos Olivieri (link http://educacao.uol.com.br/literatura/ult1706u51.jhtm , acesso em: 28 abr. 2011).

 

Segunda e terceira aulas

Na segunda e na terceira aulas, os alunos terão contato com algumas obras de temática sertaneja.  A dinâmica da aula consiste na formação de cinco grupos que deverão ler trechos de algumas obras selecionadas.

Para facilitar o acesso de todos os alunos aos textos, utilizaremos obras disponíveis na Internet; contudo, se a escola dispuser de tais obras em sua biblioteca, melhor será. Utilizaremos ferramentas eletrônicas como Literatura Digital: Biblioteca de Literaturas de Língua Portuguesa, site que disponibiliza textos (na íntegra ou trechos) de um sem-número de autores (links acessados em: 28 abr. 2011). Site: http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/

Temas dos grupos:

- Grupo 1: O sertanejo, de José de Alencar  (Parte 1), site: http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=midias&id=140766

- Grupo 2: Os sertões, de Euclides da Cunha (livro completo), site: http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=midias&id=141605

- Grupo 3: Cacau, de Jorge Amado (livro completo), site: http://pt.scribd.com/doc/7017499/Jorge-Amado-CACAU

- Grupo 4: Sagarana, de  João Guimarães Rosa (livro completo), site: http://pt.scribd.com/doc/7017412/Guimaraes-Rosa-SAGARANA

- Grupo 5: Tocaia Grande, de Jorge Amado (para download, livro completo), site: http://www.livrosgratis.net/download/1608/tocaia-grande-jorge-amado.html.

Durante estas duas aulas, o professor deverá prestar auxílio aos alunos, esclarecendo possíveis dúvidas.

 

Quarta aula

A partir da leitura dessas obras, os alunos deverão organizar uma apresentação para o restante da turma, a ser realizada na quinta aula. Os alunos deverão utilizar esta aula e o espaço da escola para preparar a apresentacão. Esta poderá ser feita por meio de performances teatrais, vídeos, painéis com foto montagens ou cartazes.  Para esta apresentação, os alunos deverão atentar para: o gênero literário em questão; a determinação do tempo e do espaço narrativo; a identificação do narrador; a caracterização física e psicológica dos personagens; o tipo de paisagem e de personagens descritos; etc. Os alunos também poderão realizar, no laboratório de informática, uma pesquisa biográfica sobre os autores das obras.

Sugerimos os seguintes links para pesquisa biográfica dos autores (links acessados em: 06 julho. 2011):

 

José de Alencar:

http://educacao.uol.com.br/biografias/jose-de-alencar.jhtm

Euclides da Cunha

http://educacao.uol.com.br/biografias/euclides-da-cunha.jhtm

Jorge Amado

http://educacao.uol.com.br/biografias/jorge-amado.jhtm

Guimarães Rosa

http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1936-biografia-9,00.jhtm

 

Quinta aula

Nesta aula, os grupos deverão apresentar seus livros e autores. O professor deverá avaliar a qualidade da leitura e pesquisa realizada pelos alunos; organização e criatividade da apresentação; capacidade do grupo em interagir e despertar a atenção do restante da sala; etc.

Sexta aula

Nesta aula, professores e alunos deverão discutir as apresentações da quarta aula, identificando as características específicas de cada obra, no que se refere à temática sertaneja e à modalidade e estratégia literária. Qual a característica de cada movimento literário? O que caracteriza a obra de cada autor? Qual a paisagem descrita em cada obra? Que imagem de sertão é desenhada na obra? E a relação com a história?

Com a discussão de questões como as propostas acima, o professor deverá concluir os debates do ciclo de aulas sobre “O sertão e a literatura”.

Sétima aula

Na sexta aula, o professor deverá instruir os alunos sobre a avaliação final deste ciclo de aulas.  Esta avaliação consiste na confecção de um vídeo pelos alunos, no qual os próprios interpretarão trechos de textos da literatura brasileira.

Nesta aula, os cinco grupos deverão reunir-se e selecionar trechos de obras de temática sertaneja (as obras podem ser diferentes das trabalhadas na segunda e na terceira aulas), que será o material para o vídeo. Os alunos deverão ainda discutir a confecção do vídeo, o local e o modo da gravação, os locutores e outros detalhes. A gravação do vídeo deverá ser realizada como atividade extraclasse.

 Os alunos deverão ter como base o Projeto “Mil Casmurros” (link http://www.milcasmurros.com.br/, acesso em: 28 abr. 2011), uma leitura coletiva de Machado de Assis. No site é possível selecionar trechos ou pessoas para escutar, o que é uma maneira inovadora de divulgar e incentivar a leitura da obra de um dos maiores autores da literatura brasileira.

Recursos Complementares

 “Literatura e experiência histórica em Sartre: o engajamento”, artigo de Franklin Leopoldo e Silva.

Site: http://www.espacoacademico.com.br/087/87silva_franklin.htm

Avaliação

As avaliações deste ciclo de aulas consistirão em:

- participação dos alunos na roda de discussão da primeira aula;

- apresentação dos grupos sobre as obras estudadas na segunda e na terceira aulas;

- qualidade do trabalho do vídeo produzido na avaliação final.

A avaliação final, como explicado na sexta aula, consiste na confecção de um vídeo pelos alunos, no qual os próprios interpretarão trechos de textos da literatura brasileira. O planejamento do vídeo será feito na sexta aula, mas sua confecção conta como atividade extra-classe.

O vídeo deverá ser avaliado pelo professor levando em conta a diversidade das obras escolhidas pelos alunos, organização e clareza do vídeo, qualidade das leituras realizadas, dentre outros.

Sugerimos que este vídeo seja disponibilizado no site da escola e também no youtube (link http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt, acesso em: 29 abr. 2011), para que possa ser acessado por diversos públicos - familiares dos alunos, amigos, até pessoas desconhecidas. Seguindo a lógica do projeto "Mil Casmurros", os vídeos produzidos pelos alunos deverão servir como meio de divulgação e incentivo para a leitura.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.