Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Plantas medicinais e seus benefícios para a saúde - UCA

 

30/05/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar as plantas medicinais mais usadas pela sua família.
  • Comparar as plantas medicinais que são usadas pela sua família com as usadas pelas famílias dos seus colegas.
  • Conhecer a importância e os benefícios das plantas medicinais para a saúde.
  • Ampliar o conhecimento de saúde.
  • Montar com a turma uma exposição na escola com mudas e imagens das plantas medicinais mais usadas pelos familiares, contendo seus nomes e utilidade.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre cuidados com a nossa saúde e utilização de recursos do laptop Classmate como os programas  KWord e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux, bem como a WebCam.

Estratégias e recursos da aula

bonecos UCA 

1ªAtividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

 Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, cante a música “Alecrim” ( Domínio Popular) com os alunos.

 

                                                 TEXTO6

menina                               

Para acompanhar a letra da música e assistir ao vídeo da música: Alecrim no DVD 2 da Galinha Pintadinha, solicite que os alunos peguem seus laptops e sigam os seguintes passos: Mozilla Firefox( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e acessem o sítio:

 http://letras.terra.com.br/temas-diversos/390703/

 Professor, imprima a letra da música e peça aos alunos que a leiam, silenciosamente. Em seguida peça que façam a leitura coletiva, lembrando que deverão obedecer a pontuação para que todos leiam juntos. Ao final faça uma avaliação oral, pergunte para eles o que acharam da leitura, se está bom da forma que leram, se precisa melhorar. Ouça alguns alunos, inclusive, solicite que eles justifiquem suas resposta.

 Após o diálogo, instrua-os a circularem no texto o nome da planta citada  e também a fazerem a ilustração da referida planta. Se for possível leve alguns galhinhos de alecrim ou até mesmo um vaso com esta planta para que aqueles que não a conhecem possam conhecê-la.

Depois  instigue os alunos fazendo os seguintes questionamentos:

1) Qual o nome da planta que aparece na música?

2) Para que serve?

3) Você já experimentou o chá dessa planta?

4) Você sabe o que é planta medicinal? Exemplifique.

5) E outras plantas medicinais você conhece? Quais? Onde foi que você conheceu?  Escreva seus nomes.

 2ªAtividade: aproximadamente 60 minutos.

 DE OLHO NA HORTA DA ESCOLA

Professor, se em sua escola existir uma horta na qual estejam plantadas plantas medicinais, acompanhe seus alunos até lá.  Chegando lá converse com os alunos sobre as espécies existentes. Apresente uma por uma, verifique se os alunos as conhecem, (ouça suas hipóteses) depois confirme ou não dizendo o nome de cada planta e qual é a sua  utilidade.

Quando você tiver apresentado as plantas medicinais da horta volte para sala de aula e  incentive os alunos a desenharem algumas delas (se forem várias) e a escreverem os seus nomes populares.

Professor, aproveite para explicar para os alunos que muitas plantas têm nome científico e popular (senso comum) e que nome científico é dado pelos pesquisadores que as estudam e nome popular (senso comum) é dado pelas pessoas comuns que as conhecem e usam . Pergunte se alguém já ouviu falar nisso e se conhece o nome científico e popular de alguma planta. Aproveite para apresentar nomes científicos e populares de alguma planta que seja mais conhecida na região e cidade onde moram. Se for possível e houver em sua cidade um Parque Ecológico, proponha uma “Aula de Campo”, para poderem explorar mais esse tema.

 horta

Fonte: Acervo da autora. Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na horta da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA

Professor, peça aos alunos que utilizem seus laptops e acessem a internet para pesquisarem informações sobre  plantas medicinais encontradas na horta da escola e seus benefícios para a saúde. Verifique se todos os alunos conseguem entrar no sítio sugerido. Se algum deles apresentar dificuldades relembre que é só seguir os seguintes passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e acessar os sítios:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Planta_medicinal  Escolha o nome da planta para você aprender mais informações sobre ela.

http://www.criasaude.com.br/N222/todas-as-plantas-medicinais.html 

http://guia.mercadolivre.com.br/ervas-medicinais-z-consulta-utilizacao-gratis-5144-VGP 

Professor, logo após a pesquisa peça aos alunos que salvem algumas informações e imagens das plantas medicinais que acharem interessantes,  no KWord e criem uma pasta no seu laptop, seguindo as orientações: Área de trabalho > Processador de Textos > Arquivo > Novo.

 Professor, depois que terminar a atividade solicite que os alunos escolham uma imagem para ser impressa, se for o caso você poderá ajudar nesta escolha.  Esta imagem será utilizada para montar uma TV feita de papelão e decorada pelos alunos. Segue os seguintes passos:

Pegue uma caixa de papelão cortada no lado maior, encape com papel camurça verde. Encaixe um rolo vazio de papel toalha ao meio com uma alça de metal para rolar as imagens e informações, que deverão ser coladas dentro da caixa, enroladas no rolo de papel toalha, ou seja, coladas em uma folha de papel A3. Depois, os alunos devem apresentar as curiosidades que cada um descobriu.

tv

Fonte: Acervo da autora. Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA.

                            

                                                        ENTREVISTA  

menino

Professor, organize com os alunos um roteiro de perguntas para a realização de uma entrevista com os pais e familiares. Segue abaixo o modelo criado com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA.

ROTEIRO DA ENTREVISTA

Nome do entrevistado:__________________________________________________________          

GRAU DE PARENTESCO:_____________________________________________________________

            DECIDIMOS PESQUISAR EM NOSSA PRÓPRIA CASA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS MEDICINAIS NO NOSSO DIA A DIA.

            DESSA FORMA, PEDIMOS SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O NOSSO PROJETO: PLANTAS MEDICINAIS E OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE, RESPONDENDO AS QUESTÕES ABAIXO:

  1. VOCÊ CONHECE ALGUMA PLANTA MEDICINAL? QUAL/IS? FALE SOBRE OS SEUS BENEFÍCIOS.
  2. JÁ FEZ OU FAZ O USO DE ALGUMA PLANTA MEDICINAL?
  3. EM SUA OPINIÃO QUANDO UTILIZA AS PLANTAS MEDICINAIS VOCÊ PERCEBE ALGUM EFEITO?
  4. EXISTE PLANTA QUE VOCÊ FEZ O USO E NÃO TEVE UM EFEITO DESEJADO?

 Professor, socialize na aula seguinte as respostas das entrevistas feitas pelos alunos com seus familiares.

3ªAtividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, compare as plantas medicinais usadas por cada família, registre as informações coletadas por meio da entrevista da seguinte maneira:

 

REGISTRANDO AS ENTREVISTAS COM OS FAMILIARES

 MEDICINA NATURAL

DESCOBRIMOS VÁRIAS PLANTAS MEDICINAIS QUE SÃO UTILIZADAS PELA FAMÍLIA EM CASA. PORTANTO, AGORA VAMOS REGISTRAR NO QUADRO O NOME DESSAS PLANTAS E PARA QUE ELAS SERVEM.

  Q

Fonte: Acervo da autora

 

Professor, peça aos alunos que escolham algumas dessas plantas para que se possam fazer chás ou sucos nutritivos e saborosos. Você poderá fazer chá de canela, erva cidreira ou capim cidreira, alecrim, camomila, suco de abacaxi com hortelã dentre outros. É importante que você conheça as plantas que serão utilizadas para fazer o chá e a quantidade que poderá servir aos alunos. Acessando os sítios abaixo você encontrará informações sobre como preparar chás e suas funções. Para reforçar a discussão iniciada na atividade 2, apresente aos alunos o nome utilizado no senso comum ( popular) e o científico de cada planta, assim, estarão enriquecendo seu vocabulário

  http://www.plantamed.com.br/    

 http://chasespeciarias.blogspot.com/2006/02/ervas-medicinais.html

http://culinaria.terra.com.br/interna/0,,OI4379236-EI13867,00-Tudo+o+que+voce+precisa+saber+para+fazer+um+cha+de+causar+inveja+a+Alice.html 

 Professor, logo após a pesquisa peça aos alunos que salvem algumas informações e imagens das plantas medicinais, que acharem interessantes, no KWord e criem uma pasta no seu laptop, seguindo as orientações: Área de trabalho > Processador de Textos > Arquivo > Novo.

 Professor,  você poderá sugerir um título para o arquivo:  Receitas de Chás Saudavéis

 Professor, informe os alunos sobre os cuidados que devem ter ao adquirirem as plantas. Lembrem-se de que as ervas medicinais são remédios e seu consumo equivocado ou em excesso pode ser prejudicial para a saúde.

Você pode facilmente encontrar plantas medicinais desidratadas com instruções de preparo e dosagem até mesmo em bancas de jornal.

 É IMPORTANTE TOMAR CUIDADO COM O LOCAL QUE VOCÊ IRÁ ADQUIRIR AS ERVAS MEDICINAIS DEVIDO A CONTAMINAÇÃO E A MÁ CONSERVAÇÃO.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, informe aos alunos que algumas plantas podem fazer mal, por serem venenosas ou tóxicas por isso não são comestíveis. Nunca se deve colocar na boca plantas que não são comestíveis ou que não conhecemos a sua procedência. Logo após, proponha aos alunos uma pesquisa usando o seu laptop para descobrirem curiosidades e informações sobre algumas plantas que podem fazer mal para a saúde.

Oriente os alunos relembrando-os para seguirem os seguintes passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e acessarem o sítio:

http://cantinhoverdenatureza.blogspot.com/2010/04/plantas-toxicas.html 

Coroa de Cristo                                           Pinhão Roxo                     Comigo Ninguém pode                       Copo de Leite

coroa planta2 planta3 planta4

Bico de Papagaio                                      Espirradeira                             Mamona                                Taioba Brava

planta5 planta6 planta7  planta9

Fonte das imagens: http://www.plantasonya.com.br/category/toxicas-e-venenosas/page/2

 

 Professor, selecione algumas imagens da pesquisa, imprima e produza cartazes (os alunos deverão escrever as informações) para serem colocados nos corredores da escola divulgando para outros alunos sobre os cuidados que devemos ter com essas plantas.

 5ªAtividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, prepare junto com os alunos uma exposição de plantas medicinais na escola. Para isso selecione junto com eles quais as plantas usadas pelos familiares que irão expor, confeccione etiquetas para as informações e curiosidades de cada planta, contendo seus nomes e utilidade.

 Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA,  fizeram uma exposição com algumas plantas medicinais e apresentaram para colegas, pais e comunidade. Veja abaixo:

exposição                                    exposição2

 

                                                          TEXTO9  

menina

Professor, divida os alunos em 2 grupos. Enquanto um grupo explica, o outro utiliza a sua câmera para filmar a exposição, através do caminho: WebCam: Menu K Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam > Botão Vermelho.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: pesquisar as plantas medicinais mais usadas pela sua família; comparar as plantas medicinais que são usadas pela sua família com as usadas pelas famílias dos seus colegas; conhecer a importância e os benefícios das plantas medicinais para a saúde; ampliar o conhecimento de saúde; montar com a turma uma exposição na escola com mudas e imagens das plantas medicinais mais usadas pelos familiares, contendo seus nomes e utilidade e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fernanda , E.M.MARIA JOSE COELHO NETO , Minas Gerais - disse:
    feapcon@hotmail.com

    21/08/2015

    Cinco estrelas

    Gostei muito, pois tem tudo a ver com o projeto que estou desenvolvendo com meus alunos desse ano para a Feira de Ciências da nossa escola.


  • Silvia de Oliveira Silva, CMEI D' Brechó , Goiás - disse:
    silviapedaletra@gmail.com

    16/05/2015

    Cinco estrelas

    Muito interessante! Vou realizar estas ações em meu projeto.na educação infantil.


  • ANGELA MARIA SILVA BORGES, Escola Estadual Ana Chaves , Minas Gerais - disse:
    angelamariafix@hotmail.com

    28/07/2014

    Cinco estrelas

    Adorei esse projeto!!!


  • Valquiria Aparecida Borrego Rodgerio, EMEF Luiz Washington Vita , São Paulo - disse:
    valqbrod@gmail.com

    05/07/2011

    Cinco estrelas

    Adorei esse projeto e utilizei idéias para o meu projeto com plantas medicinais. Sou professora de 2ª série,achei ideal para crianças nessa faixa etária.Parabéns pelo seu trabalho.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.