Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Região Centro-Oeste do Brasil – UCA.

 

09/06/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a localização desta região no mapa do Brasil;
  • Analisar os diferentes aspectos naturais, sociais e econômicos presentes na região Centro-Oeste;
  • Avaliar os principais problemas urbanos presentes na região Centro-Oeste, tais como desemprego, saneamento básico “Coleta e tratamento de esgoto, Tratamento e distribuição de água” e Violência.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cartografia e formação do território brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop e internet. 

 

Atividade 1 – Localização da região Centro-Oeste

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor deverá solicitar aos alunos que através de seu laptop, interligado à internet acesse o sítio abaixo, conforme mostra link e tela a seguir:

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acessado em: 15/05/2011.

 

Imagem 1

 

Após acessar a página acima, o aluno irá clicar no link “Brasil (estados e regiões)”, conforme mostra a tela abaixo, e analisar o mapa do Brasil com todas as regiões.

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acessado em: 15/05/2011.

 

Imagm 2

 

Em seguida irá clicar no link “Região Centro-Oeste”, conforme mostra a tela abaixo, e observar o mapa apenas da região Centro-Oeste.

 

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/regiao_centrooeste_gde.gif.  Acessado em: 15/05/2011.

 

Região Centro Oeste

 

O objetivo desta atividade é o aluno aprender a localizar a região Centro-Oeste no mapa do Brasil.

Para isso, quando o aluno estiver com mapa da região Centro-Oeste aberto no laptop, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos:

  • Quantos estados possuem esta região?
  • Quais são os estados?
  • Quais são as capitais desses estados?

 

O professor deverá pedir aos alunos que salvem o mapa em seu laptop e usando o programa “KolourPaint” faça uma legenda identificando os estados e as capitais da região Centro-Oeste.

 

  • Passos para acessar o KolourPaint: Metasys, Aplicativos, Aplicações Gráficas, Ferramenta de pintura.

 

 Atividade 2 – Analisando as características da região Centro-Oeste

 

 Para dar início a esta atividade o professor irá pedir para cada aluno através de seu laptop interligado a internet, abrir os sítios abaixo e fazer a leitura silenciosa dos textos contidos na página.

 

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm. Acessado em: 15/05/2011.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-centro-oeste.htm. Acessado em: 15/05/2011.

 

Em seguida o professor irá iniciar um debate na sala, usando as seguintes questões:

 

  • Quantos habitantes possuem a região Centro-Oeste?
  • Qual formação vegetal é encontrada na região?
  • Qual o clima presente?
  • Quais são os principais rios da região Centro-Oeste?
  • Quais aspectos econômicos sustentam a economia da região Centro-Oeste?

 

No momento do debate o professor sendo o mediador das discussões deverá incentivar todos a participarem deste momento. Após ouvir os alunos ele também irá fazer algumas colocações a respeito do tema, resgatando as principais características da região estudada.

Ao término do debate o professor poderá solicitar à turma que construam uma tabela colocando dados como: população, vegetação, clima, rios e aspectos econômicos. Para construção da tabela os alunos irão utilizar o Kword do laptop.

 

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Modelo da tabela

 

 

População

Vegetação

Clima

Rios

Aspectos Econômicos

 

 

 

 

 

 

  • O número de linhas da tabela irá variar de acordo com o preenchimento de cada característica.

 

Ao concluírem a atividade o professor deverá solicitar que os alunos encaminhem por e-mail a tabela para que ele possa corrigir e avaliar a turma pela execução da tarefa.

  

Atividade 3 – Uma análise da região Centro - Oeste

 

O professor irá solicitar que a turma se divida em grupos de no máximo cinco alunos e assistam aos vídeos e ouçam as músicas, disponível nos links e telas abaixo, buscando fazer uma análise sobre o tema que é retratado nos vídeos, imagens e músicas.

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZeNCLvAIi4Y&feature=related. Acessado em: 16/05/2011. 

Vídeo Um   

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AP4AFE3IUdU&feature=fvwrel. Acessado em: 16/05/2011.

 

Vídeo dois   

 

Música de Almir Sater (Composição: Almir Sater e Renato Teixeira)

Disponível em: http://letras.terra.com.br/almir-sater/127233/. Acessado em: 16/05/2011.

 

 Peão

Diga você me conhece

Eu já fui boiadeiro

Conheço essas trilhas

Quilômetro, milhas

Que vem e que vão

Pelo alto sertão

Que agora se chama

Não mais de sertão

Mas de terra vendida

Civilização

 

Ventos que arrombam janelas

E arrancam porteiras

Espora de prata riscando as fronteiras

Selei meu cavalo

Matula no fardo

Andando ligeiro

Um abraço apertado

E um suspiro dobrado

Não tem mais sertão

 

Os caminhos mudam com o tempo

Só o tempo muda um coração

Segue seu destino boiadeiro

Que a boiada foi no caminhão

 

A fogueira, a noite

Redes no galpão

O paiero, a moda,

O mate, a prosa

A saga, a sina

O "causo" e onça

Tem mais não

 

Ô peão....

 

Tempos e vidas cumpridas

Pó, poeira, estrada

Estórias contidas

Nas encruzilhadas

Em noites perdidas

No meio do mundo

Mundão cabeludo

Onde tudo é floresta

E campina silvestre

Mundão "caba" não

 

Sabe, "prum" bom viajante

Nada é distante

"Prum" bom companheiro

Não conto dinheiro

Existe uma vida

Uma vida vivida

Sentida e sofrida

De vez por inteiro

E esse é o preço "preu" ser brasileiro.

 

 

Após os grupos terem assistido aos vídeos, ouvido a música e feito às análises solicitadas anteriormente, eles irão elaborar uma poesia usando o Kword de seus laptops retratando todos os aspectos presentes na região Centro-Oeste.

 

  • Está atividade poderá ser desenvolvida juntamente com o professor de Língua Portuguesa, sendo que antes de iniciar a atividade o professor de Língua Portuguesa poderá em sua aula ensinar aos alunos a construírem uma poesia.

 

E quando os grupos tiverem elaborado a poesia eles irão encaminhar por e-mail para os professores de Geografia e Língua Portuguesa para que a atividade possa ser corrigida por ambos os professores.

  

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

 Atividade 4 – Análise de problemas urbanos presentes na região Centro-Oeste

 

Para que a turma entenda os problemas urbanos presentes na região Centro-Oeste, o professor irá solicitar que ainda em grupos façam uma análise dos dados disponibilizados pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

Passos para a análise

 

  • Entrar no sítio www.ibge.gov.br;
  • Na Sinopse dos resultados do censo 2010;
  • Escolha a região Centro-Oeste;
  • Evolução da população;
  • Análise do gráfico;
  • Domicílios, por existência de banheiro ou sanitário e tipo de esgotamento/ Anos 2000 e 2010;
  • Análise dos gráficos dos anos 2000 e 2010;
  • Domicílios por existência de energia elétrica;
  • Análise do gráfico;
  • Cartogramas;
  • Análise do mapa.

 

Após análise dos dados os alunos irão escrever um texto usando o Kword do laptop ressaltando todas as análises feitas, colocando no texto o maior número possível de dados coletados através da análise.

Em seguida ainda em forma de texto, fazer uma análise comparativa com os dados coletados no sítio do IBGE e com seus entendimentos após estudos realizados sobre a região, através de todas as atividades realizadas anteriormente.

 

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

  • O professor deverá solicitar que os alunos encaminhem por e-mail o texto para ser corrigido e avaliado.

 

Ao término da atividade de análise é necessário que o professor a partir de um debate com a turma ouça as considerações dos grupos sobre as análises dos gráficos e faça um fechamento das discussões colocando seu entendimento sobre o assunto em questão.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente auxiliarão o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

 

http://www.youtube.com.  Acessado em 15/05/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

http://www.ibge.gov.br. Acessado em 16/05/2011. Sítio usado na aula.

http://www.brasilescola.com.br. Acessado em 16/05/2011. Pode ser usado para auxiliar o professor.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e, os resultados das tarefas encaminhadas ao término de cada atividade.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.