09/06/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Cartografia e formação do território brasileiro.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop e internet.
Atividade 1 – Localização da região Centro-Oeste
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor deverá solicitar aos alunos que através de seu laptop, interligado à internet acesse o sítio abaixo, conforme mostra link e tela a seguir:
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acessado em: 15/05/2011.
Após acessar a página acima, o aluno irá clicar no link “Brasil (estados e regiões)”, conforme mostra a tela abaixo, e analisar o mapa do Brasil com todas as regiões.
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acessado em: 15/05/2011.
Em seguida irá clicar no link “Região Centro-Oeste”, conforme mostra a tela abaixo, e observar o mapa apenas da região Centro-Oeste.
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/regiao_centrooeste_gde.gif. Acessado em: 15/05/2011.
O objetivo desta atividade é o aluno aprender a localizar a região Centro-Oeste no mapa do Brasil.
Para isso, quando o aluno estiver com mapa da região Centro-Oeste aberto no laptop, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos:
O professor deverá pedir aos alunos que salvem o mapa em seu laptop e usando o programa “KolourPaint” faça uma legenda identificando os estados e as capitais da região Centro-Oeste.
Atividade 2 – Analisando as características da região Centro-Oeste
Para dar início a esta atividade o professor irá pedir para cada aluno através de seu laptop interligado a internet, abrir os sítios abaixo e fazer a leitura silenciosa dos textos contidos na página.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm. Acessado em: 15/05/2011.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-centro-oeste.htm. Acessado em: 15/05/2011.
Em seguida o professor irá iniciar um debate na sala, usando as seguintes questões:
No momento do debate o professor sendo o mediador das discussões deverá incentivar todos a participarem deste momento. Após ouvir os alunos ele também irá fazer algumas colocações a respeito do tema, resgatando as principais características da região estudada.
Ao término do debate o professor poderá solicitar à turma que construam uma tabela colocando dados como: população, vegetação, clima, rios e aspectos econômicos. Para construção da tabela os alunos irão utilizar o Kword do laptop.
Modelo da tabela
População |
Vegetação |
Clima |
Rios |
Aspectos Econômicos |
|
|
|
|
|
Ao concluírem a atividade o professor deverá solicitar que os alunos encaminhem por e-mail a tabela para que ele possa corrigir e avaliar a turma pela execução da tarefa.
Atividade 3 – Uma análise da região Centro - Oeste
O professor irá solicitar que a turma se divida em grupos de no máximo cinco alunos e assistam aos vídeos e ouçam as músicas, disponível nos links e telas abaixo, buscando fazer uma análise sobre o tema que é retratado nos vídeos, imagens e músicas.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZeNCLvAIi4Y&feature=related. Acessado em: 16/05/2011.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AP4AFE3IUdU&feature=fvwrel. Acessado em: 16/05/2011.
Música de Almir Sater (Composição: Almir Sater e Renato Teixeira)
Disponível em: http://letras.terra.com.br/almir-sater/127233/. Acessado em: 16/05/2011.
Peão
Diga você me conhece
Eu já fui boiadeiro
Conheço essas trilhas
Quilômetro, milhas
Que vem e que vão
Pelo alto sertão
Que agora se chama
Não mais de sertão
Mas de terra vendida
Civilização
Ventos que arrombam janelas
E arrancam porteiras
Espora de prata riscando as fronteiras
Selei meu cavalo
Matula no fardo
Andando ligeiro
Um abraço apertado
E um suspiro dobrado
Não tem mais sertão
Os caminhos mudam com o tempo
Só o tempo muda um coração
Segue seu destino boiadeiro
Que a boiada foi no caminhão
A fogueira, a noite
Redes no galpão
O paiero, a moda,
O mate, a prosa
A saga, a sina
O "causo" e onça
Tem mais não
Ô peão....
Tempos e vidas cumpridas
Pó, poeira, estrada
Estórias contidas
Nas encruzilhadas
Em noites perdidas
No meio do mundo
Mundão cabeludo
Onde tudo é floresta
E campina silvestre
Mundão "caba" não
Sabe, "prum" bom viajante
Nada é distante
"Prum" bom companheiro
Não conto dinheiro
Existe uma vida
Uma vida vivida
Sentida e sofrida
De vez por inteiro
E esse é o preço "preu" ser brasileiro.
Após os grupos terem assistido aos vídeos, ouvido a música e feito às análises solicitadas anteriormente, eles irão elaborar uma poesia usando o Kword de seus laptops retratando todos os aspectos presentes na região Centro-Oeste.
E quando os grupos tiverem elaborado a poesia eles irão encaminhar por e-mail para os professores de Geografia e Língua Portuguesa para que a atividade possa ser corrigida por ambos os professores.
Atividade 4 – Análise de problemas urbanos presentes na região Centro-Oeste
Para que a turma entenda os problemas urbanos presentes na região Centro-Oeste, o professor irá solicitar que ainda em grupos façam uma análise dos dados disponibilizados pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Passos para a análise
Após análise dos dados os alunos irão escrever um texto usando o Kword do laptop ressaltando todas as análises feitas, colocando no texto o maior número possível de dados coletados através da análise.
Em seguida ainda em forma de texto, fazer uma análise comparativa com os dados coletados no sítio do IBGE e com seus entendimentos após estudos realizados sobre a região, através de todas as atividades realizadas anteriormente.
Ao término da atividade de análise é necessário que o professor a partir de um debate com a turma ouça as considerações dos grupos sobre as análises dos gráficos e faça um fechamento das discussões colocando seu entendimento sobre o assunto em questão.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente auxiliarão o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://www.youtube.com. Acessado em 15/05/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
http://www.ibge.gov.br. Acessado em 16/05/2011. Sítio usado na aula.
http://www.brasilescola.com.br. Acessado em 16/05/2011. Pode ser usado para auxiliar o professor.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e, os resultados das tarefas encaminhadas ao término de cada atividade.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!