09/06/2011
De lagarta a borboleta, que bela experiência.
MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Professor para essa atividade é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias com coerência, clareza e objetividade.
Estratégia e recursos da aula
Professor, sugerimos que trabalhe com os alunos possíveis transformações que acontecem na natureza. Solicite que digam o que pensam e o que sabem sobre esse tema. Depois de ouvi-los, solicite que consultem o dicionário, a fim de descobrirem o significado da palavra METAMORFOSE. Peça que alguns leiam e expliquem o que entenderam.
Em seguida, proponha a contação da história “De lagarta a borboleta” da autora Camila De La Bedoyere, Editora Zastras.
Esta história tem como sinopse a sequência de vida da borboleta, que se inicia como lagarta, relatando fatos sobre sua forma, seus hábitos e modo de sobrevivência. Por meio de fotos e legendas, acompanha o acasalamento, a postura dos ovos, o nascimento e o crescimento da lagarta, sua transformação em pupa, a formação do casulo e a mudança de lagarta para borboleta, que logo recomeça mais um ciclo de vida. Ao final, há um glossário dos termos grifados e sugestões para pais e professores ampliarem o assunto com as crianças.
Imagem do livro:
Fonte: Arquivo da autora
Outra história interessante que pode ser trabalhada é a seguinte:
Era uma vez… Uma lagarta envergonhada,
Que pelo chão se rastejava,
E todo mundo debochava: Que lagarta desengonçada, Feia e maltratada!
Ninguém, dela, gostava, As pessoas, ela, assustava. Pobre Dona Lagarta…
Muito triste ficou, E sentindo-se desprezada, Em um casulo se fechou. E assim…
Passaram-se os dias, Ninguém, a sua falta, sentia,
Até que em belo cenário, Enquanto o sol, a vida, aquecia, E a rosa, o jardim, floria, Em um galho pendurado, O casulo se abria. E uma linda borboleta, De asas bem coloridas, O casulo deixou,
Alegrando nossa vida. E, todos viram o milagre, Que a natureza preparou,
A feia e envergonhada lagarta, Na borboleta se transformou.
Já não era desengonçada, Mas, linda e cheia de graça, E a todos superou.
Pois, não mais se rastejava, Pelo contrário, voava, O céu, enfim, conquistou.
(Vera Ribeiro Guedes)
Utilizando a imaginação dos alunos por intermédio da história proponha uma ilustração desenvolvendo cada passo percorrido na metamorfose da borboleta.
Para tanto, você poderá utilizar o programa Tux Paint. Para a realização da atividade, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital ).Concluído o desenho, imprima e exponha no mural da sala de aula.
Para finalizar essa atividade, solicite que os alunos acessem o vídeo: "A borboleta e a lagarta" do grupo Palavra Cantada, seguindo as seguintes orientações: Mozila Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço peça para digitarem o sítio abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=QPJULMIlDy0
Professor, antes dessa atividade, seria interessante providenciar um casulo para os alunos conhecerem e acompanharem sua metamorfose constatando como realmente ocorre esse processo. É importante elaborar com a turma uma ficha para registrar, diariamente, as alterações observadas no casulo. Se não encontrá-lo ou quiser reforçar a observação feita, solicite que os alunos utilizem os laptops Classmate e acessem alguns vídeos que apresentam cenas reais da transformação. Oriente-os a seguirem os seguintes passos: Mozila Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
Sugerimos os seguintes vídeos:
A METAMORFOSE DAS BORBOLETAS
http://www.youtube.com/watch?v=nrw9qtpQeDc
O BRASIL É O BICHO: A transformação da borboleta
http://www.youtube.com/watch?v=Z2boqV1FyPk
O sítio http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=991&sid=2 também aborda sobre as fases da transformação da borboleta, o qual vai enriquecer os conhecimentos construídos pelos alunos sobre o tema.
Depois de assistir aos vídeos, reúna a turma em três grupos e providencie cartolina branca. Cada grupo deverá representar utilizando como recurso massinha de modelar ou pintura cada fase da metamorfose da borboleta: 1ª ovo, 2ª larva, 3ª pupa e 4ª adulto. Em seguida, exponha os trabalhos pela sala de aula, a fim de que sejam visitados pelos pais dos alunos e outras turmas. Veja uma sugestão:
FASES DA METAMORFOSES DA BORBOLETA
Alunos:_________________________________________________ 2º ano_____
1ª fase: ovo
|
2ª fase: larva
|
3ª fase: pupa |
4ª fase: adulta
|
Como atividade de registro no caderno, utilize a imagem abaixo para numerar as fases da transformação da lagarta em borboleta: 1ª ovo, 2ª larva, 3ª pupa e 4ª adulta.
http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/ciclo-de-vida-borboleta.html
Professor, se preferir, elabore com os alunos uma apresentação da transformação da lagarta em borboleta utilizando o programa KPresenter do laptop Classmate, seguindo os comandos a seguir: ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação).
Ao abrir o programa escolha a opção “Apresentações na Tela” e escolha o slide modelo KDE e clique no botão do lado direito “Usar este Modelo”.
Para inserir um título ao slide dê um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo, “Metamorfose da borboleta”.
Insira um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e clique em OK.
Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque o nome da 1ª fase da transformação, exemplo: 1ª fase: OVO
Agora você deverá orientar os alunos para inserirem a imagem desta fase. Sugerimos: abram o programa Mozila Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e acessem o sítio www.google.com.br ,a seguir digitem: ovos de lagarta e cliquem em imagem e depois em pesquisar, selecionem a imagem e salvem na pasta do usuário.
Cliquem na aba (Inserir > Figura > Pasta do Usuário > Imagem Ovo) e escolham a imagem que representa a 1ª fase da transformação, nesse caso, exemplificado, imagem do ovo; apertem OK e cliquem com o mouse dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente.
Repitam o processo para inserirem as outras fases da transformação, em novos slides.
Assim que terminarem, salvem o arquivo: cliquem em aba arquivo > salvar. Professor, sugerimos que salve o arquivo clicando em ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente.
Para visualizar as apresentações clique na aba apresentação > iniciar
Professor, aproveitando os mesmos grupos organize os alunos para elaborarem uma produção de texto coletivo sobre a metamorfose da borboleta. Os grupos deverão escrever o passo a passo da transformação ocorrida. Nesse sentido, irão descrever o que aconteceu em cada fase observada. A produção de textos poderá ser realizada no KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Professor caminhe pela sala e ajude os grupos a formularem frases coesas contendo com objetividade todos os detalhes da observação.
Quando todos os grupos terminarem, peça para trocarem as produções de texto, e fazerem uma leitura cuidadosa, verificando se o grupo descreveu todos os passos. Concluída essa etapa solicite que o grupo avaliador devolva o texto ao grupo de origem. Em seguida, cada grupo deverá ser orientado para ler, em voz alta para a turma, o texto que elaborou.
Professor, avalie como foi o interesse da turma pela utilização de acervo de Literatura Infantil para auxiliar na aprendizagem de conteúdo de Ciências. Verifique se os alunos conseguiram alcançar os objetivos propostos.Registre todos os aspectos que considerar relevantes para serem retomados e ou reforçados.
Cinco estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/06/2011
Cinco estrelasachei a aula conscistete , dinamica e brangente, alem de despertar esse leque de informaçoes que da para trabalhar outras eras. parabens
16/06/2011
Cinco estrelasAdorei e vou aplicá-la no próximo semestre com minha turma... obrigada paela aula!!
16/06/2011
Cinco estrelasadorei esse tema para trabalhar nas serie iniciais, pois posso trabalhar com a interdisciplinaridade em sala.
15/06/2011
Cinco estrelasgostei muito dessas atividades irão somar ao desenvolvimento de minhas aulas.
10/06/2011
Cinco estrelasadorei, pode ser usada tbém como uma lição de vida.