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Globo terrestre: uma maneira de entender o mundo - UCA

 

09/06/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Globo terrestre: uma maneira de entender o mundo

MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •    Compreender o mapa do mundo;
  •    Identificar elementos importantes que compõem o mapa do mundo, tais como: água, vegetação e terra;
  •    Construir um globo terrestre;
  •    Realizar atividades sobre localização de países, estados e continentes;
  •    Trabalhar a coordenação motora e a criatividade;
  •    Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral e interagir com o laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

SENSIBILIZAÇÃO

 

 

Professor, disponibilize uma cópia da música abaixo e coloque o CD para os alunos ouvirem e cantarem. Você poderá utilizar o CD: "As aventuras da turma do Luan" de Thelma Chan.

Antes de apresentar a letra da música fale o título: "Bola Bailarina" e faça um levantamento de hipóteses sobre o que os alunos pensam ser uma bola bailarina.

 

BOLA BAILARINA

 

A Terra é uma bola grande, muito grande

Onde as mais incríveis histórias acontecem...

 

Terra redonda, Terra bailarina

Que gira em torno do sol e de si mesma

 

E enquanto ela gira

É noite

 É dia

É noite

É dia

É noite

 É dia

 

Bola bailarina

Terra Azul

Bola bailarina

Terra Azul

 

Thelma Chan

 

Depois de ouvirem a música, dialogue com a turma, problematizando a frase:

  • O que vocês entenderam por bola bailarina?

 

Em seguida, solicite que os alunos façam um desenho de como imaginam essa "Terra Bailarina", uma vez que esse tema possibilita releituras e diferentes interpretações.

Peça para utilizarem seus laptops e clicarem no mouse em: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramentas de Pinturas no Programa  KolourPaint.

Exponha os desenhos no mural da sala de aula ou cole no caderno de Geografia.

 

2ª Atividade:

Professor, em roda de conversa convide a turma para participar de um momento agradável. Providencie o livro "AZUL E LINDO: PLANETA TERRA, NOSSA CASA", de Ruth Rocha e Otávio Roth e faça a leitura da história para a turma.

Esse livro fala da importância do cuidado com a casa de todos nós “o planeta Terra” e de elementos importantes como: água, terra e vegetação. Orienta sobre o que fazer para impedir que: os solos se tornem desertos, as águas fiquem envenenadas e as florestas sejam devastadas; assim como preservar o meio ambiente para que possamos viver com qualidade e para que as futuras gerações encontrem um planeta como deve ser: azul e lindo.

 

Fonte: Acervo da autora

 

Em seguida, entregue duas folhas de papel branco para cada aluno e peça que escrevam sobre o mundo retratado na história, utilizando duas formas de registros, por exemplo, escrita e desenho.

 

MUNDO POLUÍDO

MUNDO AZUL E LINDO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se preferir, utilize a pintura digital no programa Tux Paint do laptop Classmate.

 

tux painta

http://bibliotecasesi1.blogspot.com/2010/04/aula-com-professora-madalena-tux-paint.html

 

Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos:  (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

A pintura digital  oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.

 

3ª Atividade:

Professor, providencie o mapa do Brasil em formato grande para que os alunos possam visualizá-lo.

 

Fonte: http://adesivosdecorativos.wordpress.com/ 

 

Solicite que observem o mapa,  olhando atentamente  os estados, municípios e capitais. Em seguida, organize a turma em 5 grupos e oriente os alunos a acessarem a internet utilizando o laptop Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet)   e se dirigirem ao seguinte sítio: http://adesivosdecorativos.wordpress.com/

Nesse sítio está disponível o mapa do Brasil para consulta.

 

Proponha para a turma questões investigativas:

 

  •       Quantos estados existem em nosso país?
  •       Em qual estado fica situada a nossa cidade?
  •       Qual é a capital do nosso estado?
  •       E a capital do nosso país?

 

Em seguida, apresente o globo terrestre e solicite que encontrem o nosso estado no globo.

 

Fonte: http://www.submarino.com.br/produto/37/1949075/globo+terrestre+genio

 

Assim que encontrarem, questione:

 

  •         Vocês conhecem outros países?
  •          Onde estão localizados?

Em seguida, explique que  os países são divididos em 6 continentes:

 

  •         América (do Norte, Central e do Sul)
  •         Europa
  •         África
  •         Ásia
  •         Oceania
  •         Antártida  

 

Professor, você poderá trabalhar qualquer conteúdo relativo aos mapas usando massa de modelar. É interessante e motiva a participação dos alunos. Com esse material podem usar cores diferentes para apresentar os diversos aspectos de um mapa.

No site do IBGE há diversas formas de apresentação de mapas, inclusive mapas interativos. Aproveite estes recursos! http://www.ibge.gov.br/mapas_ibge/

Você encontrará mais recursos, nos seguintes sítios:

http://www.brasilescola.com/geografia/continentes.htm

http://www.infoescola.com/geografia/formacao-dos-continentes/

 

 

4ª atividade:

 

Professor, para estimular os alunos sobre essa temática, proponha um jogo sobre continentes. Para tanto, utilize a internet nos laptops. Clique em Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet)   e em seguida acesse o sítio:

 

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/

 

Logo após, proponha o jogo dos estados e das capitais do nosso país, acessando o sítio:

 

 http://www.cambito.com.br/games/brasil.htm

5ª Atividade:

Professor, informe aos alunos que vista do espaço, a Terra mostra: o azul dos oceanos, os tons de marrom da terra, o verde da vegetação e o branco das superfícies geladas. A melhor forma de representar nosso planeta é o globo terrestre.

 

Proponha aos alunos:

  •       Que tal cada aluno construir um globo terrestre de papel machê?

Cada um vai precisar de:

  •          Uma bola de futebol de plástico (pode ser uma bola velha);
  •          Jornais velhos;
  •          Cola branca;
  •          Pincel chato (trincha) para a cola;
  •          Gesso em pó;
  •          Tinta guache e pincéis;
  •          Um mapa mundi.

Construindo um globo terrestre:

 

1 – Dobre uma folha de jornal várias vezes. Enrole formando um anel, para servir de base para a bola.

2 – Rasgue folhas de jornal em pedaços. Passe cola e vá cobrindo a bola. Faça três ou quatro camadas, cobrindo totalmente a superfície da bola. Deixe secar bem.

Fonte: Acervo da Autora

 

3 – Misture o gesso em pó com água até formar uma pasta firme. Aos poucos, espalhe essa pasta no globo, modelando os continentes. Para reproduzir a forma dos continentes, vá olhando sempre o mapa mundi enquanto aplica a pasta de gesso no globo.

Fonte: Acervo da Autora

 

4 – Quando terminar de modelar os continentes deixe o globo secar. Espere até que a pasta de gesso esteja completamente seca.

5 – Agora pinte seu globo. Usando o mapa mundi como referência, pinte os oceanos de azul, as terras planas (vegetação) de verde e as montanhas de marrom. Use tinta branca para pintar o polo norte e o polo sul.

6 – Procure comparar o globo que você fez com um globo “profissional”. Os continentes que você modelou estão parecidos ou diferentes?

Fonte: Acervo da autora

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação à: compreensão do planeta Terra, continentes, estados brasileiros; construção do globo terrestre e utilização do laptop. Aproveite para observar como está a coordenação motora dos alunos, isso poderá ser feito através da construção do globo terrestre.   Observe também a maneira como estão utilizando as ferramentas do laptop Classmate.

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