09/06/2011
Globo terrestre: uma maneira de entender o mundo
MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral e interagir com o laptop Classmate.
Professor, disponibilize uma cópia da música abaixo e coloque o CD para os alunos ouvirem e cantarem. Você poderá utilizar o CD: "As aventuras da turma do Luan" de Thelma Chan.
Antes de apresentar a letra da música fale o título: "Bola Bailarina" e faça um levantamento de hipóteses sobre o que os alunos pensam ser uma bola bailarina.
BOLA BAILARINA
A Terra é uma bola grande, muito grande
Onde as mais incríveis histórias acontecem...
Terra redonda, Terra bailarina
Que gira em torno do sol e de si mesma
E enquanto ela gira
É noite
É dia
É noite
É dia
É noite
É dia
Bola bailarina
Terra Azul
Bola bailarina
Terra Azul
Thelma Chan
Depois de ouvirem a música, dialogue com a turma, problematizando a frase:
Em seguida, solicite que os alunos façam um desenho de como imaginam essa "Terra Bailarina", uma vez que esse tema possibilita releituras e diferentes interpretações.
Peça para utilizarem seus laptops e clicarem no mouse em: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramentas de Pinturas no Programa KolourPaint.
Exponha os desenhos no mural da sala de aula ou cole no caderno de Geografia.
Professor, em roda de conversa convide a turma para participar de um momento agradável. Providencie o livro "AZUL E LINDO: PLANETA TERRA, NOSSA CASA", de Ruth Rocha e Otávio Roth e faça a leitura da história para a turma.
Esse livro fala da importância do cuidado com a casa de todos nós “o planeta Terra” e de elementos importantes como: água, terra e vegetação. Orienta sobre o que fazer para impedir que: os solos se tornem desertos, as águas fiquem envenenadas e as florestas sejam devastadas; assim como preservar o meio ambiente para que possamos viver com qualidade e para que as futuras gerações encontrem um planeta como deve ser: azul e lindo.
Fonte: Acervo da autora
Em seguida, entregue duas folhas de papel branco para cada aluno e peça que escrevam sobre o mundo retratado na história, utilizando duas formas de registros, por exemplo, escrita e desenho.
MUNDO POLUÍDO |
MUNDO AZUL E LINDO
|
Se preferir, utilize a pintura digital no programa Tux Paint do laptop Classmate.
http://bibliotecasesi1.blogspot.com/2010/04/aula-com-professora-madalena-tux-paint.html
Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.
Professor, providencie o mapa do Brasil em formato grande para que os alunos possam visualizá-lo.
Fonte: http://adesivosdecorativos.wordpress.com/
Solicite que observem o mapa, olhando atentamente os estados, municípios e capitais. Em seguida, organize a turma em 5 grupos e oriente os alunos a acessarem a internet utilizando o laptop Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e se dirigirem ao seguinte sítio: http://adesivosdecorativos.wordpress.com/
Nesse sítio está disponível o mapa do Brasil para consulta.
Proponha para a turma questões investigativas:
Em seguida, apresente o globo terrestre e solicite que encontrem o nosso estado no globo.
Fonte: http://www.submarino.com.br/produto/37/1949075/globo+terrestre+genio
Assim que encontrarem, questione:
Em seguida, explique que os países são divididos em 6 continentes:
Professor, você poderá trabalhar qualquer conteúdo relativo aos mapas usando massa de modelar. É interessante e motiva a participação dos alunos. Com esse material podem usar cores diferentes para apresentar os diversos aspectos de um mapa.
No site do IBGE há diversas formas de apresentação de mapas, inclusive mapas interativos. Aproveite estes recursos! http://www.ibge.gov.br/mapas_ibge/
Você encontrará mais recursos, nos seguintes sítios:
http://www.brasilescola.com/geografia/continentes.htm
http://www.infoescola.com/geografia/formacao-dos-continentes/
Professor, para estimular os alunos sobre essa temática, proponha um jogo sobre continentes. Para tanto, utilize a internet nos laptops. Clique em Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e em seguida acesse o sítio:
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/
Logo após, proponha o jogo dos estados e das capitais do nosso país, acessando o sítio:
http://www.cambito.com.br/games/brasil.htm
Professor, informe aos alunos que vista do espaço, a Terra mostra: o azul dos oceanos, os tons de marrom da terra, o verde da vegetação e o branco das superfícies geladas. A melhor forma de representar nosso planeta é o globo terrestre.
Proponha aos alunos:
Cada um vai precisar de:
Construindo um globo terrestre:
1 – Dobre uma folha de jornal várias vezes. Enrole formando um anel, para servir de base para a bola.
2 – Rasgue folhas de jornal em pedaços. Passe cola e vá cobrindo a bola. Faça três ou quatro camadas, cobrindo totalmente a superfície da bola. Deixe secar bem.
Fonte: Acervo da Autora
3 – Misture o gesso em pó com água até formar uma pasta firme. Aos poucos, espalhe essa pasta no globo, modelando os continentes. Para reproduzir a forma dos continentes, vá olhando sempre o mapa mundi enquanto aplica a pasta de gesso no globo.
Fonte: Acervo da Autora
4 – Quando terminar de modelar os continentes deixe o globo secar. Espere até que a pasta de gesso esteja completamente seca.
5 – Agora pinte seu globo. Usando o mapa mundi como referência, pinte os oceanos de azul, as terras planas (vegetação) de verde e as montanhas de marrom. Use tinta branca para pintar o polo norte e o polo sul.
6 – Procure comparar o globo que você fez com um globo “profissional”. Os continentes que você modelou estão parecidos ou diferentes?
Fonte: Acervo da autora
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação à: compreensão do planeta Terra, continentes, estados brasileiros; construção do globo terrestre e utilização do laptop. Aproveite para observar como está a coordenação motora dos alunos, isso poderá ser feito através da construção do globo terrestre. Observe também a maneira como estão utilizando as ferramentas do laptop Classmate.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/04/2013
Quatro estrelasMUITO INTERESSANTE E CRIATIVO. PARABÉNS
15/06/2011
Quatro estrelasPARABENS PELA CRIATIVIDADE.
11/06/2011
Cinco estrelasadorei sua aula
09/06/2011
Cinco estrelasaula maravilhosa