Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância da oralidade na formação social da criança - UCA

 

03/06/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância da fala como principal veículo de manifestação de desejos e necessidades;

 

  • Identificar a oralidade como fator de evolução social;

 

  • Refletir e compreender a arte retórica como meio de persuasão comunitária.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos divididos em 4 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Para o sucesso dessa aula é importante que o aluno queira se expressar através da fala, estar inserido no processo de alfabetização e letramento e utilize sua criatividade.
Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA - grupo

Durante esta aula, os alunos terão oportunidade de compreender a utilidade e necessidade da oralidade,  percebendo a sua importância como facilitador na comunicação humana.

  • Observações:

Esta aula tem uma proposta interdisciplinar, pois trabalha com diferentes áreas do conhecimento:  Língua Portuguesa, Ética e Alfabetização.

Professor, na atividade de  Língua Portuguesa você poderá trabalhar as diversas formas de linguagem como: oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Em Ética, poderá ser trabalhado o exercíco do diálogo nas discussões ao longo do trabalho.

Na Alfabetização, poderá ser trabalhado o papel da interação entre os alunos e processos de leitura.

A aula está dividida em quatro momentos:

1º Momento: aproximadamente 60 min.

Linguagem oral nas séries iniciais do Ensino Fundamental

A fala é o principal instrumento de comunicação das crianças com os professores e seus colegas. Até quem ainda não está matriculado em uma escola e nem se faz entender pela fala, manifesta sua oralidade, como é o caso das crianças pequenas que ainda não falam palavras ou frases completas, mas se fazem entender por monossílabos, tais como “mama” “da” e outros..

Professor, para motivar os alunos para este tema, inicie a aula solicitando que seus alunos acessem o sítio abaixo, para juntos assistirem ao vídeo de dois bebês conversando. Para isso, eles devem utilizar o Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet).  

Bebês conversando

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JIwuQF8EKMs

Professor, este momento é oportuno para estimular a criatividade de seus alunos propondo a seguinte atividade.

Aluna UCA - Atividades

1) Após assistir o vídeo, certamente, não sabemos o que os bebês conversaram. Use sua criatividade e crie um pequeno texto com a suposta “fala” dos bebês. Ilustre o texto.

2º Momento: aproximadamente 60 min.

Conceito de oralidade

Oralidade é a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente.

Conceito extraído do sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade

Professor, neste segundo momento da aula é importante explorar o conceito de oralidade através de um pequeno exercício.  Conte a história “Consciência fala?” utilizando o seu laptop e por meio do Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) e  acesse o sítio: http://doroni.blogspot.com/2009/03/consciencia-fala_30.html . Você poderá  projetá-la  utilizando um projetor de multimídia. Depois, peça para dois ou três alunos, contar oralmente a história que ficou armazenada em sua memória.

Consciência fala

Imagem e história disponível em: http://doroni.blogspot.com/2009/03/consciencia-fala_30.html

3º Momento: aproximadamente 60 min.

Fala: uma evolução social

Podemos considerar a fala como uma evolução da sociedade. Em tempos antigos, os homens se comunicavam através da emissão de sons pouco compreensíveis.  

Homens das Cavernas

Imagem disponível em: http://pt-br.protopia.wikia.com/wiki/John_Zerzan_e_a_confus%C3%A3o_primitiva

Com a evolução da tecnologia, evolui também o modo de as pessoas se comunicarem.

Bebê ao telefone

Imagem disponível em: http://oxenti.com/www/2009/08/19/alguns-estados-do-brasil-j-tem-mais-que-1-celular-por-habitante/

 

Aluna UCA - Atividades

Professor, para a conclusão deste momento, divida a sala em dois grupos e proponha a brincadeira da mímica. Assim, seus alunos se divertem e fixam o conteúdo. A brincadeira tem por objetivo, levá-los a entender que quando se expressam através da oralidade, as pessoas são mais claras do quando gesticulam, ou seja, a linguagem “não verbal” não é tão difundida e compreendida por todos. 

4º Momento: aproximadamente 60 min.  

Retórica: a arte do bem falar.

Professor, para explorar este conceito com os alunos resgate com eles o que já aprendemos sobre “comunicação”, contextualizando. Vimos no primeiro momento desta aula que, quando somos pequenos, podemos nos expressar livremente e sem preocupações com as regras de linguagem. Contudo, quando estamos mais velhos, precisamos nos comunicar bem, assim, por vezes nos é necessário a retórica, a arte do bem falar.

Em nossa sociedade, os políticos fazem bom uso dessa arte para tentar convencer o povo a votar neles. Às vezes, os políticos utilizam do humor para convencer os eleitores. Foi o que aconteceu com o humorista Tiririca, eleito deputado federal em 2011.

- Para ilustrar solicite que utilizem os laptops por meio do Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) e  acessem o sítio http://www.youtube.com/watch?v=CIQan8FsKmY&feature=related .

- Após a exibição do vídeo, discuta com eles sobre suas percepções.

Tiririca

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CIQan8FsKmY&feature=related

Aluna UCA - Atividades

Professor, para concluir este momento da aula, simule uma eleição na sala. Proponha os cargos de “ajudantes da semana” (masculino e feminino) e peça aos alunos para discursarem sobre o que podem colaborar para a melhoria da sala.

Recursos Complementares

Sugestões de sítios sobre oralidade:

Conceito de oralidadehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade

Sugestões de vídeo sobre oralidade:

http://www.youtube.com/watch?v=xnnMs3vEqW0: Curso de Língua Portuguesa: da Oralidade à Escrita www.estudantenota10.com.br

Sugestões de sítios sobre pré-história

 

Horácio

Manual da Pré-História do Horácio – disponível em: http://www.livrariaelefante.com.br/produto.asp?idlivro=175333&livro=MANUAL-DA-PRE-HISTORIA-DO-HORACIO-MANUAL-DA-PRE-HISTORIA-DO-HORACIO-DE-ACORDO-COM

Piteco na caverna

Imagem disponível em: http://cultureba.com.br/tag/neo-tokyo/g

Avaliação

Professor, a avaliação será processual e pautada nas  atividades propostas durante as aulas. Para isso verifique se os alunos conseguiram identificar a fala como uma evolução social e principal meio de comunicação entre professores, colegas e demais pessoas. Também como veículo de manifestações e desejos. Registre os avanços e as dificuldades que os alunos encontraram ao logo do trabalho e se necessário retome o que você considerar que não foi compreendido por eles.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.