03/06/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Durante esta aula, os alunos terão oportunidade de compreender a utilidade e necessidade da oralidade, percebendo a sua importância como facilitador na comunicação humana.
Esta aula tem uma proposta interdisciplinar, pois trabalha com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética e Alfabetização.
Professor, na atividade de Língua Portuguesa você poderá trabalhar as diversas formas de linguagem como: oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
Em Ética, poderá ser trabalhado o exercíco do diálogo nas discussões ao longo do trabalho.
Na Alfabetização, poderá ser trabalhado o papel da interação entre os alunos e processos de leitura.
A aula está dividida em quatro momentos:
1º Momento: aproximadamente 60 min.
Linguagem oral nas séries iniciais do Ensino Fundamental
A fala é o principal instrumento de comunicação das crianças com os professores e seus colegas. Até quem ainda não está matriculado em uma escola e nem se faz entender pela fala, manifesta sua oralidade, como é o caso das crianças pequenas que ainda não falam palavras ou frases completas, mas se fazem entender por monossílabos, tais como “mama” “da” e outros..
Professor, para motivar os alunos para este tema, inicie a aula solicitando que seus alunos acessem o sítio abaixo, para juntos assistirem ao vídeo de dois bebês conversando. Para isso, eles devem utilizar o Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet).
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JIwuQF8EKMs
Professor, este momento é oportuno para estimular a criatividade de seus alunos propondo a seguinte atividade.
1) Após assistir o vídeo, certamente, não sabemos o que os bebês conversaram. Use sua criatividade e crie um pequeno texto com a suposta “fala” dos bebês. Ilustre o texto.
2º Momento: aproximadamente 60 min.
Conceito de oralidade
Oralidade é a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente.
Conceito extraído do sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade
Professor, neste segundo momento da aula é importante explorar o conceito de oralidade através de um pequeno exercício. Conte a história “Consciência fala?” utilizando o seu laptop e por meio do Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) e acesse o sítio: http://doroni.blogspot.com/2009/03/consciencia-fala_30.html . Você poderá projetá-la utilizando um projetor de multimídia. Depois, peça para dois ou três alunos, contar oralmente a história que ficou armazenada em sua memória.
Imagem e história disponível em: http://doroni.blogspot.com/2009/03/consciencia-fala_30.html
3º Momento: aproximadamente 60 min.
Fala: uma evolução social
Podemos considerar a fala como uma evolução da sociedade. Em tempos antigos, os homens se comunicavam através da emissão de sons pouco compreensíveis.
Imagem disponível em: http://pt-br.protopia.wikia.com/wiki/John_Zerzan_e_a_confus%C3%A3o_primitiva
Com a evolução da tecnologia, evolui também o modo de as pessoas se comunicarem.
Imagem disponível em: http://oxenti.com/www/2009/08/19/alguns-estados-do-brasil-j-tem-mais-que-1-celular-por-habitante/
Professor, para a conclusão deste momento, divida a sala em dois grupos e proponha a brincadeira da mímica. Assim, seus alunos se divertem e fixam o conteúdo. A brincadeira tem por objetivo, levá-los a entender que quando se expressam através da oralidade, as pessoas são mais claras do quando gesticulam, ou seja, a linguagem “não verbal” não é tão difundida e compreendida por todos.
4º Momento: aproximadamente 60 min.
Retórica: a arte do bem falar.
Professor, para explorar este conceito com os alunos resgate com eles o que já aprendemos sobre “comunicação”, contextualizando. Vimos no primeiro momento desta aula que, quando somos pequenos, podemos nos expressar livremente e sem preocupações com as regras de linguagem. Contudo, quando estamos mais velhos, precisamos nos comunicar bem, assim, por vezes nos é necessário a retórica, a arte do bem falar.
Em nossa sociedade, os políticos fazem bom uso dessa arte para tentar convencer o povo a votar neles. Às vezes, os políticos utilizam do humor para convencer os eleitores. Foi o que aconteceu com o humorista Tiririca, eleito deputado federal em 2011.
- Para ilustrar solicite que utilizem os laptops por meio do Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) e acessem o sítio http://www.youtube.com/watch?v=CIQan8FsKmY&feature=related .
- Após a exibição do vídeo, discuta com eles sobre suas percepções.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CIQan8FsKmY&feature=related
Professor, para concluir este momento da aula, simule uma eleição na sala. Proponha os cargos de “ajudantes da semana” (masculino e feminino) e peça aos alunos para discursarem sobre o que podem colaborar para a melhoria da sala.
Sugestões de sítios sobre oralidade:
Conceito de oralidade: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade
Sugestões de vídeo sobre oralidade:
http://www.youtube.com/watch?v=xnnMs3vEqW0: Curso de Língua Portuguesa: da Oralidade à Escrita www.estudantenota10.com.br
Sugestões de sítios sobre pré-história
Manual da Pré-História do Horácio – disponível em: http://www.livrariaelefante.com.br/produto.asp?idlivro=175333&livro=MANUAL-DA-PRE-HISTORIA-DO-HORACIO-MANUAL-DA-PRE-HISTORIA-DO-HORACIO-DE-ACORDO-COM
Imagem disponível em: http://cultureba.com.br/tag/neo-tokyo/g
Professor, a avaliação será processual e pautada nas atividades propostas durante as aulas. Para isso verifique se os alunos conseguiram identificar a fala como uma evolução social e principal meio de comunicação entre professores, colegas e demais pessoas. Também como veículo de manifestações e desejos. Registre os avanços e as dificuldades que os alunos encontraram ao logo do trabalho e se necessário retome o que você considerar que não foi compreendido por eles.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/06/2011
Cinco estrelasAdorei.Vou desenvolver com meus alunos.