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Como se deu a formação do povo brasileiro – UCA.

 

10/06/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as principais matrizes formadoras do povo brasileiro;
  • Analisar a diversidade étnica e cultural existente entre os povos do Brasil;
  • Verificar a contribuição de cada etnia para a formação do povo brasileiro.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cartografia e Regiões Brasileiras

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.

  

Atividade 1 – Conhecendo as matrizes formadoras do povo brasileiro

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse da turma sobre o tema proposto o professor irá primeiramente através de um projetor de imagens e caixa de som, passar uma música para a turma que resgata as origens formadoras do povo brasileiro.

 

Música: Samba Enredo 2009 - A Mangueira Traz Os Brasis do Brasil Mostrando a Formação do Povo Brasileiro

G.R.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ)

Composição: Lequinho, Jr.Fionda, Gílson Bernini e Gusttavo.

 

“Deus me fez assim filho desse chão
Sou povo, sou raça... miscigenação
Mangueira viaja nos brasis dessa nação
O branco aqui chegou
No paraíso se encantou
Ao ver tanta beleza no lugar
Quanta riqueza pra explorar
Índio valente guerreiro
Não se deixou escravizar, lutou...
E um laço de união surgiu
O negro mesmo entregue a própria sorte
Trabalhou com braço forte
Na construção do meu Brasil

É sangue, é suor, religião
Mistura de raças num só coração
Um elo de amor à minha bandeira
Canta a Estação Primeira

Cada lágrima que já rolou
Fertilizou a esperança
Da nossa gente, valeu a pena
De Norte a Sul desse país
Tantos brasis, sagrado celeiro
Crioulo, caboclo, retrato mestiço,
De fato, sou brasileiro!
Sertanejo, caipira, matuto... sonhador

Abraço o meu irmão
Pra reviver a nossa história
Deixar guardado na memória... o seu valor

Sou a cara do povo... Mangueira
Eterna paixão
A voz do samba é verde e rosa

E nem cabe explicação”.

 

Música disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ClN3B5A5qZk. Acessado em: 16/05/2011.

 

Após terem ouvido a música, com o objetivo de fazer uma reflexão da música com o tema proposto, o professor irá levantar um debate em sala a partir das seguintes questões:

 

  • O que a turma entende por matrizes formadoras do povo brasileiro?
  • Para a turma o que é miscigenação?
  • Quais são as matrizes formadoras que a música traz?
  • Quais reflexões a partir da música podem ser levantadas sobre a formação do povo brasileiro?

 

Neste momento, cabe ao professor fazer os questionamentos para instigar a turma a falar sobre as reflexões que fizeram sobre a música, incentivando todos os alunos a participarem do debate.

Sendo o professor o mediador das discussões ele deverá fazer o fechamento das ideias levantadas pelos alunos a partir da música e reflexões sobre o tema proposto.

 

Atividade 2 – A Formação do povo brasileiro

 

Para dar continuidade ao tema, o professor irá solicitar à turma que se divida em grupos de cinco alunos.

A proposta da atividade é que o grupo realize um trabalho tentando responder as seguintes questões:

 

  • Quais são os povos que deram origem ao povo brasileiro?
  • Qual a influência etnico e cultural desses povos para o Brasil? Citando os índios, os brancos imigrantes e os negros trazidos da África.  
  • Como podemos caracterizar o povo brasileiro? Tentando retratar a mistura de raças.

 

Para isso, eles farão uma pesquisa através dos laptops interligados à internet, em sítios e vídeos para responder as questões colocadas no trabalho. Com as respostas elaboradas eles irão a partir do Kpresenter do laptop criar uma apresentação de no máximo dez minutos para mostrar o resultado ao professor e demais alunos.

 

  • Está atividade poderá ser realizada em outros espaços da escola, além da sala de aula.

 

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

Sugestão de sítios para serem usados na pesquisa

 

Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/brasileiro.htm. Acessado em 16/05/2011.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/as-origens-povo-brasileiro.htm. Acessado em 16/05/2011.

Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/537837. Acessado em 16/05/2011.

Disponível em: http://www.escolakids.com/o-povo-brasileiro.htm. Acessado em 16/05/2011.

Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/genetica-e-arqueologia-de-maos-dadas/a-formacao-do-povo-brasileiro. Acessado em 16/05/2011.

Disponível em: http://www.colegiofriburgo.com.br/projetos_2007/fund1/Prof_Sandra/indexCapa.htm. Acessado em 16/05/2011.

 

Sugestão de vídeos para serem usados na pesquisa

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xIqY8VAiAyw. Acessado em 16/05/2011. 

Formação do povo brasileiro 1

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pAQiqmaPnnQ&feature=related. Acessado em 16/05/2011.

 

Formação do povo brasileiro  

  

Atividade 3 – Apresentação dos Trabalhos

 

Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.

Lembrando que cada grupo terá dez minutos para apresentação e no intervalo delas o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que grupos encaminhem por e-mail as apresentações, para assim fazer as correções, se necessário.

 

Atividade 4 – Reflexão sobre o tema

 

Após todos terem maior conhecimento sobre o assunto em questão o professor irá através de um projetor de imagens, trabalhar com a turma o seguinte poema:

 

Poema de Jorge Lima

 Tempos e tempos passaram

Sobre teu ser
Da era cristã de 1500
Até estes tempos severos de hoje,
Quem foi que formou de novo teu ventre,
Teus olhos, tua alma?

Os modos de rir, o jeito de andar,
Pele,
Gozo, coração...
Negro, índio ou cristão?
Quem foi que te deu esta sabedoria,
Mais dengo e alvura,
Cabelo escorrido, tristeza do mundo,
Desgosto de vida, orgulho de branco, algemas, resgates
                                                                                 {alforrias?
 
Foi negro, foi índio ou cristão?
Quem foi que mudou teu leite,
Teu sangue, teus pés,
Teu modo de amar,
Teus santos, teus ódios

Teu fogo
Teu suor,
Tua espuma,
Tua saliva, teus braços, teus suspiros, tuas
                                                     [comidas,
te vendo, medito: foi negro, foi índio ou foi cristão?

Disponível em:  http://pt.shvoong.com/books/1988088-poema-jorge-lima/. Acessado em 16/05/2011.

 

Para se trabalhar o poema, o professor irá abrir para debate, com o objetivo de conhecer as impressões da turma sobre o poema e as relações que eles conseguem fazer com o contexto trabalhado em sala e a vivência deles enquanto cidadãos inseridos neste espaço de miscigenação. Neste momento, cabe ao professor mediar às discussões trazidas pela turma e fazer este elo de comparações caso os alunos não consiga atingir este objetivo.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/darcy-ribeiro/o-povo-brasileiro.php. Possui informações que pode auxiliar o professor nas aulas.

http://www.forumeja.org.br/book/export/html/1236. Possui informações que pode auxiliar o professor nas aulas. 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.

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