Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Coesão referencial por reiteração: a questão da sinonímia

 

14/06/2011

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender que as palavras sinônimas funcionam como elemento coesivo no texto.
  • Analisar a relação sinonímica entre o referente e o seu sinônimo.
  • Analisar a importância da identidade referencial no contexto textual.
  • Empregar em exercícios palavras sinônimas como mecanismo coesivo.
  • Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso das palavras sinonímicas.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer:

- a noção de coesão textual e alguns de seus mecanismos;

- a noção de sinonímia.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • laptop UCA;
  • internet;
  • vídeo do Youtube;
  • acesso a diferentes sites da internet;
  • processador de textos Kword;
  • produção textual;
  • trabalho interativo, em dupla e em grupo.

 

Atividades:

Atividade 1 – Motivação

Professor, organize os alunos em círculo. Inicie a atividade explorando o conhecimento prévio deles acerca das palavras sinônimas, visando relembrá-los sobre o tema. Essa exploração poderá ser feita por meio de uma breve competição entre os discentes, a ser desenvolvida, em síntese, da seguinte forma: alguns discentes lerão frases produzidas por eles que contenham sinônimos e os demais que, em primeiro lugar, identificarem esses sinônimos receberão um prêmio, material ou não, à sua escolha (por exemplo, fruta, bala, chocolate ou outro).

Detalhando a atividade, proceda da seguinte forma: inicialmente, peça três estudantes para redigirem, em seus cadernos, uma frase em que utilizem sinônimos. Enquanto esses redigem, oriente os demais sobre a atividade: eles deverão escutar atentamente, em silêncio, a frase que será lida pelo colega (cada um lerá de uma vez, sendo realizadas três rodadas da competição). Quando terminar cada leitura, você dará um sinal e, nesse momento, o discente que levantar a mão primeiro e identificar corretamente os sinônimos ganhará o brinde. O aluno que redigiu e leu a frase será seu ajudante para reconhecer quem levantou a mão primeiro e se o colega acertou o que foi solicitado. Caso tenha errado, você dará novamente o sinal para que os demais estudantes possam competir novamente. Após a leitura das três frases, faça mais duas rodadas da competição, lendo ou pedindo para algum discente ler frases produzidas por você, tais como:

  • O administrador do blog retificou a informação divulgada no dia anterior. Ele foi, portanto, atencioso, pois, assim que viu a informação equivocada, corrigiu-a.

 

  • Dois amigos meus estão muito contentes, pois foram aprovados no vestibular. Nós também ficamos bastante felizes.

 

Ao finalizar as rodadas, entregue brindes, também, aos estudantes que produziram as frases e auxiliaram-no na atividade.

Em seguida, organize os discentes em duplas. Para não sobrecarregar a conexão à internet, solicite que cada dupla acesse, em um laptop UCA, o vídeo do Youtube denominado “Sinônimo e Antônimo” (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=1Q5eyyDuvo4>. Acesso em: 15 maio 2011):

 

vídeo sinônimos e antônimos

 

Solicite aos estudantes que, após assistirem ao vídeo, registrem (cada um em seu laptop nesse momento), em um arquivo digitado no programa KWord, os conceitos de “Sinônimos” e “Antônimos” e construam exemplos utilizando as palavras citadas no vídeo (para sinônimos: alfabeto e abecedário; casa e lar; feliz e alegre; para antônimos: livre e preso; mal e bem; claro e escuro). Peça para salvarem esse arquivo com o nome “Sinônimos e antônimos – definições e exemplos”. Os discentes desenvolverão a atividade em duplas, porém, cada um deles deverá registrar em seu classmate, para que tenha seu próprio material de estudo e pesquisa. 

Para socializar as respostas, peça três duplas para lerem algumas frases elaboradas.

Professor, é importante ressaltar com os alunos que a sinonímia é um dos conceitos mais tradicionais e conhecidos da Semântica e que, para alguns estudiosos, só podem ser consideradas sinônimas as palavras que podem ser substituídas em qualquer contexto sem a mais leve mudança no sentido cognitivo ou afetivo. Todavia, ainda que se considere a inexistência de sinônimos perfeitos, algumas substituições favorecem a não repetição de palavras e, consequentemente, auxiliam na coesão textual, como veremos adiante, nas Atividades 2 e 3.

 

Atividade 2 – Conhecendo uma ferramenta auxiliar para a produção de textos

Professor, os discentes continuarão organizados em duplas. Solicite que cada dupla acesse, em um laptop UCA, o site dicionário online de português (Disponível em: <http://www.dicio.com.br>. Acesso em: 16 maio 2011):

 

dicionário online de português

 

O dicionário online de português é um dicionário de língua portuguesa com significados, definições, lista de sinônimos, exemplos contextualizados (retirados de textos jornalísticos, de citações de autores consagrados) e rimas de mais de 400.000 palavras e verbetes, conforme exposto no próprio site.

Esse recurso é muito interessante e pode se tornar uma ferramenta de uso contínuo para os alunos durante suas atividades de produção textual e de pesquisa.

Professor, solicite aos estudantes que encontrem o significado e sinônimos de duas palavras, por exemplo, "atencioso" e "informação", para que conheçam os recursos do dicionário. Em seguida, eles o utilizarão para responder a atividade abaixo. Você poderá passar o texto da atividade no quadro, entregar impresso para as duplas, enviar-lhes por email ou disponibilizar em blog. Os alunos desenvolverão o exercício em dupla, porém, cada um deles deverá responder em seu laptop.

 

Atividade

 Utilizando seus laptops, criem um arquivo no programa KWord, intitulado “Sinônimos – atividade 1”. Em seguida, faça o que se pede nas questões abaixo:

1.      Digitem o texto a seguir em seus laptops: “Fizemos um passeio maravilhoso hoje e tiramos fotos maravilhosas! O dia estava maravilhoso, o céu estava numa cor maravilhosa e todos nós estávamos com o humor maravilhoso também. Foi maravilhoso! Pra completar, postamos as fotos em nosso blog e ficaram maravilhosas!”

2.      Identifique quantas vezes a palavra “maravilhoso” e suas flexões foram utilizadas no texto. Destaque-as, usando o recurso de negrito.

3.      Já no início da leitura, observa-se que a palavra “maravilhoso” e suas flexões foram utilizadas diversas vezes, o que prejudica a coesão textual, isto é, a adequação ligação, junção, entre as partes do texto. Para resolver esse problema de coesão no texto acima, consulte, por meio de um dos laptops da dupla, no site dicionário online de português, alguns sinônimos possíveis para a palavra “maravilhoso” e reescreva o texto, utilizando esses sinônimos.

4.      Leia o texto feito pelo seu colega de dupla e adapte o seu, caso julgue necessário.

5.      Salve seu arquivo e feche-o.

 

Professor, para socializar as respostas, peça quatro alunos para lerem os textos adaptados por eles. Todos deverão estar atentos para, ao final, sugerirem algum sinônimo que não tenha sido utilizado pelos colegas.

 

Atividade 3 – Reconhecimento dos sinônimos como mecanismo de coesão referencial

Professor, os estudantes continuarão organizados em duplas.

Nessa etapa da aula, será trabalhada a noção de sinônimos como recurso de coesão referencial. Objetiva-se que os discentes entendam que o conhecimento e o uso dos sinônimos são importantes recursos para não serem cometidas repetições desnecessárias na construção de textos, evitando, assim, que estes se tornem enfadonhos e com falhas no aspecto da coesão.

Para realizar a atividade, solicite aos alunos que acessem, em seus laptops UCA, o site da Unicamp, especificamente o link da Comissão Permanente para os Vestibulares (Disponível em: <http://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/2011/download/comentadas/redacao.pdf>. Acesso em: 17 maio 2011). Professor, esse arquivo demorará um pouco a carregar (em torno de 1 minuto), pois está em pdf e é relativamente "pesado", por conter imagens e vários textos. Porém, é um material muito interessante e vale a pena explorá-lo. Por meio desse endereço, eles terão acesso a algumas redações do Vestibular 2010 que foram comentadas pela banca de correção da Unicamp. Eles devem acessar a página 8, em que encontrarão a redação “De gerações em gerações...” para desenvolver a atividade proposta. Nesse momento, os dois estudantes deverão acessar o site para que possam selecionar, copiar e colar o texto citado, e desenvolver as questões:

 

redação unicamp

 

Peça aos discentes que façam a atividade exposta a seguir. Inicialmente, os alunos trabalharão em duplas e, ao final, em grupos de quatro elementos. As questões 1 a 8 serão feitas por cada dupla, separadamente; a partir da questão 9, duas duplas irão se reunir para finalizar a atividade e discutir os resultados. Essa proposta de organização visa proporcionar melhor discussão ao final da atividade e, também, uma forma de socialização dos textos produzidos por eles. À medida que cada dupla terminar as 8 questões, irá reunir-se com outra dupla para fazer as questões 9 e 10. Às vezes, alguma dupla terá que esperar alguns minutos até uma próxima dupla terminar para, então, reunirem-se e fazerem as questões 9 e 10. Enquanto os estudantes esperam, devem ler e analisar as duas últimas questões para, posteriormente, discutirem com a dupla parceira.

 

Atividade

 Utilizando seus laptops, criem um arquivo no programa KWord intitulado “Sinônimos – atividade 2”. Em seguida, façam o que se pede:

1.      Após acessarem o site indicado (<http://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/2011/download/comentadas/redacao.pdf>) e esperarem que o documento seja carregado (em torno de 1 minuto), vocês deverão procurar a página 8, em que encontrarão a redação intitulada “De gerações em gerações...”. Selecionem a redação que contém esse título e que está digitada (a manuscrita está incompleta).

2.      Após selecionarem a redação, copiem-na e colem-na no arquivo que vocês acabaram de abrir no programa KWord.

3.      Após colarem o texto em seus arquivos do KWord, separem os parágrafos (são cinco), de acordo com o texto original, como visualizado no arquivo do site.

4.      Leiam atentamente o texto.

5.      Observem a repetição das palavras “geração” e “gerações” e analisem se esta prejudicou ou não a coesão textual.

6.      Observem: essa redação foi analisada pela banca corretora como sendo uma produção frágil, devido ao fato de não ter um projeto de texto consolidado e de retomar algumas partes dos fragmentos motivadores apresentados na coletânea. Além disso, verifica-se que existem falhas gramaticais de concordância nominal e verbal, de regência nominal, de pontuação, as quais também prejudicam a coesão textual.

7.      Considerando isso, reescrevam esse texto, objetivando torná-lo mais coeso, coerente e com argumentação mais sólida. Para tanto, utilizem sinônimos para substituir as palavras repetidas, façam os ajustes gramaticais necessários, reescrevam os trechos frágeis ou superficiais.

8.      Salvem o arquivo e fechem-no.

 

  • Para continuarem a atividade e finalizarem-na, unam-se a outra dupla e formem um grupo de quatro integrantes.

9.      Troquem seus laptops com os colegas da dupla parceira e leiam os textos produzidos por eles. Verifiquem como reconstruíram a redação, quais sinônimos utilizaram.

10.  Discutam entre as duas duplas e respondam estas alternativas a seguir (digitem no mesmo arquivo do KWord, abaixo do texto produzido):

a)      A utilização dos sinônimos provocou alguma mudança de sentido no novo texto? As palavras utilizadas por vocês podem ser consideradas sinônimos perfeitos ou elas apresentam alguma nuance diferente de sentido?

b)      Em uma produção textual, é importante utilizar palavras de sentido relacionado (de mesmo campo semântico) para manter a unidade e o sentido global do enunciado? Expliquem.

c)      Vocês consideram que a utilização de sinônimos é um recurso eficaz para estabelecer a coesão textual? Justifiquem suas respostas.

 

Professor, para socializar as respostas, peça que quatro grupos (os grupos finais, de quatro alunos) escolham um dos textos produzidos para ser lido. Solicite, ainda, que respondam, oralmente, a questão 10.

Caso seja interessante para o trabalho com sua turma, explore mais esse material da Unicamp, que é muito rico. Instrua os alunos para desenvolverem as propostas de redação apresentadas (páginas 1 a 4) ou para reescreverem outros textos. Pode-se também explorar os textos julgados pela banca corretora como "redações acima da média" e as "redações anuladas". O texto "De gerações em gerações..." foi enquadrado dentre as "redações abaixo da média".

 

Recursos Complementares

Para obter mais informações sobre coesão textual e sinônimos, acesse os seguintes textos e links:

- Aula do Portal do Professor: Ampliação de vocabulário: os sinônimos no Criptograma. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9921>. Acesso em: 15 maio 2011.

- Texto expositivo: Como se realiza a coesão. Disponível em: <http://www.pucrs.br/gpt/coesao.php>. Acesso em: 15 maio 2011.

- Texto expositivo e exercícios: Textualidade e coesão - mecanismo de coesão textual. Disponível em: <gestaocomercial.50webs.com/documentos/textcoes.doc>. Acesso em: 15 maio 2011. (Professor, para acessar esse texto, é necessário copiar e colar o endereço na sua barra de navegação, pois, por ser um documento em Word, o endereço não se transforma em link.)

- Artigo: As estratégias de construção da coesão em textos de alunos. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/iiijnlflp/textos_completos/pdf/As%20estrat%C3%A9gias%20de%20constru%C3%A7%C3%A3o%20da%20coes%C3%A3o%20em%20textos%20de%20alunos%20-%20MARCUS.pdf>. Acesso em: 17 maio 2011. 

- Texto expositivo: Mecanismos de coesão textual. Disponível em: <http://web.videoaulasonline.com.br/aprovaconcursos/demo_aprova_concursos/pratica_textual_em_lingua_portuguesa_01.pdf>. Acesso em: 15 maio 2011.

Avaliação

Para avaliar os discentes, devem ser observados: a participação; o interesse e o empenho nas diferentes atividades propostas; a capacidade de trabalharem em dupla e em grupo.

Verificar ainda: o desempenho e a criatividade na atividade de produção textual, especificamente quanto ao emprego dos sinônimos.

Observar também: se conseguem relacionar os sinônimos utilizados por eles nos textos para se referirem a um determinado elemento textual (referente textual); se identificam essa estratégia como um recurso de coesão textual.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.