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Revolução dos Cravos na Música Popular

 

09/06/2011

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Gabriel Luiz Maia Nascimento, Lígia Beatriz Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão analisar, a partir de uma nova perspectiva, a “Revolução dos Cravos”. Esse importante acontecimento que marcou o ano de 1974 em Portugal ainda possibilita ao aluno ter uma visão mais complexa da situação geopolítica no mundo durante os anos 1970 e como esse fato repercutiu política e culturalmente no Brasil.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ditadura Militar.

- História contemporânea.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Durante os anos 1970, Portugal vivia uma conturbada situação política. O país estava desde 1933 sob a ditadura de Oliveira Salazar, conhecida como Estado Novo. Em 1968, Salazar foi afastado por invalidez, mas a ideologia de seu regime seguiu sob o comando de Marcelo Caetano.

Até 1970, Caetano conseguiu promover certa modernização econômica e social, além de um início de liberalização política, o que fazia parecer que o regime português mudaria, levando esse período a ser designado como a “Primavera Marcelista”. Mas nem tudo eram flores em Portugal e a Guerra Colonial seguia em seu limite crítico desde início dos anos 1970. O descontentamento era grande e os movimentos contra Caetano foram ganhando força. Entre eles estava o Movimento das Forças Armadas, que tomou as ruas de Lisboa no dia 24 de abril de 1974 e depôs o presidente Marcelo Caetano.

Depois da Revolução dos Cravos, o país europeu viveu dois anos politicamente conturbados depois de 1974. Esse período ficou conhecido como Processo Revolucionário em Curso (PREC) e foi marcado por disputas e perseguições políticas. As Colônias Africanas e o Timor-Leste tornaram-se independentes, mas a situação interna do país ainda era de incerteza. Em 25 de novembro 1975, Antonio Ramalho Eanes dirige uma operação militar contra a ala mais radical do Movimento das Forças Armadas e se firma vitoriosa a contrarrevolução. Em 1976, Antonio Ramalho Eanes ganha as eleições para presidente e se estabelece o regime democrático em Portugal. Os anseios socialistas da Revolução dos Cravos foram esvaziados.

Na Praça da Figueira

Início das manifestações pela manhã do dia 25 de Abril de 1974

Fonte: http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=Galeria&album=OperacoesMilitares

DESENVOLVIMENTO

Na primeira aula, o professor deverá introduzir o assunto entre os alunos. O professor poderá começar uma discussão perguntando o que os alunos conhecem sobre Portugal e o que lhes vêm à cabeça quando se fala desse país. O professor poderá perguntar também como os alunos enxergam as relações entre Brasil e Portugal hoje em dia. Após iniciada a discussão, o professor poderá discutir alguns conceitos pertinentes ao tema, tais como ditadura, revolução e colônia.

Manifestação de regozijo da população aos soldados triunfantes, em Lisboa

Manifestação de regozijo da população aos soldados triunfantes, em Lisboa. O cravo aparece como destaque

Fonte: http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=Galeria&album=OperacoesMilitares

 

Na segunda aula, o professor deverá dividir a sala em cinco grupos. O professor deverá apresentar para a sala as seguintes músicas:

- Música 1: “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso

(link: http://www.youtube.com/watch?v=aC6SBaVW7no&feature=related);

 

- Música 2: “Fado Tropical”, de Chico Buarque e Ruy Guerra

(link: http://www.youtube.com/watch?v=VHQFmBrjLCM);

 

- Música 3: “Tanto Mar” (primeira versão), de Chico Buarque

(link: http://www.youtube.com/watch?v=hdvheuHhF2U);

 

- Música 4: “Tanto Mar” (segunda versão), de Chico Buarque

(link: http://www.youtube.com/watch?v=V7JXlmE60r0&feature=related);

 

- Música 5: “Vira, virou”, de Kleiton e Kleidir.

(link: http://www.youtube.com/watch?v=MIfR3nng2iI&feature=fvwrel).

Cada grupo escolherá uma das músicas apresentadas e ficará responsável por coletar e trazer informações sobre o cantor e sobre a música. Os alunos deverão analisar a letra e fazer uma primeira interpretação durante a aula. Além de pesquisar sobre a música, o professor deverá pedir aos alunos que tragam mais informações sobre a “Revolução dos Cravos” e sobre o momento político vivido no Brasil, em 1974, para a aula seguinte.

Na terceira aula, os alunos deverão discutir as informações obtidas e fazer uma nova interpretação da letra, que deverá ser apresentada à turma e entregue ao professor. O professor deverá pedir a cada aluno que pesquisee colete imagens relacionadas com a música, com o ano de 1974 no Brasil, com a revolução, com as lutas de independência e o que mais acreditarem ser pertinente relacionado ao tema.  

Na quarta aula, o professor deverá, a partir desses materiais levantados durante as pesquisas, propor que os alunos façam uma narrativa visual utilizando-se das imagens coletadas, das informações obtidas e da música escolhida. Os alunos deverão redigir um texto que explique a música e fale sobre o seu contexto. Esse texto deverá ser usado como legenda das imagens escolhidas, que deverão ser colocadas e arranjadas pelo grupo para compor um vídeo, tendo como fundo musical a música selecionada.

Na quinta aula, os vídeos deverão ser apresentados e o professor deverá fazer uma discussão, sintetizando os conceitos trabalhados, as informações obtidas, o contexto tanto do Brasil como de Portugal e o que os alunos concluem a partir disso.

Materiais necessários:

- Computadores com software de edição: o próprio Windows vem com o Windows Movie Maker, satisfatório para este tipo de trabalho.

CONCLUSÃO

Após o professor fazer a discussão, ficará mais fácil para os alunos compreenderem a situação que o Brasil passava nos anos 1970, a partir da análise de um fato externo. Dessa maneira, o aluno poderá perceber a complexidade das relações e os efeitos que um acontecimento pode obter por mais distante que esteja. Além disso, o aluno conseguirá trabalhar de maneira mais crítica diversos assuntos por conta de conceitos- chave trabalhados, estendendo assim o conhecimento produzido por ele mesmo para a sua realidade.

Recursos Complementares
Avaliação

AVALIAÇÃO

O professor deverá avaliar o processo de pesquisa como um todo, levando em consideração as discussões feitas em aula e o material produzido. Além disso, o professor terá como material escrito para ser avaliado as interpretações das músicas e o texto produzido para servir de legenda ao vídeo. Após trabalhar com os clipes dentro da sala de aula, o professor poderá estender o trabalho exibindo os clipes durante uma Mostra Cultural. Porém não cabe ao professor avaliar a parte técnica, mas sim se os alunos foram capazes de articular as informações surgidas nas discussões em sala e nas pesquisas realizadas, com a interpretação da música. Por meio da análise desse processo, o professor poderá ser capaz de avaliar não somente o trabalho final, mas toda a carga de pesquisa por trás. Para tanto é necessário que o professor acompanhe de perto os trabalhos dos grupos durante as diversas etapas.

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