Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tropicália: música, comportamento e atitude no Brasil da década de 1960

 

09/06/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Ligia Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender o que foi o movimento musical conhecido como “Tropicalismo” e  qual foi a sua importância histórica  no cenário artístico, cultural e social brasileiro da década de 1960.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Movimento modernista de 1922

- Golpe Cívico-Militar  de 1964

- Ato Institucional N° 5 de 1968

- “Maio de 1968”

Estratégias e recursos da aula
Cronograma, estratégias e recursos da aula

 

Aulas

Atividade

1

Pesquisa em Grupo

2

Produção de programas de rádio

3

Seminário interdisciplinar

 

AULA 1


INTRODUÇÃO

O professor deverá fazer uma breve introdução, enfatizando que, na década de 1960, época de transformações políticas, sociais e culturais em todo o mundo, o Brasil assistiu à ascensão de uma nova geração de compositores e intérpretes que se tornaram ídolos de grande parte da juventude.

Em meio a essa renovação da musica popular ganha destaque a Tropicália, movimento de vanguarda que causou grande impacto não apenas na cena musical, mas também contribuiu para construção de uma nova postura crítica frente aos contrastes e ambigüidades da cultura brasileira. A dimensão do impacto causado pelo movimento tropicalista é tão significativa que afetou vários setores da arte brasileira por meio de nomes como Hélio Oiticica (Artes plásticas), José Celso Martinez Corrêa (Teatro), Gláuber Rocha (Cinema), Haroldo e Augusto de Campos (literatura), entre outros.

PESQUISA EM GRUPO

A sala será dividida em grupos. Cada um deles será responsável por apresentar ao restante da turma uma canção do repertório do Tropicalismo, estabelecendo as relações de intertextualidade entre a trajetória desse movimento musical brasileiro e o contexto cultural, social e político da época.

Cada grupo ficará responsável por um dos tópicos abaixo.

GRUPO 1

Os alunos serão responsáveis por definir conceitualmente o que seria o Tropicalismo. Quem eram os principais nomes desse importante movimento da música popular brasileira? Esse grupo também será responsável por fazer uma análise das capas de alguns dos principais discos de intérpretes participantes do grupo. É importante ressaltar que a capa não é uma mera ilustração do conteúdo do LP. A capa  garantia a visualidade dos temas abordados pelos artistas, tornando-se uma espécie de resumo da obra, ou seja, os artistas também tinham algo a dizer por meio da arte visual presente em seus discos.

Disco Tropicalia

http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI00700

Disco Caetano Veloso

http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI00659

Disco Gilberto Gil

http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI00942

Disco Gal

http://www.galcosta.com.br/sec_discografia_view.php?id=4

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir:

- http://www.caetanoveloso.com.br/index2.php

- http://www.gilbertogil.com.br/

- http://www.tomze.com.br/

- http://www.galcosta.com.br/

- http://www.dicionariompb.com.br/

 

GRUPO 2

O segundo grupo será responsável por identificar, no cenário nacional e internacional do período estudado, quais foram as principais referências e influências incorporadas pelos tropicalistas em suas canções. Qual a postura adotada pelo Tropicalismo em meio ao debate à cerca de temas como as dicotomias arcaico/moderno, nacional/estrangeiro e cultura de elite/cultura de massas? Em que medida os tropicalistas assumiram os pressupostos do movimento modernista de 1922? Quais os pontos de aproximação e distanciamento entre os dois movimentos e seus respectivos contextos históricos?

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir:

- http://www.caetanoveloso.com.br/index2.php

- http://www.gilbertogil.com.br/

- http://www.tomze.com.br/

- http://www.galcosta.com.br/

- http://www.dicionariompb.com.br/

 

GRUPO 3

Em 1967, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram os responsáveis pelo lançamento de canções que prenunciaram o movimento tropicalista. A explosão da tropicália aconteceu no ano seguinte com a participação ativa de todos os membros do movimento na disputa de festivais, no lançamento de discos, na gravação de programas de TV. Em que medida a performance dos artistas tropicalistas contribuiu para a formação de uma nova atitude da juventude a cerca de temas como “alienação e engajamento político” ? Qual a reação da parcela mais conservadora da sociedade ao presenciar os happenings tropicalistas?Porque o movimento tropicalista foi tido como grave ameaça à ditadura militar?

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir:

- http://www.caetanoveloso.com.br/index2.php

- http://www.gilbertogil.com.br/

- http://www.tomze.com.br/

- http://www.galcosta.com.br/

- http://www.dicionariompb.com.br/

 

GRUPO 4

Na história da canção popular brasileira é importante destacar a capacidade do cancionista, durante todo o século XX, de construir um modo peculiar de se pensar o Brasil, em função de um saber poético-musical que expõe o país ao conhecimento do povo. Através dessa “agudeza intelectual”, os compositores tropicalistas criaram canções que propunham a construção de uma nova idéia de Brasil, de outra imagem da nação. De que maneira o país era visto, entendido e cantado pela Tropicália? Em uma frase polêmica Caetano Veloso afirmava que a Tropicália era a retomada da “linha evolutiva” da canção popular brasileira. Qual é a pertinência do termo utilizado pelo compositor?

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir:

- http://www.caetanoveloso.com.br/index2.php

- http://www.gilbertogil.com.br/

- http://www.tomze.com.br/

- http://www.galcosta.com.br/

- http://www.dicionariompb.com.br/

A consulta aos links permitirá aos alunos informações básicas para o desenvolvimento dos temas propostos. É necessário ressaltar a importância do acesso às obras dos artistas, disponíveis em vários sites e blogs de divulgação da canção popular brasileira. Após o acesso às informações, os alunos deverão escrever e produzir miniprogramas de Rádio Ciência sobre a trajetória da Tropicália.

AULA 2 – PRODUÇÃO DOS PROGRAMAS DE RÁDIO

Primeiro passo

Se a escola tiver um Laboratório de Informática adequado à produção de programas de rádio, o trabalho poderá ser realizado no próprio local.  Caso a escola não possua esse espaço, os alunos poderão produzir os programas em computadores particulares. A produção do programa poderá ser realizada em qualquer máquina que possua as seguintes ferramentas:

- Sony Sound Forge Pro 10.0b: ferramenta que cria, edita, digitaliza, grava e limpa arquivos de sons digitais;

- Reaper 3.7: é um editor de áudio que permite mixar faixas utilizando diversos fragmentos de áudio;

- Microfone normal para computador.

Segundo passo

Cada grupo de alunos ficará responsável pela produção de um Programa de Rádio de caráter jornalístico. O grupo deverá escrever  um pequeno texto analítico, de aproximadamente 15 linhas, sobre cada tema proposto, a partir de uma canção a ser analisada. O texto deverá ser gravado por um dos alunos, que terá a função de locutor. Os outros alunos do grupo deverão escolher também o "slogan" e as canções que servirão como vinhetas iniciais e finais.  A socialização dos alunos será realizada durante a produção dos programas  em sala de aula e também durante a apresentação coletiva para a escola. Segue abaixo um exemplo de programa de rádio produzido pela Rádio UFMG Educativa sobre a “Jovem Guarda”, disponível em:

1) Divino maravilhoso:
http://www.megaupload.com/?d=ELEUGN0L


2) Tom Zé:
http://www.megaupload.com/?d=7O7JSED0


3) Namorinho de portão:
http://www.megaupload.com/?d=TJNETTJF


4) É proibido proibir:
http://www.megaupload.com/?d=GOZQFM7A


5) Vapor barato
http://www.megaupload.com/?d=37AFSFGG

 

AULA 3

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR                                             

Depois de finalizada a produção dos programas durante a atividade da aula 2, todos os grupos deverão apresentar os trabalhos radiofônicos  à comunidade escolar, em um seminário transdisciplinar que envolva as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes na aula 3. Os grupos deverão apresentar à turma os resultados das pesquisas, utilizando equipamento de som. O professor solicitará aos alunos um trabalho final, escrito extraclasse, sobre a trajetória do movimento tropicalista a partir da intertextualidade entre a narrativa musical criada pelos artistas ligados a esse movimento da música popular, os temas abordados em sala de aula e o contexto histórico estudado.

CONCLUSÃO

No contexto político da ditadura cívico-militar como era o brasileiro durante a década de 1960, o movimento tropicalista foi visto como transgressor em vários sentidos. Os gestos provocativos, as roupas extravagantes, as idéias polêmicas, a utilização das guitarras eram, em seu conjunto, a expressão de um modo próprio de pensar a cultura e a própria idéia de Brasil. Em tempos de coerção e recrudescimento político todo pensamento crítico é uma rebeldia. Os velhos padrões de conduta social e a postura conservadora – tanto dos adeptos da esquerda, quanto da direita – eram motivo de deboche por parte dos artistas tropicalistas. Por tudo isso, a Tropicália foi um dos episódios artísticos, culturais e políticos mais importantes da história do Brasil no século XX.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada em todas as etapas do aprendizado:

- A pesquisa sobre as capas dos discos poderá ser apresentada pelos alunos utilizando equipamento de data-show. A pesquisa sobre os personagens mais importantes do Tropicalismo possibilitará ao aluno entrar em contato direto com a história da música popular brasileira e com a cultura geral do contexto. Essas atividades, assim como a redação do texto extraclasse, serão avaliadas seguindo exigências de clareza e pertinência histórica

- Durante o trabalho em grupo, os alunos serão avaliados segundo a sua capacidade de realizar tarefas coletivas como a interação e o diálogo, o respeito aos diferentes pontos de vista e o consenso entre opiniões divergentes;

- A escolha dos temas estudados em diálogo com as canções selecionadas deverá ser avaliada, levando-se em consideração a autonomia dos alunos em se tratando da capacidade de tomar suas próprias decisões a partir da análise pertinente do contexto histórico;

- Durante a produção dos Programas de Rádio, será avaliada a redação, a criatividade e a desenvoltura na utilização das ferramentas de edição de áudio, além da capacidade de trabalhar em grupo;

- O seminário interdisciplinar será um meio de avaliar a capacidade dos alunos de organizar e transmitir, de forma concatenada, o aprendizado adquirido durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.