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UCA - Coesão referencial por reiteração: hiperônimos e hipônimos

 

20/06/2011

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Saber o que são hiperônimos e hipônimos e a diferença de sentidos entre ambos.

  • Identificar os hiperônimos e hipônimos como elementos coesivos.

  • Analisar a relação semântico-lexical do emprego dos hiperônimos e hipônimos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ser capaz de:

  • ler textos de média complexidade lexical;

  • localizar informações no texto;

  • fazer, no mínimo, inferências simples;

  • conhecer as classes gramaticais;

  • ter noção dos conceitos de coesão, elos coesivos e coerência;
Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA;

  • internet;

  • vídeos do Youtube;

  • exercícios interativos;

  • trabalhos em grupo.

 

Atividades:

Atividade 1 - Motivação

I - MOMENTO

Professor, o principal objetivo desta atividade é ativar os conhecimentos dos alunos sobre os conceitos de coesão/coerência/elos coesivos. Para isso, oriente-os para que, organizados em trios, acessem, em um dos laptops, via Internet [Metasys > Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou na área de trabalho], o link abaixo para leitura do poema " A pesca'", de Affonso  Romano de Santana (Disponível em: <http://analisedetextos.blogspot.com/2009/07/pesca-de-affonso-romano-de-santanna.html>. Acesso em: 19 maio 2011):

 

a pesca

  Proponha a seguinte atividade:

  1º) Leiam oralmente o poema, obedecendo à cadência dos seus versos.

  2º) Analisem a composição do poema, quanto à sua composição estrutural: a) que classes de palavras predominam? b) a partir dessas palavras, é possível construir o sentido do poema? Justifique. C) Que efeitos de sentidos são produzidos pelas palavras de cada estrofe em relação à cronologia das ações da pescaria?

3º) Existem elos coesivos entre os versos e estrofes?

 4º) É possível o leitor estabelecer sentido a partir da forma como o poema foi construído? Ou seja, sem os elos coesivos? Podemos dizer que é um texto coerente? Justifique.

5º) Que relação de sentido há entre o poema e sua ilustração?

6º) Que palavras do poema se relacionam diretamente com o substantivo pescaria?

II - MOMENTO

Professor, organize a turma em círculo e peça que um dos alunos de cada trio apresente suas conclusões. Observe se foram capazes de perceber que a construção do poema tem relação com o contexto de uma pescaria: clima favorável; silêncio, calmaria, paciência do pescador e finalmente a pesca. Verifique se  conseguiram estabelecer a relações destes sentidos com a forma de composição do poema e também relacionaram as palavras anzol, peixe, agulha e linha ao campo semântico de pescaria.

 

Atividade 2 - Identificação dos hiperônimos e hipônimos

Ainda organizados em trio, oriente que acessem em um dos laptops [Metasys > Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou área de trabalho] o texto "Operação apreende mais de 140 aves silvestres no Espírito Santo".

   (Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,operacao-apreende-mais-de-140-aves-silvestres-no-es,305038,0.htm>. Acesso em: 18 maio 2011):

 

operação

 

Após a leitura, peça aos alunos que criem no Kword uma tabela com duas colunas e seis linhas. Após isso, identifique com a turma os termos e expressões utilizadas no texto para fazer referência às aves silvestres mencionadas no título. Oriente ainda que escrevam essas expressões na primeira coluna à esquerda da tabela abaixo.

Professor, faça uma discussão focando a relação entre hiperonímia e hiponímia existente entre essas expressões. Proponha que a turma reorganize essas expressões de acordo com seu campo de abrangência - hiperônimo e hipônimo. Para isso, solicite que eles as escrevam na coluna à direita da tabela.

 

Animais

Animais

 animais silvestre

 animais silvestres

 cutiós

 aves silvestres

 Pixoxós

 curiós

 Papagaio Chauã

 pixoxós

 Aves sislvestres

 papagaio chauã

 

 

 

Após terminar o exercício, eles devem salvar as alterações feitas no arquivo e fechá-lo, para evitar perda o documento.

Atividade 3 - Exercícios de identificação de outros hiperônimos e hipônimos

Professor, peça aos alunos, ainda organizados em trios, para que acessem em um dos  laptops, via internet [Metasys > iniciar> aplicativos > Internet Firefox ou na área de trabalho], o link para ter acesso ao exercício que deverão desenvolver sobre hiperônimos e hipônimos (Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/2286614/HIPERONIMOS-HIPONIMOS>. Acesso em: 18 maio de 2011):

 

hiperonimo

 

Assim que todos terminarem, peça que façam a correção com base no gabarito  que está abaixo do exercício proposto, no mesmo link.

Atividade 4 - Identificação de hiperônimos e hipônimos em um texto

 Ainda em trio, oriente que façam a leitura da crônica "Instrumento do amor" de Ruy Castro, abaixo reproduzida. Distribua cópias para os alunos e, após a leitura, peça que realizem a atividade proposta a seguir.

                                                                                                                         Instrumento do amor 

                                                        RUY CASTRO

(Fonte:<http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1110201005.htm>. Acesso em: 18 maio 2011).                                                                           

 

             RIO DE JANEIRO - Outro dia, na ponte aérea, fui parado no raio-X do Santos-Dumont por estar "portando" um cortador de unhas. A senhora da esteira não perdoou: ou eu voltava ao balcão e despachava o instrumento pontiagudo ou teria de despejá-lo numa caixa destinada a objetos proibidos de entrar em aviões. Para não perder o voo, preferi me desfazer dele. E olhe que era um trim de estimação.

            Pois, na sexta última, voltou a acontecer, só que em Congonhas. Desta vez, o objeto que eu "portava" era uma caixa de madeira de 36cm x 39cm, contendo um motor, dois pequenos alto-falantes, um prato giratório, uma haste equipada com um microestilete de diamante, um pino central e várias roldanas e polias. Além de botões de liga-desliga, próprios, talvez, para disparos automáticos, inclusive um chamado de "automático".

            Ao ver a caranguejola tão bem embalada por meus amigos Mercia e Mario Gabbay, que tinham me presenteado com ela, as duas jovens do raio-X fizeram a esteira ir e voltar enquanto discutiam a finalidade do objeto. O qual poderia ser tudo, desde um instrumento de tortura até uma bomba-relógio ou uma máquina para fins imorais.

            Então, perguntaram-me o que era. Respondi: "É um toca-discos Philips, modelo 243, de fabricação alemã. Tem amplificação própria, seu prato gira a 33, 45 e 78 rpm, e é equipado com uma cápsula contendo uma agulha para discos de vinilite e outra para discos de cera de carnaúba e guta-percha".

            As moças nem piscaram. Insisti: "Eu sei, parece arma de terrorista. Mas é um instrumento do amor. Os pais de vocês já namoraram muito ao som desse equipamento".

            Ao ouvir a palavra equipamento, elas respiraram e soltaram a esteira, liberando meu subversivo toca-discos. No qual, desde sábado tenho tocado 78s de Stan Kenton, Lionel Hampton e Spike Jones, fazendo o maior barulho a horas mortas.

 

 Atividades

1. Após a leitura, caso não haja dúvidas em relação ao vocabulário, proponha aos alunos que identifiquem os termos utilizados para nomear os dois objetos citados no texto.

2. Peça que discutam se os procedimentos adotados pelo cronista para apresentar esses objetos são idênticos.

3. Escrevam sobre o papel, na crônica, da palavra equipamento.

 

Socialização

Professor, durante a correção, observe se os alunos conseguiram identificar os termos que funcionam como hiperônimos e hipônimos.

Recursos Complementares

Para obter mais informações sobre coesão textual e sinônimos, acesse os seguintes textos e links:

- Aula do Portal do Professor: Ampliação de vocabulário: os sinônimos no Criptograma. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9921>. Acesso em: 15 maio 2011.

- Texto expositivo: Como se realiza a coesão. Disponível em: <http://www.pucrs.br/gpt/coesao.php>. Acesso em: 15 maio 2011.

- Texto expositivo e exercícios: Textualidade e coesão - mecanismo de coesão textual. Disponível em: <gestaocomercial.50webs.com/documentos/textcoes.doc>. Acesso em: 15 maio 2011. (Professor, para acessar esse texto, é necessário copiar e colar o endereço na sua barra de navegação, pois, por ser um documento de Word, o endereço não se transforma em link.)

- Artigo: As estratégias de construção da coesão em textos de alunos. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/iiijnlflp/textos_completos/pdf/As%20estrat%C3%A9gias%20de%20constru%C3%A7%C3%A3o%20da%20coes%C3%A3o%20em%20textos%20de%20alunos%20-%20MARCUS.pdf>. Acesso em: 17 maio 2011. 

-  ://www.brasilescola.com/gramatica/hiponimos-hiperonimos.htm> Acesso em 18 maio 2011.

http://www.colegioweb.com.br/portugues/hiponimos-e-hiperonimos.html> Acesso em 18 maio de 2011

Avaliação

 

Durante a realização das atividades, verificar se os alunos foram capazes de:

  • identificar as palavras hiperônimas e hipônimas;

  • analisar a função coesiva que estabelecem no texto;

  • perceber a relação de sentido existente entre os hiperônimos e os hipônimos.

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