Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Greves do ABC paulista, entre 1979-1980.

 

09/06/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Ligia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Trabalho
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender o contexto histórico e o processo de redemocratização do Brasil no fim dos anos de 1970.

- Identificar os motivos que levaram os operários e sindicalistas do ABC Paulista (região inicialmente formada pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) a organizarem as greves.

- Caracterizar as transformações do espaço público mediante as ações dos grevistas.

- Analisar o papel de Luiz Inácio “Lula” da Silva como principal liderança do movimento.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A Ditadura Militar no Brasil entre 1964 a 1985.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento

 

Introdução

A partir de 1974, o Milagre Econômico Brasileiro dava sinais de esgotamento. A crise era acompanhada do crescimento da inflação e do aumento do custo de vida. Em 1979, era promulgada a Lei de Anistia, dando continuidade ao processo de distensão gradual iniciada com o Gen. Ernesto Geisel.

 

Desenvolvimento

O professor iniciará a aula oferecendo a todos os alunos um panorama sobre o movimento grevista que sacudiu o Brasil no final da década de 1970, no chamado ABC Paulista, por meio da exibição do vídeo curta-metragem O sindicalismo no Brasil – As greves no ABC paulista no fim dos anos 70, usando cerca de 7 minutos da aula. Tal vídeo se encontra disponível em:

 

  (acesso em: 28 abr. 2011).

 

 

 

 

O professor irá tratar da crise econômica que atingiu o País no final dos anos 1970, usando a charge abaixo. A proposta é que os alunos interpretemoralmente a charge, a partir da discussão de dois eixos: o primeiro, identificação dos elementos presentes na charge que permitem interpretar a crítica feita pelo autor; o segundo, interpretação da ideia geral da charge.

 

O homi ta rindo.

Charge vencedora do VI Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Data: 1979. Fonte: GAUDENCI JÚNIOR, Heitor. Piracicaba 30 anos de humor. São Paulo: IMESP, 2003. Autor: Ivan Simões Saindeberg.

O professor irá desenvolver com os alunos a abertura política iniciada com a Lei de Anistia, datada de 1979. A proposta é que os alunos entendam mais profundamente a luta pela Anistia política no Brasil, no final da década de 1970, interpretando a letra da canção “O Bêbado e o Equilibrista”, de autoria de João Bosco e Aldir Blanc, escrita em 1979 e interpretada por Elis Regina. Depois de escutar a música, os alunos deverão organizar, por escrito, as suas conclusões com base nos seguintes pontos: o que representa o personagem Carlitos, de Charles Chaplin, na canção? Que valor na música é simbolizado pela figura do equilibrista? A que situação a música faz alusão ao mencionar o irmão do Henfil? Quem foi Henfil e seu irmão? Quem são Maria e Clarisse?O que pretendiam os letristas ao mencionar na canção Marias e Clarisses, no plural? Os alunos poderão utilizar a Internet como fonte de pesquisa auxiliar na interpretação da letra, por meio do site: http://letras.terra.com.br/elis-regina/45679/ (acesso em: 28 abr. 2011).

Embasar a discussão e a escrita dos alunos nos seguintes textos, que tratam, ambos, da crise econômica do período, assim como da Anistia:

- Sobre o governo Geisel (1974-1979):

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u71.jhtm (acesso em: 28 abr.2011);

- Sobre o governo Figueiredo (1979-1985):

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u72.jhtm (acesso em: 28 abr. 2011).

 

Segundo momento

 

Introdução

A crise econômica enfrentada pelo governo Figueiredo (1979-1985) gerou, inicialmente, descontentamento entre os operários do setor metalúrgico do ABC Paulista, que se espalhou, em seguida, por outras categorias de trabalhadores do País, que reivindicavam reajustes salariais e avanços políticos.

 

Desenvolvimento

Caberá agora ao professor trabalhar as razões de ordem econômica que motivaram as centrais sindicais do ABC Paulista a organizarem suas campanhas salariais e o movimento grevista entre 1979 e 1980.   Para tanto, o professor irá dividir a turma em três grupos. Cada grupo terá acesso a uma fonte histórica distinta, para analisá-la e apresentar o resultado da discussão interna para os outros dois grupos restantes.

- O Grupo 1 irá assistir ao trecho do documentário Greve!, de João Batista de Andrade, datado de 1979. Cabe ao grupo analisar a fala dos operários sobre a relação patrão- empregado.

Documentário disponível em http://www.youtube.com/watch?v=MhqQWYfTm_c&feature=related (acesso em: 29 abr. 2011).

- O Grupo 2 irá analisar um panfleto de convocação para uma reunião preparatória para a Campanha Salarial de 1979. Quais os objetivos da campanha? Por que os operários necessitam organizar-se?  

 

Panfleto

Panfleto de convocação para reunião preparatória para a Campanha Salarial de 1979. Data: 26 jan.1979. Fonte: http://www.abcdeluta.org.br

 

- O Grupo 3 irá analisar um cartaz de convocação para uma reunião preparatória para a Campanha Salarial de 1980. Quais as relações patrão e empregado os estudantes poderão concluir por meio da iconografia do cartaz? Por quais melhorias os trabalhadores lutavam na ocasião?  

 

Cartaz de convocação

Cartaz de convocação de categoria para assembleia. Data: 1980. Fonte: http://www.abcdeluta.org.br

 

Momento 3

 

Introdução

Interessa nessa fase a compreensão da ampliação do espaço público, naquele momento de restrição repressiva das manifestações políticas, que aconteceu em razão da circulação e manifestação de pessoas e ideias proporcionadas pelas mobilizações das greves operárias do ABC Paulista entre 1979 e 1980.

 

Desenvolvimento

Nesse ponto, os estudantes irão desenvolver uma visão crítica da diferença entre ditadura e democracia, no que diz respeito ao uso e à ocupação do espaço público. Por meio da análise oral envolvendo todos os presentes, os alunos deverão interpretar as imagens abaixo, referentes às greves de 1979 e 1980, em relação ao binômio: ampliação democrática do espaço público versus repressão ao uso livre desse mesmo espaço.

- Imagens relacionadas às greves do ano de 1979:

 

Democracia

Trabalhadores escrevem a palavra Democracia com o próprio corpo. Local: ABC. Data: 1979. Fonte: http://www.abcdeluta.org.br

 

Reressao

Tanque policial reprime manifestação de greve dos metalúrgicos. Data: março de 1979. Local: Santo André, São Paulo. Fonte: Revista Veja, 28 mar. 1979. Autor: Pedro Martinelli.

 

- Imagens relacionadas às greves do ano de 1980:

 

100 mil manifestantes

Cerca de 100 mil manifestantes se dirigiam da Igreja Matriz de São Bernardo para o Estádio da Vila Euclides para deliberar sobre os rumos do movimento. Data: 1º. de maio de 1980. Local: São Bernardo do Campo-SP. Fonte: Revista Veja, 7 maio 1980. Autor: Irmo Celso.

 

Operário

Operário enfrenta policial. Data: maio de1980. Local: São Bernardo do Campo-SP. Fonte: Revista Veja, 7 maio 1980. Autor: Irmo Celso.

 

Momento 4

 

Introdução

Luís Inácio “Lula” da Silva foi o principal líder dos metalúrgicos do ABC nas greves de 1978 a 1980, assumindo papel de destaque no processo da Campanha pelas Diretas-Já, na formação do Partido dos Trabalhadores, chegando ao cargo de Presidente da República.  

 

Desenvolvimento

Por fim, o professor dividirá a turma em quatro grupos, que ilustrarão a biografia de Lula com imagens pesquisadas no site Google Imagens e na Internet. Cada grupo irá cuidar de uma fase distinta da vida de Luís Inácio “Lula” da Silva:

 

- do nascimento à viagem da família do interior de Pernambuco para São Paulo;

- do seu primeiro emprego como torneiro mecânico (1964) até se tornar líder das greves do ABC entre 1978 a 1980, como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos;

- da fundação do Partido dos Trabalhadores (1980) até suas posteriores candidaturas à presidência da República (1998);

- da sua eleição à presidência da República (2006) até o mandato seguinte.

 

Na falta de imagens do próprio Lula, os alunos deverão usar a criatividade para sanar as lacunas. O resultado deverá ser apresentado em forma de um Jornal Mural, composto de imagens e textos curtos,a ser afixado em uma área da escola que seja acessível a todos os alunos e funcionários.  Abaixo segue sites a serem pesquisados sobre aspectos da vida de Lula e com imagens sobre o personagem:

 

- Site ABC da Luta: http://www.abcdeluta.org.br/historia.asp?id_DEP=100 (acesso em: 29 abr. 2011);

- Site Jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/12/14/o-amigo-lula-frei-betto-narra-transformacao-do-lider-sindical-do-abc-em-presidente-923283035.asp (acesso em: 29 abr.2011);

- Site Partido dos Trabalhadores: http://www.pt.org.br/portalpt/ (acesso em: 29 abr. 2011);

- Site Fundação Perseu Abramo: http://www.fpabramo.org.br/multimidia/imagens

(acesso em: 29 abr. 2011);

- Acervo Revista Veja Digital: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

(acesso em: 29 abr. 2011).

 

Conclusão

Os alunos deverão ser incentivados a perceber o contexto estudado via dois eixos principais: a crise econômica do período e o nascer da abertura política com a Lei de Anistia. A aula proporcionará ao aluno um conhecimento das causas econômicas que motivaram os metalúrgicos do ABC Paulista a iniciarem o movimento grevista. Os alunos compreenderão a importância das mobilizações grevistas do período para a expansão democrática do espaço público. Por fim, travarão contato com a trajetória de um dos mais importantes líderes políticos mundiais: Lula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O sindicalismo no Brasil: as greves no ABC paulista no fim dos anos 70 [Câmara informa] Vídeo
Recursos Complementares

- Governo Geisel (1974-1979): http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/governo-de-ernesto-geisel/ (acesso em: 29 abr. 2011).

- Governo Figueiredo (1979-1985): http://www.brasilescola.com/historiab/general-figueiredo.htm (acesso em: 29 abr. 2011).

- Sobre as Greves do ABC Paulista: http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/grevenoabc/ (acesso em: 29 abr.

2011).

- Sobre Lula: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_In%C3%A1cio_Lula_da_Silva (acesso em: 29 abr. 201).

Avaliação

No primeiro momento, os alunos deverão ser avaliados na sua capacidade de analisar a fonte iconográfica, na sua desenvoltura no debate e na acuidade crítica em relação à canção como suporte de valores do mundo político. No segundo momento, os alunos deverão ser avaliados quanto à sua interpretação de fontes históricas impressas e audiovisuais, assim como na apresentação das suas conclusões. No terceiro momento, os alunos deverão ser analisados quanto a sua compreensão do conceito de espaço público e quanto a sua leitura das imagens. Por fim, os alunos serão avaliados em relação a sua capacidade de pesquisa e trabalho em grupo, assim como na criatividade da apresentação da pesquisa.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.