Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Grécia Arcaica

 

09/06/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- As principais estruturas políticas, sociais e econômicas do período arcaico.

- O “nascimento” da cidade-estado grega.

- O movimento de colonização grego e sua expansão pelo mar Mediterrâneo.

- A tirania grega.

- O contexto e as principais implicações da chamada “Revolução Hoplítica”.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta é uma aula introdutória, não sendo necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O professor deverá salientar, antes de discutir a temática da aula, que os alunos irão estudar um dos períodos mais férteis da história grega, quiçá da humanidade. Entretanto, por ser tratar de uma sociedade um tanto antiga e de valores um tanto diferentes dos nossos, alguns elementos dessa rica sociedade podem causar estranheza. Dessa forma, os alunos deverão estar preparados e de “cabeça aberta” para o conhecimento de uma sociedade diferente e atentos para que conceitos e concepções modernas não influam demais em suas avaliações. 

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

O professor deverá iniciar a aula fazendo uma rápida explanação a respeito do período imediatamente anterior ao período arcaico: a chamada Idade das Trevas Grega. Deverá levar em consideração, principalmente, as invasões dóricas, a perda da escrita, o final da civilização micênica.

Uma vez realizada a explanação, o professor deverá introduzir a temática da aula, “A Grécia Arcaica”, apresentando o texto disponível no link a seguir, a respeito do surgimento das primeiras cidades-estado gregas:   http://www.fflch.usp.br/dh/heros/pcastro/grecia/1975/04.htm

O texto deverá ser lido em sala de aula. O professor deverá pedir aos alunos que leiam o texto em voz alta, escolhendo um aluno por vez (por exemplo, um aluno diferente a cada parágrafo) para a realização da leitura.

Por se tratar de um texto um pouco mais longo e complexo, uma vez realizada a sua leitura, o professor deverá dispor a turma em círculo e estimular um debate, orientando a turma a partir do seguinte roteiro:

- A relação declínio da civilização micênica – surgimento da cidade-estado;

- As principais causas, apontadas pelo texto, para o surgimento da cidade-estado no período arcaico;

- As características da cidade-estado lacedemônia (Esparta);

- As características da cidade-estado de Atenas;

- Semelhanças e diferenças entre as principais cidades-estado: Atenas e Esparta, no período arcaico.

Sugestão de imagens:

- Imagem: Licurgo, legislador de Esparta. Disponível em:  http://www.fflch.usp.br/dh/heros/pcastro/grecia/1975/LicurgoBlondel.jpg

Licurgo

 

- Imagem: Sólon, legislador de Atenas. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_FJJJHqmp6wk/THWtCKzlK2I/AAAAAAAAAd4/sMuZT3divh8/s1600/Solon.jpgSólon

 

Aula 2

Para o desenvolvimento da segunda aula, o professor deverá dividir a turma em dois grupos. Cada um deles será responsável por um tema específico relacionado ao período arcaico. 

 

Grupo 1 – “A colonização grega”:

- Identificar as características da colonização;

- Identificar os motivos que levaram os gregos a se aventurarem para além do território da Grécia atual;

- Identificar as principais regiões para as quais se deslocaram os gregos.

Links sugeridos para pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_Arcaico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Magna_Gr%C3%A9cia

http://www.mundovestibular.com.br/articles/529/2/GRECIAANTIGA/Paacutegina2.html

http://www.grecia.templodeapolo.net/ver_fato_historico.asp?Cod_periodo=9&Video=2%C2%AA%20Di%C3%A1spora%20Grega&Imagens=2%C2%AA%20Di%C3%A1spora%20Grega&periodo=Per%C3%ADodo%20Arcaico&1=

 

Grupo 2 – “As transformações sociais, comerciais e políticas”:

- As principais transformações comerciais e sociais;

- Identificar e caracterizar as legislações desenvolvidas pelas recém-criadas cidades-estado;

- Identificar e caracterizar a tirania grega.

Links sugeridos para a pesquisa:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_Arcaico

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Tirania#A_tirania_grega

- http://www.brasilescola.com/historiag/grecia-arcaico.htm

Os alunos deverão apresentar aos colegas o resultado de sua pesquisa, de acordo com a seguinte ordem: primeiro apresenta-se o Grupo 1 e, em seguida, o Grupo 2. Para que os alunos possam orientar-se ao longo das apresentações, o professor deverá sugerir aos grupos que façam um esquema dos principais pontos encontrados em suas pesquisas. Esse esquema facilitará a apresentação dos grupos, além de servir para uma futura avaliação.

Sugestão de imagem:

Imagem: Grécia antiga e colônias gregas na Ásia Menor.

Colonias gregas

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_SBgcFl2zTwU/S_LoG1MdblI/AAAAAAAAAPw/KvRvgvvvPh0/s1600/Mapa_da_Grecia_Antiga%5B1%5D.jpg

Aula 3

A terceira aula será dedicada ao que chamamos de Revolução Hoplítica, por muitos considerada como essencial para o desenvolvimento das cidades-estado gregas e, portanto, importantíssima para a sua compreensão. Levando-se isso em conta, o professor deverá distribuir aos alunos o seguinte texto, disponível em: http://www.webartigos.com/articles/64098/1/A-falange-hoplitica-na-Grecia-Antiga-transformacoes-do-periodo-Arcaico-secs-VIII-VI-aC/pagina1.html

Para guiar os alunos em sua leitura, o professor deverá escrever no quadro o seguinte roteiro:

- As principais transformações sociais e políticas decorridas da Revolução Hoplítica;

- A importância dos hoplitas para as cidades-estado gregas;

- As transformações militares decorridas da Revolução Hoplítica;

- O desenvolvimento da noção do soldado-cidadão ou do cidadão-guerreiro.

Em seguida, o professor deverá sugerir uma redação entre 20-25 linhas a respeito do tema debatido. O texto deverá conter os elementos acima elencados.

 CONCLUSÃO

Ao final das aulas, os alunos compreenderão como se deu a formação da Grécia Arcaica, sabendo, inclusive, identificar, caracterizar e contextualizar cada um dos aspectos estudados nas aulas e sua respectiva importância para o desenvolvimento das cidades-estado gregas.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar os alunos ao longo das atividades sugeridas durante as três aulas. Na primeira aula, ele deverá ficar atento à participação do aluno no debate. Na segunda aula, deverá avaliar cada grupo, de acordo com o conteúdo e a forma de apresentação. Por fim, o texto produzido na terceira e última aula deverá ser avaliado em conteúdo, forma, apresentação e redação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marinalva Rodrigues Viana Silva, CE DELAHE FIQUENE , Maranhão - disse:
    marinalvawt@gmail.com

    02/09/2011

    Cinco estrelas

    Olá professor, gostei do seu trabalho,vejo que vc gosta realmente da Grécia, pois todos a maioria dos assuntos sobre a mesma, vc é o autor, rrsrsrs.Parabéns!!!!!


  • Licínio, Centro Educacional "Professor Francisco Saldanha , Minas Gerais - disse:
    ciberhistoria@gmail.com

    23/06/2011

    Cinco estrelas

    Prezados professores, primeiramente gostaria de parabenizálos pelas propostas de aulas, as abordagens são muito interessantes. No sentido de contibuir com a proposta desenvolvida por vocês gostarei de fazer algumas observações: * Devido ao tamanho do texto introdutório proposto para o debate, penso que uma aula apenas não daria para desenvolver plenamente a proposta da aula, sugiro duas aulas. * Aos profesores da "EJA" sugiro que seja apresentada mais uma opção de trabalho na 2ª aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.