09/06/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | História | Cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
- As principais estruturas políticas, sociais e econômicas do período arcaico.
- O “nascimento” da cidade-estado grega.
- O movimento de colonização grego e sua expansão pelo mar Mediterrâneo.
- A tirania grega.
- O contexto e as principais implicações da chamada “Revolução Hoplítica”.
Esta é uma aula introdutória, não sendo necessários conhecimentos prévios.
INTRODUÇÃO
O professor deverá salientar, antes de discutir a temática da aula, que os alunos irão estudar um dos períodos mais férteis da história grega, quiçá da humanidade. Entretanto, por ser tratar de uma sociedade um tanto antiga e de valores um tanto diferentes dos nossos, alguns elementos dessa rica sociedade podem causar estranheza. Dessa forma, os alunos deverão estar preparados e de “cabeça aberta” para o conhecimento de uma sociedade diferente e atentos para que conceitos e concepções modernas não influam demais em suas avaliações.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
O professor deverá iniciar a aula fazendo uma rápida explanação a respeito do período imediatamente anterior ao período arcaico: a chamada Idade das Trevas Grega. Deverá levar em consideração, principalmente, as invasões dóricas, a perda da escrita, o final da civilização micênica.
Uma vez realizada a explanação, o professor deverá introduzir a temática da aula, “A Grécia Arcaica”, apresentando o texto disponível no link a seguir, a respeito do surgimento das primeiras cidades-estado gregas: http://www.fflch.usp.br/dh/heros/pcastro/grecia/1975/04.htm
O texto deverá ser lido em sala de aula. O professor deverá pedir aos alunos que leiam o texto em voz alta, escolhendo um aluno por vez (por exemplo, um aluno diferente a cada parágrafo) para a realização da leitura.
Por se tratar de um texto um pouco mais longo e complexo, uma vez realizada a sua leitura, o professor deverá dispor a turma em círculo e estimular um debate, orientando a turma a partir do seguinte roteiro:
- A relação declínio da civilização micênica – surgimento da cidade-estado;
- As principais causas, apontadas pelo texto, para o surgimento da cidade-estado no período arcaico;
- As características da cidade-estado lacedemônia (Esparta);
- As características da cidade-estado de Atenas;
- Semelhanças e diferenças entre as principais cidades-estado: Atenas e Esparta, no período arcaico.
Sugestão de imagens:
- Imagem: Licurgo, legislador de Esparta. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/dh/heros/pcastro/grecia/1975/LicurgoBlondel.jpg
- Imagem: Sólon, legislador de Atenas. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_FJJJHqmp6wk/THWtCKzlK2I/AAAAAAAAAd4/sMuZT3divh8/s1600/Solon.jpg
Aula 2
Para o desenvolvimento da segunda aula, o professor deverá dividir a turma em dois grupos. Cada um deles será responsável por um tema específico relacionado ao período arcaico.
Grupo 1 – “A colonização grega”:
- Identificar as características da colonização;
- Identificar os motivos que levaram os gregos a se aventurarem para além do território da Grécia atual;
- Identificar as principais regiões para as quais se deslocaram os gregos.
Links sugeridos para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_Arcaico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Magna_Gr%C3%A9cia
http://www.mundovestibular.com.br/articles/529/2/GRECIAANTIGA/Paacutegina2.html
http://www.grecia.templodeapolo.net/ver_fato_historico.asp?Cod_periodo=9&Video=2%C2%AA%20Di%C3%A1spora%20Grega&Imagens=2%C2%AA%20Di%C3%A1spora%20Grega&periodo=Per%C3%ADodo%20Arcaico&1=
Grupo 2 – “As transformações sociais, comerciais e políticas”:
- As principais transformações comerciais e sociais;
- Identificar e caracterizar as legislações desenvolvidas pelas recém-criadas cidades-estado;
- Identificar e caracterizar a tirania grega.
Links sugeridos para a pesquisa:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_Arcaico
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Tirania#A_tirania_grega
- http://www.brasilescola.com/historiag/grecia-arcaico.htm
Os alunos deverão apresentar aos colegas o resultado de sua pesquisa, de acordo com a seguinte ordem: primeiro apresenta-se o Grupo 1 e, em seguida, o Grupo 2. Para que os alunos possam orientar-se ao longo das apresentações, o professor deverá sugerir aos grupos que façam um esquema dos principais pontos encontrados em suas pesquisas. Esse esquema facilitará a apresentação dos grupos, além de servir para uma futura avaliação.
Sugestão de imagem:
Imagem: Grécia antiga e colônias gregas na Ásia Menor.
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_SBgcFl2zTwU/S_LoG1MdblI/AAAAAAAAAPw/KvRvgvvvPh0/s1600/Mapa_da_Grecia_Antiga%5B1%5D.jpg
Aula 3
A terceira aula será dedicada ao que chamamos de Revolução Hoplítica, por muitos considerada como essencial para o desenvolvimento das cidades-estado gregas e, portanto, importantíssima para a sua compreensão. Levando-se isso em conta, o professor deverá distribuir aos alunos o seguinte texto, disponível em: http://www.webartigos.com/articles/64098/1/A-falange-hoplitica-na-Grecia-Antiga-transformacoes-do-periodo-Arcaico-secs-VIII-VI-aC/pagina1.html
Para guiar os alunos em sua leitura, o professor deverá escrever no quadro o seguinte roteiro:
- As principais transformações sociais e políticas decorridas da Revolução Hoplítica;
- A importância dos hoplitas para as cidades-estado gregas;
- As transformações militares decorridas da Revolução Hoplítica;
- O desenvolvimento da noção do soldado-cidadão ou do cidadão-guerreiro.
Em seguida, o professor deverá sugerir uma redação entre 20-25 linhas a respeito do tema debatido. O texto deverá conter os elementos acima elencados.
CONCLUSÃO
Ao final das aulas, os alunos compreenderão como se deu a formação da Grécia Arcaica, sabendo, inclusive, identificar, caracterizar e contextualizar cada um dos aspectos estudados nas aulas e sua respectiva importância para o desenvolvimento das cidades-estado gregas.
Sites:
- http://www.infopedia.pt/$grecia-arcaica
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Hopl%C3%ADtica
O professor deverá avaliar os alunos ao longo das atividades sugeridas durante as três aulas. Na primeira aula, ele deverá ficar atento à participação do aluno no debate. Na segunda aula, deverá avaliar cada grupo, de acordo com o conteúdo e a forma de apresentação. Por fim, o texto produzido na terceira e última aula deverá ser avaliado em conteúdo, forma, apresentação e redação.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/09/2011
Cinco estrelasOlá professor, gostei do seu trabalho,vejo que vc gosta realmente da Grécia, pois todos a maioria dos assuntos sobre a mesma, vc é o autor, rrsrsrs.Parabéns!!!!!
23/06/2011
Cinco estrelasPrezados professores, primeiramente gostaria de parabenizálos pelas propostas de aulas, as abordagens são muito interessantes. No sentido de contibuir com a proposta desenvolvida por vocês gostarei de fazer algumas observações: * Devido ao tamanho do texto introdutório proposto para o debate, penso que uma aula apenas não daria para desenvolver plenamente a proposta da aula, sugiro duas aulas. * Aos profesores da "EJA" sugiro que seja apresentada mais uma opção de trabalho na 2ª aula.