Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - A linguagem não verbal no curta metragem Kiwi!

 

29/06/2011

Autor y Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: leitura de imagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação Escolar Indígena Artes Arte e pluralidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as características da linguagem não verbal no curta metragem Kiwi!.
  • Identificar e analisar a temática que perpassa o filme Kiwi!.
  • Produzir texto narrativo.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer:

- a estrutura de textos narrativos organizados em discurso indireto;

- elementos da narrativa.

Estratégias e recursos da aula
  •  laptop UCA;
  • acesso a internet;
  • vídeo do YouTube;
  • produção textual;
  • trabalho interativo.

 

Atividades

 Atividade 1 – Motivação

- Alunos organizados formando uma roda de conversa.

Professor, o objetivo específico desta etapa da atividade é desencadear, junto aos alunos, uma reflexão a respeito da temática que perpassa o filme Kiwi!, qual seja a realização de um sonho por meio da superação de limites.

Solicite aos alunos que reflitam se já viveram experiências em que foi necessário superar limites para conquistar algo considerado difícil ou impossível. Questione também se, no cotidiano, eles convivem com pessoas que dão exemplos de superação de limites.

Peça para que os discentes relatem essas experiências. Não é necessário que todos se manifestem, no entanto, é preciso estimulá-los para que reconheçam o que é superação e, ainda, que algumas pessoas vivenciam essa realidade em suas histórias de vida. Organize a participação dos alunos, de modo a garantir os relatos daqueles que desejarem.

 

Atividade 2 – Leitura de texto expositivo sobre o pássaro quivi

- Alunos organizados formando uma roda de conversa.

Professor, o objetivo específico desta etapa da atividade é oferecer informações básicas sobre a ave quivi, a qual é personagem do curta metragem Kiwi!, objeto de estudo desta aula.

Entregue o texto abaixo aos discentes e solicite que dois deles façam a leitura em voz alta.

  

Animais raros: Quivi

(Texto extraído e adaptado do Blog da Malta II)

 a

Apteryx owenii é o nome científico do quivi. Ele não voa, tem hábitos noturnos e vive em buracos na terra. Essa ave é a menor das aves não voadoras e não nadadoras. Apresenta corpo peludo, aproximadamente do tamanho de uma galinha, e tem o bico comprido e fino, com narinas nas extremidades, pés com garras fortes, quatro tornozelos e asas atrofiadas.

São monogâmicos, pois acasalam sempre com o mesmo par. O acasalamento acontece de março a junho e o par fica no ninho chocando o ovo. Só põem um ovo por ano, que é dez vezes maior que o ovo de uma galinha e pesa aproximadamente 450 gramas. Para se alimentarem, usam o sentido do olfato, comem sementes, frutas, pequenos vermes e larvas de insetos. São originários da Nova Zelândia, país situado no continente chamado Oceania.

Há 200 anos os quivis viviam nas florestas da Nova Zelândia, ouviam-se os seus sons durante toda a noite. Trata-se de uma ave ameaçada pelos predadores que antes não existiam na Nova Zelândia. Os seres humanos foram trazendo novos animais para essa região como cães, gatos, porcos, que matam e comem os quivis. As doninhas, furões e arminhos também são ameaças. Felizmente existe uma Associação para a defesa do quivi: BNZ. Este é o endereço da BNZ na internet, que pode ser consultado para saber como salvar o quivi: <http://www.savethekiwi.org.nz/home.html>.

Curiosidade: o quivi é o símbolo da Nova Zelândia e do seu povo. Simboliza a magia dos nativos e representa a sorte, o amor e a felicidade dos povos da ilha.

(Texto e imagem disponíveis em: <http://amaltatemoutroblog.blogspot.com/2010/02/animais-raros-quivi.html>. Acesso em: 17 maio 2011)

 

Atividade 3 – Assistindo ao filme Kiwi!

Professor, o objetivo específico desta etapa da atividade é que os estudantes assistam ao filme Kiwi! e interajam entre si, manifestando suas primeiras impressões.

  

A seguir, serão feitas algumas orientações prévias para auxiliá-lo nas próximas atividades.

  •   Quanto aos recursos de áudio

Quanto ao laptop, é necessário providenciar caixas de som para aumentar a potência do áudio. Para obter volume suficiente para uma sala de aula de porte médio (60 a 80m²), as caixas de som devem possuir, no mínimo, 8 WRMS de potência real. Outra possibilidade é o uso de fones de ouvido individuais. Conecte o cabo das caixas ou do fone de ouvido na entrada de conexão verde, situada do lado esquerdo do equipamento. Quanto à conexão com a internet, o curta metragem não é “pesado” e pode ser carregado em poucos minutos.

 

  •  Quanto ao conteúdo do filme

Professor, antes de desenvolver as atividades seguintes com os alunos, é importante que você assista ao curta metragem Kiwi!, pelo menos duas vezes, para melhor perceber os recursos audiovisuais usados e a temática da narrativa fílmica. O filme tem duração aproximada de três minutos e está disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=sdUUx5FdySs> (Acesso em: 10 maio 2011):

 

 Kiwi!

 

Para seu subsídio, a seguir, apresento uma breve descrição do filme, cena a cena, para subsidiar a orientação que você dará aos alunos no desenvolvimento das atividades.

Cena 1: Ao som da trilha sonora e gradativamente, surge na tela uma ave fazendo grande esforço para, com seu bico, puxar uma corda. Impondo mais força, rapidamente, a ave consegue dar um arranco e amarrar a corda ao redor do tronco de uma árvore.

Cena 2: A ave olha para a direção de onde veio,  sacode levemente o corpo, corre e escorrega pela corda esticada em um vão que se parece com um barranco, rapidamente chegando ao que parece ser um tronco em que a outra ponta da corda está amarrada.

Cena 3: A ave corre até o que parece ser o pé de uma árvore, sacode seu corpo e, magicamente, caem dele pregos e martelo.

Cena 4: Deitada, a ave caprichosamente afixa os pregos ao redor do que parece ser o pé de uma árvore. O gesto de limpar a testa rapidamente indica o término do árduo trabalho.

Cena 5: Ao fundo, céu azul e nuvens brancas. Uma corda esticadíssima parece sustentar uma árvore estranhamente fixada na posição horizontal.

Cena 6: A ave sobe novamente pela corda, aparece no topo do barranco, volta-se e observa árvores misturadas a nuvens. Ela aplaude, demonstrando satisfação com o que vê: um precipício modificado pela presença de inúmeras árvores fixadas na posição horizontal.

Cena 7: A ave puxa a corda, que está desamarrada. Logo após, aparece usando óculos de aviador. Observa o precipício sob mais de um ângulo e salta.

Cena 8: A ave aparece em queda, mas, sutilmente, o enquadramento da cena passa da posição vertical para a horizontal. Assim, o espectador pode contemplar a ave sobrevoando as árvores, mais próxima do céu do que do solo, que é a parede de um precipício.

Cena 9: Do corpo da ave, nascem pequenos membros que se agitam como se asas fossem. Uma lágrima brota de seus olhos.

Cena 10: A ave sem asas voa. Seu corpo, em voo livre, desaparece no branco das nuvens...  

 

- Alunos dispostos em duplas.

Professor, cada dupla utilizará apenas um laptop. Solicite aos alunos que acessem a internet [Metasys >Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou clique no ícone do navegador disponível na área de trabalho] e digitem na barra de navegação o endereço virtual do filme, o qual foi citado anteriormente. Enquanto o navegador estiver carregando, entregue a eles uma ficha contendo os seguintes dados e peça que façam leitura silenciosa:

  

Kiwi! é um curta metragem criado por Dony Permedi, um jovem estudante que produziu o filme como trabalho de faculdade (Escola de Artes Visuais de Nova Iorque/Estados Unidos). Contou com a ajuda de David Chontos e Tim Cassel, seus colegas de faculdade. Dony usou programas como Maya(para modelagem 3D) e After Effects (criação de efeitos visuais). O vídeo, com duração aproximada de 3 minutos, foi lançado em 2006 e já foi acessado no YouTube mais de 29 milhões de vezes.

 

Professor, comente com os alunos que, com recursos computacionais, grandes talentos podem ser descobertos. A realização de um trabalho escolar, como foi o caso de Dony Permedi, possibilitou a criação de algo simples e emocionante.

Mantenha a turma organizada em duplas, as quais deverão assistir ao filme duas vezes, utilizando apenas um laptop. Na primeira vez, eles devem assumir uma postura de despreocupação com a formulação de perguntas e respostas imediatas. É possível que alguns espectadores queixem-se de não terem compreendido a narrativa fílmica. Tal reação deve-se ao fato de o curta metragem, aparentemente simples, ser denso, exigindo atenção a detalhes. Peça a eles que pausem a exibição antes de aparecerem os créditos (parte final), para que possam clicar na barra de rolagem e retroceder para nova apresentação. Assim agindo, não é necessário esperar para carregá-lo novamente, o que poupa tempo. 

 

Atividade 4 – Interpretando Kiwi!

O objetivo desta atividade é explorar o curta metragem, sua temática, mensagem, recursos utilizados para narrar com emoção e simplicidade.

Após assistir pela primeira vez, solicite que os alunos registrem, no caderno, suas impressões sobre o filme e que respondam às seguintes questões:

  

Exercício 1 – Interpretação de Kiwi!

 Em duplas, conectem apenas um laptop à internet. Assistam ao curta metragem novamente e respondam às questões abaixo em seus cadernos:

  1. Em que lugar se passa a narrativa fílmica? Quais são as características desse lugar?
  2. Quais são as cores predominantes na obra?
  3. As formas da personagem e dos demais elementos podem ser consideradas básicas ou complexas? Justifique sua resposta.
  4. Quais são as características físicas da única personagem? E quanto a suas atitudes, como podemos considerá-las?
  5. Na narrativa fílmica, o que desperta mais a atenção do espectador? Justifique sua resposta.
  6. Formule uma explicação para o fato de o criador da obra ter utilizado poucas cores e formas básicas.
  7. O filme consegue transmitir uma mensagem muito especial utilizando apenas a linguagem não verbal. Qual é essa mensagem?

 

Para socializar as respostas, reúna três duplas, de modo que constituam grupos de seis integrantes. Destine 10 minutos para que eles conheçam as respostas uns dos outros. Comente as respostas das questões 1 a 6. Peça-lhes que elejam um colega de cada grupo para ir à frente apresentar sua resposta para a questão 7.  

 

Atividade 5 – Produção textual

- Alunos organizados em círculo.

 O objetivo dessa atividade é a produção de um texto verbal narrativo como forma de retextualização da narrativa fílmica.

 Professor, repasse as seguintes orientações aos alunos. Entregue-lhes folhas sulfite para a produção.

  

Exercício 2 – Produção textual

Produza um texto verbal narrativo em que você reconte, com criatividade e sensibilidade, o filme Kiwi!. Siga as orientações abaixo:

  • dê um título ao seu texto;
  • escolha um nome para a personagem;
  • narre o texto usando o tempo verbal passado e o discurso indireto;
  • esteja atento ao uso de parágrafos;
  • para melhor organizar sua narrativa, use adequadamente os sinais de pontuação;
  • tente transmitir emoção;
  • ilustre sua narrativa. Use muito sua imaginação. Lembre-se: Dony Permedi era estudante quando criou Kiwi!  

 

Atividade 6 – Instalação de um Varal Narrativo

O objetivo desta atividade é socializar os textos produzidos pelos discentes.

Professor, organize um varal, dentro da sala, para dependurar os textos, os quais poderão ficar expostos por até uma semana. A leitura dos textos ocorrerá em vários momentos, visto que ficarão disponíveis no Varal.

Recursos Complementares

Professor, para subsidiar seu trabalho, sugiro a coleção de aulas intitulada Reescrita de Textos, de Ana Beatriz Gama da Mota. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=16>. Acesso em: 18 maio 2011.

Avaliação

Professor, principalmente quando os alunos estiverem respondendo as questões do Exercício 1, circule pela sala e verifique se conseguem perceber e atribuir sentido para os elementos caracterizadores do filme, como: cores, formas, mensagem implícita. Quanto à produção de texto, avalie se eles demonstram ter tido uma compreensão global da narrativa fílmica e se conseguem se expressar de forma coesa e coerente.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Cilene, E. Mul. Professor Humberto Gama , Rio Grande do Norte - dijo:
    jadejoanny@hotmail.com

    25/08/2011

    Cinco estrelas

    Achei a aula uma maravilha, eu mesma já havia trabalhado esse vídeo, mas não havia explorado essa riqueza de detalhes. Parabéns!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.