05/04/2011
Um dos objetivos centrais no ensino de produção de textos é tornar os alunos autocorretores de seus textos dando-lhes autonomia. Daí a importância da prática de reescrita. Será reescrevendo, revendo o que escreveu, reformulando as ideias, substituindo palavras, adequando-as à modalidade de escrita exigida pelo contexto, que o aluno conseguirá melhorar a sua produção. As aulas de número 1 ao número 3 trabalham com a reescrita de textos a partir de histórias ouvidas ou lidas oralmente, tendo como proposta principal a ordenação de ideias. A aula número 4 está direcionada a reescrita de um texto narrativo a partir de uma gravura (imagem). As aulas de número 5 ao número 9 trabalham com a reescrita de um texto a partir de outro, sendo que a aula número 4 possui um caráter interdisciplinar. As aulas de numero 10 ao número 13 buscam o aprimoramento através da prática de reescrita de textos, apresentando maior complexidade e, visando à escrita correta das palavras, concordância verbal e nominal. A aula número 14 está direcionada a reescrita e a revisão do texto, buscando informações em diferentes tipos de fontes (livros, revistas, web e etc.), aprendendo a valorizar a leitura como fonte de informação.
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
reescrita de textos,
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Contando e recontando histórias I 2 º ANO
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa · Desenvolver a habilidade de recontar história ouvida. · Produzir texto, por escrito, a partir de história contada pelo professor. · Reproduzir oralmente a história ouvida. · Identificar e ordenar a sequência da história 06/10/2009 Três estrelas 5 comentário(s) 6875 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
2 |
REESCRITAS DE HISTÓRIAS CONHECIDAS - FORMANDO ESCRITORES
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Estimular a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado ao professor. Produzir textos orais com base na linguagem escrita de contos. Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem. Observar algumas regras gramaticais e o... 02/02/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 19756 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
3 |
Conto e narrativa: O problema de Clóvis
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar qual era o problema do personagem. Reconhecer a estrutura do texto narrativo. Identificar o conto presente no livro. Interessar-se pela leitura de histórias. Reescrever a história lida, mesmo que de forma não convencional. 27/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5917 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
4 |
Produção de texto - descrição
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer os elementos que constituem um texto descritivo literário ou não; perceber que nesse texto predominam verbos de estado, adjetivos e locuções adjetivas e que é um “retrato verbal" que caracteriza pessoas, ambientes, objetos e paisagens; usar figuras de linguagem: como ... 19/10/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 108183 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
5 |
(RE)CRIANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a: - Identificar a linguagem e a estrutura das histórias em quadrinhos. - Criar e/ou (re)criar uma história em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade. - Localizar as diferenças dialetais da linguagem padrão ou da... 29/11/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 33943 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
Poesia : Convite - José Paulo Paes - Criação de uma poesia a partir de outra poesia
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -reconhecer a estrutura textual de uma poesia -utilizar concordância verbal e nominal -construir um texto poético 02/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 38965 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
7 |
Canção: rimas e paródia
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Identificar rimas em uma canção; • selecionar e organizar palavras que pertençam ao mesmo campo semântico; • compor uma paródia de uma canção. 21/10/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 30897 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
8 |
PRODUÇÃO DE TEXTO: CONTANDO E RECONTANDO A HISTÓRIA DA “ GIRAFINHA FELIZ”
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver o gosto literário; Ampliar o vocabulário; Estabelecer relação entre a fantasia e a realidade; Estruturar o pensamento lógico; Elaborar texto a partir de uma sequência lógica de ideias; Resgatar canções de roda. 03/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 23192 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
De um texto, outro texto
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Ampliar um texto acrescentando informações contidas na ilustração; - Criar diálogos entre os personagens; - Escrever um texto mais rico, no qual o interesse do leitor seja maior. 17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10505 acesso(s) |
Lucia Fernanda da Silva COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
10 |
Ouvindo e reescrevendo a história: A Primavera da Lagarta
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente - Ouvir e conversar sobre a história. - Reescrever a história ouvida. - Pesquisar e conversar sobre a metamorfose, o que é e que outros animais também passam por este processo. 24/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 28851 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
11 |
As versões de Chapeuzinho Vermelho: Um trabalho de reescrita
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer as características dos contos infantis; Produzir textos; Estabelecer relação entre as partes lidas das diversas versões do mesmo conto; Desenvolver a habilidade de revisar textos; Ler e ouvir uma história; Interpretar a história. 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17082 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
12 |
REESCRITA DE TEXTOS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar as características das fábulas, confrontando-as com outras para verificar se elas se mantêm; Ler e interpretar uma fábula; Perceber a relação lógica entre a história e a moral; Produzir uma reescrita de fábulas respeitando características do gênero. 28/09/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 29148 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
13 |
Reescrita – um trabalho de produção de textos.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Construir a escrita, buscando aprimoramento através da prática. Construir o repertório linguístico. Escrever textos com propósitos definidos, pensando no gênero e no leitor. Reescrever textos partindo de uma história conhecida. 25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 49225 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
14 |
HISTÓRIAS DO MUNDO TODO: REESCRITA E FICHA TÉCNICA
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Produzir textos a partir de outros conhecidos; Revisar seu próprio texto; Buscar informações em diferentes tipos de fontes( livros, revistas, web e etc), aprendendo a valorizar a leitura como fonte de informação; Reconhecer as características textuais do gênero" conto"; 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20684 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
Cinco estrelas 1 classificações - 31011 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/10/2015
Cinco estrelasMuito interessante a sequência didática elaborada. Favorece o aprendizado de maneira gradual. Parabéns!