14/06/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Os seguintes programas são necessários:
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
Atividade 1:
Os alunos pesquisam nos seus classmates, Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet], o seguinte vídeo:
Título: A ditadura da beleza.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gIe2urs08ak, acesso em 15.05.2011.
Em seguida, promover um debate com a turma toda sobre o que assistiram nas cenas, as mensagens que estão contidas no vídeo.
Sugestões para o debate:
1. Por que alguém fez um vídeo como este?
2. Por que colocar imagens fortes no vídeo?
3. O que você conseguiu concluir deste vídeo?
4. Por que se chama: A ditadura da beleza?
Atividade 2:
Os alunos pesquisam na Internet sobre comerciais que apelam para boa forma e boa aparência. Cada grupo fica responsável por assistir 3 comerciais e selecionar 1 comercial para o trabalho. Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]. Peça que os alunos gravem estes comerciais em seus laptops para socializarem com a turma. Os laptops podem ser trocados em sala de aula para que cada um veja o comercial que o colega gravou. Promover um debate com a turma toda sobre os comerciais que assistiram , das cenas, das mensagens que estão contidas nos comerciais.
Roteiro para debate:
Atividade 3:
Para realizar a entrevista, os grupos utilizam os laptops: WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia], os alunos fazem uma entrevista com alguns profissionais:
- um psicólogo
- uma nutricionista
- um médico
Passos para o processo:
1. o professor agenda com os profissionais o dia e o horário desta entrevista;
2. os alunos fazem a entrevista em grupos de 5 ou 6.
Elabore com os alunos o roteiro da entrevista, utilizando o laptop: Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword]. Peça que deem sugestões de perguntas e de abordagem dos profissionais.
Sugestão para os alunos:
Atividade 4:
Os alunos pesquisam sobre os distúrbios alimentares citados nas entrevistas: bulimia, anorexia, etc.na internet. Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
sugestão de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtornos_alimentares
http://gballone.sites.uol.com.br/alimentar/alimentar2.html
http://www.disturbiosalimentares.com/
Terminada esta pesquisa, agende com os alunos na escola ou com turmas de outra escola um dia de debate sobre a temática.
Recursos complementares:
Livro sobre a ditadura da beleza:
Título: A ditadura da beleza e a revolução das mulheres
Autor: Augusto Cury
Editora: Sextante
A avaliação deverá ser contínua e processual. Avalie o quanto os alunos progrediram na construção e desconstrução de conceitos estereotipados. Avalie o envolvimento e as fontes de pesquisa bem como os produtos que os alunos trazem para a sala de aula e a importância da socialização com outros alunos.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/12/2014
Cinco estrelasÓtima !
30/10/2013
Cinco estrelasExcelente aula, estou utilizando todas as sugestões.
11/09/2011
Cinco estrelasAchei muito criativo seu trabalho,muito bom mesmo...
09/08/2011
Cinco estrelasaula muito esclarecedora
08/07/2011
Quatro estrelasAchei muito interessante o material aqui apresentado e como o mesmo pode ser aplicado a varios níveis de ensino. Acredito que o tema "Ditadura da beleza" precisa ser levado ao interior da escola e discutido entre professores e alunos que seguem muitas vezes de forma exacebada os padroes de beleza, sem contudo, analisarem o que há por tras de tudo isso. Parabéns.