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O processo de regionalização do Brasil – UCA

 

15/07/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender a regionalização dos elementos naturais do território brasileiro.
  • Conhecer a regionalização do espaço brasileiro realizada pelo IBGE.
  • Compreender a regionalização do espaço brasileiro por critérios geoeconômicos.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Localização e extensão do território brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop ou em um laboratório de informática.  No caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), os alunos terão contato com os seguintes aplicativos:

Kword - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

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Atividade 01

A regionalização política do território brasileiro

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

 

Prezada(o) Professor(a),

- Inicie a discussão sobre essa temática recordando com os alunos a posição geográfica e a vasta extensão territorial do Brasil enfatizando, a partir dessa ideia, os diversos contrastes existentes devido aos fatores naturais e à ação humana.

- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm> e observarem, com atenção, o mapa da divisão política do Brasil, a seguir:

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Brasil Político. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_politico.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

- Faça um exercício, conjuntamente com os alunos, recordando o município em que a escola está localizada e o estado ao qual este município pertence. Posteriormente, explique que este estado compõe um espaço maior, denominado região. Para auxiliar a memória dos alunos, faça alguns questionamentos, como por exemplo:

  • O município em que você mora se localiza em qual estado?
  • O estado em que você mora faz limite com quais outros estados?
  • O Brasil está dividido em quantos estados?
  • A divisão do território brasileiro em estados se deve a quais fatores? Explique.

- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os a compreenderem os fatores históricos que contribuíram para a atual organização política do território brasileiro.

- Para auxiliar a construção de conhecimentos por parte dos alunos, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/divisao-politicoadministrativa-brasil.htm> e lerem o texto "Divisão político-administrativa do Brasil". Posteriormente, oriente os alunos para que, a partir da compreensão que tiveram do texto, façam uma síntese do mesmo em um arquivo do Kword.

   

Atividade 02

As diferentes formas de regionalização do território brasileiro

PASSO A PASSO

 - A partir da compreensão da divisão do território brasileiro em estados, introduza a discussão sobre as diferentes formas de regionalização do território, ou seja, sobre o processo de divisão do espaço em regiões, a partir de determinados critérios.

- Explique aos alunos que além dos elementos naturais, os fatores econômicos, históricos e sociais também podem ser utilizados como critérios para regionalizar um território. Para facilitar a compreensão por parte dos alunos, cite exemplos, como: as atividades econômicas predominantes, a distribuição de renda da população, a vegetação natural que compõe o território, os tipos de solo, clima ou relevo, dentre outros.

- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm> e selecionarem os mapas: "FEDERAÇÃO DO TERRITÓRIO - Físico", "DIVERSIDADE AMBIENTAL - Clima", "CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS - Densidade demográfica", "DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA - Rendimento", "URBANIZAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL - Regiões Metropolitanas". Pergunte aos alunos:

  • O que essas formas cartográficas representam?

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Brasil Físico. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_fisico.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

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Brasil Clima. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

 

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Brasil: Densidade demográfica. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_densidade_demografica.pdf> Acesso em 21/05/2011.

 

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Brasil - Rendimento. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_rendimento.pdf> Acesso em 21/05/2011. 

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Brasil - Regiões Metropolitanas. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_regioes_metropolitanas.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os a compreenderem que existem diferentes critérios para regionalização do território brasileiro, e que as regiões podem possuir várias dimensões e atingir escalas geográficas diversas.

- Posteriormente, oriente os alunos para que, a partir da compreensão que tiveram sobre a temática, façam uma síntese do mesmo em um arquivo do Kword.

  

Atividade 03

A regionalização segundo critérios relacionados aos elementos naturais do território brasileiro.

PASSO A PASSO

  - Enfatize aos alunos que a grande extensão territorial do Brasil faz com que existam áreas com características de relevo, solo, hidrografia, clima e vegetação muito específicas, distinguindo-as das áreas vizinhas, o que faz com que sejam denominadas de regiões naturais. Explique que a combinação dos elementos naturais propicia diferentes paisagens, conhecidas como  domínios morfoclimáticos.

- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileiros-mapeamento-541508.shtml>, e observarem o mapa a seguir: 

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 Domínios morfoclimáticos. Fonte: Aziz N. Ab’Saber, 1975. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileiros-mapeamento-541508.shtml>. Acesso em 21/05/2011.

- Questione:

  • O que este mapa representa?
  • Qual(is) domínio(s) natural(is) se estende(m) pelo estado onde você mora?
  • O que significam as áreas de transição? 

 - Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os a compreenderem o conceito de domínio morfoclimático, e que existem diferentes domínios morfoclimáticos no território brasileiro.

- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/dominios-naturais-brasil.htm>, e lerem, com atenção, o texto "Domínios naturais do Brasil".

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- Oriente os alunos a realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet ou em livros didáticos de Geografia, buscando explicar  as principais características dos domínios morfoclimáticos brasileiros, classificados pelo reconhecido geógrafo Aziz Ab’Saber.

- Após o levantamento das informações necessárias os grupos devem organizar uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, para expressarem o que aprenderam sobre o assunto.

   

Atividade 04

A regionalização do espaço brasileiro realizada pelo IBGE

PASSO A PASSO

- Ressalte aos alunos a ideia de que além dos elementos naturais, os fatores econômicos, históricos e sociais também podem ser utilizados como critérios para regionalizar um território.

- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=sl26> e fazerem uma leitura atenta do texto "Mudanças que estão no mapa".

- Pergunte aos alunos:

  • Com base nas leituras e discussões em grupo, o que você entende por região?
  • Para que servem os estudos regionais?

 - Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias” auxilie-os a compreenderem o conceito de região, e discuta a importância dos estudos regionais para o planejamento do território brasileiro.

- Posteriormente, questione:

  • Que mudanças podem ser observadas no mapa do Brasil, desde a primeira regionalização do território, proposta em 1913?
  • Quais são os principais critérios utilizados pelo IBGE para regionalizar o território brasileiro?

- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.lago.com.br/acervo/Mapas/images/DIVISAO%20REGIONAL%20IBGE_jpg.jpg>, e observarem o mapa da divisão regional do território brasileiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a seguir:

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Brasil: Divisão regional IBGE: Disponível em: <http://www.lago.com.br/acervo/Mapas/images/DIVISAO%20REGIONAL%20IBGE_jpg.jpg>. Acesso em 21/05/2011.

 - Pergunte aos alunos:

  • Em qual região se localiza o estado onde você mora?
  • Quais são os aspectos naturais predominantes na região em que você mora?
  • Qual região é cortada pela Linha do Equador?
  • Alguma região é banhada pelo oceano Atlântico? Qual?
  • Qual é a maior e a menor região, respectivamente, em tamanho?

 - Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos sobre a temática em questão.

- Oriente aos alunos para organizarem uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, destacando as principais características de cada uma das cinco regiões propostas pelo IBGE.

    

Atividade 05

A regionalização do espaço brasileiro por critérios geoeconômicos

PASSO A PASSO

- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://geonaweb.blogspot.com/2010/04/brasil-regioes-e-politicas-regionais.html>, e observarem o mapa, a seguir:

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Os grandes complexos regionais. Disponível em: <http://geonaweb.blogspot.com/2010/04/brasil-regioes-e-politicas-regionais.html>. Acesso em 21/05/2011.

- Agora, questione:

  • O que este mapa representa?
  • Compare o mapa da divisão regional do Brasil sugerida pelo IBGE, apresentado na atividade anterior, com este da proposta de divisão regional geoeconômica. Existem diferenças entre as duas propostas de regionalização? Quais?

 - Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os esclarecendo as possíveis dúvidas entre as duas propostas de regionalização do espaço brasileiro.

- Posteriormente, oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/os-complexos-regionais> e lerem, com atenção, o texto "Os complexos regionais". Questione:

  • Quais são os principais critérios utilizados para regionalizar o território brasileiro em regiões geoeconômicas?

- Após os alunos expressarem suas opiniões, oriente-os para que, a partir da compreensão que tiveram sobre a temática, façam uma síntese em um arquivo do Kword. Posteriormente, peça que apresentem sugestões de outros critérios que poderiam ser utilizados para regionalizar o território brasileiro. 

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Fonte: Clip-Art.

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada a fim de que os alunos entendam que não há uma única forma de regionalizar o espaço e também que não há uma forma mais correta ou melhor, pois depende dos critérios que se utiliza para fazer a divisão. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as relações políticas e culturais desenvolvidas em cada região ao longo do tempo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Ciências, como que as diferentes formas de regionalização do espaço alteram o meio ambiente; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura para fundamentação do professor:

CORRÊA, Roberto Lobato. Região: um conceito complexo. In: Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 1996. p. 22-50.

 

Sugestão de vídeo para os alunos:

<http://www.youtube.com/watch?v=uK-Q63facGo>. O Brasil e sua divisão regional - parte 1.

Este vídeo aborda a divisão regional do Brasil, com ênfase na divisão oficial do IBGE.

<http://www.youtube.com/watch?v=kJUTw3eSIus&feature=related>. Os Domínios Morfoclimaticos do Brasil.

Este vídeo aborda a divisão regional do Brasil, com ênfase na divisão dos domínios morclimáticos.

 

Sugestão de endereço web para pesquisa:

<http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/default_div_int.shtm>.

Apresenta várias informações temáticas das dimensões da realidade nacional: física, urbana, rural, econômica, social, política, onde inúmeros elementos e atores marcam a dinâmica socioespacial do território brasileiro.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Interpretação de representações cartográficas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras e associações com a realidade em que vivem.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão do conceito de região e seus desdobramentos em diferentes divisões regionais.

3. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, se desenvolveram a noção que as regiões estão em constante (re)construção/transformação e interagem direta ou indiretamente entre si, em diferentes escalas.

4. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

5. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

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Opiniões

  • Bruno Marques, Instituto de Educação Euclides Dantas , Bahia - disse:
    brunop.marques@yahoo.com.br

    19/09/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula, muito boa


  • simone, Colégio Estadual Moacir Padilha , Rio de Janeiro - disse:
    sigeojf@ig.com.br

    10/05/2013

    Cinco estrelas

    O material é interessante e me auxiliou a tornar as aulas de geografia mais interativa.


  • Débora Miranda, colégio clariezer vicente dos anjos , Bahia - disse:
    deboraomr@hotmail.com

    22/03/2013

    Quatro estrelas

    Sua sugestão de aula é quase perfeita ,levando em consideração que nen todos os alunos tem acesso a internet no nosso pais. mas a aula vai ser de grande importancia para nos. muito grata!


  • Baltazar Casagrande, Redefor/Objetivo , São Paulo - disse:
    flebalta@yahoo.com.br

    12/10/2012

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho! Professora e agora colega Suely.


  • MARCELO, Pesquisa independente , Rio de Janeiro - disse:
    albino.marcelo@r7.com

    29/03/2012

    Cinco estrelas

    Excelente abordagem do tema


  • Angelina Gomes Costa, EE GERALDO DE SOUZA NORTE , Minas Gerais - disse:
    angelcosta56@hotmail.com

    16/07/2011

    Quatro estrelas

    muito bom,bem direcionado,resumido


Sem classificação.
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