15/07/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Localização e extensão do território brasileiro.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop ou em um laboratório de informática. No caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), os alunos terão contato com os seguintes aplicativos:
Kword - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
Prezada(o) Professor(a),
- Inicie a discussão sobre essa temática recordando com os alunos a posição geográfica e a vasta extensão territorial do Brasil enfatizando, a partir dessa ideia, os diversos contrastes existentes devido aos fatores naturais e à ação humana.
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm> e observarem, com atenção, o mapa da divisão política do Brasil, a seguir:
Brasil Político. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_politico.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
- Faça um exercício, conjuntamente com os alunos, recordando o município em que a escola está localizada e o estado ao qual este município pertence. Posteriormente, explique que este estado compõe um espaço maior, denominado região. Para auxiliar a memória dos alunos, faça alguns questionamentos, como por exemplo:
- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os a compreenderem os fatores históricos que contribuíram para a atual organização política do território brasileiro.
- Para auxiliar a construção de conhecimentos por parte dos alunos, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/divisao-politicoadministrativa-brasil.htm> e lerem o texto "Divisão político-administrativa do Brasil". Posteriormente, oriente os alunos para que, a partir da compreensão que tiveram do texto, façam uma síntese do mesmo em um arquivo do Kword.
PASSO A PASSO
- A partir da compreensão da divisão do território brasileiro em estados, introduza a discussão sobre as diferentes formas de regionalização do território, ou seja, sobre o processo de divisão do espaço em regiões, a partir de determinados critérios.
- Explique aos alunos que além dos elementos naturais, os fatores econômicos, históricos e sociais também podem ser utilizados como critérios para regionalizar um território. Para facilitar a compreensão por parte dos alunos, cite exemplos, como: as atividades econômicas predominantes, a distribuição de renda da população, a vegetação natural que compõe o território, os tipos de solo, clima ou relevo, dentre outros.
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm> e selecionarem os mapas: "FEDERAÇÃO DO TERRITÓRIO - Físico", "DIVERSIDADE AMBIENTAL - Clima", "CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS - Densidade demográfica", "DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA - Rendimento", "URBANIZAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL - Regiões Metropolitanas". Pergunte aos alunos:
Brasil Físico. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_fisico.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
Brasil Clima. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
Brasil: Densidade demográfica. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_densidade_demografica.pdf> Acesso em 21/05/2011.
Brasil - Rendimento. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_rendimento.pdf> Acesso em 21/05/2011.
Brasil - Regiões Metropolitanas. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_regioes_metropolitanas.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os a compreenderem que existem diferentes critérios para regionalização do território brasileiro, e que as regiões podem possuir várias dimensões e atingir escalas geográficas diversas.
- Posteriormente, oriente os alunos para que, a partir da compreensão que tiveram sobre a temática, façam uma síntese do mesmo em um arquivo do Kword.
PASSO A PASSO
- Enfatize aos alunos que a grande extensão territorial do Brasil faz com que existam áreas com características de relevo, solo, hidrografia, clima e vegetação muito específicas, distinguindo-as das áreas vizinhas, o que faz com que sejam denominadas de regiões naturais. Explique que a combinação dos elementos naturais propicia diferentes paisagens, conhecidas como domínios morfoclimáticos.
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileiros-mapeamento-541508.shtml>, e observarem o mapa a seguir:
Domínios morfoclimáticos. Fonte: Aziz N. Ab’Saber, 1975. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileiros-mapeamento-541508.shtml>. Acesso em 21/05/2011.
- Questione:
- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os a compreenderem o conceito de domínio morfoclimático, e que existem diferentes domínios morfoclimáticos no território brasileiro.
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/dominios-naturais-brasil.htm>, e lerem, com atenção, o texto "Domínios naturais do Brasil".
- Oriente os alunos a realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet ou em livros didáticos de Geografia, buscando explicar as principais características dos domínios morfoclimáticos brasileiros, classificados pelo reconhecido geógrafo Aziz Ab’Saber.
- Após o levantamento das informações necessárias os grupos devem organizar uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, para expressarem o que aprenderam sobre o assunto.
PASSO A PASSO
- Ressalte aos alunos a ideia de que além dos elementos naturais, os fatores econômicos, históricos e sociais também podem ser utilizados como critérios para regionalizar um território.
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=sl26> e fazerem uma leitura atenta do texto "Mudanças que estão no mapa".
- Pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias” auxilie-os a compreenderem o conceito de região, e discuta a importância dos estudos regionais para o planejamento do território brasileiro.
- Posteriormente, questione:
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.lago.com.br/acervo/Mapas/images/DIVISAO%20REGIONAL%20IBGE_jpg.jpg>, e observarem o mapa da divisão regional do território brasileiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a seguir:
Brasil: Divisão regional IBGE: Disponível em: <http://www.lago.com.br/acervo/Mapas/images/DIVISAO%20REGIONAL%20IBGE_jpg.jpg>. Acesso em 21/05/2011.
- Pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos sobre a temática em questão.
- Oriente aos alunos para organizarem uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, destacando as principais características de cada uma das cinco regiões propostas pelo IBGE.
PASSO A PASSO
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://geonaweb.blogspot.com/2010/04/brasil-regioes-e-politicas-regionais.html>, e observarem o mapa, a seguir:
Os grandes complexos regionais. Disponível em: <http://geonaweb.blogspot.com/2010/04/brasil-regioes-e-politicas-regionais.html>. Acesso em 21/05/2011.
- Agora, questione:
- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os esclarecendo as possíveis dúvidas entre as duas propostas de regionalização do espaço brasileiro.
- Posteriormente, oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/os-complexos-regionais> e lerem, com atenção, o texto "Os complexos regionais". Questione:
- Após os alunos expressarem suas opiniões, oriente-os para que, a partir da compreensão que tiveram sobre a temática, façam uma síntese em um arquivo do Kword. Posteriormente, peça que apresentem sugestões de outros critérios que poderiam ser utilizados para regionalizar o território brasileiro.
Fonte: Clip-Art.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada a fim de que os alunos entendam que não há uma única forma de regionalizar o espaço e também que não há uma forma mais correta ou melhor, pois depende dos critérios que se utiliza para fazer a divisão. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as relações políticas e culturais desenvolvidas em cada região ao longo do tempo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Ciências, como que as diferentes formas de regionalização do espaço alteram o meio ambiente; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Sugestão de leitura para fundamentação do professor:
CORRÊA, Roberto Lobato. Região: um conceito complexo. In: Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 1996. p. 22-50.
Sugestão de vídeo para os alunos:
<http://www.youtube.com/watch?v=uK-Q63facGo>. O Brasil e sua divisão regional - parte 1.
Este vídeo aborda a divisão regional do Brasil, com ênfase na divisão oficial do IBGE.
<http://www.youtube.com/watch?v=kJUTw3eSIus&feature=related>. Os Domínios Morfoclimaticos do Brasil.
Este vídeo aborda a divisão regional do Brasil, com ênfase na divisão dos domínios morclimáticos.
Sugestão de endereço web para pesquisa:
<http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/default_div_int.shtm>.
Apresenta várias informações temáticas das dimensões da realidade nacional: física, urbana, rural, econômica, social, política, onde inúmeros elementos e atores marcam a dinâmica socioespacial do território brasileiro.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Interpretação de representações cartográficas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras e associações com a realidade em que vivem.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão do conceito de região e seus desdobramentos em diferentes divisões regionais.
3. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, se desenvolveram a noção que as regiões estão em constante (re)construção/transformação e interagem direta ou indiretamente entre si, em diferentes escalas.
4. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
5. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
Quatro estrelas 6 classificações
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19/09/2013
Cinco estrelasParabéns pela aula, muito boa
10/05/2013
Cinco estrelasO material é interessante e me auxiliou a tornar as aulas de geografia mais interativa.
22/03/2013
Quatro estrelasSua sugestão de aula é quase perfeita ,levando em consideração que nen todos os alunos tem acesso a internet no nosso pais. mas a aula vai ser de grande importancia para nos. muito grata!
12/10/2012
Cinco estrelasExcelente trabalho! Professora e agora colega Suely.
29/03/2012
Cinco estrelasExcelente abordagem do tema
16/07/2011
Quatro estrelasmuito bom,bem direcionado,resumido