Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - O Folclore

 

25/09/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

FOLCLORE: histórias de sua região

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA, Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Primeiro Objetivo

Conhecer as tradições e o folclore, através de pesquisa na biblioteca e na internet.

Segundo Objetivo

Sintetizar as informações trazidas a partir da realização da pesquisa.

Terceiro Objetivo

Planejar uma exposição do material pesquisado e dos textos produzidos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos(aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha trabalhado com o tema folclore.

Estratégias e recursos da aula

 

Banner com os personagens do projeto UCA

Esta aula permitirá aos alunos estudarem e conhecerem o folclore de sua região.

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox  Iniciar > Aplicativos > Internet ]
KPresenter                [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter]
Konqueror       
         [ Iniciar > Aplicativos > Acessórios > Konqueror]
WxCam       
         [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam]

 

 

A aula iniciará com os alunos fazendo uma pesquisa sobre as tradições folclóricas da região onde vivem, tradições tais como: lendas, histórias, músicas e danças. A pesquisa deve ser realizada na biblioteca e na internet:

Biblioteca: O professor deverá acompanhar os alunos e orientá-los na pesquisa, selecionando antecipadamente alguns livros.

Internet: O professor solicitará que os alunos utilizem seus laptops, abram o software [Mozilla Firefox] e naveguem pelos seguintes sites:

* http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/

* http://www.monica.com.br/comics/folclore/

O professor também pode utilizar os dois vídeos abaixo para introduzir melhor o assunto, falar de algumas lendas e trazer novos conceitos como o de "Parlenda".

http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=ZluM7jTUP5o

 

Atividade

Primeiro Momento

Após realizar a pesquisa, os alunos, com auxílio do professor, discutirão sobre as informações obtidas. A seguir, eles formarão duplas e, em consenso, selecionarão uma lenda/história/comida típica, daquelas pesquisadas, para se aprofundar.

Cada dupla deve identificar os principais fatos e características do tema escolhido e, utilizando o software [KWord], devem escrever um pequeno texto sobre o assunto.

SUGESTÃO DE TEXTO: A LENDA DA CUCA

         Segundo a lenda, a Cuca é uma velha com formas de jacaré e dedos de gavião que rouba as crianças que desobedecem a seus pais.

         A lenda brasileira é uma variação da lenda portuguesa “Coca”, uma variação da história trazida na época da colonização do Brasil. O bicho dorme uma noite a cada 7 anos, e quando fica brava dá um berro que dá pra ouvir a 10 léguas de distância.

        Pelo fato da Cuca praticamente não dormir, alguns adultos tentam assustar as crianças que resistem dormir, dizendo que se elas não dormirem, a Cuca irá pegá-las.

 

Segundo Momento 

Segundo Momento

Após a escrita do texto, cada dupla deverá montar uma apresentação sobre a lenda/história/comida típica escolhida. Para fazer essa atividade, deve ser utilizado o software [KPresenter]. Nessa atividade os alunos usarão o texto criado na atividade 1 e devem complementar a apresentação por meio de fotos e vídeos encontrados na pesquisa realizada no início da aula.

Um novo intervalo de tempo deverá ser dado aos alunos para que possam pesquisar um pouco mais sobre o tema escolhido. A procura por imagens poderá ser realizada no link: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi Os alunos deverão preencher a caixa de texto desse site com a lenda escolhida e clicar no botão "Pesquisar". Serão apresentadas diversas imagens e a dupla terá que salvar aquelas que acharem interessante. Para salvar uma imagem, o aluno deve selecioná-la com o botão direito do mouse, clicar em "Salvar Imagem como"  e escolher algum diretório (pasta) de seu laptop, para inseri-la.

Para ter acesso a essas imagens salvas, o aluno deverá abrir o programa [Konqueror], clicar em "Arquivos Pessoais", na área de trabalho do laptop, e procurar dentro do diretório apropriado.

Cada dupla deverá apresentar para a turma o material produzido no software [KPresenter]. Os materiais apresentados por cada dupla deverão ser impressos e organizados em um mural na Semana do Folclore.

Se a escola dispuser de um datashow, as apresentações feitas pelos alunos no [KPresenter] poderão ser exibidas.

 

Atividade

Terceiro Momento

As duplas deverão trocar os arquivos desenvolvidos no [KPresenter]. Por exemplo, a dupla A ficará com a lenda/história apresentada pela dupla B, e vice-versa. Com a lenda/história da outra dupla, os alunos deverão, com uma folha e lápis, fazer um desenho que represente a lenda/história contada através dos slides do [KPresenter].

Após a conclusão do desenho, a dupla deverá acionar o software [WxCam] e tirar uma foto do desenho desenvolvido. Para isso, é necessário clicar no ícone que representa uma câmera fotográfica. Notar que as imagens são guardadas no diretório "/home/aluno/Imagens/". Para abrir as fotos tiradas, deve-se abrir o software [Konqueror] e procurar pelo diretório "/home/aluno/Imagens/"

Recursos Complementares

O professor poderá explorar diversos temas sobre o assunto Folclore, como por exemplo:

* O gênero receitas culinárias

http://cybercook.terra.com.br/culinaria-especial-folclore-brasileiro-2007.html?codmat=1087

* Músicas folclóricas também poderão ser utilizadas e colocadas no dia da exposição dos trabalhos. Essas músicas podem ser buscadas de CDs, ou ainda, por meio de download em alguns sites:

http://brincandocomcores.blogspot.com/2009/07/musicas-folcloricas-para-criancas.html

Avaliação

Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:

- Conheceram as tradições e folclore da região onde vivem, através de pesquisa na biblioteca e na internet ;

- Sintetizaram as informações trazidas a partir da realização da pesquisa e conseguiram construir um texto (atividade 1) compreensível, apontando as principais características do tema escolhido;

- Conseguiram traduzir o texto, as imagens e vídeos coletados de forma adequada nos slides da atividade 2;

- Através do desenho criado na atividade 3 verificar ser os alunos conseguiram compreender a história contada pela outra dupla.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.