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UCA - Animal de estimação, conhecendo os direitos dos animais

 

24/09/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
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NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

Animal de estimação: conhecendo os direitos dos animais

Vanessa de Cássia Dias, Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Primeiro Objetivo

Conhecer os animais de estimação das crianças da turma;

Segundo Objetivo

Explorar noções de amor, justiça, direitos, deveres e responsabilidade a partir do cuidado com os animais de estimação.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que as crianças tenham sido despertadas para a temática animal de estimação.

Estratégias e recursos da aula

Banner com os personagens do projeto UCA

Esta aula permitirá aos alunos conhecerem alguns dos direitos dos animais de estimação e dessa forma, conviver com eles de maneira mais harmoniosa.

Konqueror                 [ Iniciar > Aplicativos > Acessórios > Konqueror]
WxCam       
         [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam]
KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox  Iniciar > Aplicativos > Internet ]
KPresenter                [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter]

Atividade

Primeiro Momento

Com base em momentos anteriores, nos quais as crianças tiveram a oportunidade de falar sobre suas famílias, destacando a existência ou não de animais de estimação em casa, instigá-las a pensarem nas condições de vida oferecidas a eles e nos sentimentos que esses animais nos dedicam.

Ouvir as crianças a respeito da maneira como seus animais de estimação são cuidados (alimentação, higiene, lazer, etc).

O registro desse momento deve se dar através de um desenho dos animais de estimação; para as crianças que não os possuem, instigá-las a pensar se gostariam de ter um animal e qual seria, registrando também por meio do desenho.

Após a conclusão do desenho, as crianças devem abrir seu laptop, e por meio do software [WxCam] tirar uma foto do desenho, clicando sobre o ícone da câmera fotográfica. A fotografia será salva no diretório "/home/aluno/Vídeos/". O aluno também poderá abrir o software [Konqueror], com o objetivo de visualizar a foto tirada; para isso deve clicar duas vezes sobre a foto.

 

Atividade

Segundo Momento

Este momento deve ser reservado para explorar a Declaração Universal dos Direitos dos Animais: http://www.apasfa.org/leis/declaracao.shtml

O professor deve promover uma rodinha de conversa, na qual as crianças sejam instigadas a pensarem que assim como as pessoas tem uma série de direitos reservados quanto à sua existência, os animais também possuem seus direitos.

Sugere-se abordar os artigos e as imagens abaixo:

Artigo 2°

1 - Todo animal tem o direito a ser respeitado.
2 - O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais.
3 - Todo animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem. 

A partir da imagem acima e do artigo referido (e seus três itens), dialogar com as crianças questionando-as sobre algumas situações:

* Como você cuida do seu animal de estimação?
* O que fazer se seu animal de estimação se machucar?
* O que fazer caso você presencie uma pessoa maltratando um animal?

Essas perguntas são apenas sugestões para iniciar uma conversa com as crianças sobre a responsabilidade das pessoas para com os animais.

Para que os alunos tenham outros subsídios para a discussão, peça-os para navegar, com o software [Mozilla Firefox] nos sites de ONGs de proteção aos animais. Neste link poderá ser encontrada uma lista delas: http://www.guiademidia.com.br/animais/ongs.htm.

Ao final da discussão solicite que as crianças escrevam em um papel uma redação respondendo à seguinte afirmação:

"Os animais de estimação precisam de respeito, atenção e cuidados"

Após a escrita da redação, solicite que abram o software [KWord] e digitem a redação, lendo para a turma posteriormente.

Artigo 10°

1 - Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem.
2 - As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Com base na imagem acima e no artigo referido, instigar as crianças a pensarem sobre a condição dos animais sempre que expostos a situações de espetáculos, ou mesmo, a simples caprichos dos donos. Destacar junto às crianças os seguintes aspectos: (des)conforto; stress; saúde.

Para conferir imagens de outros animais fantasiados, solicite aos alunos que abram o software [Mozilla Firefox] e acessem o linkhttp://www.fotologando.com/2008/09/animais-fantasiados.html. São imagens interessantes para instigar as crianças a pensarem sobre a  mensagem do artigo 10°

 

Atividade

Terceiro Momento

A discussão organizada no momento anterior pode sugerir a visita do grupo a uma pet shop, a fim de conhecer os artigos oferecidos aos animais de estimação.

Nesta visita dedicar especial atenção ao vestuário dos animais, verificando as condições de conforto e segurança desses. Os alunos, com auxílio de seus laptops, podem fotografar (com a autorização do estabelecimento) a visita, por meio do software [WxCam].

Após a visita realizada, o professor deverá ensinar os alunos a trabalharem com algum site de armazenamento de fotos, como o Flicker: http://www.flickr.com/ ou o Picasa: http://picasa.google.com.br/. Dessa forma, os alunos poderão organizar as fotos tiradas na pet shop. Caso não haja condições de utilizar esses sites, o professor pode pedir aos alunos que organizem suas fotos em uma apresentação no software [KPresenter].

 

 

Atividade

Quarto Momento

O professor deve formar uma rodinha de conversa sobre a visita realizada à pet shop, instigando as crianças a relatarem o que viram e sua opinião sobre os materiais comercializados para os animais.

A partir dessa conversa e da compreensão dos artigos explorados, propor a elaboração de um texto coletivo sobre os direitos dos animais e os deveres das pessoas com as quais eles convivem. As crianças podem procurar, em revistas, gravuras que exemplifiquem o trabalho sobre os animais. Ese texto pode ser colocado para apreciação da comunidade escolar.

Recursos Complementares

Sugestão de literatura sobre a temática:

* Livro: "Conhecendo os direitos dos animais";
  Autora: Renata Braga Klevenhusen.
  A referida obra alerta as crianças para as percepções de seus direitos e deveres com os animais. Acessando o link http://aumigosdapraca.blogspot.com/2010/02/777-advogada-defende-vida-digna.html é possível saber um pouco mais sobre o livro.

Avaliação

O professor realizará as seguintes observações para desenvolver sua avaliação:

- A criança demonstrou interesse pelo tema abordado;
- A criança verbalizou suas experiências e sentimentos vivenciados sobre  animais de estimação;
- A criança elaborou adequadamente a redação durante a atividade 2;
- A criança organizou as fotos, de acordo com a atividade 3.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • João Paulo Vicente da Silva, Secretaria Municipal de Educação de PARNAMIRIM , Rio Grande do Norte - disse:
    paulosilvarn@gmail.com

    07/10/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa, é importante salietar as crianças sobre nossa natureza em especial os animais.


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