24/09/2011
Animal de estimação: conhecendo os direitos dos animais
Vanessa de Cássia Dias, Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Primeiro Objetivo
Conhecer os animais de estimação das crianças da turma;
Segundo Objetivo
Explorar noções de amor, justiça, direitos, deveres e responsabilidade a partir do cuidado com os animais de estimação.
É interessante que as crianças tenham sido despertadas para a temática animal de estimação.
Esta aula permitirá aos alunos conhecerem alguns dos direitos dos animais de estimação e dessa forma, conviver com eles de maneira mais harmoniosa.
Konqueror [ Iniciar > Aplicativos > Acessórios > Konqueror]
WxCam [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam]
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
KPresenter [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter]
Com base em momentos anteriores, nos quais as crianças tiveram a oportunidade de falar sobre suas famílias, destacando a existência ou não de animais de estimação em casa, instigá-las a pensarem nas condições de vida oferecidas a eles e nos sentimentos que esses animais nos dedicam. Ouvir as crianças a respeito da maneira como seus animais de estimação são cuidados (alimentação, higiene, lazer, etc). O registro desse momento deve se dar através de um desenho dos animais de estimação; para as crianças que não os possuem, instigá-las a pensar se gostariam de ter um animal e qual seria, registrando também por meio do desenho. Após a conclusão do desenho, as crianças devem abrir seu laptop, e por meio do software [WxCam] tirar uma foto do desenho, clicando sobre o ícone da câmera fotográfica. A fotografia será salva no diretório "/home/aluno/Vídeos/". O aluno também poderá abrir o software [Konqueror], com o objetivo de visualizar a foto tirada; para isso deve clicar duas vezes sobre a foto. |
Este momento deve ser reservado para explorar a Declaração Universal dos Direitos dos Animais: http://www.apasfa.org/leis/declaracao.shtml O professor deve promover uma rodinha de conversa, na qual as crianças sejam instigadas a pensarem que assim como as pessoas tem uma série de direitos reservados quanto à sua existência, os animais também possuem seus direitos. Sugere-se abordar os artigos e as imagens abaixo: Artigo 2° 1 - Todo animal tem o direito a ser respeitado. A partir da imagem acima e do artigo referido (e seus três itens), dialogar com as crianças questionando-as sobre algumas situações: * Como você cuida do seu animal de estimação? Essas perguntas são apenas sugestões para iniciar uma conversa com as crianças sobre a responsabilidade das pessoas para com os animais. Para que os alunos tenham outros subsídios para a discussão, peça-os para navegar, com o software [Mozilla Firefox] nos sites de ONGs de proteção aos animais. Neste link poderá ser encontrada uma lista delas: http://www.guiademidia.com.br/animais/ongs.htm. Ao final da discussão solicite que as crianças escrevam em um papel uma redação respondendo à seguinte afirmação: "Os animais de estimação precisam de respeito, atenção e cuidados" Após a escrita da redação, solicite que abram o software [KWord] e digitem a redação, lendo para a turma posteriormente. Artigo 10° 1 - Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem. Com base na imagem acima e no artigo referido, instigar as crianças a pensarem sobre a condição dos animais sempre que expostos a situações de espetáculos, ou mesmo, a simples caprichos dos donos. Destacar junto às crianças os seguintes aspectos: (des)conforto; stress; saúde. Para conferir imagens de outros animais fantasiados, solicite aos alunos que abram o software [Mozilla Firefox] e acessem o link: http://www.fotologando.com/2008/09/animais-fantasiados.html. São imagens interessantes para instigar as crianças a pensarem sobre a mensagem do artigo 10° |
A discussão organizada no momento anterior pode sugerir a visita do grupo a uma pet shop, a fim de conhecer os artigos oferecidos aos animais de estimação. Nesta visita dedicar especial atenção ao vestuário dos animais, verificando as condições de conforto e segurança desses. Os alunos, com auxílio de seus laptops, podem fotografar (com a autorização do estabelecimento) a visita, por meio do software [WxCam]. Após a visita realizada, o professor deverá ensinar os alunos a trabalharem com algum site de armazenamento de fotos, como o Flicker: http://www.flickr.com/ ou o Picasa: http://picasa.google.com.br/. Dessa forma, os alunos poderão organizar as fotos tiradas na pet shop. Caso não haja condições de utilizar esses sites, o professor pode pedir aos alunos que organizem suas fotos em uma apresentação no software [KPresenter]. |
O professor deve formar uma rodinha de conversa sobre a visita realizada à pet shop, instigando as crianças a relatarem o que viram e sua opinião sobre os materiais comercializados para os animais. A partir dessa conversa e da compreensão dos artigos explorados, propor a elaboração de um texto coletivo sobre os direitos dos animais e os deveres das pessoas com as quais eles convivem. As crianças podem procurar, em revistas, gravuras que exemplifiquem o trabalho sobre os animais. Ese texto pode ser colocado para apreciação da comunidade escolar. |
Sugestão de literatura sobre a temática:
* Livro: "Conhecendo os direitos dos animais";
Autora: Renata Braga Klevenhusen.
A referida obra alerta as crianças para as percepções de seus direitos e deveres com os animais. Acessando o link http://aumigosdapraca.blogspot.com/2010/02/777-advogada-defende-vida-digna.html é possível saber um pouco mais sobre o livro.
O professor realizará as seguintes observações para desenvolver sua avaliação:
- A criança demonstrou interesse pelo tema abordado;
- A criança verbalizou suas experiências e sentimentos vivenciados sobre animais de estimação;
- A criança elaborou adequadamente a redação durante a atividade 2;
- A criança organizou as fotos, de acordo com a atividade 3.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/10/2011
Cinco estrelasMuito boa, é importante salietar as crianças sobre nossa natureza em especial os animais.