Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Preserve a água

 

25/09/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

Preserve a água!!!

Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Primeiro Objetivo
Ressaltar a importância da água para a sobrevivência do homem no planeta Terra.

Segundo Objetivo
Elencar estratégias de preservação e economia da água.

Terceiro Objetivo
Valorizar a necessidade de preservá-la para a manutenção da vida no nosso planeta.  

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A importância da água para a sobrevivência da vida no planeta Terra.

A necessidade de preservar e economizar água.

Estratégias e recursos da aula

 

Banner com os personagens do projeto UCA

Esta aula permitirá aos alunos entenderem a importância da água em nosso planeta.

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox  Iniciar > Aplicativos > Internet ]

Amarok             Iniciar > Aplicativos > Multimídia > Amarok ]
WxCam           Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam ]
Konqueror      Iniciar > Aplicativos > Acessórios > Konqueror]
SMPlayer      Iniciar > Aplicativos > Multimídia > SMPlayer]

 

Atividade

Primeiro Momento: Estudando sobre a Água de nosso planeta

O professor deverá propor aos alunos que abram seus laptops e, utilizando o software [Mozilla Firefox], leiam os seguintes textos:

* Água na boca
  
http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/index.htm

* Economias domésticas que ajudam a preservar a água:
  
http://amanatureza.com/conteudo/artigos/utilizar-adequadamente-os-recursos-naturais-para-preservar-o-meio-ambiente

Após a leitura, deverá ser promovido um debate com as crianças sobre a importância da água para a existência da vida no nosso planeta. A partir da leitura e do debate, elas terão que abrir o software [KWord] e responder as seguintes questões:

01. Por que a água é tão importante para a nossa sobrevivência?

02. Por que devemos preservá-la?

 

Atividade

Segundo Momento: Evitando o desperdício de Água

Divida a turma em duplas, e solicite que acessem o blog denominado "Defensores da Água":

http://www.defensoresdagua.blogspot.com/

Nesse blog existem 5 vídeos bem curtos. Cada dupla deve ficar responsável por assistir um desses vídeos, que discutem os seguintes temas:

1. Poupe água no autoclismo.
2. Poupar água quando pomos as máquinas a lavar!
3. Como poupar água enquanto lavamos o carro?
4. Cuidado com as torneiras!
5. Como poupar água enquanto lavamos os dentes?

Após assistir o vídeo, cada dupla deverá explicar para a turma sobre qual tipo de desperdício de água é abordado no vídeo. Após a explicação de todas as duplas, deverá ser promovido um debate sobre o assunto, colocando em pauta as seguintes perguntas:

  * Quais das formas apresentadas nos vídeos eu uso para evitar o desperdício da água?

  * Algumas delas são inviáveis de serem realizadas?

  * Qual seria o benefício se todos os seres humanos aplicassem essas propostas dos vídeos em seu cotidiano?

Para finalizar essa atividade, o professor deve solicitar aos alunos que pesquisem e relatem sobre outras maneiras de evitar o desperdício da água, tanto na escola, quanto em casa. A turma deverá escrever um texto, em conjunto, no software [KWord], com uma lista de estratégias individuais e coletivas para disseminar a economia da água.

Obs: uma alternativa interessante seria fazer a turma escrever essa lista de estratégias de modo colaborativo e online. Isso pode ser realizado a partir do uso do software de escrita colaborativa [Docs] da Google, que pode ser encontrado em http://docs.google.com. Para isso ser concretizado é necessário que todos os alunos criem suas contas de usuário na Google.

 

Atividade

Terceiro Momento: Estudando sobre a Água de nosso planeta

O professor deve solicitar aos alunos que abram o software [Mozilla Firefox] e assistam ao vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=xzh0j4xt7io

Esse vídeo é composto por diversas imagens e, enquanto elas são exibidas, toca a música "Planeta água", do compositor Guilherme Arantes. Depois que os alunos assistirem ao vídeo, o professor deve estimular os alunos a discutirem a letra da música, colocada abaixo, e também encontrada em: http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/

Planeta Água

Guilherme Arantes
Composição: Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos, No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água.

Após a leitura da letra dessa música, os alunos e o professor deverão interpretá-la, tentando extrair da mesma aspectos citados e profundamente relacionados à importância da Água para a sobrevivência humana. Para que a aula torne-se mais divertida, ao final, o professor deve executar a música novamente em seu laptop, aumentar o volume, e pedir que todos cantem com ele a música. Para executar a música para os alunos, o professor deve utilizar o software [Amarok].

Para terminar a atividade, o professor deve sugerir que os alunos pesquisem por outras músicas que tratem do mesmo assunto: a Água. A pesquisa pode ser realizada acessando o site http://letras.terra.com.br/ ou ainda solicitando aos alunos que busquem em CDs e DVDs de seus parentes e amigos.

 

Atividade

Quarto Momento:

Aproveitando a organização em duplas realizada na Atividade 2, o professor deve propor o seguinte trabalho:

Que tal criar uma propaganda para conscientizar as pessoas sobre a importância de economizar água?

Para isso as crianças deverão elaborar um texto, dentro do software [KWord], que servirá de roteiro para a propaganda. Para isso elas poderão utilizar os materiais vistos e discutidos em atividades anteriores, mas também poderão buscar novos conteúdos.

Após a escrita do texto, cada dupla deverá abrir o software [WxCam] para gravar o vídeo da propaganda. Para isso, os alunos devem posicionar-se diante da câmera do laptop e iniciar a gravação, clicando no "círculo vermelho", que representa o botão "Gravar vídeo". Para fazer a gravação, os alunos poderão falar o texto escrito anteriormente, e também apresentar imagens, elaborar atividades cênicas, dar exemplos práticos sobre economia da água, dentre outras formas de enriquecer o vídeo.

Os vídeos gravados são salvos, normalmente, no diretório "/home/aluno/Vídeos" e podem ser procurados através da ferramenta [Konqueror]. Peça para os alunos abrirem o software [Konqueror], entrar no diretório dos vídeos e abrir o vídeo produzido. Para isso ocorrer, é necessário dar dois cliques sobre o arquivo e será aberto, automaticamente, o software [SMPlayer], que exibirá o vídeo produzido.

Quando as propagandas estiverem prontas, as duplas apresentarão para a turma. O professor pode sugerir que as crianças apresentem suas propagandas para outras turmas. Seria uma ótima oportunidade de repassar adiante as informações aprendidas na aula.

Recursos Complementares

No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões sobre o assunto. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/disponibilidade-agua-planeta-493811.shtml

Avaliação

Além de observar o interesse de cada aluno nas atividades e sua participação no debate sobre o assunto, o professor poderá avaliar também:

* As respostas dadas às duas questões da atividade 1;

* A lista de estratégias elaborada para disseminar a economia da água, construída na atividade 2;

* A campanha publicitária criada, em forma de texto e vídeo, resultado da atividade 4.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.