25/09/2011
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Primeiro Objetivo
Ressaltar a importância da água para a sobrevivência do homem no planeta Terra.
Segundo Objetivo
Elencar estratégias de preservação e economia da água.
Terceiro Objetivo
Valorizar a necessidade de preservá-la para a manutenção da vida no nosso planeta.
A importância da água para a sobrevivência da vida no planeta Terra.
A necessidade de preservar e economizar água.
Esta aula permitirá aos alunos entenderem a importância da água em nosso planeta.
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
Amarok [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > Amarok ]
WxCam [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam ]
Konqueror [ Iniciar > Aplicativos > Acessórios > Konqueror]
SMPlayer [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > SMPlayer]
O professor deverá propor aos alunos que abram seus laptops e, utilizando o software [Mozilla Firefox], leiam os seguintes textos: * Água na boca Após a leitura, deverá ser promovido um debate com as crianças sobre a importância da água para a existência da vida no nosso planeta. A partir da leitura e do debate, elas terão que abrir o software [KWord] e responder as seguintes questões: 01. Por que a água é tão importante para a nossa sobrevivência? |
Divida a turma em duplas, e solicite que acessem o blog denominado "Defensores da Água": http://www.defensoresdagua.blogspot.com/ Nesse blog existem 5 vídeos bem curtos. Cada dupla deve ficar responsável por assistir um desses vídeos, que discutem os seguintes temas: 1. Poupe água no autoclismo. Após assistir o vídeo, cada dupla deverá explicar para a turma sobre qual tipo de desperdício de água é abordado no vídeo. Após a explicação de todas as duplas, deverá ser promovido um debate sobre o assunto, colocando em pauta as seguintes perguntas: * Quais das formas apresentadas nos vídeos eu uso para evitar o desperdício da água? Para finalizar essa atividade, o professor deve solicitar aos alunos que pesquisem e relatem sobre outras maneiras de evitar o desperdício da água, tanto na escola, quanto em casa. A turma deverá escrever um texto, em conjunto, no software [KWord], com uma lista de estratégias individuais e coletivas para disseminar a economia da água. Obs: uma alternativa interessante seria fazer a turma escrever essa lista de estratégias de modo colaborativo e online. Isso pode ser realizado a partir do uso do software de escrita colaborativa [Docs] da Google, que pode ser encontrado em http://docs.google.com. Para isso ser concretizado é necessário que todos os alunos criem suas contas de usuário na Google. |
O professor deve solicitar aos alunos que abram o software [Mozilla Firefox] e assistam ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=xzh0j4xt7io Esse vídeo é composto por diversas imagens e, enquanto elas são exibidas, toca a música "Planeta água", do compositor Guilherme Arantes. Depois que os alunos assistirem ao vídeo, o professor deve estimular os alunos a discutirem a letra da música, colocada abaixo, e também encontrada em: http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/ Planeta Água Guilherme Arantes Água que nasce na fonte Após a leitura da letra dessa música, os alunos e o professor deverão interpretá-la, tentando extrair da mesma aspectos citados e profundamente relacionados à importância da Água para a sobrevivência humana. Para que a aula torne-se mais divertida, ao final, o professor deve executar a música novamente em seu laptop, aumentar o volume, e pedir que todos cantem com ele a música. Para executar a música para os alunos, o professor deve utilizar o software [Amarok]. Para terminar a atividade, o professor deve sugerir que os alunos pesquisem por outras músicas que tratem do mesmo assunto: a Água. A pesquisa pode ser realizada acessando o site http://letras.terra.com.br/ ou ainda solicitando aos alunos que busquem em CDs e DVDs de seus parentes e amigos. |
Aproveitando a organização em duplas realizada na Atividade 2, o professor deve propor o seguinte trabalho: Que tal criar uma propaganda para conscientizar as pessoas sobre a importância de economizar água? Para isso as crianças deverão elaborar um texto, dentro do software [KWord], que servirá de roteiro para a propaganda. Para isso elas poderão utilizar os materiais vistos e discutidos em atividades anteriores, mas também poderão buscar novos conteúdos. Após a escrita do texto, cada dupla deverá abrir o software [WxCam] para gravar o vídeo da propaganda. Para isso, os alunos devem posicionar-se diante da câmera do laptop e iniciar a gravação, clicando no "círculo vermelho", que representa o botão "Gravar vídeo". Para fazer a gravação, os alunos poderão falar o texto escrito anteriormente, e também apresentar imagens, elaborar atividades cênicas, dar exemplos práticos sobre economia da água, dentre outras formas de enriquecer o vídeo. Os vídeos gravados são salvos, normalmente, no diretório "/home/aluno/Vídeos" e podem ser procurados através da ferramenta [Konqueror]. Peça para os alunos abrirem o software [Konqueror], entrar no diretório dos vídeos e abrir o vídeo produzido. Para isso ocorrer, é necessário dar dois cliques sobre o arquivo e será aberto, automaticamente, o software [SMPlayer], que exibirá o vídeo produzido. Quando as propagandas estiverem prontas, as duplas apresentarão para a turma. O professor pode sugerir que as crianças apresentem suas propagandas para outras turmas. Seria uma ótima oportunidade de repassar adiante as informações aprendidas na aula. |
No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões sobre o assunto. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
Além de observar o interesse de cada aluno nas atividades e sua participação no debate sobre o assunto, o professor poderá avaliar também:
* As respostas dadas às duas questões da atividade 1;
* A lista de estratégias elaborada para disseminar a economia da água, construída na atividade 2;
* A campanha publicitária criada, em forma de texto e vídeo, resultado da atividade 4.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/10/2012
Cinco estrelasAdorei as sugestões de atividades. Sou professora de Ciências e creio que dá para utilizar em todo o Ensino Fundamental. É um tipo de aula que os alunos adoram!!
21/10/2012
Cinco estrelasParabéns, adorei as propostas.