Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Meio ambiente: minha casa, minha vida

 

02/06/2011

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber que são partes integrantes do ambiente onde seus hábitos interferem no meio ambiente;
  • Entender a importância da coleta seletiva;
  • Criar atitudes que modifiquem a situação atual do meio ambiente.
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimentos sobre reciclagem do lixo;
  • Conhecimentos referentes aos recursos naturais renováveis e não-renováveis.
Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1: Sala de aula

ATIVIDADE 1

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Revistas e jornais impressos;

  • Cartolina ou papel madeira;

  • Canetinha, tesoura e cola.

Para o desenvolvimento desta aula é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;

  • Socialização dos recursos didáticos;

  • A atividade será realizada em grupos com quatro componentes;

  • Participação ativa dos grupos na aula.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Sugere-se que o professor explique aos alunos que nesta aula será abordado a temática meio ambiente, onde eles deverão responder ao seguinte questionamento “A preservação do meio ambiente é uma realidade ou um sonho?”. Primeiramente os alunos irão expor seus pontos de vista com exemplos, e depois, se reunirão em grupos com quatro componentes para pesquisarem imagens em jornais e revistas que os ajudaram a responder o questionamento apresentado. Os grupos devem produzir um cartaz com imagens para apresentar sua pesquisa onde deverá ser socializado e discutido com a turma.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos estarão nos grupos realizando a pesquisa em jornais e revistas para responder ao questionamento proposto inicialmente. Recomenda-se que quando os alunos estiverem conversando e procurando as imagens, o professor circule pelos grupos, permanecendo um tempo em cada grupo para ver o andamento da pesquisa.

 

DISCUSSÃO:

Durante a discussão, os grupos estarão apresentando a sua pesquisa em forma de cartaz para o restante da turma. Enquanto os alunos estiverem fazendo a apresentação dos cartazes, é importante que o professor promova o debate, visto que através do diálogo os alunos poderão obter conhecimentos necessários para entender sobre o meio ambiente, a ação dos indivíduos e também sobre as consequências que as atitudes das pessoas podem promover no ambiente. Sugere-se que o professor proponha alguns questionamentos para incentivar o debate, tais como: “Quem são os responsáveis pela preservação do ambiente?”, “Quais são as soluções para resolver os problemas ambientais?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá formalizar os aspectos estudados referentes ao meio ambiente, preservação e soluções para os problemas ambientais. Recomenda-se explicar que o meio ambiente está ligado a vida, onde está relacionado a terra, a água, o ar, os animais, as plantas, os seres humanos e também todo ambiente construído pelo homem. Sugere-se apresentar através de imagens ou por reportagens de jornais e revistas alguns problemas ambientais, como: assoreamento do curso das águas do rio, desmatamento, queimadas, poluição das águas e do ar, lixo, falta de saneamento básico, caça predatória, destruição de habitats entre outros. Propõe ao professor expor que a preservação do meio ambiente é uma realidade que vem sendo debatida pela sociedade, onde já perceberam que as atitudes dos indivíduos podem ajudar a inverter o quadro de degradação ou então piorar mais a situação.

 

AMBIENTE 2: Laboratório de Informática Educativa

ATIVIDADE 1

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Lousa;

Obs.: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.

  • O computador com o vídeo “Nossa casa [Detran na escola]”;

  • Caderno, lápis ou caneta.

Para o desenvolvimento desta aula é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;

  • A atividade será realizada no começo individualmente para depois estarem se reunindo em duplas, onde a formação ficará a critério do professor;

  • Participação ativa dos alunos na aula.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO VÍDEO:

Este vídeo vem conscientizar sobre as consequências de jogar lixo nas ruas. Apresenta que o ato de jogar lixo em lugares impróprios pode ocasionar a poluição das águas e que os veículos contribuem para a poluição do ar. O vídeo tem uma duração de 6 min.

 

PARA INSTALAÇÃO DO VÍDEO:

1. Fazer o download do vídeo “Nossa casa [Detran na escola]” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14266

Obs: O plugin Windows Media Player é necessário para a utilização do vídeo proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor inicie a atividade propondo alguns questionamentos, como: “O que quer dizer a palavra antiecológico?”, “Qual é o local adequado para o lixo?”. O professor deve anotar as respostas dos alunos na lousa ou na cartolina. Terminada esta etapa, o professor deve convidar os alunos a assistirem o vídeo “Nossa casa [Detran na escola]”, onde os alunos ao terminarem de assistir devem anotar individualmente os pontos principais que eles consideram como mais importantes. Depois devem se reunir em duplas para discutirem sobre suas anotações, e posteriormente estarem apresentado a turma suas conclusões.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos estarão assistindo ao vídeo, fazendo suas anotações e depois se reunindo em duplas para escreverem suas conclusões. Sugere-se que o professor deixe os alunos assistirem ao vídeo e depois conceda um tempo para os alunos fazerem suas anotações individualmente e posteriormente em dupla estejam analisando e conversando sobre o vídeo. 

 

 

 

 

 

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma suas conclusões sobre os questionamentos iniciais e sobre o vídeo. Propõe que o professor convide as duplas para exporem suas anotações e depois promova um debate. Sugere-se alguns questionamentos para o professor iniciar o debate, como: “Quais são as consequências do lixo jogado nas ruas?”, “Como a colaboração entre as pessoas pode ajudar o planeta Terra?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Durante a sistematização, o professor deve explicar sobre os conceitos apresentados no vídeo, como lixo e poluição. Recomenda-se explicar que o lixo jogado nas ruas causa vários danos ao meio ambiente, onde aqueles jogados de veículos além de sujar as ruas, podem ocasionar algum acidente. Sugere-se ao professor explicar que jogar lixo em via pública é considerado crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro, onde o infrator está sujeito a pagar uma multa de R$ 85,00 e a perda de cinco pontos na carteira de habilitação. Propõe ao professor explicar que com o aumento da população ocorreu também um aumento no número de veículos circulando pelas cidades o que ocasionou crescimento nas taxas de poluição do ar e poluição sonora.

 

AMBIENTE 1: Sala de aula

ATIVIDADE 2

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Jornais impressos atuais e de outros meses ou anos para os alunos realizarem a comparação sobre os dados referentes a coleta seletiva, destino do lixo e a quantidade de lixo jogado nas ruas;

  • Canetinha, tesoura e cola;

  • Cartolina ou papel madeira.

Para o desenvolvimento desta aula é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;

  • A atividade deve ser realizada em grupos com quatro componentes, onde a formação ficará a critério do professor.

  • Participação ativa dos grupos na aula.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor explique que nesta atividade será observado o destino do lixo na nossa cidade. Para isso, o professor pode perguntar aos alunos sobre “Como vai o lixo da nossa cidade?”. Os alunos irão procurar em jornais da cidade sobre a coleta seletiva, o destino do lixo, a quantidade de lixo jogado nas ruas da cidade onde moram. Os grupos devem pesquisar sobre as informações para produzirem um texto e também anexarem as reportagens pesquisadas para depois apresentarem para a turma.

Crianças fazendo atividade com jornais

Fonte: http://187.9.172.135/imprensa/?p=1399

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos estarão nos grupos respondendo o questionamento inicial e procurando em jornais informações referentes a coleta seletiva, destino do lixo e quantidade do lixo jogado nas ruas da cidade. Sugere-se que o professor circule pela sala no momento em que os alunos estiverem pesquisando, como também, incentivando a pesquisa onde os alunos deverão escrever a fonte (nome do jornal) e a data. O professor deve propor algumas perguntas para ajudar na pesquisa dos grupos, como “Quais são os destinos do lixo?”, “O que significa coleta seletiva?”.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento os grupos estarão apresentando para a turma sua pesquisa, além de responder o questionamento inicial proposto. Durante a apresentação dos dados pesquisados, o professor pode questionar os alunos sobre: “A quantidade de lixo produzida apresentou um acréscimo ou uma diminuição?”, “Por que a população joga lixo nas ruas mesmo sabendo o destino que ele pode ter?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá formalizar sobre produção do lixo pelos indivíduos, coleta seletiva e destino do lixo. O professor deve explicar que com o aumento da população e o consumo dos produtos ocorreu também o aumento na quantidade do lixo produzido. Na coleta seletiva as pessoas estão separando materiais recicláveis do restante do lixo, onde através da reciclagem aquele material que não tinha mais nenhuma utilidade pode virar uma peça de decoração como, por exemplo, latas de leite em pó podem virar luminárias.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Nossa casa [Detran na escola] Vídeo
Recursos Complementares

O professor poderá utilizar a simulação “Lixo? Nem pensar!” para ajudar os alunos a refletir sobre as consequências do despejo de lixo em vias públicas. Trata-se de uma história, na qual os alunos terão que escolher o final e poderão perceber as consequências dessa escolha. O professor pode ter acesso a esta simulação, a partir do link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6200.

Através do link: http://www.ca.ufsc.br/qmc/aulas1anos/lixo/lixo.htm, o professor tem acesso a informações sobre os resíduos, o que é lixo, aterro sanitário e lixão.

Já através do link: http://planetasustentavel.abril.com.br/lixo/, poderá obter dados sobre o lixo.

No blog do Portal do Professor: http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/, o professor terá acesso a sugestões de aula, conteúdos multimídia, projetos escolares relacionados a temática Meio Ambiente.

Avaliação

Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos compreenderam sobre a importância da preservação do meio ambiente. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos compreenderam o conceito de antiecológico e os locais adequados para se colocar o lixo. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos entenderam a importância da coleta seletiva.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 0/4 - 0%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jozenilda Alves da costa, Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo , Rio Grande do Norte - disse:
    jozenildacosta@gmail.com

    01/06/2015

    Quatro estrelas

    ótimo facilita a nossa vida como professor quea muitas vezes trabalhando em duas escolas, temos de planejar que são turmas diferentes. Só vem acrescentar pois adptamos a nossa realidade, principalmente os videos. Bacana mesmo.


  • Adriane, CELER FACULDADES , Santa Catarina - disse:
    adrianelamb38@gmail.com

    25/07/2013

    Três estrelas

    Esse é um tema de suma importancia , para se tratar cm crianças em sala de aula.


  • Nadia Maria de Sá Pontes de Souza , EEM JACO ANDERLE , Santa Catarina - disse:
    nadiapontessouza@hotmail.com

    27/06/2013

    Quatro estrelas

    A aula foi bem útil para minha turma.Obrigado.


  • Hilda Gambaro de Oliveira, EEEF PROFª MARGARIDA CUSTODIO DE SOUZA , Rondônia - disse:
    hilda_opo@hotmail.com

    07/06/2011

    Quatro estrelas

    muito interessante sua aula, gostei e ela pode ser ampliada para ser desenvolvida por um período maior.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.