13/07/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Observar o espaço vivido como possibilidade de representação.
Desenvolver o interesse pela representação do espaço vivido.
Exercitar a possibilidade de observação e de representação da paisagem em uma visão vertical.
Compreender que as imagens de satélite e fotografias aéreas possibilitam a aquisição da visão vertical.
Reconhecer que a forma de representação altera a possibilidade de observação e de análise da paisagem.
O assunto que será tratado exige que os alunos tenham conhecimento do conceito de cidade, por isso é importante que o professor oriente os alunos a retomarem suas experiências e vivências, contribuindo para que percebam a organização das paisagens. Também é preciso retomar com os alunos as discussões sobre as relações projetivas e topológicas.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Professor(a), o desenvolvimento das atividades contribui para a troca de informações e a construção de conhecimentos por meio do desenvolvimento de atividades práticas que instiguem a observação, o desenvolvimento da percepção e, posteriormente, a representação do espaço. Sabe-se que, dependendo do ângulo da visão, quando se observa um objeto, percebe-se aspectos diferenciados do mesmo.
Professor(a), para esta atividade é preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. A proposta de trabalho com a imagem de satélite, nesta atividade, objetiva a construção do conceito de visão vertical da paisagem com as crianças. O uso do programa possibilita observar as paisagens de diferentes maneiras, conforme as atividades que serão desenvolvidas, o que altera a possibilidade de observação e analise da paisagem.
1. Utilizando o netbook, solicite aos alunos que acessem o Google Earth.
Imagem: Link inicial do Google Earth
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
2. Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
3. Convide os alunos a passearem pelo planeta utilizando o mouse. Peça para que identifiquem os elementos que compõem o planeta e relacione-os com as cores apresentadas: azul/oceanos, marrom/continentes, os limites entre os continentes e países em amarelo.
4. Na barra de ferramentas digite - Continente Americano. Convide os alunos a passearem pelo continente, destacando a América do Sul.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o continente Americano
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
5. Solicite que localizem o Brasil, digite o nome do país na barra de ferramentas. Identifique os limites territoriais, mostre os oceanos e destaque o oceano que banha o Brasil, o Atlântico.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o Brasil
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
6. Depois, selecione o estado. Como exemplo, o estado de Minas Gerais.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o estado de Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
7. Agora, o nome do município em que vivem. Como exemplo, o município de Uberlândia - Minas Gerais.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o município de Uberlândia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
8. Solicite que passeiem pela imagem e a aproximem, utilizando o mouse, para que percebam os elementos que compõem a paisagem da cidade.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a cidade de Uberlândia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
9. Oriente os alunos a aproximarem mais a imagem. Assim, perceberão que na visão vertical é possível observar e analisar mais detalhes na imagem.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a cidade de Uberlândia - Minas Gerais - visualização vertical
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
10. Solicite aos alunos que localizem na imagem de satélite o lugar em que fica a escola que estudam ou um outro lugar importante para o grupo, para que sirva de referência para o trabalho. Oriente os alunos a aproximarem a imagem na visão vertical, para que observem e analisem mais detalhes. Peça para que copiem e salvem a imagem na pasta de trabalho do computador.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o quarteirão da
Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU)
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 28 de junho de 2011
1. Peça para os alunos consultarem a pasta de trabalho e acessarem a imagem de satélite do lugar selecionado.
2. Organize um momento para a produção de uma maquete do lugar selecionado, tendo como referência a imagem de satélite. Para tanto, solicite aos alunos que tragam sucatas de materiais diversos que poderão ser utilizados na confecção da maquete.
Imagem: Maquete - visão vertical
Disponível em: http://www.educacional.com.br/upload/blogSite/6431/6431267/17386/101152009235419.JPG
Acesso em: 14 de junho de 2011
3. Depois, peça para que observem a imagem de satélite e a maquete em uma visão vertical.
4. Solicite aos alunos que observem a maquete de cima, na visão vertical, e que desenhem, em uma folha de papel sulfite, os elementos que estão enxergando. Depois de concluirem o desenho, devem elaborar uma legenda para evidenciar o que foi representado. Podem ser utilizados símbolos ou cores.
Imagem: Desenhos - planta do quarteirão / visão vertical
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_DkWx2iDDwTA/TBIaTS2tgxI/AAAAAAAAACc/fC2-
Acesso em: 30 de junho de 2011
5. Após a conclusão dos desenhos, a proposta é a organização de um painel com a representação feita pelos alunos.
1. Peça aos alunos para elaborarem um relatório, refletindo sobre o trabalho com as representações - imagem de satélite, maquete e desenho.
O relatório deverá ser norteado pelas seguintes questões:
a. O que foi representado?
b. Por que esses elementos foram representados?
c. Para que serve a representação?
d. O que poderia ser representado a mais?
e. Aponte algum problema que o espaço representado tem e possíveis soluções.
Solicite aos alunos que enviem o relatório para o seu email, para que o mesmo possa ser objeto de avaliação.
Sugestão de atividade extraída de: CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: Alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
Professor(a), o objetivo do trabalho inicial com as imagens é o de estimular o interesse dos alunos por conhecerem o lugar em que moram, além de iniciar os estudos das escalas do espaço geográfico, do global ao local, e as visões na representação cartográfica, permitindo-lhes estabelecer relações e reconhecer o seu lugar no mundo.
Sugestão de leitura para o professor:
Texto: Discutindo a alfabetização cartográfica infantil: uma contribuição ao ensino de Geografa nas séries iniciais do Ensino Fundamental de Sanderson dos Santos Romualdo, Graziella Martinez Souza
Disponível em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20(9).pdf Acesso em: 14 de junho de 2011
Para maiores informações sobre como montar uma maquete, conferir o link: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/05/como-fazer-maquetes.html Acesso em: 29 de junho de 2011
Professor(a), ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
Cinco estrelas 1 classificações
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29/07/2011
Cinco estrelasmuito boa a aula mamae