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Alfabetização Cartográfica: visão vertical - UCA

 

13/07/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar o espaço vivido como possibilidade de representação.

Desenvolver o interesse pela representação do espaço vivido.

 Exercitar a possibilidade de observação e de representação da paisagem em uma visão vertical.

Compreender que as imagens de satélite e fotografias aéreas possibilitam a aquisição da visão vertical.

Reconhecer que a forma de representação altera a possibilidade de observação e de análise da paisagem.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O assunto que será tratado exige que os alunos tenham conhecimento do conceito de cidade, por isso é importante que o professor oriente os alunos a retomarem suas experiências e vivências, contribuindo para que percebam a organização das paisagens. Também é preciso retomar com os alunos as discussões sobre as relações projetivas e topológicas.

Estratégias e recursos da aula

UCA

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

 

Professor(a), o desenvolvimento das atividades contribui para a troca de informações e a construção de conhecimentos por meio do desenvolvimento de atividades práticas que instiguem a observação, o desenvolvimento da percepção e, posteriormente, a representação do espaço. Sabe-se que,  dependendo do ângulo da visão, quando se observa um objeto, percebe-se aspectos diferenciados do mesmo.

 ATIVIDADE

Professor(a), para esta atividade é preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. A proposta de trabalho com a imagem de satélite, nesta atividade, objetiva a construção do conceito de visão vertical da paisagem com as crianças. O uso do programa possibilita observar as paisagens de diferentes maneiras, conforme as atividades que serão desenvolvidas, o que altera a possibilidade de observação e analise da paisagem.  

 

1. Utilizando o netbook, solicite aos alunos que acessem o Google Earth

 

 

Google Eart

Imagem: Link inicial do Google Earth

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

 

 2. Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra.  

 

IMAGEM 1  

Imagem: Planeta Terra no Google Earth 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

 

3. Convide os alunos a passearem pelo planeta utilizando o mouse. Peça para que identifiquem os elementos que compõem o planeta e relacione-os com as cores apresentadas: azul/oceanos, marrom/continentes, os limites entre os continentes e países em amarelo.

 

4. Na barra de ferramentas digite - Continente Americano. Convide os alunos a passearem pelo continente, destacando a América do Sul. 

 

Google Eart

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o continente Americano 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

 

5. Solicite que localizem o Brasil, digite o nome do país na barra de ferramentas. Identifique os limites territoriais, mostre os oceanos e destaque o oceano que banha o Brasil, o Atlântico.  

 

Google Eart

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o Brasil  

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

 

6. Depois, selecione o estado. Como exemplo, o estado de Minas Gerais.

 

IMAGEM 4

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o estado de Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

 

7. Agora, o nome do município em que vivem. Como exemplo, o município de Uberlândia - Minas Gerais.  

 

IMAGEM 5

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o município de Uberlândia - Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

 

8. Solicite que passeiem pela imagem e a aproximem, utilizando o mouse, para que percebam os elementos que compõem a paisagem da cidade. 

 

cidade udi 

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a cidade de Uberlândia - Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

 

9. Oriente os alunos a aproximarem mais a imagem. Assim, perceberão que na visão vertical é possível observar e analisar mais detalhes na imagem.

 

udi vertical

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a cidade de Uberlândia - Minas Gerais - visualização vertical 

Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

 

10. Solicite aos alunos que localizem na imagem de satélite o lugar em que fica a escola que estudam ou um outro lugar importante para o grupo, para que sirva de referência para o trabalho. Oriente os alunos a aproximarem a imagem na visão vertical, para que observem e analisem mais detalhes. Peça para que copiem e salvem a imagem na pasta de trabalho do computador. 

 

 imagem satelite eseba

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o quarteirão da 

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU) 

Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 28 de junho de 2011 

 ATIVIDADE

 

 1. Peça para os alunos consultarem a pasta de trabalho e acessarem a imagem de satélite do lugar selecionado.

2. Organize um momento para a produção de uma maquete do lugar selecionado, tendo como referência a imagem de satélite. Para tanto, solicite aos alunos que tragam sucatas de materiais diversos que poderão ser utilizados na confecção da maquete.

 

 maquete vertical

Imagem: Maquete - visão vertical

Disponível em: http://www.educacional.com.br/upload/blogSite/6431/6431267/17386/101152009235419.JPG

Acesso em: 14 de junho de 2011

 

3. Depois, peça para que observem a imagem de satélite e a maquete em uma visão vertical.

 4. Solicite aos alunos que observem a maquete de cima, na visão vertical, e  que desenhem, em uma folha de papel sulfite, os elementos que estão enxergando. Depois de concluirem o desenho, devem elaborar uma legenda para evidenciar o que foi representado. Podem ser utilizados símbolos ou cores.

 

planta quarteirão

Imagem: Desenhos - planta do quarteirão / visão vertical

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_DkWx2iDDwTA/TBIaTS2tgxI/AAAAAAAAACc/fC2-

Acesso em: 30 de junho de 2011

 

5. Após a conclusão dos desenhos, a proposta é a organização de um painel com a representação feita pelos alunos.

 

ATIVIDADE

 

1. Peça aos alunos para elaborarem um relatório, refletindo sobre o trabalho com as representações - imagem de satélite, maquete e desenho.

O relatório deverá ser norteado pelas seguintes questões:

a. O que foi representado?

b. Por que esses elementos foram representados?

c. Para que serve a representação?

d. O que poderia ser representado a mais?

e. Aponte algum problema que o espaço representado tem e possíveis soluções.

Solicite aos alunos que enviem o relatório para o seu email, para que o mesmo possa ser objeto de avaliação.

Sugestão de atividade extraída de: CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: Alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. 

 

Professor(a), o objetivo do trabalho inicial com as imagens é o de estimular o interesse dos alunos por conhecerem o lugar em que moram, além de iniciar os estudos das escalas do espaço geográfico, do global ao local, e as visões na representação cartográfica, permitindo-lhes estabelecer relações e reconhecer o seu lugar no mundo. 

Recursos Complementares

 Sugestão de leitura para o professor:

Texto: Discutindo a alfabetização cartográfica infantil: uma contribuição ao ensino de Geografa nas séries iniciais do Ensino Fundamental de Sanderson dos Santos Romualdo, Graziella Martinez Souza

Disponível em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20(9).pdf  Acesso em: 14 de junho de 2011 

Para maiores informações sobre como montar uma maquete, conferir o link: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/05/como-fazer-maquetes.html Acesso em: 29 de junho de 2011

Avaliação

Professor(a), ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver atividades coletivamente;
  3. A capacidade de observar o espaço vivido e de representá-lo;
  4. A habilidade  de observar e representar a paisagem em uma visão vertical;  
  5.  A utilização de recursos tecnológicos;
  6. A capacidade para perceber que a representação possibilita o reconhecimento e a dominação das paisagens.     
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