06/07/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Evolução tecnológica e as novas territorialidades em rede |
Os seguintes programas serão necessários:
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]
O professor deve trabalhar com os alunos previamente alguns conceitos como:
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
cyberbullying;
mídia;
plágio;
netiqueta.
Aula 1:
1º momento:
Inicie com a busca de termos básicos. Metasys - aplicativos - internet. Os grupos visitarão dicionários online e pesquisarão as seguintes palavras:
PLÁGIO CÓPIA AUTORIA PIRATARIA
sites de dicionários:
http://michaelis.uol.com.br/, acesso em 20.06.2011.
http://www.dicio.com.br/, acesso em 20.06.2011.
http://www.dicionarioweb.com.br/, acesso em 20.06.2011.
2º momento:
Os grupos visitam um site para ler um artigo sobre o plágio:
http://www.infoseg.gov.br/arquivos/o-plagio-e-crime, acesso em 20.06.2011.
Promova um debate com os alunos sobre tais questões.
1. Vocês conhecem alguns casos famosos de plágio?
2. Quem compra DVD ou CD pirata? É correto? Por que há esta compra frequente destes produtos?
3. Qual o prejuízo do plágio e da cópia pirata para os autores, artistas e profissionais em geral?
Aula 2:
1º momento:
Inicie com o conceito de Netiqueta. Para isto, remeta os alunos, em grupos de 5 ou 6, ao seguinte endereço:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta , acesso em 26.05.2011
Peça que cada grupo elabore um conceito de Netiqueta e faça um resumo das dicas mais interessantes em kword: metasys - aplicativos - kword, em forma de texto.
2º momento:
Trabalhe com os alunos o conceito de Ética nas comunicações. Leia o artigo que segue no site indicado para se ter material de discussão: http://www.webartigos.com/articles/1903/1/Etica-Na-Rede-De-Internet/pagina1.html, acesso em 26.05.2011. Promova um debate com os alunos:
1. Por que as pessoas usam a internet?
2. Qual a utilidade da internet?
3. Por que as pessoas usam a internet para prejudicar outras pessoas?
2. Você acredita que algum recurso da internet foi criado para prejudicar pessoas?
3. Quais são os riscos reais da internet?
Aula 3:
A turma participa de uma teleconferência sobre cuidados ao se usar a internet, estando conectada com outras escolas. Metasys - aplicativos - internet.
Passos para organizar a teleconferência:
1. o professor faz o contato via email com outras escolas participantes do projeto UCA;
2. agenda o horário e o dia para que estejam online;
3. os grupos conectam-se pelo aplicativo metasys - aplicativos - mensageiro instantâneo
4. organiza com os alunos um roteiro de perguntas para que discutam na teleconferência. Sugestão de roteiro:
a. com que frequência você usa a tecnologia?
b. você tem algum cuidado ao usar a tecnologia?
c. você já correu algum risco usando a internet?
d. você consegue reconhecer quando um site não é seguro?
Aula 4:
Utilizando a técnica do RPG (Role Playing Game - Jogo de desempenho de papéis), promova um fórum para que haja melhor reflexão. Divida a turma em 5 grupos que desempenharão papéis de juiz, réu, vítima, advogados de acusação e defesa, ou seja, os alunos reunidos nos grupos terão o mesmo papel atuando coletivamente. Distribua entre os grupos a seguinte situação:
UM DOS MEMBROS DO GRUPO ESTÁ SENDO ACUSADO DE TER PLAGIADO UMA MÚSICA DO COLEGA QUE FARIA PARTE DE UM FESTIVAL DE MÚSICA INTERNO NA ESCOLA.
Dê um tempo para que os grupos preparem acusação e defesa (advogados), a verdadeira história (vítima e réu) e a sentença (juiz).
Aula 5:
Os alunos se preparam para aprender a fazer análise crítica do que circula pela internet. Peça que visitem o seguinte site:
http://www.safernet.org.br/site/ , acesso em 20.06.2011. Clicar em Cartilha de Segurança. Esta cartilha dá dicas de como navegar com segurança pela internet. São páginas pequenas com informações que podem ser lidas rapidamente. Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos para que leiam partes da cartilha.
Grupo 1: Lê os títulos: Internet e Navegadores ou Browsers
Grupo 2: Sites de busca e Lan House e Infocentro
Grupo 3: E-mail e Chats - salas de bate-papo
Grupo 4: Comunicadores Instantâneos e Redes de Relacionamento
Grupo 5: Blogs, Fotologs e Microblogs e Redes P2P
Grupo 6: Jogos online e Crime Digital - Cibercrime
Grupo 7: Cyberbullying e Sexting
Grupo 8: Aliciamento ou Chantagem online e Roubo de Dados
Grupo 9: Vírus e Invasão
Grupo 10: Justiceiros virtuais
Terminada a leitura, os grupos apresentam para a turma as dicas mais interessantes que leram, resumindo as principais ideias.
Aulas 6 e 7:
A turma elabora uma campanha sobre a conscientização do bom uso das TICs bem como dos riscos que envolvem o uso de sites de relacionamento ou sites comerciais. Para esta campanha, os grupos poderão utilizar recursos do editor de textos e de imagens do laptop bem como recursos de vídeos, cartazes, posters, banners, panfletos.
Passos para a campanha:
1. Os grupos escolhem um nome para a campanha;
2. os grupos decidem qual material será utilizado na campanha e passam para a elaboração deste material;
3. a turma decide qual será a abrangência da campanha: um ou dois turnos da escola, a comunidade, o bairro, os pais, a família.
Auxilie os alunos na confecção do material e na agilidade dos trabalhos nestas duas aulas.
1. Site de recursos do portal do professor:
http://ticseguraportaldoprofessor.wordpress.com/
A partir deste site, o professor pode elaborar outras atividades complementares para os alunos ou então deixar que os alunos explorem o site como material complementar.
2. Lei sobre direitos autorais:
http://www.assespro-rj.org.br/publique/media/lei961098.pdf, acesso em 26.05.2011.
Avalie o quanto os alunos internalizaram a questão da ética na internet bem como os cuidados que deverão tomar conhecendo os riscos a que estão sujeitos.
Quatro estrelas 3 classificações
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12/12/2012
Quatro estrelasÉ muito importante que ensinemos os nossos alunos sobre ética, este trabalho realizado desta forma desde já são inseridos o respeito do mundo que não e só seu.
06/08/2011
Três estrelasbom
18/07/2011
Cinco estrelasA facilidade das ferramentas virtuais, faz com que o aluno, acesse e estude no horário de sua preferencia. Quantidade de conteúdos no portal aumenta a leitura e o conhecimento, tornando as aulas de TIC's, uma facilitadora no processo de ensino-aprendizagem. O cuidado em relação ao acesso de conteúdos que não estejam inseridos ao conteúdo programático.