23/07/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Os seguintes programas são necessários:
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]
Aula 1:
Inicie trabalhando as seguintes imagens:
Imagens disponíveis em: http://www.google.com.br/search?q=tribos+urbanas&hl=pt-BR&rlz=1T4ADSA_pt-BRBR427BR428&prmd=ivnsb&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=yqjeTb7tIILagAeg45zmCg&ved=0CEQQsAQ&biw=1345&bih=513 , acesso em 26.05.2011.
Para introduzir o assunto Tribos Urbanas, pergunte aos alunos o que as imagens têm em comum e o que têm de diferente. Após a apresentação das imagens, convide os grupos a assistirem ao vídeo:
Tribos urbanas: o jovem preconceito
Vídeo disponível em: www.youtube.com/watch?v=urSy6qnb28k , acesso em 26.05.2011.
Aulas 2, 3 e 4:
Nesta aula, o professor desenvolverá com os alunos a crítica em relação ao fenômeno das Tribos Urbanas a partir dos materiais que os alunos trarão da pesquisa. A crítica será no sentido de questionar os valores, as raízes dos diferentes movimentos, o sentido destas Tribos, sem julgamento de valor, porém chamando a atenção dos alunos para aquelas Tribos Urbanas que infringem a lei como os Skinheads e os pichadores, por exemplo. Solicite aos alunos que se dividam em grupos de 5 ou 6 alunos para pesquisar sobre algumas das tribos urbanas no seguinte site:
http://www.tribosurbanas.com/, acesso em 26.05.2011. Metasys - aplicativos - multimídia - internet
1º grupo = nerds e skinheads http://www.internerd.xpg.com.br/oqueenerd.html e http://pt.wikipedia.org/wiki/Skinhead, acesso em 12.07.11
2º grupo = góticos e punks http://www.umbraum.com/estetica.htm e http://anarquiapunk.br.tripod.com/anarquiapunk/id1.html, acesso em 12.07.11
3º grupo = geração beat e contracultura http://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_Beat e http://jornalsociologico.blogspot.com/2009/05/contracultura-o-que-e-como-se-faz.html, acesso em 12.07.11
4º grupo = hippies http://culturahippie.blogspot.com/2008_03_30_archive.html (site elaborado por estudantes), acesso em 12.07.11
Esta divisão de temas será proposta pelo professor. Outros grupos que também podem ser pesquisados: surfistas, motociclistas, skatistas, hiphoppers, grafiteiros, pichadores, emo e coloridos. Nesta aula, os grupos apresentam os resultados da pesquisa. Deixe os alunos à vontade para produzirem o material que acharem mais pertinente. Oriente os grupos. Podem usar o kpresenter: metasys - aplicativos - kpresenter, para produzirem material em power point. Também podem gravar músicas relacionadas ao grupo utilizando a internet para baixá-las.
Aula 5:
Esta aula é uma sugestão de pesquisa de campo, caso seja possível em sua cidade. A turma, dividida em grupos de 4 alunos, vai fazer uma pesquisa de campo com as Tribos Urbanas. Os grupos se dividem e cada grupo escolhe uma das Tribos para pesquisar.
Orientações para a pesquisa:
1. o professor pesquisa em sua cidade se há determinadas tribos urbanas. Não havendo tribos para todos os grupos, forme grupos maiores do que 4 alunos. Havendo somente uma ou duas tribos urbanas dentre as já pesquisadas pelos alunos, peça que grupos maiores: 8 alunos, produzam diferentes materiais com as mesmas tribos. Exemplo: documentário em vídeo, texto informativo com fotos, blog, exposição de fotos, dentre outros. A divisão das tribos dependerá do que o professor encontrar na cidade.
2. o professor orienta com relação às perguntas que farão para os grupos:
sugestões de perguntas:
a) como você tomou conhecimento deste grupo?
b) há quanto tempo você faz parte deste grupo?
c) você já pensou em participar de outro grupo? Já pensou em sair deste grupo?
d) você já sofreu preconceito de sua família ou amigos ou outras pessoas por participar deste grupo?
e) fale um pouco como é fazer parte deste grupo: o que fazem, em que acreditam, por onde andam, se há líder no grupo, se há algum ritual para entrar no grupo, se há penalizações por não cumprir regras, etc.
3. os grupos devem providenciar o material de pesquisa: blocos e cadernos de anotações, câmeras digitais, gravadores (podendo-se usar os próprios celulares) ;
4. defina com os grupos onde se encontrarão com estes grupos: escolas, academias, praças, agremiações, em casa de algum componente;
5. defina qual o melhor dia e horário para agendar com as Tribos Urbanas a serem pesquisadas.
Aula 6:
Os grupos socializam a pesquisa promovendo uma mostra do material em sala.Utilize o recurso do datashow ou do DVD para as imagens gravadas. Analise com os alunos o fenômeno das Tribos Urbanas.
Sugestão de roteiro:
1. Qual o objetivo das Tribos Urbanas?
2. Por que vocês acham que os jovens se juntam em Tribos Urbanas?
3. Qual a idade média dos jovens envolvidos em Tribos Urbanas?
O material impresso, se houver, permanece na sala de aula em exposição para a turma. Também pode ser colocado nos corredores da escola. Além disto, os alunos podem postar os vídeos produzidos em blogs ou no youtube, havendo necessidade de pedirem autorização por escrito dos participantes da pesquisa de campo.
1. Artigo para o professor sobre Tribos Urbanas
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092006000100012, acesso em 26.05.2011.
Avalie continuamente o processo de construção do conhecimento. Avalie o quanto os alunos se desdobraram para a pesquisa bem como para a confecção dos materiais. Promova com a turma uma autoavaliação dos trabalhos que fizeram e do que aprenderam durante as pesquisas tanto em sala quanto na pesquisa de campo.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/10/2011
Quatro estrelaspoderia falar da era digital também
29/09/2011
Cinco estrelasParabéns!!!!! Sua aula tá perfeita... muito sucesso.
03/08/2011
Três estrelasInteressante esta aula! Assim é bom também para que se perceba outros tipos de culturas.
26/07/2011
Cinco estrelasExcelente aula . Achei bastante interessante e fácil deos alunos participarem e construirem algo com ela.