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Brasil: região Centro-Sul - UCA

 

04/07/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar geograficamente e conhecer a organização regional do Centro-Sul.
  • Entender os aspectos físicos da paisagem da região Centro-Sul do Brasil.
  • Compreender as relações entre os aspectos físicos e as atividades econômicas da região.
Duração das atividades
3 Aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As categorias geográficas: território, lugar e paisagem.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop ou em um laboratório de informática.  No caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), os alunos terão contato com os seguintes aplicativos:

 

Kword - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

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Atividade 01

A localização geográfica e a organização regional do Centro-Sul do Brasil

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

Prezado(a) Professor(a),

- Inicie a discussão sobre essa temática recordando com os alunos a posição geográfica e a vasta extensão territorial do Brasil enfatizando, a partir dessa ideia, os diversos contrastes existentes em nosso país, devido aos fatores naturais e à ação humana.

- Relembre a discussão sobre as diferentes formas de regionalização do território, ou seja, sobre o processo de divisão do espaço em regiões, a partir de determinados critérios.

- Recorde com os alunos os critérios utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para dividir o Brasil em cinco regiões. Posteriormente, questione os alunos:

  • Existe outra forma de regionalizar o Brasil, de maneira que represente melhor a situação socioeconômica e as relações entre a sociedade e o espaço natural?

- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os a se lembrarem que além da divisão regional oficial estabelecida pelo IBGE, existe outra divisão regional, sugerida por geógrafos que atuam em instituições acadêmicas de pesquisas, que busca sintetizar a organização do espaço geoeconômico brasileiro.

- Oriente os alunos a observarem atentamente o mapa abaixo, acessando o endereço web indicado na sequência:

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Os grandes complexos regionais. Disponível em: <http://geonaweb.blogspot.com/2010/04/brasil-regioes-e-politicas-regionais.html>. Acesso em 21/05/2011. 

- Agora, questione:

  • O que este mapa representa?
  • Quais são os estados que compõem cada região?
  • Os limites regionais coincidem com os limites administrativos dos estados? Por quê?
  • Em qual dessas regiões você mora?

- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os esclarecendo as possíveis dúvidas e ampliando seus conhecimentos acerca das questões apresentadas.

 - Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/os-complexos-regionais> e lerem, com atenção, o texto "Os complexos regionais". Questione:

  • Quais são os principais critérios utilizados para regionalizar o território brasileiro em regiões geoeconômicas?
  • Quais são as principais características naturais e socioeconômicas de cada região?

- Permita que os alunos expressem verbalmente suas opiniões. Posteriormente, oriente-os a observarem, com atenção, os mapas abaixo, acessando os links indicados:

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 Brasil -  Densidade demográfica. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_densidade_demografica.pdf > Acesso em 21/05/2011.

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Brasil - Regiões Metropolitanas. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_distribuicao_industrias.pdf >. Acesso em 21/05/2011.

- Agora, questione:

  • Qual dessas regiões é a mais populosa? Por quê?
  • Qual dessas regiões é mais industrializada? Por quê?

- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias” auxilie-os esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos sobre a temática em questão.

- Oriente-os para que, a partir da compreensão que tiveram sobre a temática, façam uma síntese das ideias centrais em um arquivo do Kword.

 

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Atividade 02

Aspectos físicos da paisagem da região Centro-Sul do Brasil

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

- Oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.teen.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm> e, no item "DIVERSIDADE AMBIENTAL", selecionarem os seguintes mapas:

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Brasil - Unidades de relevo. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_unidades%20de%20relevo.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

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Brasil - Clima. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

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Brasil - Bacias hidrográficas. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_bacias.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

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Brasil - Vegetação: Cobertura atual. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_vegetacao.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

- Após fazerem uma leitura criteriosa desses mapas, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.infoescola.com/geografia/complexo-regional-do-centro-sul/> e lerem, com atenção, o texto "Complexo regional do Centro-Sul". Posteriormente, questione os alunos:

  • Quais são as características naturais mais marcantes na paisagem da região Centro-Sul do Brasil?

- Após os alunos expressarem suas opiniões, oriente-os para que, a partir da compreensão que tiveram sobre a temática, organizem uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, destacando os aspectos físicos mais marcantes na paisagem da região Centro-Sul do Brasil.

 

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Atividade 03

As relações entre os aspectos físicos e as atividades econômicas presentes na região Centro-Sul do Brasil

PASSO A PASSO

 

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- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet ou em livros didáticos de Geografia, buscando explicar  as principais causas históricas responsáveis pela concentração populacional e pelo crescimento industrial na região Centro-Sul do Brasil, destacando as relações entre os aspectos físicos e as atividades socioeconômicas presentes nesta região. Pergunte aos alunos:

  • A industrialização na região Centro-Sul do Brasil foi beneficiada por algum fator natural? Qual (is)?
  • Explique a relação entre industrialização e imigração.
  • Quais são os principais problemas ambientais presentes na região Centro-Sul decorrentes das atividades urbanas e industriais?

- Aproveite a oportunidade para mediar e discutir a diversidade cultural presente na região Centro-Sul, esclarecendo as possíveis dúvidas dos alunos sobre os processos de produção do espaço geográfico nesta região.

- Após os alunos realizarem suas pesquisas, oriente-os para que, a partir da compreensão que tiveram sobre a temática, organizem uma apresentação em sala de aula, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os grupos.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada objetivando que os alunos entendam a organização regional do Centro-Sul do Brasil, e compreendam as relações entre os aspectos físicos e as atividades econômicas presentes na região. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as relações políticas e culturais desenvolvidas na região Centro-Sul ao longo do tempo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Ciências, entender como que as diferentes formas de apropriação do espaço alteram o meio ambiente; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Vídeos para os alunos:

<http://www.youtube.com/watch?v=XfMOFYphGQY&feature=related>. Regiões Geoeconômicas.

O vídeo apresenta a divisão regional do Brasil, com ênfase nas regiões geoeconômicas.

<http://www.youtube.com/watch?v=Vdz1OYBPxXo >. Região geoeconômica Centro-Sul.

O vídeo apresenta as principais características da região Centro-Sul do Brasil.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Interpretação de representações cartográficas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras e associações com a realidade em que vivem.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão do conceito de região e da organização espacial região do Centro-Sul do Brasil.

3. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, se os alunos desenvolveram a noção de que as regiões estão em constante (re)construção/transformação e interagem direta ou indiretamente entre si, em diferentes escalas.

4. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

5.Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

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