04/07/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
As categorias geográficas: território, lugar e paisagem.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop ou em um laboratório de informática. No caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), os alunos terão contato com os seguintes aplicativos:
Kword - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
Prezado(a) Professor(a),
- Inicie a discussão sobre essa temática recordando com os alunos a posição geográfica e a vasta extensão territorial do Brasil enfatizando, a partir dessa ideia, os diversos contrastes existentes em nosso país, devido aos fatores naturais e à ação humana.
- Relembre a discussão sobre as diferentes formas de regionalização do território, ou seja, sobre o processo de divisão do espaço em regiões, a partir de determinados critérios.
- Recorde com os alunos os critérios utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para dividir o Brasil em cinco regiões. Posteriormente, questione os alunos:
- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os a se lembrarem que além da divisão regional oficial estabelecida pelo IBGE, existe outra divisão regional, sugerida por geógrafos que atuam em instituições acadêmicas de pesquisas, que busca sintetizar a organização do espaço geoeconômico brasileiro.
- Oriente os alunos a observarem atentamente o mapa abaixo, acessando o endereço web indicado na sequência:
Os grandes complexos regionais. Disponível em: <http://geonaweb.blogspot.com/2010/04/brasil-regioes-e-politicas-regionais.html>. Acesso em 21/05/2011.
- Agora, questione:
- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os esclarecendo as possíveis dúvidas e ampliando seus conhecimentos acerca das questões apresentadas.
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/os-complexos-regionais> e lerem, com atenção, o texto "Os complexos regionais". Questione:
- Permita que os alunos expressem verbalmente suas opiniões. Posteriormente, oriente-os a observarem, com atenção, os mapas abaixo, acessando os links indicados:
<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_densidade_demografica.pdf> Acesso em 21/05/2011.
Densidade demográfica. Disponível em:
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_distribuicao_industrias.pdf >. Acesso em 21/05/2011.
<- Agora, questione:
- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias” auxilie-os esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos sobre a temática em questão.
- Oriente-os para que, a partir da compreensão que tiveram sobre a temática, façam uma síntese das ideias centrais em um arquivo do Kword.
Fonte: Clip-Art.
- Oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.teen.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm> e, no item "DIVERSIDADE AMBIENTAL", selecionarem os seguintes mapas:
Brasil - Unidades de relevo. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_unidades%20de%20relevo.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
Brasil - Clima. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
Brasil - Bacias hidrográficas. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_bacias.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
Brasil - Vegetação: Cobertura atual. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_vegetacao.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
- Após fazerem uma leitura criteriosa desses mapas, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.infoescola.com/geografia/complexo-regional-do-centro-sul/> e lerem, com atenção, o texto "Complexo regional do Centro-Sul". Posteriormente, questione os alunos:
- Após os alunos expressarem suas opiniões, oriente-os para que, a partir da compreensão que tiveram sobre a temática, organizem uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, destacando os aspectos físicos mais marcantes na paisagem da região Centro-Sul do Brasil.
- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet ou em livros didáticos de Geografia, buscando explicar as principais causas históricas responsáveis pela concentração populacional e pelo crescimento industrial na região Centro-Sul do Brasil, destacando as relações entre os aspectos físicos e as atividades socioeconômicas presentes nesta região. Pergunte aos alunos:
- Aproveite a oportunidade para mediar e discutir a diversidade cultural presente na região Centro-Sul, esclarecendo as possíveis dúvidas dos alunos sobre os processos de produção do espaço geográfico nesta região.
- Após os alunos realizarem suas pesquisas, oriente-os para que, a partir da compreensão que tiveram sobre a temática, organizem uma apresentação em sala de aula, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os grupos.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada objetivando que os alunos entendam a organização regional do Centro-Sul do Brasil, e compreendam as relações entre os aspectos físicos e as atividades econômicas presentes na região. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as relações políticas e culturais desenvolvidas na região Centro-Sul ao longo do tempo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Ciências, entender como que as diferentes formas de apropriação do espaço alteram o meio ambiente; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Vídeos para os alunos:
<http://www.youtube.com/watch?v=XfMOFYphGQY&feature=related>. Regiões Geoeconômicas.
O vídeo apresenta a divisão regional do Brasil, com ênfase nas regiões geoeconômicas.
<http://www.youtube.com/watch?v=Vdz1OYBPxXo >. Região geoeconômica Centro-Sul.
O vídeo apresenta as principais características da região Centro-Sul do Brasil.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Interpretação de representações cartográficas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras e associações com a realidade em que vivem.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão do conceito de região e da organização espacial região do Centro-Sul do Brasil.
3. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, se os alunos desenvolveram a noção de que as regiões estão em constante (re)construção/transformação e interagem direta ou indiretamente entre si, em diferentes escalas.
4. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
5.Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
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